Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como trocar as Pastilhas de Freio - TUTORIAL
#1
Bom...

Sem mais enrolação, vamos lá!!!

Primeiro, tem que remover a pinça de freio do amortecedor...
São 2 parafusos 12mm
[Imagem: DSC02802_640x480.jpg]
[Imagem: DSC02803_640x480.jpg]

Depois com a pinça na mão, tem que tirar uma tampinha formato Fenda que fica na parte de baixo na frente...
[Imagem: DSC02804_640x480.jpg]

Aí, logo embaixo, vai aparecer um parafuso Alley de se não me engano, 4 mm. (é a mesma chave que solta os parafusos do filtro de óleo).
[Imagem: DSC02806_640x480.jpg]

Não se esqueçam de forçar as pastilhas para abrir, porque senão as novas não irão entrar por causa do tamanho...
[Imagem: DSC02805_640x480.jpg]

Depois de removido o parafuso é só remover as pastilhas velhas...
[Imagem: DSC02807_640x480.jpg]
[Imagem: DSC02808_640x480.jpg]

Diferença entre as pastilhas!!
[Imagem: DSC02809_640x480.jpg]
[Imagem: DSC02810_640x480.jpg]

PAstilhas novas instaladas.
[Imagem: DSC02813_640x480.jpg]

Aí é so colocar o parafuso alley de volta, a tampinha fenda e prender a pinça na balança de volta.
[Imagem: DSC02814_640x480.jpg]
[Imagem: DSC02815_640x480.jpg]

Aí está pronto...

No meu caso troquei o disco, pois o meu estava deformado..., mas não fiz tutorial, pois é só tirar os 6 parafusos dele que ele sai...

Mas depois eu troquei o fluido de freio. NOTA. se puderem colocar o DOT 5.1, é bem melhor que os outros...

primeiro abre-se a tampa do reservatóirio do fluido...
(Abram com o guidão virado para fora da moto, ou para a direita) é quando o reservatório fica reto
[Imagem: DSC02816_640x480.jpg]

depois posicionem uma mangueira na ponta do dreno para não pingar fluido no aro (ele mancha).
[Imagem: DSC02817_640x480.jpg]
De preferência com a outra extremidade numa vasilha pra não sujar!!!
[Imagem: DSC02818_640x480.jpg]

O procedimento é simples...
Antes de começar, coloquem uma toalha embaixo do guidão, protegendo a carenagem... Fluido de freio mancha a pintura da moto.
Bomba 3 a 5 vezes a manete, aí com ela apertada, afrouxa-se o dreno com uma chave 8mm.
Quando a manete tocar o punho, fecha o dreno e repete o procedimento, sempre tomando o cuidado de não deixar acabar o fluido do reservatório, senão da ar!!!

Quando começar a sair fluido novo na mangueira, é hora de parar. Fecha o dreno, bomba um pouco a manete e completa o fluido de freio até o vidrinho ficar no nível máximo... Fecha o reservatório e pronto...

Lembrem-se de testar o freio nos primeiros quilômetros e antes dos primeiros 100 Km, atenção redobrada, pois se trocar apenas as pastilhas e não o disco junto, até elas acamarem, a frenagem vai ficar prejudicada...

Aproveitem...

Abração
Responder
#2
Eitcha... parabéns Douglas... show de roda... tenho certeza que vai ajudar muitos irmãos!!!

E agora só falta o tutorial do bura né... kkk

Abração irmãozinho... saudade de você!!! Wink
[Imagem: ZX2wgtg.jpg][Imagem: RSyQlcl.jpg] [Imagem: 36JJt6z.jpg] [Imagem: cehfaUi.jpg]
Responder
#3
Marião Escreveu:Eitcha... parabéns Douglas... show de roda... tenho certeza que vai ajudar muitos irmãos!!!

E agora só falta o tutorial do bura né... kkk

Abração irmãozinho... saudade de você!!! Wink

Valeu marião, também to com saudades...

O tutorial do bura vem em breve...

é que ficou de noite e não deu tempo de abrir o bicho!!!

Abração
Responder
#4
show de bola hein tiozin...

eu só recomendaria tirar a tampinha e o parafuso allen que segura as pastilhas, ANTES de remover a pinça do garfo, pois o parafuso pode estar emperrado e na mão é que nao vai sair mesmo...

já aconteceu comigo... :oops:
Responder
#5
Valeu Douglas, agora só falta o Carburador (que eu tô esperando).


Abraço
[Imagem: logo_phpBB-1.gif][Imagem: formiga.gif]
Responder
#6
O Indomado Escreveu:show de bola hein tiozin...

eu só recomendaria tirar a tampinha e o parafuso allen que segura as pastilhas, ANTES de remover a pinça do garfo, pois o parafuso pode estar emperrado e na mão é que não vai sair mesmo...

já aconteceu comigo... :oops:

Affffff

Esqueci de falar isso...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eu tive que posicionar de volta no garfo pra tirar... mas na mão é mais fácil de fotografar!!!

Abração
Responder
#7
Show ...mais um made in house de 1ª .... Big Grin Big Grin Big Grin
Responder
#8
Acabei de trocar disco e pastilhas e notei ao andar que quando eu aciono o freio o manete fica indo pra tras e pra frente em movimentos curtos, e quando a moto vai perdendo a velocidade, esse movimento fica mais intenso, mais forte. Será q isso é normal logo após a troca do kit? Ah uma coisa importante, eu não fiz sangria :?
Alguém sabe me explicar o que pode ser?!?!?!?!

Valeuu
Responder
#9
Felipe, comigo aconteceu exatamente o mesmo. Parecia até ABS!!! Big Grin Big Grin Big Grin
A manete ficava pulsando, quando tava quase parando o movimento parecia ser bem maior. Acredito que se deve ao assentamento das pastilhas, já que na minha moto não ocorre mais.
Roda mais um pouco e vai observando.
Qualquer coisa, conta pra gente!
Abraços
Arias
NX350 Sahara '94
Responder
#10
Vou rodar mais um pouco assim para ver o que acontece.
Qualquer novidade eu posto aqui.

Valeuu
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)