Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Quem foi Soichiro Honda?
#1
Para quem acha que toda indústria automobilística nasceu em berço de ouro se enganou. Iremos relatar aqui a história real de um vencedor, Sr. Soichiro Honda, fundador da corporação que traz o seu nome.

Como todas as companhias, independente do seu tamanho, a Honda começou com uma decisão e um desejo apaixonado de produzir um resultado.

Em 1938, enquanto ainda estava na escola, o Sr. Honda pegou tudo o que tinha e investiu numa pequena oficina, onde começou a desenvolver o seu conceito de anel de pistão. Queria vender seu trabalho à Toyota Corporation, e por isso trabalhou dia e noite, todo lambuzado de graxa, dormindo na oficina, sempre acreditando que era capaz de produzir um resultado. Chegou inclusive a empenhar as jóias da mulher para permanecer no negócio. Mas quando finalmente terminou os anéis de pistão e os apresentou à Toyota, disseram-lhe que não atendiam aos padrões da firma. Voltou à escola por mais dois anos, ouvindo a risada de deboche dos professores e colegas, quando comentavam como eram absurdos seus objetivos.

Mas em vez de focalizar a dor da experiência, ele decidiu continuar a focalizar o seu objetivo. Até que por fim, após mais dois anos, a Toyota deu ao Sr. Honda o contrato com que ele sonhava. Sua paixão e convicção deram certo, porque ele sabia o que queria, entrou em ação, observou o seu trabalho. E foi mudando o foco até conseguir o que desejava. Surgiu então um novo problema.

O governo japonês se preparava para a guerra, e negou a Honda o concreto de que precisava para construir sua fábrica. Ele desistiu? Focalizou a injustiça da situação? Achou que significava a morte do seu sonho? Absolutamente não. Mais uma vez Honda decidiu utilizar a experiência, e desenvolveu outra estratégia. Ele e sua equipe inventaram um processo para fabricarem o seu próprio concreto, e a fábrica foi construída. Durante a guerra, foi bombardeado duas vezes, ficando destruídas grande parte das instalações. A reação de Honda? Imediatamente convocou sua equipe, e recolheram os bujões de gasolina extra que os aviões americanos descartavam. Chamou-os de "presente do presidente Truman", porque lhe proporcionaram a matéria prima de que precisava para o seu processo industrial – matéria prima que naquele tempo não era disponível no Japão. Finalmente, após sobreviver a tudo isso, um terremoto arrasou com a fábrica. Honda decidiu vender sua operação de pistão para a Toytota.

Aqui está um homem que claramente tomou decisões fortes para ter sucesso. Acreditava e tinha paixão pelo que fazia. Possuía uma grande estratégia. Agia com determinação. Mudava sempre de foco, mas ainda assim não produzia os resultados porque se empenhava. Decidiu perseverar.

Depois da guerra, uma tremenda escassez de gasolina atingiu o Japão e o Sr. Honda não podia sequer sair no seu carro para comprar comida para a família. Em desespero, adaptou um pequeno motor à sua bicicleta. Num abrir e fechar de olhos, os vizinhos pediram para que lhes construísse aquelas "bicicletas motorizadas". Um após outro, todos foram sendo atendidos, até que ele ficou sem motores. Decidiu então construir uma fábrica para produzir os motores para a sua nova invenção, mas não dispunha de capital.

Como antes, tomou a decisão de encontrar um caminho, fosse qual fosse! Sua solução foi apelas para os 18000 proprietários de lojas de bicicleta no Japão, escrevendo a cada um deles uma carta pessoal. Disse-lhes como podiam desempenhar um papel na revitalização do Japão através da mobilidade do seu invento, e convenceu cinco mil a adiantarem o capital de que necessitava. No entanto, seu produto foi vendido apenas aos mais entusiasmados, por ser grande e pesado. Ele fez um ajustamento final, e criou uma versão muito mais leve e em escala reduzida de sua bicicleta motorizada. Tornou-se um sucesso "da noite para o dia", e valeu uma recompensa do Imperador. Mais tarde, passou a exportar suas motos para a Europa e Estados Unidos, prosseguindo nos anos 70 com os carros que se tornaram tão populares.

Hoje, a Honda Corporation emprega mais de cem mil pessoas no Japão e Estados Unidos, e é considerado um dos maiores impérios automobilísticos japoneses, ultrapassando todos os demais, exceto a Toyota, nos Estados Unidos.

Matéria pesquisada por:
José Aridelson dos Santos Filho

[Imagem: Ayrton_Senna_(li)_Soichiro_Honda_(re)-1.jpg]

[Imagem: soichiro_honda.jpg]
Responder
#2
Bom, pelo menos agora agente já sabe de quem é a culpa de sermos todos maníacos! Big Grin Big Grin Big Grin
AMIGOS SÃO IRMÃOS QUE A GENTE ESCOLHE!
Responder
#3
Show de matéria!!!

Parabéns Indomado!!!
Big Louis NX 350 Sahara 91/91 Preta
Fuja das tentações, mas devagar para que elas possam te alcançar!!!
[Imagem: bannerox6.jpg]
"O que importa não é a cilindrada da motocicleta e sim o caráter do motociclista"
Responder
#4
SHOW DE RODA

PARABENS INDOMADO
FALCON NX4
Responder
#5
Indomado bela pesquisa, que exemplo!!!!!!!!!!!!
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.
Responder
#6
Obrigado à todos! mesmo tendo apenas encontrado o trabalho do Sr. José Aridelson dos Santos Filho, é muito gratificante poder ajudar a divulgar um exemplo de perseverança destes. Fico muito feliz em ver que os amigos apreciaram o texto que encontrei garimpando na net...
Responder
#7
Bonita história Boa matéria. Meus parabéns!
Mostra-nos que temos que ter perseverança,
acreditar nos sonhos e tocar o barco prá frente!
Por essas e outras, a teimosia é uma virtude e
não um defeito! Longa vida aos teimosos! Smile
Responder
#8
Taí....boa matéria.....

Sahara Maníacos também e cultura......

Pô o cara é perseverante, nada abalou ou destruiu o ideal do "Seu Honda"....gostei.

Um abraço, felicidades e boa sorte.

Aloysio
Responder
#9
Caraca, que belo relato, que história...

Parabéns ao seu idealizador, Mr Honda, e oa
pesquisador...tbm ao Sr Indomado, grande abraço!!!
Responder
#10
Valeu Indomado,
num mundo tão cheio de desesperança vale muito relato como esse. Parabéns Saharento.

"que tal essa perseverança e sermos o maior moto grupo do Brasil"
Quem sabe a Honda não traz de volta uma Sahara reformulada, no mesmo estilo mas modernizada (injeção, ect).

Vale sonhar!!
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)