Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
AIR SUS dianteira
#1
Salve "Creizi Pipou" Maníacos!

Como boa parte deste grupo deve saber, uso minha Sahara pra "brincar em estradões de terra.

Mas sempre achei as suspensões deficientes neste quesito.

Apesar da suspensão dianteira ter bom curso, ela é mole demais pra andar em pisos muito irregulares. Costuma sair quicando pro lado nas curvas, quando pega aquelas costelas de vaca (erosões causadas pelas chuvas).

Então resolvi modificar a suspensão danteira da seguinte forma: Colocar um óleo de nível superior, com 30ml a mais do que o recomendado pela fábrica. Ajudou um pouco, mas não ficou 100%.

Eu precisava de algo que pudesse regular facilmente a suspensão sem ter que desmontá-la ou tirar esse excesso de óleo dependendo do tipo de terreno em que eu for andar (terra ou asfalto).

Aí me surgiu a idéia de poder calibrar a suspensão com nitrogênio, colocando e tirando a quantidade deste gás conforme minhas necessidades.

O resultado foi esse:

[Imagem: airsus1ix6.jpg]

[Imagem: airsus2nd9.jpg]

[Imagem: airsus3dw5.jpg]

A próxima etapa agora é colocar dois reservatórios de 100cc de gás fixados nas bengalas pra que a suspensão utilize o gás conforme ela necessitar.

Depois será a vez do amortecedor traseiro: A idéia é aumentar o curso e também colocar um reservatório de gás nele.

Se alguém tiver interesse em como fazer esse procedimento, posso colocar um tutorial aqui neste tópico. É extremamente simples fazer essa adaptação. Infelizmente não tinha ninguém comigo pra poder tirar as fotos do passo-apasso de como fiz pra instalar os ventil nas tampas das bengalas.

Um abraço e que Deus ilumine os caminhos pelas estradas desse Brasilzão...
Responder
#2
Alex Fox Escreveu:Salve "Creizi Pipou" Maníacos!
Se alguém tiver interesse em como fazer esse procedimento, posso colocar um tutorial aqui neste tópico. É extremamente simples fazer essa adaptação.
Um abraço e que Deus ilumine os caminhos pelas estradas desse Brasilzão...
Fala aí grande Alex... seria muito bom se você pudesse fazer esse favorzão de colocar um tutorial. Tenho certeza que vários irmãos Maníacos aproveitarão essa sua idéia... que por sinal, é show de roda.

Parabéns!!! Wink
[Imagem: ZX2wgtg.jpg][Imagem: RSyQlcl.jpg] [Imagem: 36JJt6z.jpg] [Imagem: cehfaUi.jpg]
Responder
#3
Fala Alex! Sensacional sua iniciativa! Eu estava pensando justamente nisso esses dias, sinto a susp dianteira muito "mole" e pensei em trocar o óleo por um mais denso mesmo! Veio em ótima hora sua gambitech! Se puder colocar um tutorial mais detalhado, seria ótimo!

abçs!
Responder
#4
Assim que der um tempo, faço um tutorial. Estou meio na corrida, pois estou vendo com um amigo como fazer um módulo pra fazer minha suspensão eletrônica.

Imaginem uma suspensão que interprete o que está acontecendo com a roda dianteira e envie ou retire óleo ou gás.

Por exemplo: Se empinar a moto, o módulo vai detectar que a suspensão está toda aberta. Então aumentará a quantidade de óleo e gás pra quando a roda descer, a suspensão não fechar tanto. Da mesma forma ela vai interpretar um salto (quando a suspensão vai estar toda aberta), quando a roda dianteira bater no chão. O módulo também vai reconhecer uma frenagem forte, evitando o mergulho da suspensão dianteira.

Fora a briga em se criar o gerenciamento eletrônico (módulo), tenho que criar o mecanismo que vai fazer a liberação, retração do gás e do óleo.

Se tiver aqui do SM um técnico em eletrônica a fim de compartilhar a idéia comigo, entre em contato.

Um abraço a todos!
Responder
#5
Alex Fox Escreveu:Fora a briga em se criar o gerenciamento eletrônico (módulo), tenho que criar o mecanismo que vai fazer a liberação, retração do gás e do óleo.

Se tiver aqui do SM um técnico em eletrônica a fim de compartilhar a idéia comigo, entre em contato.

Um abraço a todos!

Existem circutos simples para isso se procurar na internet vc acha com certeza... procura qualquer um que seja para abertura e fechamento de valvulas pneumáticas por diferença de pressão...

abraços...
Responder
#6
ka_metal Escreveu:
Alex Fox Escreveu:Fora a briga em se criar o gerenciamento eletrônico (módulo), tenho que criar o mecanismo que vai fazer a liberação, retração do gás e do óleo.

Se tiver aqui do SM um técnico em eletrônica a fim de compartilhar a idéia comigo, entre em contato.

Um abraço a todos!

Existem circutos simples para isso se procurar na internet você acha com certeza... procura qualquer um que seja para abertura e fechamento de valvulas pneumáticas por diferença de pressão...

abraços...

Valeu a dica, Irmão. Esse troço tem algum nome específico?

Abraço e obrigado!
Responder
#7
Ficou show de roda...

Alem de regular o comportamento da suspenção, pode-se regular a altura... Confusedhock: Confusedhock: Confusedhock:

Eu estou com uma ideia na cabeça, em colocar uma suspençao invertida, o problema é o preço...

Segue link:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-59574269-suspenso-invertida-cr-250-1999-tornado-crf-etc-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... rf-etc-_JM</a><!-- m -->
Responder
#8
Tem um camarada no fórum Líder vendendo tb:
http://lidermotos.com.br/forum/viewtopic.php?t=13290
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)