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Manutenção aos 100.000Km
#1
Galera minha duvida é a seguinte: Minha sahara ta com 97000km, comprei-a com 35000Km desde então ate hoje so troquei relação, oleo, filtros e 1 reparo do motor de partida. faço sempre reviões e manutenção preventiva. Mas me surgiu uma Duvida, maio de 2006 farei uma viagem, de 6000km de moto e eu não faço idéia se a moto precisará de uma revisão especial por estar com essa kilometragem, corrente de comando, tensor, embreagem, e outras peças mais complexas não sei se elas aguentarão essa jornada. o que vocês ja fizeram de manutenção em suas motos? devo me preocupar com essa kilometragem? devo abrir logo o motor e trocar,retificar, restaurar o motor pra viajar mais tranquilo?
HELP...
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#2
Olá JotaeMe...

A minha pequena experiencia com a Sahara (ou qualquer outra moto) me impede de comentar alguma coisa a respeito...

Abraços !!!
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#3
Só posso dizer que isso é muito relativo. Sei de sahara que teve problemas com 40 mil e sahara com quase 100 mil que ainda nem trocou corrente de comando, que é uma das peças que desgastam mais precocemente.
Sou da seguinte opinião. Mecânico nenhum saberá mais sobre sua moto do que vc mesmo. Um mecânico ouve o motor de muitas motos, tem muita experiência, mas o "cantar" do seu motor é vc quem sabe, afinal de contas, é vc que anda nela a meses ou a anos...

Digo isso porque a minha moto tem um som característico, bem semelhante ao som da moto do Fábio Nagy, mas é bem diferente do som da moto do Blumer. Qualquer barulho diferente na minha moto eu percebo rápido. Com certeza poderia ter algum problema na moto do Blumer e eu não conseguiria saber, a menos que fosse algo bastante característico (válvula, corrente de comando, por ex.).
Então, preste atenção no cantar do seu motor, qualquer barulho diferente, leve ao mecânico, mas que seja em alguém de confiança, de preferencia na Honda. Quando minha motoca ficou com problema de corrente de comando, cheguei a ouvir em outra oficinas que levei que era biela, nada a ver...tome cuidado.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
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#4
JotaeMe Escreveu:Galera minha duvida é a seguinte: Minha sahara ta com 97000km, comprei-a com 35000Km desde então ate hoje so troquei relação, oleo, filtros e 1 reparo do motor de partida. faço sempre reviões e manutenção preventiva. Mas me surgiu uma Duvida, maio de 2006 farei uma viagem, de 6000km de moto e eu não faço idéia se a moto precisará de uma revisão especial por estar com essa kilometragem, corrente de comando, tensor, embreagem, e outras peças mais complexas não sei se elas aguentarão essa jornada. o que vocês ja fizeram de manutenção em suas motos? devo me preocupar com essa kilometragem? devo abrir logo o motor e trocar,retificar, restaurar o motor pra viajar mais tranquilo?
HELP...

Saudações,

Minha moto já passou dos 100.000km !!!
Deu pra notar que ando muitooooooo... com a danada.
Vou e volto praticamente todos os dias ao trabalho com ela...
Além dos encontros que sempre curto em ir.
Sei que não fui o único dono da "Fiona"... mas, desde que a comprei sempre dei uma atenção à manutenção da mesma; não só pela parte visual (plástica) mas também à mecânica.
Como bem dito pelo Marinez... com o uso, passamos a identificar todo e qualquer 'trec trec trec' diferente.
Mas, confesso que agora... estou dando uma geral nela... faço isto sempre ao final do ano, independente dos KMs rodados.
Além é claro dos devidos cuidados quanto ao óleo, relação, embreagem, freios, válvulas, parte elétrica, etc e tal.
Tanto que, durante todo este tempo que tenho a danada... e do tanto que ando, só fiquei 'na mão' - não por culpa dela... mas minha... foi qdo o cabo da embreagem arrebentou... e tive que vir passando as marchas no tempo.
Eu, particulamente acho que, seria bom vc dar uma revisada geral na sua moto... e, se possível em uma autorizada... a não ser que tenhas aí um mecânico de confiança.
Até sei que o custo de uma revisão em uma autorizada é cara... mas, é melhor do que vc confiar à um 'mechânico'...
E, muitas das peças que são trocadas em uma revisão total, cerca de 80% vc pode comprar no mercado (sem ser pela HONDA) - haja visto que tais peças são os mesmos fornecedores que Honda utiliza. Vale lembrar que são fornecedores de confiança - não fundo de quintal - certo !? Entretanto, há peças que não encontramos no mercado, e, para estas a Honda se compromete em efetuar o pedido - aí, amigão... se prepare para gastar $$$ !!!!
Agora... eis aqui minha certeza, de que não há nada mais gostoso e prazeroso do que vc andar na moto e sentir-se seguro, confortável, em ter feito esta tal revisão, com um mecânico, e, com peças originais.
Certamente, outros tantos 100.000Km terás de diversão.
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#5
Martinez, realmente a minha está com um som um pouco diferente já faz um tempo, e hoje criei coragem de verificar com mais afinco e acho que descobri o que é, retirei o silencioso pois estava desconfiado que tinha algo a ver, dito e feito dei uma chaqualhada nele e alem de sair uns pedacinhos de netal enferrugado, tem coisa solta dentro, parece até um choqualho (será que tá certo, chogualho ? deu pra entender né ?) o problema agora é como tirar o que tem ainda solto dentro do danado. pelo barulho parece ter uns 2 a 3 pedaços de sei lá o que solto, dependendo da posição que fica quando se anda, parece escapamento furado de carro, acho até que tampa um pouco a saída pois as vezes muda um pouco o som. Bem final de semana já tenho um abacaxi para descascar.....( se for só isso, será um abacaxi bem doce Big Grin até)
Te falo depois.
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#6
Exatamente disso que estava falando. O Eduardo sabe qual é o problema porque convive com a bichona a tempos, diariamente. Quando vc leva num mecânico, raramente o cara observa sua moto com calma, na boa, sempre é naquela correria e marqueteando pra te enfiar mais alguma coisa e lucrar encima.

Quanto a arrumar tudo o que é de problemas na moto de imediato, na minha opinião, depende do problema. Se é algo no motor, que afete a dirigibilidade, ciclística, etc, deve ser resolvido de imediato. Caso seja algo que não compense trocar de imediato, pode-se esperar um pouco mais. Quando meu bagajeiro começou a trincar, ao invéz de serrar o danado e arrumar logo, esperei um pouquinho, arrumei uma graninha, esperei evoluir mais um pouco e aí resolvi de vez, preenchi com solda MIG, ficou bala.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
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#7
Big Grin é galera valeus pelas dicas!!! em fevereiro vou levá-la para visitar a autorizada, enquanto isso vou poupando uma grana pois a cipoada vai ser grande $$$$$! em contrapartida estarei com a moto 0KM, na qual posso confiar! 8)
Inté mais...
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#8
É companheiro,

Os amigos têm razão quando opinam pela manutenção em oficina confiável. Certa vez, tinha uma XL 125, que estava fazendo cerca de 27km/l. Aí levei a um mechanico para limpeza do carburador e REGULAGEM DE VÁLVULAS. O cara mandou ligar a moto, depois encostou o ouvido próximo do motor e detonou: não precisa regular as válvulas, elas estão ok! Pombas, essa era demais. Respondi: cara, vc tá perdendo o seu tempo aqui nessa oficina, vc deveria trabalhar na Nasa. Vc não tem um ouvido, tem um sonar, radar, o cacete a 4. Como vc consegue detectar a folga na casa dos mílesimos de milímetros? (0,025mm na válvula de escape). Conclusão: comprei um jogo de lâminas (cálibri), limpei o carburador e regulei as válvulas. Resultado, a XL-zinha passou a fazer 44 km/l.
É muito importante fazer uma revisão em autorizada, de vez em quando.
Até mais...
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.  Rolleyes
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.






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#9
Nào esqueça de trocar o óleo da suspensão dianteira,o que quase ninguém lembra de fazer.Com o tempo e o uso perde a viscosidade e a capacidade de amortecimento.

Não tem nada a ver com o motor,mas melhora o conforto e a segurança.
Motociclismo é uma doença crônica,contagiosa e incurável!.
[Imagem: Diversos2011279.jpg]
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