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FALHA do botão de partida.
#1
Big Grin Tongue Meus camaradas,

O botão de partida da Sahara vem falhando (está piorando) sempre que acionado. A lâmpada verde “enfraquece” no momento em que o botão está sendo acionado, ainda que não haja sinal de ignição. A impressão é de “mal contato”, pois depois de várias tentativas a ignição é acionada e o motor pega normalmente, como se nada tivesse anormal.

Obs.: Troquei a bateria no sábado e os bornes estavam “colados”, foi preciso destruir o terminal + parafuso para retirar a bateria!

Porém a partida continua falhando.

Pergunto, alguém já teve esse problema? Se a questão for isolamento por oxidação, posso abrir a caixa (engine stop) do botão de partida e limpar os bornes, sem desligar a bateria, não há risco de curto-circuito?

Abraços!!!

Big Grin Tongue M&C
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#2
Vixi...não tenho conhecimento técnico em eletrica de motos, mas p o parafuso ficar preso na bateria tem que estar havendo um curto circuito grande... muitas vezes não é o dito botão que esta falhando, mas o start de partida ... aquele que fica perto da bateria.
Vou deixar p os mecanicos de plantão passar as informações mais precisas.
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#3
Grande amigo Saharento!!

Como estão as coisas por ai?

Olha, nosso amigo Xuxudamalmita teve esse problema em Torres, até desmontou o botão de start, e descobriu q o problema nao era ai.

Na verdade estava oxidado os contatos do Relé de Partida que fica ali perto da bateria e os contatos do fusível, onde no começo apenas dava algumas falhas, até chegar o ponto de que não funcionava mais.

Resolveram ele Elvis e mais uns 10 "mexanicos" em volta fazendo uma ponte direta com chave de fenda nos contatos do relé até que ele pode consertar o problema com mais calma.

Sendo assim, de uma olhadinha, o problema pode estar ali.

Um grande abraço!!!
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#4
O problema pode ser as escovas do motor de partida, quando elas ficam presas e você aperta a partida ela só um "clic"

A minha tava com esse problema, a luz do neutro enfraquecia e só um "clic" na hora que apertava, nem sinal de vida!!!

Troquei as escovas e depois as borrachas de vedação do motor de partida, por que descobri que o problema é que estavam muito secas e tava entrando água, ai começava a enferrujar la dentro e prendia as escovas!!!

Essa borracha, caso seja necessário trocar, você vai achar em casas de hidráulica, isso mesmo, borracha para canos, por que na autorizada e nas lojas comum não acha nem a pau.

Se o problema for esse é fácil de resolver!!!

Desculpe se me "alonguei" demais!!!

:oops: :oops: :oops: :oops:

"Big" Abraço
Big Louis NX 350 Sahara 91/91 Preta
Fuja das tentações, mas devagar para que elas possam te alcançar!!!
[Imagem: bannerox6.jpg]
"O que importa não é a cilindrada da motocicleta e sim o caráter do motociclista"
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#5
Big Grin Tongue Meus camaradas,

Obrigado pela ajuda, vou começar pela possibilidade que me parece mais simples, recorrendo as demais, caso não dê resultado.

Alguém tem mais alternativas?

Abraços!!!

M&C Big Grin Tongue
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#6
Obrigado pela resposta, Deleon...

Apenas completando...

Resolvi o problema elétrico trocando o relé principal... aquele que fica ao lado da bateria... (alías... tome cuidado... a loja de motopeças que me vendeu o relé lá em Torres me passou um relé errado e o problema voltou depois... em Floripa...)

Mandei trocar tambám... (e este era o maior problema!!!) TODO o borne dos contatos que se fixam no relé... pois estavam oxidados e com mal contato...

Acredito que o problema apareceu depois que instalei a lâmpada MotoVision da Phillips. É uma excelente lâmpada e recomendo a todos... Não que ela fosse a culpada, mas provavelmente os bornes já estavam oxidados e com pouca área de contato. Aí... quando instalei a Motovision, puxou mais corrente e o borne não aguentou...
[Imagem: bannerprimeiroencontroSul.jpg]
Smile Herrar é o mano Smile Meu mundo não tem fronteiras, só horizontes Smile Viagem é como a vida: curto cada momento e não tenho pressa de chegar ao fim.
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#7
Discordo quanto à presença de um curto... A bateria iria arriar, ou mesmo inchar e a moto não pegaria, além do que os fusíveis iriam queimar...
Mau contato pode acontecer... se for o caso, uma boa limpeza e lubrificação dos contatos poderia ajudar...
Motor de arranque pode ser, mas quando dá pau, dá pau mesmo... hehehehe.... você percebe o barulho diferente... o arrasto quando vai ligar a moto...
Outra coisa que pode acontecer (aconteceu na minha Sahara) o regulador de voltagem (estator) estragou e passou a jogar voltagem mais alta para a bateria que esquentava e não deixava a moto pegar (se os contatos da bateria colaram, é algo a a ser verificado...
Estator paralelo, se o original queimou e foi substituido por um paralelo, vai dar problema com certeza... Infelizmente essa é uma das peças que são caras e não compensa trocar por paralela, vai gastar duas vezes...
A melhor forma de descobrir, é pegar um multímetro e ir testando a parte elétrica até descobrir a fonte do problema....
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