Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Saída do escape, modificar para ter maior desempenho??
#1
Olá, como poucos aqui, minha sahara é de trilha, e vai muito bem lá((brincadeira aos que se doem por tirar a bela carenagem))
Num encontro de trilheiros vi de perto a Xr 400, uma "quase" especial da honda, e me chamou a atenção a saida do escape dela, do motor até a ponteira, se parece com aquelas curvas preparadas que se tem para a tornado.
Gostaria de saber, se já passou pela cabeça de alguem colocar uma curva de escape "especial", se alguem sabe se existe essa "dimensionada" pronta a venda, ou mesmo se alguem já confeccionou e teve resultados.


[Imagem: 2005%5C10%5C23%5Cbikepics-453284-full.jpg]
Foto de uma xr 400 antiga (99)

quanto ao escape da sahara, todo mundo já viu decorr...hehehe
mas vou colocar foto da minha para relembrar....
[Imagem: bikepics-909043-full.jpg]
Responder
#2
Fala trilheiro.
Mas onde está a preparação dessa curva ai? Me pareceu muito normal.
Eu já andei procurando, não encontrei.
O Mott me disse que se pulir as saídas da admissão melhora um pouco, mas também nunca encontrei outros relatos.

Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#3
martinez Escreveu:Fala trilheiro.
Mas onde está a preparação dessa curva ai? Me pareceu muito normal.
Eu já andei procurando, não encontrei.
O Mott me disse que se pulir as saídas da admissão melhora um pouco, mas também nunca encontrei outros relatos.

Abraços.

desculpa martinez, não tem preparação nenhuma na curva da xr400, apenas coloquei pra ilustrar a semelhança com a saida da sahara, que por sua vez, imagino ( é a pergunta que faço) que daria certo na sahara se tivesse alguma curva dimensionada pra xr.

ok

desculpe novamente se não me fiz entender
Responder
#4
Hehe... então não estou tão mal assim.

Então, até onde sei, o motor da XR400 é muito semelhante ao da sahara.
Apesar de nunca ter andado em uma XR, imagino que o seu câmbio deva ser mais reduzido,
e o torque mais elevado.
A curva da XR, embora sendo um motor mais forte, ma pareceu mais fina que a da sahara.

Vamos deixar para quem entende.
Eu vejo na sahara um problema em alta, sexta marcha e velocidade acima de 120 km/h.
Antes disso a moto se comporta muito bem obrigado.
Se não estiver falando besteira, curvas preparadas aumentam o torque somente.

Vamos deixar quem entende postar ai, eu to falando o que ouvi de bocas dos outros, não tenho experiência própria nisso.

Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#5
Fala Maniacos,

Acho que não muda nada, ou é quase imperceptível a mudança de potencia alterando apenas as curvas de escape, porque depois tem o abafador, região onde ocorre a maior turbulência (afinal este é seu propósito) dos gases da combustão. Mesmo quando se tira o abafador não da muita diferença, apesar de já ouvi afirmarem que gera 5 cv a mais... Mas nesta caso por causa do aumento do ronco do motor, se tem uma sensação de maior potencia... hehe
Agora como disse o Hiper, o polimento da admissão e exaustão sim se tem um ganho considerável, nos carros de pista, admissão e exaustão são um espelho. Como um bom filho de ferramenteiro... larguei o cabeçote na mão dele para dar um trato... rsrs
Não tenho o que reclamar do meu motor.... Big Grin Big Grin Big Grin

Sds Saharentas
Responder
#6
amigo Schuwarz, certamente se tratando de uma moto de trilha, o escape já é bem aberto, um Sarachu, com saida nada abafada, soh tem uma telinha com lan de vidro ao redor, dah pra se ver entre a entrada e a saida do escape, hehe...
Outra coisa tambem, é que não se trata mais de velocidade, já que com relação encurtada o maximo de minha sahara acredito que esteja nos 120km/h isso a bem alto giro, o que quero é mais torque em baixo e médio giro (o que essa moto tem quase de sobra) e uma boa dose de "alta", pois em subidões a sahara se sai melhor em 3ª a medio giro do que em 2ª "esguelado"se tratando de força, no entanto, em 3ª se você precisar dar uma aliviada o giro baixa e se foi continuar subir, enquanto estando esguelado, você baixa até um giro intermediario conseguindo retomar.
Acredito que estas curvas de escape otimizadas melhorem sim o trabalho do motor, um exemplo pratico são as tornados, em que a pro tork vende as ponteiras e como opcional a curva do escape, e aposto que se não tivesse diferença, estas curvas não estariam em 80% das tornados de trilha e enduro, que vejo.

grato a participação, de voces
e continuemos a discutir essa questão
só lembro, se trata de moto de trilha e não de rua, ou seja, num anda a 120km/h (brincadeira eim)...
_________________
Responder
#7
Para provar que não estou sozinho nessa idéia olha uma foto de uma das preparações da Polaco Motos um Falcon 450Super Motard
parente mais proxima da sahara, soh que se tratando de Polaco, acho que fica bem longe financeiramente

[Imagem: falcon_0%20(19).JPG]
Responder
#8
A curva dessa falcón está mais curta, principalmente da saída da esquerda, não sei dizer o por quê.
O diâmetro parece o mesmo, mas, se está modificada, algum motivo tem.

Vou abrir meu motor em breve, e vou aproveitar para polir a admissão do cabeçote.

Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#9
Bonitona a barbie hein...ehehe parece moto de esposição.
Responder
#10
Bão, o maior ganho de potência que o escapamento dimensionado pode gerar é principalmente para motores dois tempos. Como?
Super-alimentantando um motor de dois tempos porque provoca uma onda de choque ressonante que eleva a pressão e a quantidade de combustível no cilindro, quando o pistão fecha a porta da exaustão.
Para que a ressonância num escapamento "dimensionado" funcione, o retorno da onda de choque precisa entrar no cilindro, no começo da explosão.
Num motor 4 tempos, a válvula de exaustão está fechada, o que significa que essa onda não consegue aumentar a pressão e o combustível no motor. Quando muito, um sistema dimensionado pode ajudar o motor a expelir os gazes da exaustão quando a válvula de exaustão abre, ou seja, diminui a contrapressão que os gazes encontram na saída do motor. Isso não permite os grandes ganhos de potência possíveis num motor 2 tempos.
Traduzindo, muito gasto pra pouco retorno...
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 2 Visitante(s)