Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
GASOLINA: ADITIVADA? PLUS? PREMIUM? W. POWER?
#1
Lendo daqui e dalí, resolvi colocar na moto uma gasolina melhor, para ajudar a bichinha a trabalhar melhor já que no carro só uso comum mesmo.

andei pesquisando pela net nos sites dos fabricantes, conversando com uns e outros e as dúvidas não foram totalmente sanadas.

por exemplo: muitos falaram maravilhas da gasolina da shell, a v power, mas eu descobri a muito custo no site da própria shell que não passa de gasolina comum com aditivo!!

Aliás, pra quem não sabe, gasolina aditivada não é mais do que a mesma gasolina comum, só que cada fabricante ou distribuidor coloca um produto "detergente" que tem como característica dissolver a sujeira que teóricamente ficaria com o tempo criando crosta nas partes do motor que tem contato com a gasolina.
teoricamente porque na verdade a própria gasolina se for de boa qualidade, não tem sujeira, então não teria o que grudar, e quem usa como eu gasolina para limpeza de peças, sabe que ao invéz de grudar, ela faz é soltar a sujeira, então vejo com certa reserva tanta propaganda a respeito.

o que descobri lendo muito por ai, é que no fundo toda a gasolina vendida no brasil é a mesma, e cada distribuidora (shell, petrobrás, ipiranga, etct) coloca seu "aditivo" com uma cor diferente para poderem atribuir à gasolina que vendem características únicas, diferentes e com isso poderem cobrar um preço maior!

Diferente mesmo é a gasolina tida como premium, que esta sim, leva na sua fórmula produtos que aumentam a octanagem, e isso ajuda muito em motores com alta compressão, já que quanto maior a octanagem menos o motor autodetona ( bate pino, ou explode fora do tempo certo ) fazendo a queima existir só quando a vela faz o centelhamento.

diante de tantas variáveis e incertezas, descobri que:

a shel w power é gasolina comum, com aditivo detergente a preço de gasolina especial, quando pelo nome eu pensei que fosse premium.
a pódium, da br, é uma gasolina premium com aditivos, tem 95 octanas.
a ipiranga f1 master premium é premium e tem 91 octanas.
a texaco premium com tecrhon é premium e tem 98 octanas.

ando colocando a texaco premium e percebi diferenças na moto. parece que queima melhor, fica mais arisca e anda mais, mas o raio da gasolina é cara pra caramba, pago na média 2,89.9 por litro!

quem quiser entender um pouco como isso funciona, ai vai um link bacana, consultem o infográfico!
http://super.abril.com.br/pordentrodatec...nima.shtml

agora gostaria de saber que gasolina vcs usam, o que sentem de diferente e considerações a respeito!
abraços!
Responder
#2
Costumo usar a comum, as vezes a aditivada, mas como não senti diferença na aditivada, continuo com a comum. Certa vez coloquei a comum e comprei um vidrinho de aditivo no posto, senti uma diferença gigantesca na motoca.

Conversando ontem com o mecanico, sugeriu o uso desse produto, ainda não conheci ninguém que use, mas aparenta funcionar.

http://www.militec.com.br/oquee.htm

Ed.
Sahara 96/97 Roxa 8)!  Onde ela passa o povo olha!
O melhor pelo menor preço e não o melhor a qualquer preço!
Responder
#3
Vou dar minha opinião, já que o assunto rolou lá no encontro dos sahara maníacos em Torres. Tenho um Twister/05 e sempre usei gasolina aditivada (supra) do posto BR (Petrobrás), assim como a uso no carro (Focus 1.6), desde q tirei zero até hoje com mais de 70.000 km. Lá em Torres me falaram que a aditivada era pior para a moto etc e tal, diferente do que me fala o mecânico da moto, que diz que a aditivada é melhor, ainda mais da Twister por ser motor com 4 válvulas. Pois bem, decidi lá em Torres colocar a comum, no posto BR, e notei logo a falta de rendimento, ou seja, tinha que enrolar mais o cabo. Em Florianópolis, completei de novo com a aditivada (supra) do posto BR (foram 10,7 lts - cabem 16,5 lts). Pronto, a moto voltou a ter o bom rendimento de antes. Conclusão que cheguei é que ou a gasolina é melhor mesmo ou minha moto já está "viciada" nesta gasolina aditivada! Smile
Quanto à borra, eu sei que um causador disto é o álcool. Quando tinha carro à álcool e com carburador, volta e meia tinha que fazer uma limpeza naquela gosma branca que grudava nas paredes internas do carburador e a limpeza era feita com aquele spray anticorrosivo (acho que era isso, sei que era um spay Smile ).
Agora a Podium do posto BR eu nunca usei. Mas já houvi outros motociclistas dizer que misturam meio a meio com a comum e fica bicho!
RED
Responder
#4
sempre uso gasolina comum ipiranga, até msm qndo viajo faço questao de abastecer em postos ipiranga, aki na cidade sempre vou no msm posto, ja tive mto problemas c/ outas gasolinas. e descobri q td é uma questao de regulagem do carburador, qndo c regula c/ uma certa qntidade de octanas ele funcinona melhor, é td umq questao de regulagem. é por isso q mantenho a mesma rede de posto de gasolina.


motti
Responder
#5
quanto a regulagem vou discordar um pouco de vc... pelo menos ao que senti de diferença na sahara.

eu sempre abastecia com gasolina comum, mas de umas 3 semanas para cá, já enchi o tanque umas 3 vezes com a premium da texaco e senti uma boa diferença, ela ficou mais arisca, as respostas ao acelerador ficaram mais rápidas e o carburador com a mesma regulagem, pois não mexi em nada!

inclusive este ganho de potência é o que descrevem os fabricantes com a gasolina de maior octanagem, e eu honestamente não achei que fosse perceber a diferença, mas percebe-se sim, com facilidade!

fiz as contas e gasto em cada tanque em torno de 5,60 reais a mais...
o que não é grande coisa, mas por outro lado representa mais de dois litros da comum no tanque se for abastecer com ela...

vejamos: gasolina comum, rj - 2,49 em média
gasolina premium texaco - 2,89 no posto que abasteço
diferença : - 0,40 centavos por litro
em 14 litros, R$ 5,60

eu como ando bem pouco e só a passeio, acho que ainda vou usando.
cada um deve escolher o que acha melhor...
Responder
#6
Sacriface, vc não sentiu diferença na gasolina porque não existe diferença nenhuma entre a gasolina comum e a aditivada no que tange a octanagem, e por conseguinte no seu desempenho e capacidade anti-detonante!

Os aditivos não são mais do que detergentes corantes que supostamente deixam o sistema de alimentação mais limpo de impurezas e faz com que cada distribuidora possa cobrar um preço diferente da outra na mesma porcaria alegando que seu produto é melhor!
não passa de gasolina com corante! (detergente segundo alegam)

agora use uma gasolina premium, com maior octanagem e aposto que vc vai sentir a diferença!
abraços!
Responder
#7
Como ando pouco de moto, sempre coloco a melhor que encontro.
Podium, Premium, e outros uns...
Na pior hipótese, aditivada.

Comum somente na falta das outras. Não tenho do que reclamar. Wink
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.  Rolleyes
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.






Responder
#8
sacriface Escreveu:Conversando ontem com o mecanico, sugeriu o uso desse produto, ainda não conheci ninguém que use, mas aparenta funcionar.

http://www.militec.com.br/oquee.htm

Ed.

Já usei muito o Militec no tempo que fazia enduro, é um produto excelente, mas não é para gasolina, é para ser misturado no óleo do motor diminuindo o atrito entre as peças.
Quanto a gasolina aditivada ou comum, na Sahara não vejo diferença de desempenho, mas quando coloco Pódium fica bem melhor nas retomadas.

T+
XTZÃÃÃOOO TÓTÓTÓTÓTÓTÓTÓTÓ

RX 125 > RDZ 125 II > RD 135 Z > DT 180N > DT 180Z > DT 180Z > DT 200R > XR 250 TORNADO > NX 350 SAHARA > XT 600E > XR 250 TORNADO > XT 660-R > XTZ 250 Teneré > F 800 GS ADV

2007 - ARGENTINA, CHILE E URUGUAI - VEJA FOTOS EM:
http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/...=argentina

2011 - Patagônia de carro:
http://3napatagonia.wordpress.com/

2014 - Atacama e Peru (fotos):
https://www.facebook.com/valdeir.cesar.1...846&type=3
Responder
#9
paulao Escreveu:eu sempre abastecia com gasolina comum, mas de umas 3 semanas para cá, já enchi o tanque umas 3 vezes com a premium da texaco e senti uma boa diferença, ela ficou mais arisca, as respostas ao acelerador ficaram mais rápidas e o carburador com a mesma regulagem, pois não mexi em nada!

amigo o ganho que você teve foi justamente porque sua moto estava trabalha do c/ falta de combustivel e ao utilizar a gasolina premuim que tem uma explosão maior supriu essa falta de combustivel. sendo piloto pude ver isso melhor, pois o rendimento de uma motocicleta depende também de outros fatores externos, c/ altitude e temperatura e eles modificam o comportamento dos motores em geral, e esse efeito é maximizado em motores preparados.

motti
Responder
#10
Paulão(meu vizinho de JPA).........

tem ouros tópicos a respeito dêem uma olhadinha.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2/viewtopic.php?t=1438&postdays=0&postorder=asc&start=0">http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2 ... sc&start=0</a><!-- m -->

1º, 2º, 3º, 4º, 5º,  7º, 8º, 9º e 10º Aniversários do Moto Grupo, estive lá com a Paty, e no ......11º..... 12º....Se Deus quiser estaremos lá também e agora com a Sarinha............
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)