Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Chuva, vento e pneus novos...
#1
Que experiencia terrível...

troquei de pneus na quinta de noite, e na sexta encarei vento lateral e chuva...

o que tem a ver isso:

para quem não sabe, pneus novos só são confiáveis apos uma certa kilometragem... uns dizem 100 Km, outros, 500...

o que fazer numa situação dessas?

se der para aguardar em segurança, aguarde, é muito estressante ter que condizir uma moto com vento lateral.

se nao der para aguardar, então, conduza na velocidade que julgar segura, quanto mais lento, melhor...

Reiterando: NÃO CORRA! a impressão de que a estabilidade aumenta com a velocidade é ilusória...

esqueça a economia de combustivel, se vc tem o costume de andar sempre no giro mais baixo possível, mude de tocada, deixando o giro um pouco mais alto do que deixaria normalmente. Não vou citar parametros, pois os numeros mudam para quem tem pinhão de 14 e de 15.

evite se abaixar, como faria com vento frontal, isso pode lhe prejudicar a reação.

esqueça que o freio dianteiro existe, use o freio motor suavemente, ou o traseiro, tb com muita prudencia.

não brigue com o vento. Se for empurrado para um lado, corrija suavemente, procure sempre se manter no meio da sua faixa de rolamento.

evite emparelhar com outros veículos. ônibus e caminhões não são bons escudos, é mais seguro aguardar parado.

se for parar, procure ficar próximo à uma parede, pare a moto bem perto, encostando o guidon, claro, a parede à sua esquerda.

se nao tiver parede, fique com a moto engrenada e desligada de frente para o vento.

na pior das hipóteses, feche o registro de combustivel e deite a moto, é melhor do que ve-la cair... mas po, ae tem que estar ventando muuuuuuuuuuuito forte.

vejam também o relato do Mauro, motociclista experiente:
MauroLima Escreveu:Galera peguei uma ventania na linha amarela que tive de andar a 30 a pobresinha da Sarita saia de um lado pro outro da pista o pior que o vento vinha de todos os lados e ficava dificil de controlar.
Responder
#2
To aqui pra confirmar.
Já passei por isso.
Pneus novos+falta de aderencia+vento+chuva= TOMBO
mas foi só o susto,graças a Deus!
Responder
#3
Outro dia eu estava aqui na Marginal Pinheiros, em São Paulo, e peguei uma ventania brava... Um motoqueiro (motoboy) que vinha correndo feito louco, mesmo com todo o vento, desgovernou sua moto e bateu contra o guard-rail. Um monte de outros pararam para ver se o cara tava bem, mas pelo vista ele estava... Levantou-se na boa!

mas aprendi que todo cuidado é pouco!!

[]s
Responder
#4
O Indomado Escreveu:Que experiencia terrível...

troquei de pneus na quinta de noite, e na sexta encarei vento lateral e chuva...
o que tem a ver isso:
para quem não sabe, pneus novos só são confiáveis apos uma certa kilometragem... uns dizem 100 Km, outros, 500...

É fato. Os pneus saem da fábrica encerados. Só com o tempo, o atrito vai retirando essa película, para então permitir que a borracha se manifeste com todo seu potencial.

Vale a pena prestar atenção à dica. :roll:
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.  Rolleyes
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.






Responder
#5
Confirmando o q já foi confirmado acima... ehehheheheh

peguei um tempo desse a uns dias atras aki no RJ... kem conhece sabe como venta no viaduto da perimetral aki no rio... junte isso a uma chuva forte... ehhehehehhehe... pneu novo...

ixi... sem contar o transito completamente caótico... ehehehhehe... hora do rush... putz... nem me fale...

prudencia sempre...

abraços...
Responder
#6
ka_metal Escreveu:Confirmando o que já foi confirmado acima... ehehheheheh

peguei um tempo desse a uns dias atras aqui no RJ... kem conhece sabe como venta no viaduto da perimetral aqui no rio... junte isso a uma chuva forte... ehhehehehhehe... pneu novo...

ixi... sem contar o transito completamente caótico... ehehehhehe... hora do rush... putz... nem me fale...

prudencia sempre...

abraços...

Confirmando a confirmação confirmada acima... Big Grin
Não só a perimetral no RJ... A ponte Rio-Niterói é o que peguei de mais brabo!
Ela balança muito. Com chuva forte, muito vento e pneus novos... Foi difícil de segurar... Até achar o ponto ideal, penei!...

Fora que o 4 zóios aqui inda tem o lance de levantar a viseira e continuar não vendo nada, por causa dos óculos... Vixi...
Foi temporal derrepente... Num tava com capa... o manezão tava todo prejudicado na situação...

"Ao invés de Carneiro no nome, deveria ter Mico!... Eita ferro!"

Não recomendo!... Big Grin

Valeu!
Responder
#7
Trecho Ctba - Pta Grossa depois da Polícia Rodoviária Estadual segue uns 20 km de vento lateral constante e sempre originario do lado direito...Quando executar a ultrapassagem em caminhões todo cuidado é pouco porque vc fica no vácuo do vento lateral, parece que a moto esta boba..eheheh
Responder
#8
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=_klmGFi6fOA[/youtube]
apaixonado por moto
Responder
#9
Legal as dicas, mas mais legal ainda, foram os tombos...rss
A dica das faixa é muito válida. Já passei alguns apuros por causa dela, aqui em Palmas, talvez seja a cidade com mais rotatórias proporcionalmente falando, que eu já tenha ouvido falar, eu já escorreguei com amoto na faixa fazendo a rotatória na chuva, não cheguei a cair, mas levei um susto.
Fui
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder
#10
O cara que levou os tombos estava sem luvas ou foi impressão minha?
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)