Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Pedal seletor de marchas...
#1
Estou com um problemão, comprei minha sahara faz uns dois meses e descobri que o eixo do seletor de marchas está quebrado e o pesinho apoia apenas na metade das ranhuras, o resultado é que o desgraçado não para no lugar, já soldei e durou exatos 32 km, os mexanicos estão querendo desmontar meu motor inteiro pra trocar o eixo, alguém sabe se realmente é necessário o desmanche completo do motor?
Responder
#2
Olá James, tudo bem?
Se for trocar o eixo tem que desmontar mesmoi. mas uma opção é fazer um furo roscado no topo do eixo, afinal já vai que trocar mesmo.
Hoje mesmo eu vi um amigo do grupo que fez isso e está dando bons resultados. O furo deve ficar metade no pedal de câmbio e metade no eixo, logicamente depois de ter colocado corretamente na melhor posição.
Pode ser uma rosca M4 ou M5. Um parafuso Allen sem cabeça seria uma boa opção por ter tratamento térmico e por não aparecer a cabeça.

Abraços
Rá-1000-ton
=================================================================
Responder
#3
Amigos, o eixo da minha moto tbm apresentou tal problema
e fiz exatamente a sugestão do Rá, coclusão:

Estamos felizes até acabar...hehe

Garanto que por muito tempo, pois a cada rosca feita,
começando com 4 mm, espanou vai para cinco e assim sucessivamente.

É isso aí!!
Responder
#4
A idéia do Rá é a mesma que tive quando quase desesperei por causa do maldito eixo...

Graças aos deuses, ainda sobrou umas merrecas de estrias no eixo, e, embora eu tenha que reapertar toda semana (incluindo hoje mesmo) o pedalzinho seletor ainda fica lá.

2 observações:

1) Pedais paralelos não aguentam o tranco - já coloquei 3 e mesmo com as estrias do eixo quase sumindo, as estrias do pedal paralelo acabam espanando. Gaste mais, espere 10 dias, mas use um pedal original;

2) Uma grande dica - e o que salvou minha vida, por enquanto - é a seguinte: com uma lima, aumente a área vazada do aperto do pedal. Com uma broca para aço, aumente o buraco do parafuso (ambos os lados, elimine a rosca do pedal). Use um parafuso de aço, passante, com porca e arruela de pressão.

A idéia aumentando a área vazada é que o diâmetro interno possa ser menor, aumentando as chances de adaptação a eixos desgastados; o aumento do furo é para evitar a quebra ou desvio do parafuso; arruela de pressão para diminuir os apertos de manutenção (infelizmente, necessários).

Na verdade, se conversarem com mecânicos verão que é um probleminha crônico das XL 125, XLX 250, XLX 350 e NX 350 - nas Falcons, a ponta do eixo é quadrada, dando muito mais firmeza pro pedal; nas TW, a mudança é feita por um sistema de varõezinhos, fazendo com que a força do pé do piloto não seja transmitida ao eixo... É, nossas Sassas tem um projeto antigo, né?

Um grande conselho: NUNCA JAMAIS utilize o pedal com folga. Depois do desgaste das estrias do eixo, pouco se pode fazer.
Responder
#5
amigo, eu tive um problema parecido, qndo sofri em dezembro um acidente c/ a minha sahara o eixo de cambio amaçou e fiko fazando oleo, eu tinha 2 opções ou abria todo o motor e trocava ou tentava alinhar ele no lugar, como o PC é fera ele alinhou fikou otimo. descpois disso eu conversei melhor c/ ele sobre alguns problemas que aparecen nestas motos. ele so quebra por impacto, ele tem um grande durabilidade, o pedal de cambio constuma comer as freslas deixando o eixo liso, isso acontece por falta de manutenção, dificilmente algum mecanico aperta o parafuso do pedal de cambio.Mais amigo sugiro q troco logo ele i coloca o original porque os paralelos na aguentan nada. qlqr coisa me add. <!-- e --><a href="mailto:mottikid@hotmail.com">mottikid@hotmail.com</a><!-- e -->

abs

Motti
Responder
#6
Valeu galera, me ajudaram bastante, sou novo aqui e agradeço a hospitalidade de todos....
Neste feriado irei lidar com isso.
abraçus...
Responder
#7
Caros amigos Maníacos,

Aproveitando o tópico do amigo acima, gostaria de uma ajuda:

Troquei meu pedal de câmbio recentemente, optei pelo original, mas ele está curto pra mim, calço 43,
e quando estou de bota fica desconfortável realizar as trocas de marcha.
Tentei dobrá-lo para "dentro", mas pega no bloco do motor.
Abaixei alguns "dentes" na ranhura, só piorou a coisa, mais desconfortável ainda.
Dobrei para "fora" e encurtou ainda mais.

Existe algo a se fazer, ou terei que pilotar de havainas ? heheheheh

Grande Abraço a todos !
Responder
#8
...a minha tambem ocorreu o mesmo defeito, pra resolver perfeitamente, tem mesmo que demontar o motor para trocar o eixo.
Responder
#9
Certa vez, precisei trocar o pedal de marcha da minha Sahara, acho que acabei comprando do tamanho errado,ele era curto demais e ficava batendo no motor.Acredito que ele não sirva para Sahara.A quem interessar essa doação, ele está novo, nunca foi usado.Moro no Rio de Janeiro.
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)