Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Montando filtro de Ar da Sahara utilizando do Fiesta ARL9608
#1
Bom galera, sei que o Douglas já fez um tutorial sobre a adaptação do Filtro de Ar do Celta, mas como esse é do Fiesta novo, gostaria de postar como outra adaptação(Gambitech).

Material necessário:
1 Filtro de ar do novo Fiesta ARL9608 R$23,80
1 tubo de silicone R$2,70
1 carcaça do filtro da sahara
Estilete
Dreamel(ou similar), pode se usar somente uma lixa.

TOTAL GASTO R$26,50

Material Base:
[Imagem: Imag003.jpg]

Olha só o tamanho do filtro:
[Imagem: Imag002.jpg]

PASSOS:

1º - Pega-se o filtro velho da sahara. Para quem não pode ficar com a moto parada, sugiro arrumar um nos “usados”.

Externo:
[Imagem: DSC01882.jpg]

Interno:
[Imagem: DSC01883.jpg]

2º - Retira-se todo o papel do elemento antigo com um estilete, de preferência sem deixar rebarbas de papel: [Imagem: DSC01884.jpg]

3º - Utilize a Dreamel ou lixa para deixar bem lisinho as laterais:
[Imagem: Imag004.jpg]

4º - Lave a carcaça com água e sabão e enxugue bem:
[Imagem: Imag005.jpg]

*Dica antes da etapa 5 e 6, ao utilizar o estilete, use cortando de dentro para fora, como na imagem:
[Imagem: Imag021.jpg]

5º - Meça o Filtro do Fiesta na carcaça e corte-o(Parte maior):
[Imagem: Imag006.jpg]

*Dica antes da etapa 6, utilize a própria carcaça para apoiar a peça ao cortá-la. Veja que pode usar umas linhas que já vem no filtro para se orientar:

6º - Meça o Filtro do Fiesta na carcaça e corte-o(Parte menor):
[Imagem: Imag007.jpg]

7º - Agora com ambos cortados, insira-os na carcaça para verificar se existe alguma correção a ser feita.
[Imagem: Imag009.jpg]

*No caso desse filtro, tem que se tirar um pouco da lateral que se encontra com a parte menor:
[Imagem: Imag008.jpg]

*Agora que confirmamos que tudo se encaixa, iremos resolver um pequeno problema que surge ao cortar o filtro da parte pequena:
[Imagem: Imag013.jpg]
[Imagem: Imag011.jpg]

*Não se preocupe com a parte maior, pois essa já vem vedada de fabrica nas laterais:
[Imagem: Imag014.jpg]

8º - Para resolver isso iremos usar a cola de silicone, aplicando entre os vãos e depois colocando um fita durex larga encima, inserindo a peça no local e esperando por 10 minutos.
[Imagem: Imag017.jpg]
[Imagem: Imag018.jpg]

*Se por acaso o espaço entre o papel e a beirada da carcaça existir, utilize algo para espaçar as arestas do papel.
[Imagem: Imag020.jpg]

*Você irá perceber que é possível efetuar outro filtro de ar com o que sobrou, repita as etapas 6, 7 e 8.
[Imagem: Imag022.jpg]
9º - Etapas finais, colando o filtro cortado na carcaça, começaremos pela parte menor, aplique coloca nas partes emborrachas, bem na parte que se encaixa com a carcaça, não precisa exagerar.
[Imagem: Imag024.jpg]
[Imagem: Imag025.jpg]
[Imagem: Imag026.jpg]

10 – Depois acrescente a cola de silicone nas área não emborrachada que se encontra com a carcaça, mas não na parte que faz divisa com a parte maior.(Porque? Por que nós já colamos as arestas e quando colar a parte maior irá encher de cola na divisa entre as duas partes)
[Imagem: Imag027.jpg]

11º - Agora efetuaremos o mesmo processo de cola na parte maior.
[Imagem: Imag028.jpg]
[Imagem: Imag029.jpg]

12º - Pressionando bem, para distribuir bem a cola, depois verificamos as laterais.
[Imagem: Imag030.jpg]

13º - Aplicamos cola na parte que não possui borracha.
[Imagem: Imag031.jpg]

Pronto, finalizamos nosso novo Filtro de Ar:

Externo:

[Imagem: Imag032.jpg]

Interno:

[Imagem: Imag033.jpg]

Do material utilizado, foi possível efetuar dois filtros de Ar, e ainda sobrou 75% da cola de silicone e mais um pedaço do filtro, com o qual se pode fazer dois da parte pequena.
[Imagem: Imag034.jpg]

Isso ae galera, espero poder ajudar aqueles que tem medo de dizer não ao monopólio da honda em relação ao valor das peças de nossa sarita, duvidas é só me chamar. Se esqueci algo, favor avisar para acrescentar no tutorial. Para quem quiser imprimir, posso disponibilizar o arquivo.

Paulo(PSBELLOPRADO), estou esperando você trazer a pretinha para instalar o filtro de AR Wink !

Em relação ao tempo da cola de silicone, nada fala no tubo, mas pela experiência que tenho com cola de silicone, coisa de 30 min tá pronto, como não quero arriscar , vou dar 12h de descanso para a menina.


Ed.

Ps1.: Fotos de celular, desculpe a qualidade, mas sem luminosidade solar ficam assim as fotos. Até a metade do ano compro uma camera :roll:
Ps2.: Irei acrescentar depois se ouve alguma modificação no desempenho e consumo da moto.
Sahara 96/97 Roxa 8)!  Onde ela passa o povo olha!
O melhor pelo menor preço e não o melhor a qualquer preço!
Responder
#2
sacriface Escreveu:[Imagem: Imag028.jpg]

Parabéns tio, show de tutorial, e a certeza de que funciona legal.

Duvida, o que é isso na foto acima, faz parte do filtro? Aparece essa parte fininha cinza em umas 3 fotos
quando mostrava o filtro do lado de dentro, é assim mesmo?
O filtro do celta não tem esse detalhe, é só o papelão.

Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#3
martinez Escreveu:Duvida, o que é isso na foto acima, faz parte do filtro? quando mostrava o filtro do lado de dentro, é assim mesmo?

Putz, esqueci de comentar tio Martinez, o filtro do Fiesta vem com essa "espuma" grudada na parte de dentro, está realmente grudada por um tipo de cola, mas pode ser removida sem problemas. Vou testar com ela ali, se incomodar eu tiro Wink !

Ed.
Sahara 96/97 Roxa 8)!  Onde ela passa o povo olha!
O melhor pelo menor preço e não o melhor a qualquer preço!
Responder
#4
Putz, show de roda esse tutorial.

Tô precisando fazer uma gambi dessas pra minha moto, mais a danada tá com o mold spuma, e eu não tenho a carcaça do original, e não acho nos ferro velhos e oficinas daqui........droga!!!

Se alguém souer quem tenha um filtro original velho querendo vender, me avisa, que eu compro pra poder fazer mih gambitech.

Pois senão, vou ter que acabar comprando um original na tia honda, pra das próximas vezes poder azer a gambitech.

Se alguém souber de uma carcaça do original a venda, manda uma MP, por favor.

Obrigado e parabéns pelo tutorial.
Yamaha Drag Star 2006 Preta
"Vida longa aos meus inimigos, para que
vejam o meu triunfo bem de perto!"
Responder
#5
Comprei um de Celta mas não tinha essa espuma, esse é de outro tipo/fabricante???
Responder
#6
mo@cyr Escreveu:Comprei um de Celta mas não tinha essa espuma, esse é de outro tipo/fabricante???

Olá Mo@cyr, sim esse não é de Celta, é do novo Fiesta. O do Celta só tem material para fazer 1 filtro, já o do Fiesta tem material suficiente para fazer 2! Do fiesta se encaixa perfeitamente, não vi do Celta ao vivo, mas falaram que não encaixa certinho, sugiro usar do Fiesta, achei muito facil de fazer.


Ed.
Sahara 96/97 Roxa 8)!  Onde ela passa o povo olha!
O melhor pelo menor preço e não o melhor a qualquer preço!
Responder
#7
na próxima vou tentar o de fiesta...

Agora fica uma dúvida...

Será que aquela espuma não fica ressecada e esfarela com o tempo???

Abração
Responder
#8
Show de bola seu tutorial...
Quanto á camada de espuma Douglas,, pode tirar,,, a função dela no Fiesta, é acomodar o filtro no alojamento,,, para evitar atrito na parte inferior...
Responder
#9
douglasrtorres Escreveu:Será que aquela espuma não fica ressecada e esfarela com o tempo???

Acredito que com o tempo fique sim, pois esse tipo de material, se ficar ao sol e chuva resseca, mas dentro do compartimento não creio que venha a acontecer. Segundo os calculos do Martinez, trocariamos o filtro em 1000Km, acho que o envelhecimento não será preocupação, irei acompanhar Wink !

DALTON Escreveu:Quanto á camada de espuma Douglas,, pode tirar,,, a função dela no Fiesta, é acomodar o filtro no alojamento,,, para evitar atrito na parte inferior...

Obrigado pela informação Dalton, como já instalei na carcaça, não irei remover, somente se houver a necessidade.

Ed.
Sahara 96/97 Roxa 8)!  Onde ela passa o povo olha!
O melhor pelo menor preço e não o melhor a qualquer preço!
Responder
#10
Bom galera, hoje foi o 1º test drive após instalar o "filtro de Ar NOVO", rodei 16Km(percurso ida e volta da faculdade), em nenhum momento senti ela apresentando algum tipo de problema. Na realidade, senti um ganho de desempenho nela, mas pode ser coisa da minha cabeça Big Grin ! Por 2 min consegui manter a velocidade entre 120/130km/h, nada de estranho aconteceu, acho que está aprovada a Gambitech, agora irei verificar o consumo, logo postarei.

Ed.
Sahara 96/97 Roxa 8)!  Onde ela passa o povo olha!
O melhor pelo menor preço e não o melhor a qualquer preço!
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)