Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Cameras digitais sem misterio
#1
o basico da fotografia digital de forma clara.

siglas:
Mb = MegaByte, unidade de medida de tamanho de arquivos.
Gb = GigaByte, unidade de medida de tamanho de arquivos (1 Gb = 1024 Mb).
Pixel = [pícsel], unidade de medida de imagens (pontos).
Mp = MegaPixel, unidade de medida de resolução de imagens.
Mah = Miliampére, unidade de medida de carga de baterias.

antes de comprar a sua camera digital avalie os seguintes aspectos:

1) perfil dos utilizadores:
todas as pessoas que vao utilizar a camera tem o mesmo nivel de conhecimento?
nao queremos que a camera seja fácil de utilizar para um e complicada para outro.

o utilizador da camera tem dificuldades em operar celulares ou controles remotos?
cameras com muitos recursos para quem nao vai utilizá-los é um desperdício, pois sai mais caro.
cameras com poucos recursos para quem é mais exigente ou interessado, é frustrante.

resumo:
considere a compra de mais de uma camera, se os perfis dos utilizadores for muito oposto.


2) perfil de uso da camera:
vc vai usar a camera em que?
viagens e passeios com a familia.
fotografia para divulgar na net.
fotografia para impressão.
fotografia para trabalhos minuciosos (revistas, outdoors...)

resumo:
para fotos sem compromisso profissional, é indicado um tipo de camera, que chamaremos de doméstica, já para fotos que necessitem de altas definições, chamaremos de profissionais ou semi-profissionais.

3) zoom:
que tipo escolher?
sem duvida, zoom ÓTICO.

resumo:
nao caia na conversa de vendedores que se gabam de cameras com 3x de zoom ótico + 3x de zoom digital.
uma camera com 4x de zoom ÓTICO é muito melhor que uma outra com a combinação citada acima

4) MegaPixel:
quanto é o ideal?
para fotografias sem compromisso profissional, até 4.0 está muito bom.
para fotografias profissionais, acima de 5.0.
para impressão, 1.2 é o minimo, essa resolução gera fotos impressas em 10x15 perfeitas.
para posters, de 2.0 (20x30) em diante, de acordo com o tamanho do poster.
para postar na web, fotografe em 1.2 (1024x768), depois reduza no computador para 800x600.

resumo:
nao adianta bater uma foto com 5 megapixels se vc vai mandar por email, o arquivo chegará a 3 Mb, se fosse gravar em disquetes, seriam precisos 3 discos.
nao adianta bater uma foto em 640x480 para depois aumentar, o resultado é um lixo.

5) memória:
quanto de memoria usar?
vc vai filmar muito? 1, 2, ou 4 Gb.
vc vai tirar fotos em alta resolução? 1, 2, ou 4 Gb.
vc vai tirar poucas fotos, só nos fds? 512 Mb, ou 1 Gb.

qual memoria escolher?
atualmente, as memorias SD estão entre as mais baratas, as marcas mais confiaveis sao a sandisk e kingston.

resumo:
filmes e fotos em alta definição ocupam mais espaço na memoria, 1 foto em 1.2 Mp ocupa 1/2 Mb, e uma em 5.0 chega aos 3 Mb.
filmar em 640x480 com 1 Gb de memoria, rende uma filmagem de 45 minutos, em média.
fotografar em 2.0 Mp numa memoria de 1 Gb, rende 1.000 fotos, em media.
escolha a memoria de acordo com o quanto de uso vc vai fazer da camera.

6) baterias:
qual comprar?
escolha uma marca conhecida, ou indicada por alguem que ja a use por algum tempo.
a capacidade de carga, deve ser de no minimo, 2100 Mah

resumo:
uma boa bateria, com boa capacidade de carga, pode durar um dia inteiro de fotografias e filmagens

7) carregador de baterias
desde que vc nao compre um xing-ling qualquer, no camelo pé-sujo mais próximo, tá tudo bem.
novamente, procure marcas conhecidas, ou recomendadas por amigos.

8) função macro:
esta é uma função muito interessante de se ter numa camera, pois permite que se fotografe pequenos objetos, bem de perto, com uma nitidez excelente.
indispensável para quem vende miudezas, faz gambitechs ou fotografa profissionalmente.

9) tripé:
à medida que se vai tomando gosto pela fotografia, um bom tripé se faz necessário, os modelos de 1,50 M, custam em torno de 70 reais, vale o investimento.
para fotografias com pouca luz, panoramas 360º, eclipses e fotos com timer (aperta e corre pra sair na foto), não há coisa melhor.

compra boa e barata, apenas como referencial para pesquisa:
camera canon 4x zoom otico, 4 Mp = 400,00 + -
memoria sandisk SD 2 Gb = 90,00 + -
carregador de baterias com 2 baterias 2100 Mah = 42,00 + -

total = 532,00 + -

aqui temos uma boa compra para quem quer bons recursos, numa camera barata e com bastante capacidade para fotografar e filmar á vontade.

pesquisa de preços: <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.boadica.com.br">www.boadica.com.br</a><!-- w --> e <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.mercadolivre.com.br">www.mercadolivre.com.br</a><!-- w -->
valores para pagamentos à vista, sem financiamentos.

marcas mais conhecidas de cameras:
canon
sony
nikon
samsung
olympus

sabendo disso tudo, vc ja poderá escolher a melhor relação custo-benefício e comprar sua camera sem surpresas ou arrependimentos.
depois, irá tirar fotos nas medidas corretas para cada finalidade e colocar o meu nome num papel aos pés do santo a que for devoto.
Responder
#2
Confusedhock: SHOW :!:

Eu sou amigo do Adrian.
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.  Rolleyes
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.






Responder
#3
Cara, eu conheço ele tbém... e esse cara é do Ca.....

Valeu garnde adrian... Espetáculo...

Abração
Responder
#4
Grande indomável!
abusando da sua boa vontade ,posso lhe fazer uma pergunta?
a minha maquina depois que bato uma foto ela demora para bater a próxima tenho que esperar quase um minuto .por que seria? a bateria é nova 2100.
um grande abraço.
Responder
#5
betao Escreveu:Grande indomável!
abusando da sua boa vontade ,posso lhe fazer uma pergunta?
a minha maquina depois que bato uma foto ela demora para bater a próxima tenho que esperar quase um minuto .por que seria? a bateria é nova 2100.
um grande abraço.

Betão, dependendo da marca da sua camera, isso pode ocorrer pelos seguintes motivos:
a) tempo de carga do flash.
b) tempo de acesso/gravação da memoria.
c) tamanho escolhido das fotos (em 6 Mp demora um cadim mesmo, por ex.)
Responder
#6
Smile
Só hoje abri este tópico.

Beleza de informação,Adrian.O essencial bem explicado. :!:
Motociclismo é uma doença crônica,contagiosa e incurável!.
[Imagem: Diversos2011279.jpg]
Responder
#7
Grande Indomado, blz?

Cara, uma perguntinha, estive pensando em adaptar um pequeno tripé na minha moto para colocar a câmera, e poder filmar e fotografar quando for sozinho aos encontros.

Mais conversando com outro maníaco outro dia, ele me disse que a trepidação causada pela moto pode estragar a câmera, isso procede ?

Se eu colocar a câmera por pouco tempo, só enquanto filmo, ou fotografo, isso da problema na máquina ?
Yamaha Drag Star 2006 Preta
"Vida longa aos meus inimigos, para que
vejam o meu triunfo bem de perto!"
Responder
#8
sapulha Escreveu:Grande Indomado, blz?

Cara, uma perguntinha, estive pensando em adaptar um pequeno tripé na minha moto para colocar a câmera, e poder filmar e fotografar quando for sozinho aos encontros.

Mais conversando com outro maníaco outro dia, ele me disse que a trepidação causada pela moto pode estragar a câmera, isso procede ?

Se eu colocar a câmera por pouco tempo, só enquanto filmo, ou fotografo, isso da problema na máquina ?

Irmão,

cameras que possuem zoom ótico, acredito que possam dar problema sim, pois possuem partes móveis.

sempre filmei com uma p-32 e ela nunca deu problema, mas isso era no tempo da tornado, que vibra menos que a sarita.

fazer filmagens rapidinhas, ou sem atingir grandes velocidades, acredito que nao vao danificar a camera, pelo menos a curto, ou medio prazo, estou apostando a minha canon zerada nisso...

é uma boa, fazer uma proteção para a camera, pois a gente sabe que sempre pode voar alguma coisa na lente...
Responder
#9
Minha canon S2 IS de mais de R$ 1.000,00 não tenho coragem de prender na moto nem a pau Juvenal.

O certo seria aquelas cam de colocar no capacete, na bike, embaixo d'água,
mas ai precisa de um gravador de midia digital, os tais "helmet camcorder".

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.archos.com/products/video_recording/camcorder.html?country=us&lang=en">http://www.archos.com/products/video_re ... us&lang=en</a><!-- m -->

Eu estou atrás de um desses a um tempão.

Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#10
Pois é, a minha é uma sony W50, tambéms tá mais de R$ 1000 mangos, mais entre colocar ela na moto, ou correr o risco de derrubá-la ou cair da moto por estar com uma mão só, acho que fico com a primeira opção....rs

Outro dia eu tava filmando, aí um desgraçado me fechou e eu quase fui pra conta das estatísticas da globo.

Vou estudar a possibilidade de fazer uma gambi que diminua a vibração, algo como os amortecedores de impactos utilizados em microfones de estúdio, para diminuir os ruídos de gravação.

Acho que assim dá pra unir o útil ao agradável.
Yamaha Drag Star 2006 Preta
"Vida longa aos meus inimigos, para que
vejam o meu triunfo bem de perto!"
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)