Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
RPM vs velocidade
#31
Martinez Escreveu:Atendendo a pedidos do nosso amigo Ricardo, fiquei quase meia hora me divertindo com a motoca para efetuar as medidas. Aí estão elas:


Dados da motoca:

Sahara 99 com 57.000 km
Pneus Rinald. O traseiro com cerca de 12.000 km, tá quase sumindo os sulcos. O dianteiro tem 19.000 km, tá meia boca.
Calibração dos pneus: 27 psi
Relação: corrente (DID) e coroa (38 dentes) com cerca de 12.000 km. O pinhão de 15 (VAZ) tem cerca de 17.000 km de uso.
Gasolina comum, tanque com cerca de 4 litros de gasolina.
Motoca carenada, sem bauleto, sem garupa (meu peso é 73 kg)
Medidas feitas em Piracicaba, SP, as 11:20 horas no dia 10 de janeiro, hoje, estava ventando consideravelmente.
A criança é essa:
[Imagem: motoca.jpg]

Procedimento: sexta marcha, mensuração tomada depois de uns 10 segundos na rotação desejada.

Medidas:

RPM km/h
3.000 55
3.500 62
4.000 70
4.500 80
5.000 90
5.500 100
6.000 109
6.500 115

A partir de 6.500 começou a complicar, tava ventando e a moto fica meio volúvel às condições ambientais. Fiz várias tomadas.

RPM km/h
6.000 105 (subida não muito íngreme)
6.500 115
7.000 125 (vento lateral, mas empurrando pro lado e pra frente)
7.500 137 a 138 (mesma condição anterior)
7.000 125 a 135 (mesma pista, mas na direção contraria)

Nesta última tomada, a 7.000 contra o vento lateral, a moto com acelerador todo aberto, num passou dos 7.000 rpms, mas a velocidade variou de 125 a 135 km/h, ou seja, acima de 120 km/h, com cerca aí de 6.600, 6.700 rpms, a moto sofre um pouco com as condições de meio.

É isso aí, espero que sirva pra você aferir sua motoca.

abraços e bons ventos.
alguem tem medidas de consumo em uma velocidade de cruzeiro de 100km com as duas relaçoes 14x38 e 15x38 obrigado abraços
Responder
#32
Olá Amigos!


Há alguma alteração de relação ou pneus, que eu possa fazer para "alongar" reduzindo rpm e consequentemente o consumo, sem prejudicar a pilotagem no trânsito urbando?

Alguém já teve essa experiência?

Abs!
Responder
#33
alvinho duarte Escreveu:Olá Amigos!


Há alguma alteração de relação ou pneus, que eu possa fazer para "alongar" reduzindo rpm e consequentemente o consumo, sem prejudicar a pilotagem no trânsito urbando?

Alguém já teve essa experiência?

Abs!
pinhao 15 !
Responder
#34
alvinho duarte Escreveu:Olá Amigos!


Há alguma alteração de relação ou pneus, que eu possa fazer para "alongar" reduzindo rpm e consequentemente o consumo, sem prejudicar a pilotagem no trânsito urbando?

Alguém já teve essa experiência?

Abs!


Troque o pneu traseiro para um de perfil maior, vc vai sentir a diferença.
Eu coloquei um 130.
Valeu!
Responder
#35
E aí tigrada.....

Já testei de tudo na minha baita.
Quando peguei ela era original de tudo, relação 14X38 e pneu 4.75/80/17.
Logo cooquei pinhão 15 e as medições do pneu dianteiro magion viper ficaram iguais as do martinez.
Pensando em uma velocidade final maior e economia de combustível em velocidade de cruzeiro coloquei o
penu traseiro da XT600 120/90/17 e fico uma coisa muito estranha, primeiro que com 3000rpm a moto tv rendendo uns 62km/h e na estrada com vento a favor era um canhão, segurava 120km/h com menos de 6000rpm, só que com vento contra parecia q eu tv andando de cg125 pois empilhava as marchas e pra manter 100 era sofrido, fora que virou um funil também, o q eu fiz, tirei o pinhão 15, voltei pro 14 e mantive o pneu devido a aparência e o preço da modificação ser menor, agora ela tá igual a sassá com pneu original e pinhão 15, só que a distância do chão e o conforto da susp traseira é bem maior. O problema é que quando paro ela e coloco no descanso lateral parece que vai tombar por cima (nunca aconteceu, mas evito terrenos inclinados pra colocar ela).
Resultado: relação 14X30 e pneu 120/90/17 na traseira rende igual com pinhão 15, consumo n muda muito pra menos não só que aumenta o tamanho da motoca e o conforto da traseira e fica com uma aparência mais bonita (pra mim ao menos fica).
Responder
#36
Já estava querendo comentar disso com o pessoal há um tempo aqui, mas ainda não tinha tido como...
Bem, estou com a Sahara a pouco tempo, cerca de 2 meses.. pneus levorin 120 na traseira (tenho que ir na garagem conferir, mas creio q 120/80) e já tinha estranhado a relação velocidade X RPM da minha, mas vendo as medições aqui, passo a ter certeza que deve ter algum desvio no meu marcador...

Andando a 100 KM/H ela marca em torno de 8.000 RPM Confusedhock:
A 120 ela marca acima dos 9.000... o máximo que coloquei nela, 140, estava batendo o ponteiro do RPM no final do painel Confusedhock: Confusedhock:
Tanto que até me assustei e baixei a velocidade... todas estas marcas andando sozinho (1.80m, 75~Kg).

Das duas, uma: ou meu marcador de RPM está errado, ou ela sobe até 12.000 e chega a velocidades absurdas que meu velocímetro não computa Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin

Brincadeira, vim comparando a velocidade marcada no velocímetro com a velocidade da via (BR 101), com o que eu costumo perceber andando de carro (velocidade média dos outros veículos) e me pareceu bem compatível. Vou ver com o Zanini para refazer a aferição dos instrumentos.
"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro - John Lenon"
Responder
#37
kamikaze zomer Escreveu:Já estava querendo comentar disso com o pessoal há um tempo aqui, mas ainda não tinha tido como...
Bem, estou com a Sahara a pouco tempo, cerca de 2 meses.. pneus levorin 120 na traseira (tenho que ir na garagem conferir, mas creio que 120/80) e já tinha estranhado a relação velocidade X RPM da minha, mas vendo as medições aqui, passo a ter certeza que deve ter algum desvio no meu marcador...

Andando a 100 KM/H ela marca em torno de 8.000 RPM Confusedhock:
A 120 ela marca acima dos 9.000... o máximo que coloquei nela, 140, estava batendo o ponteiro do RPM no final do painel Confusedhock: Confusedhock:
Tanto que até me assustei e baixei a velocidade... todas estas marcas andando sozinho (1.80m, 75~Kg).

Das duas, uma: ou meu marcador de RPM está errado, ou ela sobe até 12.000 e chega a velocidades absurdas que meu velocímetro não computa Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin

Brincadeira, vim comparando a velocidade marcada no velocímetro com a velocidade da via (BR 101), com o que eu costumo perceber andando de carro (velocidade média dos outros veículos) e me pareceu bem compatível. Vou ver com o Zanini para refazer a aferição dos instrumentos.
Uma pergunta simples, vc engatou a sexta???
Apaixonado pela minha sahara branca 91!!!! Revitalizando-a 90% concluida!!!!Já está andando!!!!!Maravilha poder andar de Sahara!!!!!!!!
Responder
#38
osleyss Escreveu:Uma pergunta simples, você engatou a sexta???

Claro, cara...
Estou com a moto a pouco tempo, mas não sou tão novato assim Big Grin Big Grin Big Grin
"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro - John Lenon"
Responder
#39
kamikaze zomer Escreveu:
osleyss Escreveu:Uma pergunta simples, você engatou a sexta???

Claro, cara...
Estou com a moto a pouco tempo, mas não sou tão novato assim Big Grin Big Grin Big Grin
então aí tem alguma coisa errada!!!!!!
te perguntei isto pq um amigo meu tem uma Twister e eu perguntei para ele quantos RPM ela marca a 100km/h em sexta e ele me perguntou se tinha sexta!!!!!!!!!
Apaixonado pela minha sahara branca 91!!!! Revitalizando-a 90% concluida!!!!Já está andando!!!!!Maravilha poder andar de Sahara!!!!!!!!
Responder
#40
Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin
As vezes acontece...
Mas no meu caso acho que é o marcador de RPM que está desregulado mesmo.
"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro - John Lenon"
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)