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RPM vs velocidade
#1
Atendendo a pedidos do nosso amigo Ricardo, fiquei quase meia hora me divertindo com a motoca para efetuar as medidas. Aí estão elas:


Dados da motoca:

Sahara 99 com 57.000 km
Pneus Rinald. O traseiro com cerca de 12.000 km, tá quase sumindo os sulcos. O dianteiro tem 19.000 km, tá meia boca.
Calibração dos pneus: 27 psi
Relação: corrente (DID) e coroa (38 dentes) com cerca de 12.000 km. O pinhão de 15 (VAZ) tem cerca de 17.000 km de uso.
Gasolina comum, tanque com cerca de 4 litros de gasolina.
Motoca carenada, sem bauleto, sem garupa (meu peso é 73 kg)
Medidas feitas em Piracicaba, SP, as 11:20 horas no dia 10 de janeiro, hoje, estava ventando consideravelmente.
A criança é essa:
[Imagem: motoca.jpg]

Procedimento: sexta marcha, mensuração tomada depois de uns 10 segundos na rotação desejada.

Medidas:

RPM km/h
3.000 55
3.500 62
4.000 70
4.500 80
5.000 90
5.500 100
6.000 109
6.500 115

A partir de 6.500 começou a complicar, tava ventando e a moto fica meio volúvel às condições ambientais. Fiz várias tomadas.

RPM km/h
6.000 105 (subida não muito íngreme)
6.500 115
7.000 125 (vento lateral, mas empurrando pro lado e pra frente)
7.500 137 a 138 (mesma condição anterior)
7.000 125 a 135 (mesma pista, mas na direção contraria)

Nesta última tomada, a 7.000 contra o vento lateral, a moto com acelerador todo aberto, num passou dos 7.000 rpms, mas a velocidade variou de 125 a 135 km/h, ou seja, acima de 120 km/h, com cerca aí de 6.600, 6.700 rpms, a moto sofre um pouco com as condições de meio.

É isso aí, espero que sirva pra vc aferir sua motoca.

abraços e bons ventos.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
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#2
Algum maníaco aí a fim de fazer algo parecido pra comparar com meus números?

Seria muito interessante alguém que anda com 14x38 pra comparar com minha relação 15x38.
Ou alguém que tenha outra combinação de pinhão e coroa.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
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#3
Martinez, como dizemos aqui no Rio: "Tu é o cara!" Assim que puder, farei trabalho parecido, para termos uma noção próxima da real do erro provocado pela mudança de aro 21 para 17.

Até lá!!!

Um forte abraço.
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#4
Grande Martinez

Parabéns pela iniciativa e informações que nos ajudarão e muito

Abração

Mar
8)
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#5
CARA BLZ? ESTOU ACHANDO QUE VC É UM ENGENHEIRO DA HONDA DISFARÇADO DE SAHARENTO....HEHEHEHEHE....SÃO ATITUDES COMO ESTÁ QUE DÁ CREDIBILIDADE ÀQUELES QUE SE UNEM EM PROL DO ÚNICO SIGNIFICADO MAIOR QUE É A SATISFAÇÃO DE APROVEITAR A VIDA TAL COMO ELA DEVE SER VIVIDA, OU SEJA, PESQUISAR A CADA DIA O QUE AOS OLHOS DE MUITOS PASSAM DESPERCEBIDOS!!!! PARABÉNS...VIVA NOSSAS SAHARAS E SUAS MARAVILHOSAS ROTAÇÕES...ABRAÇÃO
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#6
Saharentos:

Fiz a medição RPM x Km/h também... Vamos ver se todos começam a postar, para compararmos as performances!

Dados da motoca:

Ano: 1997
Km: 47mil Km rodados
Pneus: Pirelli MT75 4mil Km rodados
- dianteiro: 90/90
- trazeiro: 130/80
Calibragem: 26 psi
Relação: 11mil km rodados
- corrente DID
- coroa Riffel (38D)
- pinhão Riffel (14D)
Gasolina: Premium BR
Tanque: cheio
Carenagem: sim , completa
Bauleto: sim, vazio
Piloto: 72 Kg
Garupa: não

Pista: plana
Piso: asfalto, ótima condição, seco
Temperatura: 12 graus
Vento: não

Procedimento: 6a. marcha, mensuração tomada depois de 10 seg. na rotação desejada.

Medidas:

RPM km/h
3.000 40
3.500 52
4.000 65
4.500 75
5.000 82
5.500 95
6.000 105
6.500 115
7.000 122
7.500 135

Analisando esses dados contra os do Martinez, notei o seguinte:
1.) No intervalo entre 3000 e 4500 aumento de 35Km/h (country) contra 25Km/h (martinez)
2.) No intervalo entre 4500 e 6000 aumento de 30Km/h (country) contra 29Km/h (martinez)
3.) No intervalo entre 6000 e 7500 aumento de 30Km/h (country) contra 29Km/h (martinez)

Podemos concluir que com pinhão de 14D temos mais arrancada (o aumento de velocidade no mesmo intervalo de rpm é maior) - porém com pinhão de 15D a velocidade final é maior, além de atingi-la com menor giro; vejam:

country:
122 Km/h a 7000
135 Km/h a 7500

martinez:
135 Km/h a 7000
139 Km/h a 7500

Como dizia minha vó - o que é do gosto, arregala o caroço! Arrancada ou Final? Torque ou Velocidade? Você decide!
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#7
Quais as medidas dos Pneus?

O esforço para medição de desempenho e muito util. É importante que o velocimetro e o hodometro estajam aferidos.

Procedimento para aferir o velocimentro.
1) Trafegue por uma rodovia plana e reta em um dia sem ventos relevantes (que tirem a moto da velocidade de cruzeiro).
2) Estabeleça uma velocidade de cruzeiro confortavel que não atrapalhe outros veiculos;
3) Cronometre a passagem pela 1ª placa de Km
4) Ande por um ou dois kilometros e trave o cronometro
5) Confira a velocidade real atraves da tabela abaixo:
30s => 120,0km/h
31s => 116,1km/h
32s => 112,5km/h
33s => 109,1km/h
34s => 105,9km/h
35s => 102,9km/h
36s => 100,0km/h
37s => 97,3km/h
38s => 94,7km/h
39s => 92,3km/h
40s => 90,0km/h
41s => 87,8km/h
42s => 85,7km/h
43s => 83,7km/h
44s => 81,8km/h
45s => 80,0km/h
46s => 78,3km/h
47s => 76,6km/h
48s => 75,0km/h
49s => 73,5km/h
50s => 72,0km/h
51s => 70,6km/h
52s => 69,2km/h
53s => 67,9km/h
54s => 66,7km/h
55s => 65,5km/h
56s => 64,3km/h
57s => 63,2km/h
58s => 62,1km/h
59s => 61,0km/h
60s => 60,0km/h
6) Calcule a divergencia do velocimetro com o valor encontrado na tabela acima ((Velocidade Nominal / Velocidade Real) -1) * 100

Aferiação do Hodometro
1) Em um percurso longo, marque a Km apontada pelo hodometro e a de uma plana ao lado da estrada
2) Percorra o maximo possivel nesta via e pare ao lado de outra placa na estrada.
3) Calcule o percurso pelo hodometro (Subtraia as duas marcações do hodometro), e o percurso real (subtraia as duas marcações de placas na estrada).
4) Calcule a divergencia do hodometro: (percurso do hodometro / pelo do percurso real) -1 ) * 100

Itens que alteram a velocidade e a Km rodada:
1) Troca da relação das engrenagens do cambio
2) Troca da coroa (mudança de numero de dentes)
3) Troca do pinhão (mudança de numero de dentes)
4) Troca da Altura (roda+pneu) trazeiro que da a tração
5) Troca da Altura (roda+pneu) dianteiro que da a medição do hodometro[/b]
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#8
Emerson LN Ribeiro Escreveu:4) Troca da Altura (roda+pneu) trazeiro que da a tração
5) Troca da Altura (roda+pneu) dianteiro que da a medição do hodometro[/b]

Claudinei, olha aí porque sua moto marcou 2 km a mais do que a minha após quase 200 km rodados. Eu estava com um rinald com 24 mil km rodados, e vc?

Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
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#9
martinez Escreveu:
Emerson LN Ribeiro Escreveu:4) Troca da Altura (roda+pneu) trazeiro que da a tração
5) Troca da Altura (roda+pneu) dianteiro que da a medição do hodometro[/b]

Claudinei, olha aí porque sua moto marcou 2 km a mais do que a minha após quase 200 km rodados. Eu estava com um rinald com 24 mil km rodados, e vc?

Abraços.


Demorei mas apareci pra responder! só agora eu vi a pergunta...rs

Bem daquela vez eu estava com um rinald, tinha colocado para a viagem então estava zerado, tinha uns 500 km rodado só...
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#10
A foto ja diz.... 120 km/h a 6.800 rpm
Pinhão 15 vaz , coroa 38 vaz.
Rodas originais, pneus maggion viper.
[Imagem: 2007%5C05%5C21%5Cbikepics-906286-full.jpg]
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