Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Motor a ar comprimido
#11
Senhores, copiei o tópico original disponível em <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=94106&grupo=179734&topico=2959890&nrpag=1">http://www.forumnow.com.br/vip/mensagen ... 90&nrpag=1</a><!-- m -->
Logo, peço desculpas pelos eventuais erros de português que vieram de lá, pois simplesmente fiz um CTRL+C CTRL+V do que estava lá.

"
Estão chegando ao mercado os primeiros carros movidos a ar-comprimido. Pelo menos ao mercado da Índia, onde a MDI International, pertencente a Guy Négre, ex-engenheiro da Fórmula 1, fechou um acordo com a maior fabricante de automóveis do país, a Tatra Motors.

Négre é o responsável pelo projeto do MiniCat e do CityCat, dois pequenos veículos com carroceria em fibra de vidro e cujo motor funciona unicamente com o ar-comprimido armazenado em um tanque muito parecido com o tanque de gás natural já largamente utilizado no Brasil.

A empresa planeja produzir 6.000 unidades do carro a ar já em 2008, em diversas versões. A carroceria de fibra não é o único fator responsável pelo baixo peso do veículo, que viabilizou a utilização do motor a ar: uma tecnologia de multiplexação permite que todos os equipamentos elétricos do veículo sejam acionados por um único fio - microprocessadores identificam quando o comando se refere à lâmpada do pisca-pisca ou ao limpador de pára-brisas, por exemplo. Só no chicote elétrico, um dos componentes individuais mais caros de um automóvel, foram economizados 22 quilos.

Os pequenos carros a ar-comprimido atingem velocidades de até 110 km/h, com uma autonomia de 200 quilômetros. O reabastecimento é fácil e rápido, podendo ser feito em poucos minutos em estações dotadas de compressores industriais. Mas o proprietário também tem a alternativa de recarregar o tanque em casa mesmo, utilizando um pequeno compressor embutido no veículo. Nesse caso, a recarga do tanque leva quatro horas.
Eu quero um desses !!!!!!!!!!!!!!!!!!

Fonte:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010170070530">http://www.inovacaotecnologica.com.br/n ... 0170070530</a><!-- m -->

Para saber mais: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.motormdi.com/">http://www.motormdi.com/</a><!-- m -->

Estava lendo no site da empresa e encontrei essa parte:
"Até o momento o carro não está no mercado, pois é muito bom para os futuros fabricantes terem uma lista de possíveis clientes para garantir as primeiras vendas da produção. Por isso criamos uma página onde pode indicar o seu interesse numa eventual compra sem compromisso."

Quero um carro desses

Pelo o que entendi as vendas não começaram porque ainda existe o receio dos investidores do produto não vender, como isso é de interesse para todos e é uma maneira de sair do monopólio do petróleo, acredito que essa seja uma forma de incentivar a fabricação desses carros. O carro terá um valor no mercado brasileiro de R$ 18.000,00 reais, pra quem nunca mais vai ter que gastar dinheiro com combustivel e algo extraordinario demais.
Eu vou clicar, pois tenho real interesse em adquirir um veiculo desses. E vc ?


"

Eu, Johnny Hu, também me inscrevi. Muito me interessa um carro movido a ar comprimido.
Responder
#12
Com certeza he tudo de bom esse projeto de motor,
eu estou a algum tempo juntando informacao sobre adaptar motores normais a hidrogenio extraido diretamente da agua, mas esta questao de ar comprimido tambem he bem interessante.
amanha se lembrar vou postar alguns links sobre o motor a hidrogenio(os links estao la na empresa).

Agora o grande problema q essas novas tecnologias encontraram pela frente com certeza he a questao do monopolio do petroleo, jorra muita grana para parar toda e qualquer ameaca ao capitalismo q gira entorno do petroleo.
Responder
#13
Que tal a idéia dessa empresa...

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.jacaremoto.com.br/motos/embrio_bombardier.htm">http://www.jacaremoto.com.br/motos/embr ... ardier.htm</a><!-- m -->

[Imagem: embrio_bombardier_02.jpg]
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#14
Não sei se isso uma ótima solução para os problemas do aquecimento global ou falta de energia futura.
Esta tecnologia só inverteria o método de obtenção de combustível. Saindo do processo caro de extração de matéria prima de depósitos localizados no subsolo, que estão consolidados a milhares de anos e necessita de refino para utilização, para um produto de fácil acesso e plenamente utilizado in natura pelo ser humano. Acho que isso juntamente com a poluição que já foi inserida durante décadas na atmosfera só serveria para agravar mais ainda situação, pois seria retirado do meio ambiente um produto vital a todas as vidas e não se sabe até onde vai a ganância dos poderosos que terão autorização para explorar e comercializar o ar comprimido. Pergunto: será que o ar que ficará armazenado não causará nenhum desequilíbrio na atmosfera? E o ar que for devolvido à natureza? Poderá ser consumido normalmente pelo ser humano? Não se esqueçam, que este combustível não será utilizado somente por meia dúzia de carros e sim pela frota do mundo inteiro. E as indústrias? continuarão a lançar detritos na atmosfera que alimentarão mais ainda a poluição? Na minha humilde opinião, teremos mais um concorrente para o nosso ar e também acho que esta tecnologia faz parte da transgênia, que até hoje encontra facções a favor e contra, por ainda não se ter bem definida o grau de segurança para ser aplicada.
Este é um assunto muito complexo, que necessita de muito estudo e discussão, alguém concorda comigo?

Um abraço, felicidades e boa sorte

Aloysio
Responder
#15
Show de roda... depois de olhar o site (o Jotace indicou no último encontro na ZO)... achei o tópico... é tecnologia temos.. agora vontade de produzir... ah isso já é outros quinhentos...

abraços...
Responder
#16
O Indomado Escreveu:quero ver uma motoca com um motor a ar comprimido... Big Grin

Ou será que o caminho para as motocicletas será outro?

Motocicleta é movida inteiramente por energia solar
Da redação
26/06/2007

A empresa espanhola Sunred apresentou o projeto completo de uma nova motocicleta elétrica movida inteiramente por energia solar. O desenho impressiona, ficando entre o inovador e o bizarro - quando todas as placas solares estão expostas, a moto fica parecida com um tatuzinho de jardim.

[Imagem: 010170070626-sunred-1.jpg]
Motor elétrico nas rodas

Para um menor consumo de energia, o motor elétrico da moto solar foi colocado na roda, uma solução que já está sendo adotada nos projetos dos carros elétricos (veja Carros do futuro terão rodas inteligentes). A eliminação do sistema de transmissão, seja por corrente ou por cardã, aumenta a eficiência do conjunto de motorização e diminui o consumo de energia.

Para maximizar a energia capturada, as placas solares formam uma espécie de casulo retrátil. Os painéis solares só podem ser totalmente expostas com o veículo parado, atingindo uma área total de coleta da energia solar de 3,1 metros quadrados.

Moto solar

Os painéis solares totalmente expostos são capazes de capturar energia suficiente para oferecer uma autonomia para a moto solar de 20 km, a uma velocidade de 50 km/h. A empresa não informou a velocidade que a moto consegue atingir captando diretamente a energia solar, já que, para que o piloto se sente, é necessário retrair pelo menos uma das placas.

O controle de energia mereceu um destaque todo especial, com um sistema computadorizado gerando uma multiplicidade de informações. O piloto pode acompanhar tudo, da velocidade à energia disponível nas baterias, por meio de uma tela LCD de 6,4 polegadas, instalada no painel da moto solar.
Rá-1000-ton
=================================================================
Responder
#17
Aloysio Pitta de Souza Escreveu:Esta tecnologia só inverteria o método de obtenção de combustível.

Olá Aloysio, tudo bem?
No caso do Brasil, onde a eletricidade é obtida por meio da energia dos rios, praticamente não existirá combustão. Nos países onde a energia elétrica é obtida nas termoelétricas ainda assim haveria ganho pois as emissões de poluentes dessas usinas são mais facilmente controladas do que individualmente nos automóveis.

Aloysio Pitta de Souza Escreveu:Acho que isso juntamente com a poluição que já foi inserida durante décadas na atmosfera só serveria para agravar mais ainda situação, pois seria retirado do meio ambiente um produto vital a todas as vidas e não se sabe até onde vai a ganância dos poderosos que terão autorização para explorar e comercializar o ar comprimido. Pergunto: será que o ar que ficará armazenado não causará nenhum desequilíbrio na atmosfera? E o ar que for devolvido à natureza? Poderá ser consumido normalmente pelo ser humano?

Os motores a ar comprimido são largamente usados na indústria a muito tempo. Um exemplo de motor a ar comprimido sãos os famosos "motorzinhos" usados pelos dentistas (certo Douglas?). A principal característica desses motores é que o ar comprimido ao passar pelos êmbolos ou palhetas fazem o conjunto girar, sendo expelido sem contaminação. Alguns motores que funcionam acima de 180.000 rpm necessitam de óleo misturados ao ar para melhorar a lubrificação das palhetas/êmbolos, porém esse não é o regime de rotação dos motores automotivos. Certamente o ar ao ser comprimido passará por um sistema de purificação e sairá mais limpo do que entrou sistema.
Uma outra vantagem desses motores é que como não existe explosão, os lubrificantes não são contaminados por resíduos e tendem a durar até 100 vezes mais.

Aloysio Pitta de Souza Escreveu:...alguém concorda comigo

Quanto aos problemas apresentados acima eu não concordo, mas que poderemos agravar a crise de energia elétrica disso não duvido.

Abraços,
Rá.
Rá-1000-ton
=================================================================
Responder
#18
Querido Hamilton

Respeito a sua opinião, mas o processo de geração de energia elétrica através de usinas hidrelétricas não é tão simples como muita gente pensa.
Como tudo que é fornecido pela natureza, em certas épocas do ano sofre um período da entresafra e com a energia elétrica não é diferente.
Na região sudeste, por exemplo, onde temos algumas PCH's, no período inverno, que começa no final de abril e termina mais ou menos em setembro, onde existe acentuada diminuição das chuvas que fornecem o combustível (àgua) para moverem as turbinas, fica um pouco complicado o processo para a geração de energia através dessas usinas. Já as grandes usinas, que acumulam uma grande quantidade de água em seus reservatórios e causam imenso impacto ambiental, desde sua contrução até sua operação não se verifica um grande problema no período da entresafra, mas de uma certa forma pagaremos caro por isso um dia.
As grandes barragens afetam toda a natureza não só na região como também em outras partes do planeta, os danos não preciso nem falar pois já são do conhecimento de todos. Trabalho com PCH's (Pequenas Centrais Hidrelétricas) há mais de 30 anos e acho que estas centrais, em larga escala, bem projetadas e estrategicamente instaladas, seriam uma solução para a crise de energia elétrica no Brasil, pois os impactos ambientais são pequenos e aproveita-se praticamente a vasão normal dos rios, sem a necessidade de grandes reservatórios.
Hamilton acho que o futuro pode estar realmente na energia elétrica devidamente auxiliada pela energia solar.
Volto a repetir, respeito a sua opinião, mas não posso comparar um "motorzinho de dentista" com um motorzão com consumirá uma quantidade enorme de ar que algum dia , não se sabe , poderá faltar com qualidade, para a existência do ser humano e generalizando, para todas as vidas e tecnologias quem dependem do ar para operação e funcionamento.

Um abraço, felicidades e boa sorte.

Aloysio
Responder
#19
Galera......muito bom o tópico, o assunto é realmente inesgotável no que se refere a produção de energia para veículos. Essa do ar comprimido parece excelente, mas como o dinheiro ainda fala mais alto, vamos ver Confusedhock: Confusedhock: Confusedhock: .
"TER PROBLEMAS NA VIDA É INEVITÁVEL, SER DERROTADO POR ELES É OPCIONAL"
                             
Alexandre
Sahara 98 / XT 600 2002 / VSTRON 650 XT
Responder
#20
De vez em quando é bom relembrar o tema. Muitos que ingressaram recentemente, não puderam ler sobre o tema de suma importância.

Quem sabe a gente desperta maior consciência ecológica.

Os resultados estão aí. :x
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.  Rolleyes
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.






Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)