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Help! estalos na roda traseira...
#1
Preciso da ajuda dos especialistas...

desde o final do ano passado que vinha percebendo uns estalos na roda traseira...

começou o plec plec quando descia uma ladeira freando. (em grumari, lembra fbastos?)
achei que fossem os raios. Não eram.

o tempo passou e o barulho passou a ser mais alto, agora nas saídas (de 0 a 20 Km/h).
desconfiei dos rolamentos, mandei trocar.
notei que a roda agora estava bamba quando ia esticar a corrente.

o barulho continuou, parecia uma pipoqueira...
achei que fosse a relação riffel (a relação anterior, tb riffel, tinha perdido partes da corrente).
troquei a relação, botei corrente com retentores e tudo.

como o barulho continuava e a roda bambeava quando folgava o eixo, resolvi trocar os rolamentos eu mesmo.
os rolamentos estavam com uma pequena folga cada, sacudindo perto da orelha dava pra escutar.
o rolamento do lado esquerdo era de diametro interno maior que o diametro do eixo, por isso a roda bambeava quando desapertava o eixo.

rolamentos novos, medidas corretas e o barulho voltou em poucos dias, tá horrível.

obs, o rolamento do lado direito (freio) entra e sai com a mão.

o espaçador nao fica solto dentro do cubo com os rolamentos no lugar. entao acredito que ele nao "encolheu"

uns falam em trocar o espaçador interno, outros dizem que essa peça nao desgasta...
uns falam em trocar o cubo, pq o rolameto saindo fácil é sinal de folga e isso detona com ele...

e aí? troco o que? o espaçador nao tem na honda, só encomendando, o da bros serve? ou nem preciso trocar?

coloquei dois videos para vcs verem o quanto medonho está o negócio...

girando a roda:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=uIMmbS4XZno [/youtube]

andando:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=f1SkPsFy03c[/youtube]
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#2
Sad Adrian,

Agora entendo a sua referência à pipoqueira. Os vídeos ficaram super esclarecedores.
Tomara algum maníaco de plantão possa dar alguma dica.

Boa sorte, amigão. Confusedhock:
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.  Rolleyes
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.






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#3
Vamos por partes...

Como a roda está girando livre e sem agarrar, e os rolamentos são novos, descarte-os... não são eles... ou melhor... podem ser...

Veja se te venderam os rolamentos com as medidas exatas do cubo... para isso, Paquímetro e Manual de peças...

Ainda podermos ver o espaçador... e sinceramente não é ele, pois o eixo passa mais ou menos justo por ele, e mesmo que ele ficasse solto dentro do cubo, o eixo seguraria ele...

Para tirar a dúvida sobre a corrente, tire-a e gire a roda sem ela... Rode também o pinhão coim a moto desengrenada para ver se ele pode estar esbarrando em algum lugar.

Então, verifique também as buchas da coroa... as vezes uma pode estar quebrada, ou gasta demais e forçando as demais ou então algo esbarrando, acho improvável, pelo tipo de barulho, mas nadaé impossível.

Num último susspiro, tente retirar o tambor e ver se algum dos rebites da lona de freio se soltou e tá solto no interior do tambor. Na dúvida truoque as lonas... são muito baratas...

E ainda tem mais uma ... pense também em ver no interior do cubo se não tem nenhuma peça metálica girando lá dentro...

UFA!!! acho que encerramos com as possibilidades...

Ops.. na dúvida, pode vir aqui em casa que desmontamos a moto e descobrimos tudo... vc já sabe o caminho hehe...

Abração
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#4
cara, olha que eu vou mesmo...

vou largar essa batata quente na sua mão e ficar só olhando e te dando apoio moral...

esse ultimo par de rolamentos tá na medida certa, ja chequei, só a marca é que nao me parece lá essas coisas (DAWA), 5,00 cada um, mas nao justifica ir pro saco em uma semana.

itens que ja chequei:

iterior do cubo - limpo.
eixo - sem empenos.
espaçador - parece ok, nao consegui o comprimento dele em lugar algum para conferir.
freio - ok, apesar das lonas velhas.
pinhão - ok, sem barulhos.
girar a roda sem corrente - com barulho.
sedes dos rolamentos - sem obstruções

itens que vou correndo checar:
aperto dos parafusos da coroa.
troca dos rolamentos novos pelos velhos (tava melhor antes)
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#5
por incrivel que pareca, os rolamentos velhos, com 40 mil Km de uso, estão em melhor estado do que os "novos".

o barulho sumiu completamente.

agora, sabem por que?

porque as lojas que me venderam os outros rolamentos, me deram o 6203 e 6304.

o certo seria 6203 e 6204

[Imagem: img46dt6.jpg]

essa diferença é justamente no diametro interno dos dois rolamentos.

em duas lojas diferentes, me venderam o rolamento errado para o lado esquerdo do cubo. o que provocou a folga no eixo da roda e destruição do retentor de pó e dos rolamentos prematuramente.

bonito, né?

essa brincadeira me custou um retentor de pó (10),
3 rolamentos da primeira troca (1 o mecanico embolsou),
2 rolamentos da segunda troca,
2 rolamentos da proxima troca (a definitiva)

obs, no desenho, parece que são 3 rolamentos, né? mas pode conferir, são apenas 2.

para ficar claro...

6203 = 62 (diametro interno do rolamento) + 03 (diametro externo do rolamento)
6204 = 62 (diametro interno do rolamento) + 04 (diametro externo do rolamento)
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#6
Tio indomado...

Sinto lhe informar mas são 3 rolamentos na roda traseira...

2 6203 e 1 6204 que vai na coroa...
Confere aí... eu troquei os meus a pouco tempo e são 3...

Abração
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#7
douglasrtorres Escreveu:Tio indomado...

Sinto lhe informar mas são 3 rolamentos na roda traseira...

2 6203 e 1 6204 que vai na coroa...
Confere aí... eu troquei os meus a pouco tempo e são 3...

Abração

tio, no caso da tornado, olhando o manual, tb jurava que eram 3 rolamentos, tanto é que comprei 2+1...

agora, com essas mechidas em casa, vi que nao tem onde colocar mais do que 2 rolamentos no cubo...

no lado do freio, é um só, senao o freio nao assenta.

no lado da coroa, só tem sede para o rolamento maior, depois dele, o retentor de pó e acabou-se...

eu acreditava que no lado da coroa, entraria 1 rolamento menor e depois 1 maior... que nada... vai entender...
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#8
Tô gostando de ver os detalhes técnicos.

Confusedhock: Vai a gente ficar na mão dos vendedores das lojas, autorizadas ou não...

Não tem tu, vai tu mesmo. :roll:

Adrian, a melhor sugestão que poderia te dar: TROCA LOGO A SUA MOTO PELA SAHARA. Aí todos falarão a mesma língua. Wink
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.  Rolleyes
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#9
Olá!
A minha roda traseira também está estalando e com folga...
Já vi que tenho que trocar o cubo, já que o meu já foi "embuchado"...
O que gostaria de saber é se o cubo de outra moto serve na Sahara.
Obrigado! Big Grin
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#10
preciso entrar em contacto com o Douglas ou o Indomado de Campo Grande, pois também moro no bairro próximo à rodoviária e os dois já passaram pelos mesmos problemas que eu estou tendo com minha moto.Por favor quem puder passe meu email paara eles. <!-- e --><a href="mailto:amandiofrias@oi.com.br">amandiofrias@oi.com.br</a><!-- e -->. Desde já muito obrigado.
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