Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Carburador de NX400
#31
beleza vou fazer isso pra ver e depois falo como ficou
[Imagem: bannerox6.jpg]
Responder
#32
Saudações companheiros.
Finalmente aposentei o carburador da minha Sahara 1992. Não aguentava mais ficar limpando carburador. Parecia que quanto mais limpava mais entupia o danado. Também, foram 18 anos e 79.500 Km queimando gasolina brasileira de péssima qualidade.
Minha Sahara já chegou a fazer na estrada 28 Km/l, mas também já chegou a marca de 15,3 Km/l na estrada.
Há 40 dias aproximadamente troquei o carburador por um de NX4 Falcon que o meu mecânico conseguiu em São Paulo por 250 reais, completinho e de uma Falcon 2008 (segundo ele). Pois bem, ele colocou o carburador e a Sahara ficou uma beleza, com uma saida sem engasgos; até o barulho no escape (original) ficou diferente. mas a melhor surpresa foi quando coloquei-a na estrada, fui (sozinho, sem garupa) a Guarani - Minas Gerais, rodei 334Km (ida e volta) numa velocidade média de 90Km/h, devido a Serra das Gerais e gastei exatos 10,8 litros de gasolina comum; ou seja, minha Sahara fez 30,9 Km/l.
Diga-se de passagem que a minha Sahara é equipada com pinhão de 15 dentes, portanto, anda um pouco mais solta que as Saharas com pinhão original de 14 dentes.
Estou muito satisfeito com a troca de carburador, aliás, as poucas alterações que fiz na Sahara favoreceram muito o conforto na pilotagem, o rendimento do motor e a segurança da moto.
ALTERAÇÕES REALIZADAS:
1 - Troca do comando esquerdo por um da Fazer 250, com lampejador de farol;
2 - Troca do pinhão de 14 dentes por um de 15 dentes;
3 - Troca dos aros de ferro por um jogo de aros em alumínio, sendo o trazeiro de 17" e o dianteiro de 19";
4 - Troca da lâmpada do farol por uma Phillips Moto Vision (55/60)e adaptação de um farol (único) auxiliar abaixo da carenagem, entre os garfos da suspensão dianteira;
5 - Colocação de freio à disco na roda trazeira, com o sistema original do freio dianteiro da Honda Titan 150 bi-combustível;
6 - Troca do banco original por um banco Erê modelo sela;
7 - Troca do carburador original por um carburador da Honda NX4 Falcon (também original).
A todos os irmãos Saharentos, um triplice e fraterno abraço.
Sozinhos vamos mais rápidos; juntos vamos mais longe. - Brazil Rider´s

Quatro rodas transportam o corpo; duas rodas movem a alma.
Responder
#33
Leandro Lima Escreveu:
3 - Troca dos aros de ferro por um jogo de aros em alumínio, sendo o trazeiro de 17" e o dianteiro de 19";

Lembrou de fazer a aferição do seu velocímetro ? Pois ao mudar o diâmetro do seu aro para 19" o velocimetro passa a marcar bem mais do que com o original de 21".

Fui
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder
#34
Saudações Companheiros SM.
Fala aí Fuinessa. Como se faz essa aferição do velocímetro? Você ou alguém dos SM pode me ensinar passo a passo?
O meu mecânico falou que trocando o aro 21" por um de 19" a diferença seria no máximo 10 Km/h, ou seja, com o velocímetro a 100Km/h a velocidade real seria de 90Km/h.
Seria mais ou menos assim?
Existe algum ajuste no velocímetro para que ele passe a marcar a velocidade real?
Quem puder ajude-me.
Agradecido desde já.
Abraços.
Sozinhos vamos mais rápidos; juntos vamos mais longe. - Brazil Rider´s

Quatro rodas transportam o corpo; duas rodas movem a alma.
Responder
#35
Leandro, uma forma mais fácil de aferir a velocidade real, é com a utilização de um aparelho GPS, em relação à troca de aro de 21" para 19", considerando somente o aro (matematicamente), seu mecânico tem razão, para 100km/h seria a diferença de 10 km/h menos, ou seja sempre terá essa diferença de aproximadamente 10% da velocidade, porém tem que se considerar outros fatores, como a altura da banda do pneu e a margem do sensor de velocidade, na verdade para ajustar a velocidade, teria que ajustar o sensor de velocidade, trocando por um que seja para rodas de aro 19", porém, se o seu tava regulado no ponto, ou seja quando marca 100km/h você realmente tava a 100 km/h, acho que não vale a pena trocar, considere isso uma margem de segurança anti multas.
[Imagem: Assinatura6niver.gif]

William SS - XLX350R - Motor de Sahara
Só deixaria de andar de moto se ganhasse asas pra voar.
Responder
#36
Saudações nobre SM Willian SS.
Grato pela sua atenção em esclarecer-me a cruel dúvida.
Abusando ainda da sua boa vontade, pergunto: Se colocasse o cabo completo de velocímetro da Honda Bros, acertaria o velocímetro? Estou perguntando porque o aro 19" que coloquei é o da Honda Bros, com pneu Maggion na medida original da Bros, ou seja, 90/90-19".
Outra pergunta: Será que o cabo do velocimetro da Bros tem o mesmo engate da Sahara no painel; e o mesmo comprimento?
Um triplice e fraterno abraço.
Big Grin
Sozinhos vamos mais rápidos; juntos vamos mais longe. - Brazil Rider´s

Quatro rodas transportam o corpo; duas rodas movem a alma.
Responder
#37
Na verdade não é o cabo que determina a aferição da velocidade e sim a engrenagem que vai junto a roda onde vc encaixa o cabo. Não sei se essa peça (que não me lembro o nome) da Bros serve na Sahara...
Responder
#38
Saudações SM Encom.
Obrigado pela dica. Vou procurar saber com meu mecânico.
Um triplice e fratermo abraço.
Big Grin
Sozinhos vamos mais rápidos; juntos vamos mais longe. - Brazil Rider´s

Quatro rodas transportam o corpo; duas rodas movem a alma.
Responder
#39
É, o cabo não tem nada a ver com o medição, o que manda é a engrenagem do caracol do velocímetro, ou altera o caracol (não sei se tem jeito) ou ajusta o velocimetro propriamente dito, mas isso deve ser feito por alguém que tenha conhecimento em instrumentos. Se não me engano se faz ajustando a pressão da mola caracol que retorna o ponteiro. Já fiz isso uma vez num painei de turuna, que estava muito desregulado, consegui chegar bem próximo do certo comparando com outra moto, pois na época eu nem sabia o que era GPS, rss.
Boa sorte.
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder
#40
Pessoal,

Qualquer carburador de Falcon serve na Sahara 97/97? To com um aqui a R$200,00 de uma Falcon 07/08. Como vou deixar a moto no mecanico já peço pra ele trocar..
Abraços,

Rafael Barros
Chopper Independente MC.
NX 350 97 Motard
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)