Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Bujão do cárter com ímã
#1
Bujão é aquele parafusão do carté por onde drenamos o oleo. Em algumas motos ele vem com um ímã adaptado para que a limalha de ferro que circula dentro do motor fique agarrado nele. Alguns amigos do clube da XT já conseguiram tirar bastante limalha por esse i´mã.

Alguém já viu essa peça pra Sahara?
Enquanto eu não acho, peguei um ímã pegqueno e grudei ele por cima do bujão, mas tenho a impressão que não é tão eficaz...
Responder
#2
multi Escreveu:Bujão é aquele parafusão do carté por onde drenamos o oleo. Em algumas motos ele vem com um ímã adaptado para que a limalha de ferro que circula dentro do motor fique agarrado nele. Alguns amigos do clube da XT já conseguiram tirar bastante limalha por esse i´mã.

Alguém já viu essa peça pra Sahara?
Enquanto eu não acho, peguei um ímã pegqueno e grudei ele por cima do bujão, mas tenho a impressão que não é tão eficaz...

Rapaz, será que não solta esse ímã lá dentro?
Responder
#3
Saudações...

Pessoal o lance é muito simples: basta esfregar(muita fricção mesmo) o bujão em um auto falante velho, fazendo isto vc's estarão MAGNETIZANDO a peça.

Té+
Responder
#4
Paulo, pelo que entendi, ele colocou pelo lado de fora do motor, já vi isso em carros, se não me engano brasilia ou voyage , realmente ele segura partículas metálicas, se fosse o caso de adaptar seria caso de uma tornearia fazer uma sede e apos achar o imã que desse certo, achar um adesivo muito do porreta para não ter dores de cabeça né? Mas não deixa de ser interesante a ideia. Big Grin
Responder
#5
zaracla Escreveu:Saudações...

Pessoal o lance é muito simples: basta esfregar(muita fricção mesmo) o bujão em um auto falante velho, fazendo isto vc's estarão MAGNETIZANDO a peça.

Té+

Eu tenho a impressão que só magnetizar a peça não funciona, pois quando o motor esquenta, esquenta o oleo também e isso tira a magnetização... sei lá

No clube da XT600 tem uma foto desse bujão:
http://www.forumxt600.com.br/forum/viewt...highlight=
Responder
#6
Mas tem outra solução alternativa

Ingredientes:

1. Consiga uma haste metálica não muito grossa (no máximo 1cm de diametro) e que tenha comprimento suficiente para entrar no bloco do motor (pelo buraco onde fica o medidor de óleo) tocar no fundo do bloco e ficar um pouco para fora (senão vc não consegue tirar ela de lá).
Essa haste pode ser um parafuso longo ou um pedaço de vergalhão de obra.

2. Consiga uma boa quantidade de fio fino encapado (O FIO PRECISA NECESSÁRIAMENTE SER ENCAPADO E SEM EMENDAS!!!!!). Quanto mais fino for o fio, melhor. Consiga a maior qtde possível. De 1 a 2 metros dependendo da bitola do fio.

Modo de preparar.

Limpe a haste completamente e não deixe nela nenhum resíduo.
Enrole o fio na haste metálica em espiras juntas umas outras e que fique bem apertado, deixando uma ponta do fio para fora do enrolamento.
Vc deve enrolar a maior quantidade possível e lembre-se que a grossura final do enrolamento deve ser menor que o furo da passagem de óleo.
Procure enrolar por toda a haste,deixando apenas uma sobra de cada lado e quando o enrolamento chegar no fim da haste, recomece enrolando por cima da camada de baixo seguindo o sentido oposto. Repita isso o máximo possível e só pare quando o enrolamento ficar no diametro do furo ou se o fio acabar.
Quando estiver na hora de terminar o enrolamento, deixe a outra ponta do fio do lado da primeira ponta e prenda o enrolamento com fita crepe, ou elástico, para que ele não se desfaça sozinho.

Se vc seguiu as instruções acima, acaba de construir uma bobina eletromagnética.
Para testar se a qtde de espiras foi suficiente ligue os dois fios do enrolamento momentâneamente na bateria, retire e veja se o fio se aqueceu.
Se o fio não se aqueceu repita o procedimento deixando por mais tempo e volte a examinar se houve aquecimento excessívo. (ele vai sempre esquentar, o importante é não esquentar a ponto de derreter o revestimento do fio)
Se o calor gerado não for em demasia a qtde de espiras está OK.
Ligue novamente na bateria e aproxime umas porcas ou arruelas da haste. Elas serão puxadas com muito mais força que qq imã.

Feito isso, basta ligar a bobina na bateria e enfiá-la no furo do óleo com cuidado.
faça alguns movimentos com a moto, e encline-a para que eventuais limalhas se movam para o lado adequado.

Ah! Depois basta guardar a bobina e usar sempre que precisar.

Importante! Qto menos espiras maior o consumo da bateria!!!! E se o aquecimento é alto, não prossiga, refaça com mais espiras!!!!
Digo não à peças roubadas!
Responder
#7
Interessante também.
É tão trabalhoso quanto mandar usinar o bujão...

De repente vale a pena colocar o ima do lado de fora do bujão mesmo, imantado na carcaça do motor...
Responder
#8
Multi,

Pode acreditar, é muito simples. basta enrolar o fio na haste. Nada mais.
A usinagem requer serviço de terceiros.

E um último detalhe que eu acho importante. Magnetismo não atrai particulas de antimônio, e no carter a substância que predomina é justamente essa.
Digo não à peças roubadas!
Responder
#9
Destro Escreveu:Multi,

Pode acreditar, é muito simples. basta enrolar o fio na haste. Nada mais.
A usinagem requer serviço de terceiros.

E um último detalhe que eu acho importante. Magnetismo não atrai particulas de antimônio, e no carter a substância que predomina é justamente essa.

Mas se o magnetismo não atrai essas partículas, a bobina também não atrairá, ou estou errado?
Responder
#10
Eu acredito que você fez uma boa observação, Paulo

Desculpe a minha ignorância
O antimônio por acaso é um material que compõe o cárter?


Bom, de qualquer forma, mesmo não capturando o antimônio, pode capturar outras partículas metálicas que ficam circulando dentro da máquina. Acho que é válido
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)