Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
É verdade que prego deixa o pneu reto ?
#1
Caros Amigos,

Recentemente comprei a minha Possante e logo em seguida mandei para uma revisão. Na geral que foi feita pelo mecânico houve a troca de alguns itens tipo fluído, óleo, regulagens e etc....
Uma coisa que me chamou a atenção foi os pneus, o da frente está novo (Michelin/SIRAC) agora o traseiro (Rinaldi/Rallye) apresenta um desgaste bem acentuado, mas, o curioso é que o gasto é na banda de rodagem e é reto e as laterais estão quase sem desgaste. :?:
Consultei o mecânico novamente e ele me disse que tem gente que só anda com a moto em pé. É possível isto ? Ou será que colocaram um pneu usado de alguém que fica fazendo malabarismo tipo queimando pneu e fazendo zerinho ?
Me ajudem a esclerecer.
????
Responder
#2
HEhehehe

Fuzaro... confesso que quando li o título do tópico, pensei outra coisa... hehehe

Eu iria responder... Prego deixa o pneu vazio!!! hehehe

Veja bem Fuzaro... a maior parte do tempo que andamos com a moto, andamos com ela em pé... fazemos bem menos curvas do que andamos com ela em linha reta.

Pode ser que o antigo dono deixava o pneu muito cheio, logo, a superfície de contato com o solo diminuia... e era essa que gastava mesmo...

Acho que é isso!

Abraços e boa sorte com a motoca!
Calves

Claudio Alves

Tenerezinha preta
Sahara 94 - [Tiger] Vermelha e Branca - 4Ever

[Imagem: 0km.jpg]
Responder
#3
Fala aí Fuzaro, Big Grin

Realmente, o título da página é bem curioso. Lógico que não entendi nada.
As observações acima esclarecem o resultado: pneus cheios, não deitar nas curvas...
Tem um outro fator, a qualidade da borracha do Rinaldão, que apresenta um desgaste maior. Não deve ter dado tempo do ex-proprietário deitar nas curvas... Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin
Já o dianteiro, um Sirac, deve ser outro departamento.

Bem, agora já sei que prego pode ser sinônimo de piloto. Wink
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.  Rolleyes
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.






Responder
#4
Amigo Fuzaro ,como já te disseram a qualidade da borracha dos baratos rinaldi não é das melhores , o pneu trazeiro gasta muito mais rápido que o dianteiro e como disse o Calves nós andamos muito mais com a moto em pé do que deitada (curvas) , mas a calibragem tem influência direta nisso .
Não descartamos a possibilidade do antigo dono ser um "Prego" que gostava de se exibir com manobras do tipo "borrachão" . Boa sorte.
Responder
#5
Big Grin
A resposta est'a no local de origem:Bras'ilia,cheia de longas retas,estrada para An'apolis e Goiania idem.O piloto nao tem chance de deitar a moto em curvas se nao as hah.

Quen anda so em cidade tambem costuma ter esse problema.
Motociclismo é uma doença crônica,contagiosa e incurável!.
[Imagem: Diversos2011279.jpg]
Responder
#6
iacimar Escreveu:Big Grin
A resposta est'a no local de origem:Bras'ilia,cheia de longas retas,estrada para An'apolis e Goiania idem.O piloto nao tem chance de deitar a moto em curvas se nao as hah.

Quen anda so em cidade tambem costuma ter esse problema.

Eu faço o seguinte...

Como eu uso a minha moto mais tempo na cidade do que na estrada. Faço nas serras abusando um pouco e deitando um pouco mais a moto para diminuir o efeito do desgaste no centro. Não reduz muito. mas pelo menos mantém a interface desgaste/pneu sem desgaste mais arredondada e não Quadrada, como dizem. o que prejudica as curvas na moto...

Abração
Responder
#7
Hauhuauahuhauha...

Fuzaro - não critico a sua dúvida, pelo contrário, ela é muito pertinente. Mas o título deveria ir pro "pérolas"!!!

Eu também ia responder "prego deixa o pneu vazio"... Mas é vero: no surf também chamamos de "prego" aquele cara que não domina o esporte. Aquele cara é o "maior pregão, só dropa vaca".

Voltando ao pneu reto - ou quadrado, como o povo chama aqui na minha região - não existe muita escapatória pra que isso aconteça. Os pneus para veículos de 4 rodas, por exemplo, já tem um perfil achatado; isso porque esses veículos não "deitam" nas curvas. Os pnus para motocicleta tem o perfil arredondado para facilitar as curvas.

Como já foi dito anteriormente, rodamos, logicamente, muito mais tempo em retas do que em curvas, e o pneu tende a gastar mais na parte central do perfil, causando o achatamento do desenho. Quanto mais mole for a borracha, mais abrasivo e mais quente for o piso, mais esportiva for a pilotagem, mais "nervosinho" for o piloto, mais rápido isso acontecerá.

Outros fatores: qualidade do pneu, escolha correta do mesmo (street para estrada, trail para terra/lama), calibragem.

Resumindo, não é só "prego" que deixa o pneu "reto" não - tem muito piloto que detona o pneu bem mais.
Responder
#8
Caro Country Biker

Citação:Mas é vero: no surf também chamamos de "prego" aquele cara que não domina o esporte. Aquele cara é o "maior pregão, só dropa vaca"

Realmente, foi com esta semântica que utilizei o "prego" pois a explicação do mecânico me levou a pensar assim.
Alias, estou em Brasília, mas, minha praia sempre foi aí. A minha família sempre teve casa em Peruíbe, pelo que li, a sua também. Frequentei muito Santos, o "litoral" e o Guarú.

Agradeço a todos pois as explicações foram bem esclarecedoras.

T+
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)