Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
problema no virabrequim
#1
Boa tarde pessoal

No ultimo final de semana rodei com minha sassa uns 190 km fui ate aparecida do norte muito legal a viagem
Mas guando cheguei em minha residencia notei um barulho estranho tipo toc, toc ,toc , toc na parte debaixo do motor, fui esta semana em 3 mecânicos aqui próximos aonde 2 deles disseram ser problema no virabrequim, poderia ser rolamento, ou folga de mancal etc etc ...... e 1 disse não ter problema que era normal, que poderia rodar tranquilo que não mexesse no motor agora :?
bom os 2 cobraram em media 700 reais Confusedhock: Confusedhock:

o que vcs acham que poderia ser, quando ligo ela de manha esta tudo tranquilo, igual água de poço, depois de uns 4 minutos funcionando pronto ela ja se estressa e o toc toc toc volta Big Grin Big Grin Big Grin
o nível de óleo esta normal

Abraços a todos
Responder
#2
Fala Juarez, beleza?

Bom, antes de mais nada, esse toc toc pode ser várias coisas. Sim, o virabrequim é uma das possibilidades, mas antes de pensar em algo caro (abrir o motor da sassá é caro pacas) vamos pensar em coisas mais baratas.

Como o barulho só começa depois do motor aquecer, um dos problemas pode estar em uma peça que já passou demais pelo processo de expansão/contração (um dos tipos possíveis de desgaste) e o material agora, após aquecido, não mantém a mesma estrutura que anteriormente. Esse tipo de problema pode acontecer em qualquer peça do motor com o tempo.

Sobre o barulho em si, talvez o barulho esteja na parte debaixo do motor mas esteja "ecoando" de outra parte. Possibilidade pequena, mas como eu disse, temos que pensar em todas as possibilidades mais baratas antes de ir direto para a mais cara.

Possíveis problemas "baratos" podem incluir:

- Folga na corrente de comando (desgaste);
- Desgaste de retentores;
- Rolamentos estourados;
- Peças com excesso de atrito.

Mesmo um desgaste nas válvulas pode estar desregulando seu motor e fazendo ele funcionar incorretamente.

No virabrequim, além destes problemas acima, você pode ter um desgaste nos espaçadores (bronzinas) entre alguns outros problemas.

Sobre o preço que você falou, não adianta querer pagar barato para moto antiga. Mecânico bom cobra caro, mas dá garantia sobre o serviço e não vai te fazer abrir um motor mais de uma vez.

Minhas possíveis recomendações:

- Ir para uma autorizada Honda, fazer uma revisão do desgaste das peças e pedir ao mecânico da honda para verificar todas que precisam de troca e/ou retífica. Não faça o serviço na Honda porque o preço que irão cobrar será praticamente de uma moto nova, mas a revisão bem feita, mesmo que custe mais de R$200, te dará uma ideia de tudo que você tem que mudar na moto. Caro, mas válido se você mesmo não consegue fazer os diagnósticos e medições;

- Ir para um mecânico de extrema confiança e que tenha as ferramentas apropriadas para um trabalho de precisão. Isso inclui paquímetro, torquímetro, calibre de lâminas e ferramentas especiais honda. Pergunte ao mecânico também se ele tem uma tabela dos torques e desgastes permitidos para a Sahara. Uma boa forma de analisar a qualidade de um mecânico é ver a qualidade das ferramentas que ele usa e a organização da oficina. Meu professor de mecânica costumava dizer que quem tem muitas motos acumuladas na verdade é um mecânico que não sabe fazer diagnóstico de problemas e muito menos trabalhar bem. Afinal, um mecânico de entrada na Honda consegue desmontar e montar um motor de uma 150 em aproximadamente 30 minutos;

- Fazer você mesmo. Lógico, essa é a opção que nem todos são capazes de seguir. Porém, é também a mais segura, onde você garante que todas as etapas sejam respeitadas, assim como todas as medições. Disponível neste fórum está o manual de manutenção da Sahara que vai te orientar para todos os desgastes possíveis. Você terá de obter as ferramentas necessária para o trabalho, sendo que as ferramentas especiais e as de precisão (torquímetro, paquímetro e/ou micrômetro) podem ser bem caras.

Por fim, mantenha sua manutenção preventiva em dia até ter o dinheiro necessário para o reparo na sassá. Se possível, deixe a moto parada, pois estes problemas podem acabar resultando em danos mais caros para sua moto. E lembre-se sempre que mecânico bom é mecânico caro. Não faça economia com a sassá, ou você vai se arrepender como eu (estou restaurando a moto inteira sozinha depois de várias cagadas de mexânicos).

Qualquer ajuda, é só pedir!
I been up, I been down.
Take my word, my way around.
I ain't askin' for much.
I said, Lord, take me downtown,
I'm just lookin' for some tush.
Responder
#3
Bom conheço, também, o motor dji sassá...a suspeita do toc toc toc na parte de baixo, roltes da gaiolinha de dentro da biela danificados...ocasionado tal toc toc...corrente de comando é diferente do toc toc...barulho característico de folga em biela...por outro lado, já abri o motor dji minha sassá e notei folga na biela após verificar, pouca folga sem fazer toc toc toc...
Tampa de válvulas, aparecem as vávulas e balancins, estes apresentam desgastes e fazem uma batucada...mas não toc toc em baixo...
Depois vem cabeçote...as válvulas...está fora? Troca de retentores de vávulas e retificar as sedes...junta...
Depois cilindro, dependendo, retífica, pistão e aneis...junta...
Parte de baixo, biela, rolamentos dificil de desgastar...enfim...fica a criterio...é mais ou menos isso...
Mão de obra...uns 500então...
è mais ou menos isso... Wink
Responder
#4
Paulinho Escreveu:Bom conheço, também, o motor dji sassá...a suspeita do toc toc toc na parte de baixo, roltes da gaiolinha de dentro da biela danificados...ocasionado tal toc toc...corrente de comando é diferente do toc toc...barulho característico de folga em biela...por outro lado, já abri o motor dji minha sassá e notei folga na biela após verificar, pouca folga sem fazer toc toc toc...
Tampa de válvulas, aparecem as vávulas e balancins, estes apresentam desgastes e fazem uma batucada...mas não toc toc em baixo...
Depois vem cabeçote...as válvulas...está fora? Troca de retentores de vávulas e retificar as sedes...junta...
Depois cilindro, dependendo, retífica, pistão e aneis...junta...
Parte de baixo, biela, rolamentos dificil de desgastar...enfim...fica a criterio...é mais ou menos isso...
Mão de obra...uns 500então...
è mais ou menos isso... Wink
ELEMENTO PAULINHO ESTOU AGUARDANDO RESPOSTA DA MP QUE TE MANDEI JÁ FAZ UM MÊS......


UM ABRAÇÃO ELEMENTO............
AO INFINITO E ALEM.........COM UMA SAHARA
Responder
#5
Não poderia ser a campana da embreagem? Faz toctoctoc tmb.
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)