Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Borboleta Psicodélica!
#1
Manos Saharentos:

Cá estou eu novamente com o coração nas mãos e o carburador em frangalhos...

Pobre mortal de nascença, sonho com o impossível: comprar um carburador NOVO e ORIGINAL!

Vamos brincar de somar?

peças originais:

- Carburador: R$ 1.500,00 (ninguém sabe informar se é COMPLETO!)
- Pistonete: R$ 270,00
- Bóia: R$ 180,00
- Gicleur da Lenta: R$ 28,00
- Pulverizador: R$ 42,00

peças paralelas:

- Kit de Reparo: R$ 25,00
- Diafragma: R$ 3,00

Realmente inviável, não? Pois é... Vamos ao título do Tópico: BORBOLETA PSICODÉLICA...

Resolvi abrir o carbura pra me certificar do que ocorria: logo encontrei o problema. No corpo do carburador, na cavidade onde se situa a borboleta, existia um desgaste, causado exatamente pela borboleta.

O problema é de projeto: a mesma mola que faz com que a borboleta retorne à posição "fechada" tensiona a borboleta contra a parede da cavidade - com o passar do tempo, a Borboleta acaba "cavando" uma depresssão na cavidade, impedindo a total vedação da mesma. Eureka: entrada de ar...

A solução para não perder o carburador seria mandá-lo à um torneiro, que retiraria a Borboleta e o seu eixo, preencheria a tal depressão e deixaria a cavidade como nova.

Solução definitiva, porém mais cara e menos prática.

Tentei estanho, mas não é compatível com o alumínio do carburador...

Adivinhem: ARALDITE... Preenchi a depressão, foi tirado o excesso, lixado minunciosamente: aparentemente, problema resolvido. O kit de reparo foi usado, troquei também o diafragma compensador da mistura (cuidado: paralelos costumam ter o pino mais comprido e a mola muito mais dura que a original).

Fase de testes: postarei aqui o resultado em breve (desempenho / consumo).

Eu tive um Uno Mille Brio, com carburador Weber de corpo duplo... e o problema também acontecia nele! Borboleta Psicodélica (ou erro de projeto mesmo...) A idiferença é que troquei o carburador do Uninho por um novo, e nem me lembro quanto custou (provavelmente um preço razoável, pois não fiquei traumatizado como fico com a Honda).
Responder
#2
é... Acho que o problema foi resolvido... agora só faltam os resultador de consumo etc, etc...

Parabéns pela resolução e vê se aparece mais por aqui... A casa é sua, pode entrar... Tongue

Abração e apareça mais vezes
Responder
#3
Coountry já tive um problema parecido com esse desgaste no Carburador Weber 446 do opala 6 canecos, o problema da araldite é da composição "derreter" e causar um estrago na hora que vc mais precisa, isto é numa estrada no meio do nada, pricipalmente em grande variações de temperatura, o torneiro seria mais viável, afinal é tão caro assim???????????????????????embora já tenha desmontado o carburador da Xlx350, CBX 750, aida não tive tempo de fazer na sarita..................ainda bem que não precisamos equalizá-los, já pensou? Tongue Tongue Tongue

1º, 2º, 3º, 4º, 5º,  7º, 8º, 9º e 10º Aniversários do Moto Grupo, estive lá com a Paty, e no ......11º..... 12º....Se Deus quiser estaremos lá também e agora com a Sarinha............
Responder
#4
fbastos Escreveu:o problema da araldite é da composição "derreter" e causar um estrago na hora que vc mais precisa, isto é numa estrada no meio do nada, pricipalmente em grande variações de temperatura

Bastos:

Funciona a bichona por um tempo - até o motor ficar pegando fogo - e coloque a mão no carbura... GELADINHO!

Por isso não fiquei com muito medo de acontecer algo... no máximo, se soltar a coisa toda, é mole o bastante pra não estragar nada no motor, e o problema que terei será ficar semlenta de novo...
Responder
#5
q bom oddy...
Responder
#6
Country Biker Escreveu:Eu tive um Uno Mille Brio, com carburador Weber de corpo duplo... e o problema também acontecia nele! Borboleta Psicodélica (ou erro de projeto mesmo...) A idiferença é que troquei o carburador do Uninho por um novo, e nem me lembro quanto custou (provavelmente um preço razoável, pois não fiquei traumatizado como fico com a Honda).

HIOaHIhiaIioaHaO

Eu também tinha um Mille Brio... tinha o mesmo problema no carburador, tinha um buraquinho que vazava a gasolina.... demorava para pegar às vezes, mas nunca me preocupei muito com isso.
Responder
#7
Olha eu tive o mesmo problema, e também acho que seja erro de projeto, vale infromar que a borboleta só começa a pegar no corpo do carbura depois que o eixo da mesma sofre este desgaste. Eu realmente tive que trocar de carburador, a minha sorte que dei o meu de volta e paguei uns R$ 150, foi lucro para mim, mas tenho um outro carbura que está parado desmontado, ta no torneiro já um tempo, mas deixei para lá.
A minha solução foi de fazer a boboleta com material parecido a do corpo, já que a original o material é mais duro, quanto ao eixo tinha duas opções, preencher de aluminio e reabrir o furo, sendo que depois de algum tempo o problema iria retornar, ou ainda colocar dois rolamentos zz com a mesma media do interno com o eixo em cada ponta. Tendo em vista a trabalheira preferi procura um pouco mais.
Valeu!!
Responder
#8
Eta borboleta doida....
Galera també tive o mesmo problema...
Até achei a idéia da Araldite bem prática, mas minha preocupação foi de que essa cola maluca se soltasse...e aí...f....
Levei então o carburador à um torneiro de confiansa, que por acaso estava com um carburador de opala q tinha dado o mesmo problema, e que ele já tinha a solução...q foi a seguinte: ele torneou o carburador abrindo seu diametro interno, tirando a diferença q havia ficado de um lado...com a borboleta ele fez o seguinte: prensou ela, como ela é de aluminio, materia bem flexivel, isso foi fácil, até q ela ficasse na medida desejada, e depois o mais dificil foi consegui achar seu angulo certo (nenhum bicho de sete cabeças para um bom torneiro).
Já o mecânico teve apenas q regular o carburador de maneira q a entrada de ar diminuísse...
PROBLEMA RESOLVIDO....custo de 40 realitos cpbredos pela mão de obra do torneiro.!!!

Qualquer duvida entrem em contato comigo!!!

Abraços!!!!
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)