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Tutorial: remover ferrugem e proteger o tanque
#1
Pesquisando rápido e seguindo uma sugestão do Saharamaníaco Amaury Morais, vi que há ainda algumas dúvidas e problemas quanto à ferrugem dentro do tanque. Só quem passa pelo sofrimento de ter que limpar o carburador da ferrugem entende o sofrimento que é passar por isso.

Com uma gasolina brasileira de má qualidade e aditivos que não protegem nossos tanques da ferrugem, é difícil que tanques até de Saharas mais novas, de 99, não passem pelo problema da ferrugem. A ferrugem no tanque, se não tratada, pode ocasionar:

- Entupimento do carburador e dos tubos de combustível na motocicleta;
- Danos ao motor, que irá trabalhar com partículas sólidas;
- Moto "engasgando" em altas rotações, por conta de ferrugem entupindo um ou mais filtros do sistema de alimentação da motocicleta;
- Carburador sujo e entupido, resultando em limpezas mais constantes para que não haja perda de desempenho no motor;
- Furos no tanque, resultando em vazamentos de combustível (para casos mais extremos) e necessidade de reparos com um torneiro mecânico;
- Moto demorando para pegar ou morrendo "do nada";
- Outros.

Para verificar se seu tanque está enferrujado, retire a tampa dele e usando uma lanterna LED ou o flash de um celular, verifique se há manchas marrons no tanque. Elas normalmente aparecem no fundo do tanque, que são as laterais ao lado da ondulação que encaixa no chassi. Nessa mesma ondulação podem aparecer algumas manchas que mesmo pequenas, mostram que sue tanque já não está mais protegido contra a ferrugem.

[Imagem: PICT0009-2.jpg]
Este é um exemplo de ferrugem em estado bem avançado em um tanque de motocicleta.

Quando você aparece com esse problema, serão muitos os "especialistas" que irão oferecer ajuda. Uns dirão para você comprar um tanque novo, outros irão dizer para usar produto x ou produto y, além das famosas receitas caseiras. Eu vou fazer o meu guia baseado na minha experiência e custos. Afinal, teria sido mais barato comprar um tanque usado no mercado depois dos meus ensaios e erros.

Primeiramente, removi todo o combustível do meu tanque e separei em um recipiente sabendo que iria jogar essa gasolina fora. Afinal, ela já estava contaminada. Removi a válvula de combustível e tirei o restando da gasolina que estava dentro do tanque. No sistema de alimentação de minha motocicleta, tenho o filtro que vai no cano entre o carburador e o tanque. Comprei um novo.

Agora vem o "pulo do gato": dentro do seu tanque, tem um filtro que tem de ser retirado para a limpeza. Se o seu tanque não tem esse filtro, dê um jeito de comprar um. No catálogo de peças da Sahara tem ele. Dentro do "copo" da válvula de combustível também tem um que deve também ser trocado quando há problemas de ferrugem no tanque. Há dois anéis de vedação no kit, um para o "copo" da válvula e outro para o filtro de "tubo" que entra no tanque de combustível. A recomendação é a troca destes, que podem estar já danificados pelo tempo de uso, mas se não está vazando combustível não é preciso trocá-los. Mesmo porque eles são bem caros no balcão da Honda.

[Imagem: 13696147412127_f.jpg]
Na foto, o número 7 corresponde ao filtro de combustível que vai dentro do tanque. O número 4 é o filtro do "copo" da válvula.

Vale lembrar que tem motocicleta que nem tem esse filtro "tubo" interno do tanque mais. É bem fácil de tirar com um alicate de ponta fina. Cuidado, porque se a ferrugem já está avançada, ele vai vir com bastante sujeira "acoplada".

Se você está planejando pintar seu tanque ou mesmo fazer uma reforma estética, faça ela depois de remover a ferrugem do tanque, seja ela interna ou externa. Aliás, sempre pense nos problemas "mecânicos" antes dos "estéticos".

Bom, agora para começar a remoção da ferrugem, vou contar primeiro minha experiência, que teve muita coisa que deu errado, antes de detalhar as etapas.

Pensei em usar inicialmente uma mistura de ácido muriático que tem na rede (1L de ácido Muriático, 1L de Querosene, 200g de Bicarbonato de sódio). Acho que é a mistura mais barata, mas são muitas reações químicas prejudiciais pro meu gosto e o processo tem etapas demais. Afinal, não tinha um espaço muito aberto pra fazer tudo isso (fiz toda a limpeza na varanda do meu apartamento).

Comprei então um removedor de ferrugens genérico aqui na minha cidade. 1 L total em 2 garrafas de 500 ml. Esvaziei dentro do meu tanque e deixei lá, sacudindo ele de vez em quando, por uns 4 dias. A ferrugem foi completamente removida e eu era uma pessoa feliz de novo. Cometi então o erro de remover o líquido do tanque. Enferrujou tudo que já estava enferrujado e mais um pouco. Deixei de lado o tanque da ferrugem e fui então restaurar a pintura da parte inferior do tanque, que nem é tão importante, mas eu queria aprender alguns macetes de pintura.

Aprendi com isso que não poderia deixar meu tanque "vazio" depois de remover a ferrugem, já que pelo visto o removedor também deixa o metal limpo de toda a proteção possível contra o contato com o ar. Comprei então 2 L do removedor de ferrugem Quimox, que você pode encontrar em lojas online e pode ser reaproveitado. Além disso, seu cheiro é bem mais agradável e ele é bem mais eficiente que o genérico. E comprei um kit do Tank Film, um produto à venda no site http://www.motosantigas.com.br/. No momento em que escrevi este tutorial, o custo de um kit para um tanque de até 50 L era de R$120,00. Eu usei metade do kit, desperdicei boa parte dele e ainda sobrou bastante pro nosso tanque de 14 L. Dá pra fazer todo o processo com 1/4 do kit, sem problemas e ainda dividir os custos com os amigos maníacos. Então, basicamente o que você vai precisar:

- 2 L do removedor de ferrugens Quimox. Não recomendo outro no mercado (se conhecer outro de boa qualidade, irei postar aqui). Preço total: aproximadamente R$60,00. Reaproveitável;
- Kit Tank Film. R$90,00 o kit para um tanque de até 50 L. Preço total (com envio para MG): R$120,00. Para tanques de 14 L de motocicletas, dá para até 4 aplicações, sem exagero;
- 1 L de gasolina aditivada;
- Recipiente para armazenar o Quimox após a remoção da ferrugem (um balde simples serve);
- Pote de sorvete para misturar o kit do Tank Film;
- Espátula de plástico para misturar o Tank Film;
- Desengripante para o sistema da válvula;
- Cano de plástico que encaixe na saída de combustível do tanque da motocicleta (facilita a remoção do Quimox e do combustível). Use um cano que possa ser vedado ou tampado na extremidade;
- Silver tape, fita crepe, fita crepe automotiva ou qualquer outro tipo de adesivo que possa ser usado para fechar a tampa do tanque de combustível;
- Peças do sistema da válvula do tanque: filtros e anéis de vedação.

Pode parecer um reparo "caro", mas além de poder dividir custos com os amigos, você pode guardar o que sobrou para mais reparos ou até vender para um mecânico ou amigo que tem moto antiga.

Vamos então às etapas da remoção de ferrugem:
  • 1. Feche a válvula de combustível e remova o tanque da motocicleta, desligando todos os cabos e tubos da válvula de combustível, com cuidado. Não remova a tampa do tanque de combustível;
    2. Esvazie todo o tanque do combustível restante. Coloque o tanque "em pé", na vertical, colocando o lado onde o parafuso debaixo do banco é encaixado. Assim, não vazará combustível enquanto você remove a válvula do tanque. Remova a válvula do tanque e conecte o tubo nela (dá pra fazer sem o tubo, mas é muita lambança). Coloque o tanque na horizontal e esvazie ele de todo o combustível;
    3. Separe a válvula e troque os filtros e anéis de vedação. Passe apenas um desengripante nas partes metálicas da válvula e substitua os filtros e os anéis de vedação. Mantenha a válvula longe do Quimox, pois o material da válvula não reage bem com o removedor de ferrugem;
    4. Retire a tampa do tanque de combustível e mantenha ela longe do Quimox;
    5. Tampe o tubo conectado na saída do tanque de combustível. Não o remova e tampe a saída diretamente, porque depois será difícil remover o Quimox do tanque;
    6. Despeje o Quimox no tanque. Tampe o tanque com a fita adesiva de sua opção (eu usei fita crepe automotiva).

    6.1. Sacuda o tanque a cada 30 minutos por no mínimo 30 segundos. Isso irá garantir que o Quimox atinja todas as superfícies internas do tanque. Após sacudir, deixe o tanque em repouso em uma posição diferente da anterior, seja vertical, horizontal, de cabeça para baixo ou qualquer outra posição. Isso garantirá que o Quimox tenha tempo de reagir com a superfície afetada pela ferrugem;
    6.2. Deixe o tanque de molho por um dia, no mínimo. Eu deixei por 4 dias, repetindo os movimentos pelo menos duas vezes por dia. Vai depender da seriedade da oxidação do seu tanque e sua paciência. Verifique regularmente o tanque para ver se a ferrugem saiu durante o "molho";

    7. Remova o Quimox. Não se esqueça que dá para reaproveitar a substância, portanto guarde o que foi usado e filtre os resquícios de ferrugem que irão sair com o Quimox;

    7.1. Use a gasolina aditivada para limpar o tanque dos resquícios do Quimox. 3 a 4 lavagens, com sacudidas bem fortes já dão pro gasto. Drene bem a gasolina do tanque;
    7.2. Deixe o tanque separado em ar livre e aberto para "evaporar" a gasolina;

    8. No pote de sorvete, misture 1/4 do Tank Film. Pode parecer pouco, mas dá e sobra. Siga as instruções do manual que vem com o kit;
    9. Retire o tubo que você usou na saída de combustível do tanque. Agora é hora de vedar apenas e somente a saída de combustível. Use um pedaço de borracha, rolha, fita isolante. Qualquer coisa que vede a saída e não deixe nada escapar vale;
    10. Derrame o Tank Film dentro do tanque e vede a tampa do tanque novamente. Mexa o tanque, devagar, em todas as direções por no mínimo, 1 hora. Isso vai garantir que uma película protetora se forme, impedindo que a ferrugem volte ao seu tanque;
    11. Remova a rolha e remova o excesso de Tank Film. Coloque o Tank Film que sobrou dentro do pote de sorvete e não jogue fora, ao contrário do que diz o manual. O Tank Film que fica no pote de sorvete serve como referência para você saber como está indo o "endurecimento" da película protetora dentro do seu tanque;
    12. Deixe seu tanque de repouso por 4 dias em um lugar mais elevado, na horizontal, de forma a excessos poderem escorrer pela saída de combustível. O manual do Tank Film recomenda 3, mas sempre sou conservador nesses casos e deixo um dia a mais. Verifique também como está o endurecimento do Tank Film no pote de sorvete. O negócio fica bem duro;
    13. Remova a vedação do tanque e verifique como ficou o Tank Film. Por conta da cor do Tank Film, vai parecer que seu tanque inteiro enferrujou, só que não;
    14. Coloque a válvula de volta no seu tanque. Não se esqueça dos anéis de vedação e dos filtros;
    15. Encha seu tanque com gasolina aditivada de qualidade. Mantenha o tanque cheio por um bom tempo. É melhor sempre encher o tanque do que esperar ele esvaziar todo e colocar só um pouquinho de gasolina;
    16. Reinstale o tanque na motocicleta.

Vale lembrar que sempre escolher postos de combustível de qualidade irá te ajudar a economizar na manutenção da motocicleta. Além disso, também recomendo que antes da reinstalação do tanque, seja feita toda uma limpeza do sistema de carburação, evitando assim mais dores de cabeça com o desempenho da motocicleta.

Também, recomendo que vocês separem um dia inteiro só pra fazer essa remoção. Só a aplicação do Tank Film é um processo de 1 hora em que você vai ter que ficar movendo o tanque em várias direções diferentes. E deixar seu tanque "vazio" após a remoção da ferrugem só vai fazer com que ela volte com mais força.

Espero ter ajudado os Saharamaníacos com este tutorial completo. Em breve, vou postar o andamento da reforma da minha Sahara, reparos na carenagem e muito mais!
I been up, I been down.
Take my word, my way around.
I ain't askin' for much.
I said, Lord, take me downtown,
I'm just lookin' for some tush.
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#2
Parabéns pelo trabalho na Sahara e pelo excelente tutorial! Obrigado por compartilhar.
[Imagem: 2011-12-14%252012.52.55.jpg]
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#3
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Muito legal esse tutorial... tenho certeza que ajudará muita gente... Valeu Togatheone!!

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[Imagem: ZX2wgtg.jpg][Imagem: RSyQlcl.jpg] [Imagem: 36JJt6z.jpg] [Imagem: cehfaUi.jpg]
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#4
Valeu mesmo galera!

Big Grin

Como eu tou me especializando em motos antigas, sei que o problema da ferrugem é algo que tira o sono de muita gente. Como eu torrei um bom dinheiro nisso e não gostaria de ver pessoas saindo no prejuízo nesse mercado perverso de motocicletas no Brasil, acho mais do que válido fazer este tutorial.

Daqui a uns dois meses, pretendo comprar um kit para restauração de carenagens pra mostrar pra todo mundo como fazer.

Os próximos tutoriais serão focados ainda no diagnóstico de defeitos comuns em motos antigas (focado na Sahara) como tiro no escapamento, carburador, vazamentos de óleo etc.

Qual defeito vocês sugerem que eu faça a sugestão de conserto pro próximo tutorial?
I been up, I been down.
Take my word, my way around.
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