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Bateria secando
#31
Hamilton Escreveu:Show de resposta Fabrício...
Mas eu fiquei com uma dúvida, em um post você disse que a tensão em 6000 rpm não devia passar de 14,5 V e no outro que deveria ficar entre 13,5 e 15,5 V a 5000 rpm. Qual é o valor máximo admitido?

Abração,
Rá.

Então hamiltom , os 14,5 V que eu citei num poste é a média aritimética de 13,5 com 15,5 V, na verdade eu deveria ter dito que a tensão (voltagem) deve estar em torno de 14,5 V em tal post. Os valores de 13,5 à 15,5 V eu retirei de um manual de mecanica da SAHARA que a propria honda distribui para suas autorizadas. Essas variaçoes de valores existem devido que os componentes eletronicos por mais precisos que sejem, sempre possuem uma erro tolerável na fabricação. A questão da bateria secar está intimamente ligada com o regulador retificador como um amigo citou acima. Os reguladores tem que desligar (interromper a carga na bateria) quando a tensão atingue um certo valor (entre 13,5 à 15,5 V) se isso não acontecer, a solução da bateria começa a esquentar demasiadamente e a agua começa a evaporar. Vc ja deve ter reparado alguns carros as vezes do nada começam a gritar correia de alternador e depois param, isso acontece quando a correia esta frouxa ou gasta, daí quando o regulador liga, o alternador fica pesado pra rodar e a correia patina, e quando a bateria atinge a carga maxima ele desliga e a correia para de gritar. O regulador monitora a tensão atravéz de um fio preto que ele possui (a maioria dos reguladores). Muita gente acha que esse fio é ligado ao negativo, mas na verdade ele é um fio que é ligado ao positivo, se esse fio partir, ou oxidar nos bornes, o regulador pode perder a referencia de tenção e ferve a solução, alem de elevar a tensão a ponto de queimar lampadas e demais cargas, mas as vezes pode ser um problema interno mesmo. Um exemplo, a falcon usa uma outra tecnologia, ela não tem esse fio preto, mas não tá aprovando muito, pois falcon com regulador queimado é muito comum. Na verdade acho que o problema não é a tecnologia do regulador da falcon, mas sim o local que ele é instalado. Fica por cima da roda traseira, um local onde pega lama, a lama impregina nas aletas e ele talvez sobreaquece a ponto de queimar, Outra teoria é que: O regulador aquece muito quando trabalhando, no caso da falcon, se vc pegar uma chuva repentina, a roda logo joga essa agua nas aletas do retificador provocando um choque térmico. Bom isso é uma teoria minha nada comprovado mas faz sentido.
Enfim, não é muito difícil recondicionar um regulador retificador, o duro é abrir o invóculo, é necessário uma fresa 3D de altissima rotação. futuramente é provavel que eu esteja realizando esse recondicionamento.
Abraços a todos
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#32
Big Grin

Olá Fabrício Plaster,
vc citou que a resina do regulador deve ser retirado com uma fresa,
mas aplicando calor essa resina não derrete?

qual a voltagem que sai do alternador, os3 fios amarelos, ou
o defeito não pode ser no alternador(curto entre as espiras, entre
os enrolamentos, etc..). No manual so manda medir a resistência
entre as bobinas. Alguem sabe a voltagem entre as bobinas do
alternador?
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#33
Derrete nada, a resina é resistente a calor, igual à de cabos de panelas (acho que é baquelite), ja tentei abrir umas no calor (ferro de solda) e nada, só se for um maçarico, mas aí dana o circuito interno.

Quanto à tensão nos fios amarelos, eu nunca medi, ACREDITO que deva ser em torno de uns 40 volts (Corrente Alternada CA) entre a carcaça e a fase em uns 5000 rpm. Boa pergunta essa, quando eu tiver um tempo vou medir pra saber.
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#34
É TURMA VOCES ESTAO RECLAMANDO DE BARRIGA CHEIA... PORQUE RESOLVER UM PROBLEMA DE BATERIA E REGULADOR NA SAHARA É FÁCIL E BEM MAIS BARATO DO QUE EM UMA FALCON.... (NAO GOSTO NEM DE LEMBRAR)

Fiquei com uma falcon um ano e meio e o problema que a maioria dos proprietarios tem é RETIFICADOR... e o pior o da Falcon é selado e não dá conserto... já o da Sahara pode ser aberto e consertado... pelo menos aqui na minha cidade consertam e fica bom.

VEndi uma falcon devido a esse probliminha eletrico... que sempre me deixava a pé.....rsrsr... estou rindo pq vendi e comprei novamente uma sahara.

COMEÇOU A SECAR AGUA NA BATERIA É SÓ MEDIR A TENSÃO DO RETIFICADOR... E CONSERTAR..... AI É SÓ ALEGRIA.

OUTRA DICA: ANTES DE COLOCAR UMA BATERIA "SECA" NA MOTO OLHE O FUNCIONAMENTO DO REGULADOR RETIFICADOR... PQ SENAO SECA A BATERIA E AI... SO OUTRA
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#35
Depois de 1 ano e 7 meses de uso, na hora de dar partida a bateria ficava fraca até o dia que não deu nem sinal. Sad
Retirei a bateria e a mesma estava completamente seca, completei até o nível e mandei dar uma carga lenta.
Dia seguinte coloquei na moto e funcionou como se fosse nova. Big Grin Big Grin
No meu caso acho que foi falta de manutenção, não custa nada verificar o nível de 3 em 3 meses. Wink
[Imagem: bannerox6.jpg]
[Imagem: botton-4ANOS.gif]
DESPOJADOS DO ASFALTO MOTO GRUPO RJ
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#36
A minha bateria também estava secando e comprei outra e tambem secava. No fim não carregava direito, troquei o estabvilizador de voltagem e o problema acabou Smile
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#37
Veja:

<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.saharamaniacos.com.br/forum/viewtopic.php?f=9&t=6747">viewtopic.php?f=9&t=6747</a><!-- l -->
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.  Rolleyes
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.






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#38
JA TEM TOPICO SOBRE ESSE ASSUNTO.........O JOTACÊ JA ESTA COLOCANDO AI ................

UM ABRAÇÃO A TODOS........................
AO INFINITO E ALEM.........COM UMA SAHARA
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