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Olá sahara maníacos e amigos.
Como a sahara saiu de linha, sou apaixonado pelo estilo, sei que não vai ser
lançado nada do gênero no Brasil, resolvi dar uma ar de modernidade na minha
velha e querida sahara.
A moto era assim antes da personalização:
Ficou assim após a transformação:
Itens modificados:
A moto ainda não está como eu quero, falta os detalhes finais. Mas, como vou demorar um pouco
pra fazer isso, vai aqui umas fotos preliminares pra matar a curiosidade do grupo.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
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PARTE 1 - TANQUE
Olá.
Escolhi o tanque para começar a relatar as modificações que fizemos em minha sahara.
Vou usar "fizemos" pois contei com a colaboração, pra não dar todo o crédito pra ele ...
do nosso querido Rá1000ton.
Pois muito bem. Itens necessários:
- 1 tanque de sahara
- 1 tanque de XT600
- Chapa de aço galvanizada
- Solda oxigênio
- Disco de corte
- cerveja (skol e malzbier)
Na foto 1 está o tanque da XT600. Na foto 3 da pra ver o tanque da sahara.
Comece cortando a parte do fundo do tanque da sahara, junto com a parte da frente.
Note pela foto 3 que o tanque da sahara somente vai servir de apoio no quadro da moto.
O tanque da XT você abre ele na frente, arranca tudo. Leva ele pra moto,
já com o tanque da sahara ponteado embaixo e vai encontrando a posição em que ele deve ser soldado (fotos 2 e 4).
Uma vez colocado os retalhos para fechar o tanque, livrando o guidão e as
colunas da direção, vai para a solda definitiva. Na foto 5 já nota-se o tanque
devidamente soldado com solda latão (metal).
Uma vez soldado, vede a saída e deixe 24 horas com água para ter certeza de que
não tem nenhum vazamento.
Após, começa o laborioso trabalho de proteção do tanque.
Pegue o tanque, coloque 4 litros de água e adicione cuidadosamente, bem devagarinho
250 mL de ácido sulfurico. Pode ser também ácido clorídrico. Agite constantemente
por durante 30 minutos, sem parar.
Retire e dê uma lavada com água. Coloque 1 litro de ácido muriático, compra-se em casas de tinta.
Ácido muriático tem 34% de ácido clorídrico, 7% de ácido sulfúrico e 10% de amidas.
Agite sem parar por mais 45 minutos. Lave copiosamente.
Assim que começar a aplicar o ácido muriático, prepare a solução para neutralizar o ácido.
Coloque 500 gramas de soda cáustica em cáspas em 2 litros de água e agite até dissolver.
Após os 45 minutos com ácido muriático, lave copiosamente.
Coloque agora a soda e agite ininterruptamente por 20 minutos.
Lave copiosamente. Lave 7 vezes com água limpa e 3 vezes com água deionizada, caso tenha.
Uma vez devidamente lavado, seque imediatamente com secador de cabelo (Foto 7).
Seque até ter certeza de que não tem água dentro.
Chegou a hora de aplicar o epox, a resina que vai evitar o ataque da gasolina.
Esta resina chama-se tankifin (Foto 6), compramos em Curitiba. Deve ser preparada
pelo menos 3 horas antes do uso, e nos primeiros 20 minutos que você mistura ela tem que ficar
sob constante agitação.
Vede o fundo novamente, coloque a resina dentro do tanque, feche a boca (Figura 8 )
e fique ininterruptamente virando o tanque de um lado para o outro durante 1 hora,
para que a resina vá para todos os lugares do tanque.
Passada 1 hora, abra o fundo, retire o excesso de resina e passe a virar o
tanque de posição a cada 10 minutos durante 3 horas, pois a resina continua
se movimentando. Espere 72 horas para colocar gasolina dentro.
Bom, o resultado foi esse das fotos 9 a 12.
Mancadas do projeto.
1- O tanque deveria ser 3,5 cm mais comprido, para encaixar melhor nas carenagens e ficar 100% perfeito.
2- Deveria ter utilizado a tampa do tanque da sahara, para aproveitar a tampa cromada e a chave da ignição.
3- Faça o tratamento para retirar a ferrugem (ácidos) e aplique a resina antes da pintura.
Isso porque o ácido esquenta a peça e detona com a pintura e os adesivos.
Essa foi a maior das minhas cagadas... a Rosana teve que ficar 1 hora com uma
mangueira ligada esfriando o tanque enquanto eu agitava, mesmo assim
enrrugou os adesivos e explodiu a pintura em alguns pontos.
Importante, não deixe entrar água durante o processo de pintura, ela ataca a resina.
Mais uma foto
Abraços.
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Parte 2 - Rabeta, porta placa e setas
Deu um belo de um trabalho, mas foi uma das modificações que mais cairam bem na moto.
Primeiro eu cortei o final da rabeta da tornado. Ela é muito fininha, não gostei.
Cortei uns 5 cm. Por conta disso, tive que trocar toda a furação na parte da frente,
que prende no quadro (5) e na lateral, no parafuso do bagageiro (6).
Por conta disso, tive que trocar de lugar também o parafuso de cima, que prende no meio do bagageiro (2,3 e 4).
Para manter tudo justinho e sem vibração, adaptei o próprio suporte da sahara (1).
Tive o cuidado de alinhar exatamente com as laterais. Olhe a segunda foto
publicada na primeira mensagem.
O resultado foi esse:
Com a rabetinha mais moderna, o pisca original ficou feio na moto.
Optei por utilizar esse ai, paguei baratinho e cai bem.
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Parte 3 - Banco, farol de milha, caixa de ferramentas e pedaleiras avançadas
O banco deu muuuuuito trabalho, e ainda não está como deve ficar. O encaixe no tanque ainda está a desejar. Tem ainda a parte de trás que ficou alta e também tem que melhorar.
Tive que trocar os encaixes da parte de baixo, pois o quadro da sahara é mais estreito (1,2,3 e 4).
Também, tive que trocar o encaixe da frente, embaixo do banco.
Depois, ficou sobrando um buraco atrás, e precisava tampar (5,6).
Solução, cola de sapateiro e um pedaço de borracha grossa.
O farol de milha eu instalei embaixo da carenagem frontal. Coloquei ele para acompanhar
o guidão. Comprei de um pintor de motos, estava em uma CBR.
Fiz duas barrinhas de aço e boa, estava pronto.
A caixa de ferramentas eu me dediquei bastante a ela.
Fiz em PVC, por ser resitente e leve. Fiz na largura do motor, para acompanhar o alinhamento
das pedaleiras. Com uma barra de ferro bastante resistente, fixei no quadro e nela, soldei
duas argolas que fiz com uma chapa de aço. Nela, embuti o PVC e pintei de preto.
Do lado esquerdo, cortei um elo de corrente ao meio e soldei na argola.
Nele, usei uma dobradiça para fechar a tampa da caixa.
As pedaleiras eu utilizei as retráteis. Soldei nas argolas, na parte de baixo, sob medida
para o comprimento das minhas pernas. Do lado da tampa, tive que deixar um pouco
mais distante da caixa, para poder abrir.
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Parte 4 - Carenagens laterais e bolha alongada
Haaa, amigos, aqui a onça bebeu água, e haja água....
Primeiro foi a dó de cortar as carenagens. Segundo, se cortar errado, babou,
pois a única solução era ír comendo no esmeril, aos poucos.
Foram 2 dias de luta, e não ficou como eu queria, na verdade, longe do que eu queria.
Mas primeiras fotos nota-se o quanto foi preciso cortar. Na última, o resultado final.
A bolha vou ficar devendo. Foi a única peça que briguei muito e dei o formato final
pra terceiros fazerem, e pisaram na bola comigo, mas, ainda estou na luta.
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Parte 5 - Roda dianteira, paralamas dianteiro, estabilizador da barra de direção
Quanto ao aro, apenas comprei o da bros e mandei raiar no cubo da sahara.
Pneu, uso o da bros, 90/90-19. Cortei a barra estabilizadora, para poder
encaixar o paralamas da twister. Tive também que projetar novos encaixes
para o paralamas. Os dois maiores são para a parte de trás da barra estabilizadora.
Os dois menores para a parte da frente. Além de rebaixar a barra estabilizadora,
eu alarguei ela, caso queira usar um pneu de 100 ou 110 mm, vai entrar.
Tirei as sanfonas, para dar um ar de modernidade. O problema que agora terei que trocar os retentores.
Em vista das outras coisas que fiz na moto, isso foi moleza. E ficou lindo.
Em resumo foi isso.
Abraços a todos e bons ventos.
Parte 6 - Painel de tornado
Foi recortado o painel original da sahara exatamente no contorno do
painel da tornado, e feito a junção com fibra de vidro.
Funciona tudo normalmente, menos o RPM que não tem na tornado.
Não precisa de adaptação no chicote, é tirar um e botar o outro.
Apenas um único fio que não é ligado no plug, deve ir direto no chicote.
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como eu mesmo ja ouvi de vc..."vai deixar de ser sahara..."
o mundo da voltas hein....rs :oops:
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Meus colegas Saharentos:
Eu só vou receber o Martinez aqui na minha cidade por causa desse tanque, quero ver essa Sahara GENETICAMENTE MODIFICADA. Nao e a toa que o Martinez fica sempre enfurnado no LABORATORIO e ainda recebe bolsa prá isso AH ! o farol de milha retangular embaixo do farol original, foi ideia minha, ele viu na minha moto lá em Barretos, e nem me deu o credito pela invenção, isso sem contar a bucina de sons de tarzan e etc, mas tudo bem, deixa ele chegar aqui, que vou fotografar tudo o que tem na moto dele e mandar prá galera
@ Machu-Picchu 2003 @ Atacama 2006 @ do Pantanal ao Pacifico, cruzando a Cordilheira dos Andes. Tudo na valente Sahara 97.
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:roll: :roll: :roll: hock: :roll: :roll: :roll:
NOOOSSSAAAA :!:
Eh um verdadeiro Carnaval de agitaçao!
Vou somar quanto tempo este tanque foi agitado.
Existe um dispositivo que agita as latas para misturar as tintas nessas maquinas de cores e tons da Suvinil,Coral,Ipiranga.Parece-se com um super vibrador plano.Naum resolveria?Teria que girar e rodar,tamb'em,como uma betoneira.
Aeh,super Rah:que tal inventar algo assim?
Motociclismo é uma doença crônica,contagiosa e incurável!.
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