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Vazamento pelos dutos do radiador de óleo - [RESOLVIDO]
#1
Prezados,

depois de fazer o motor (que tá rodando lisinho) a moto voltou pra oficina, porque o diacho ainda vaza óleo, tá pior que harley antiga!!!! :|

o vazamento de óleo tá me tirando do sério (fora a preocupação, tudo indica que foi ESSE vazamento que causou a baixa de óleo que travou o motor em primeiro lugar), e tudo indica que não é do tensor, mas sim dos dutos de óleo do radiador. só vaza depois que a moto esquenta e o óleo afina, quando fria não vaza NADA. o lado esquerdo do motor tá sequinho. a minha bota direita fica melada de óleo após uns 20 minutos rodando, fora o que escorre pelas aletas do motor até o carburador, que fica todo melado de óleo. Hoje de manhã tinha uma poça gigantesca sob a moto, como eu nunca vi. Em apenas 100km rodados com a moto depois de tirar da oficina devo ter perdido quase uns 50-100ml de óleo entre ontem e hoje.

o problema parece ser especificamente nos flexíveis dos dutos. os dutos estão secos até um certo ponto, mas na parte inferior (isto é virada pra baixo) dos flexíveis (na verdade acho que é só um deles) começa a babar. a posição ali é exatamente a ideal para o óleo fino se espalhar pelo lado esquerdo do motor quando venta (isto é, andando) e espirrar na curva do escape (fumaçando mais que carro de dedetização da dengue) quando a moto para quente.

se for isso mesmo, lascou geral. esses flexíveis não são vendidos separados, só com os dutos de óleo completos, e essas pecinhas são danadas de caras (mesmo):

orçamento da hondasa
15510-KV2-900 - Tubo dir. completo óleo – R$ 429,43 original, temos 1 peça
15520-KV2-900 - Tubo esq. completo óleo – R$ 429,43 original, temos 1 peça

não sei se existe alguma "alternativa" como mandar refazer só os flexíveis usando aeroquips ou algo do gênero. tava lendo um relato de viagem antigo aqui, de uma viagem pro chile/argentina (2007) em que um dos amigos (Luizito) teve problemas com a dita mangueira de óleo e o Valdeir citou que conseguiu (lá na gringa, pra resolver o problema imediato) um mecânico que mexia com mangueiras de alta pressão e repararam a moto, mas não postaram maiores detalhes do reparo.

outra opção é comprar um conjunto de radiador de óleo + dutos usado no mercadolivre, acha-se na faixa de 150 mirréis, mas vai saber se as mangueiras estão realmente boas? :?

estou no aguardo do diagnóstico do mecânico antes de sair comprando peça, e da análise das opções.

alguma sugestão?

abrax,
[s]
Bira
Harley-Davidson 883R 2009
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#2
Eaê parceiro....

Seguinte: essa moto é a do Castanheda certo?

Numa viagem para a Bahia ele teve problemas com aquele duto cromado que leva o óleo até a parte superior, que vc citou como sendo o do tensor. Parece que quando ele trocou a corrente de comando, o mechânico deixou o duto frouxo. Lembro que ele teve que fazer a parte de cima do motor por conta do vazamento, mas o duto permaneceu o mesmo.

Se vc descartou ele, antes de vc sair a cata dos dutos do radiador, minha sugestão é de que vc coloque a moto sobre um cavalete e deixe ela funcionando na marcha lenta até "esquentar", aí vc sobe o giro para 4000, simulando estrada, até começar a vazar.

Se forem as mangueiras, qualquer mangueira de alta pressão serve. Se não estou enganado, no SIA entre a Cinfel e a Freedom tem uma loja que vende mangueira de alta pressão de todas as bitolas. No SOF Sul também tem uma.

De qualquer forma vc já deixou a moto lá no Nilton.

Se ele não resolver, passa lá em casa, colocamos ela sobre os cavaletes e vamos testar a bixa. Vai ter que espirrar óleo por algum lugar...

Abçs
[Imagem: selo3anoseufuiux8.gif]
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#3
Ubira, nem colocarei nada não após a super postagem do Dalton. Abraço e sorte para descobrir o B.O. Wink
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#4
DALTON Escreveu:Eaê parceiro....

Seguinte: essa moto é a do Castanheda certo?

Numa viagem para a Bahia ele teve problemas com aquele duto cromado que leva o óleo até a parte superior, que você citou como sendo o do tensor. Parece que quando ele trocou a corrente de comando, o mechânico deixou o duto frouxo. Lembro que ele teve que fazer a parte de cima do motor por conta do vazamento, mas o duto permaneceu o mesmo.

fala Dalton... por esse duto cromado aí nunca vazou nada e tá sequinho.

a paradinha do tensor que eu digo é essa aqui, que parece uma "cabeça de parafuso ao avesso", o eixo do tensor da corrente de comando mesmo. Uma vez, há um tempo atrás, tive problema de vazamento por ali (era bem evidente, quando esquentava e acelerava a moto dava pra ver as borbulhas de óleo saindo das frestas), e imaginei que fosse ali de novo, mas dessa vez tudo indica que não é (não babou pelas frestas):

[Imagem: tensor.jpg]


DALTON Escreveu:Se você descartou ele, antes de você sair a cata dos dutos do radiador, minha sugestão é de que você coloque a moto sobre um cavalete e deixe ela funcionando na marcha lenta até "esquentar", aí você sobe o giro para 4000, simulando estrada, até começar a vazar.

na verdade eu fiz isso hoje quando deixei na oficina. Fui pilotando até lá, e chegando lá deixei ligado. só de parar a moto começou a jorrar óleo no chão. Confusedhock: foi aí que a gente descartou a suspeita inicial de vazamento pelo eixo do tensor

DALTON Escreveu:Se forem as mangueiras, qualquer mangueira de alta pressão serve. Se não estou enganado, no SIA entre a Cinfel e a Freedom tem uma loja que vende mangueira de alta pressão de todas as bitolas. No SOF Sul também tem uma.

jóia, então tem conserto.

DALTON Escreveu:De qualquer forma você já deixou a moto lá no Nilton.

Se ele não resolver, passa lá em casa, colocamos ela sobre os cavaletes e vamos testar a bixa. Vai ter que espirrar óleo por algum lugar...
Abçs

essa tu não sabe:

o Nilson saiu da oficina. Ficou lá só até terminar de montar meu motor, no sábado. Agora ele tá atendendo em casa, o que pra mim é até melhor pois é aqui pertinho de casa. Mas como tem a questão da garantia do motor, ainda deixei na mão do Ulisses, até mesmo porque ele também é bastante competente e tratou muito bem a minha ex-bandit que agora tá com um colega de trabalho, um dos muitos clientes que mandei pra lá.

outra coisa é que esse vazamento foi meio inesperado. nessa parte (radiador de óleo e dutos) a gente achou que não ia precisar mexer, e onde foi mexido (leia-se retentores de dentro do motor, juntas e afins) tá tudo bem vedado e seco. e eu tô desconfiado que o vazamento que eu cacei por tanto tempo (e que acabou levando à "pane seca de óleo" do motor) era justamente esse, que agora só ficou pior porque com o motor "lacradinho" a pressão aumentou. por isso que eu posso dizer que o serviço que mandei fazer, ficou bem feito. o motor tá liso e silencioso, esse vazamento não tava no programa (e não aparece nos testes sem esquentar mais a moto).

Mas resolvendo esses pepinos meu mecânico oficial vai ser o Nilson, pela competência e pela proximidade da minha residência (Sudoeste pra mim é muita contramão, não tem linha de ônibus, não tem metrô, pra deixar a moto lá ou tenho que desviar minha mulher do caminho do trabalho ou pegar táxi). Nada contra o Ulisses e a equipe, o problema é só o fato de ser contramão mesmo.
[s]
Bira
Harley-Davidson 883R 2009
Responder
#5
Eaê parceiro,,,

E o motor,, já saiu da oficina?
[Imagem: selo3anoseufuiux8.gif]
Responder
#6
.

Preciso confirmar, mas acho que a Capitão tá com os mesmos sintomas... a malha tá toda melada de óleo. Esse semana espio direitinho!!

.
[Imagem: ZX2wgtg.jpg][Imagem: RSyQlcl.jpg] [Imagem: 36JJt6z.jpg] [Imagem: cehfaUi.jpg]
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#7
DALTON Escreveu:Eaê parceiro,,,

E o motor,, já saiu da oficina?

Saiu não.

Deve começar a mexer hoje. É que tem outras coisinhas pra fazer na moto.

Marião Escreveu:.

Preciso confirmar, mas acho que a Capitão tá com os mesmos sintomas... a malha tá toda melada de óleo. Esse semana espio direitinho!!

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E aí, Marião, já viu?
[s]
Bira
Harley-Davidson 883R 2009
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#8
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ubiratamuniz Escreveu:
Marião Escreveu:Preciso confirmar, mas acho que a Capitão tá com os mesmos sintomas... a malha tá toda melada de óleo. Esse semana espio direitinho!!
E aí, Marião, já viu?
Vi não... acho que só semana que vem... tá uma chuva do cão por aqui... e a preguiça impera!! :oops: Big Grin Big Grin

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[Imagem: ZX2wgtg.jpg][Imagem: RSyQlcl.jpg] [Imagem: 36JJt6z.jpg] [Imagem: cehfaUi.jpg]
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#9
olha só que legal, o trabalho tá ficando melhor que a encomenda.

eu achei que levando as peças nos especialistas em mangueiras de alta pressão, que eles fossem trocar só os flexíveis,mas na verdade refizeram os tubos INTEIROS, exatamente nas medidas e especificações dos originais (exceto os flexíveis, que mandamos fazer com mangueira com malha de aço pra durar mais), a única diferença é que o original é cromado e esse novo não é.

[Imagem: CameraZOOM-20120720094837188.jpg]

vai me custar 180 reais o par de tubos, melhor que pagar os quase 500 em cada um original. Como imagino que aí já tenha o lucro do mecânico, talvez se eu mesmo tivesse levado as peças lá tivesse ficado mais barato, então fica a dica aí, se precisar refazer esses dutos, leve as peças em uma empresa especializada em mangueiras de alta pressão e peça para refazerem.

(Dalton, foi feito nessa loja mesmo que você falou, o nome dela é Primeira Linha, fica no SIA quadra 4C).

tá demorando a ficar pronta porque uma das "coisinhas" que eu tinha mandado ver era o pedal do câmbio que tinha soltado, na verdade foi o eixo novo que quebrou (com certeza falha na peça, já que o câmbio tava tão macio que eu nem tava usando força pra trocar as marchas), resultado, teve que desmontar e abrir a p*rra toda de novo hahahaha (dessa vez isso não vai me custar um centavo, já que é garantia, pois o eixo problemático foi instalado por eles... rs), como tava difícil pra conseguir um jogo novo de juntas aqui em brasília (fora que o Ulisses, o mecânico, tá ruim da coluna pra caramba) a parada atrasou. como já conseguiu o eixo novo do câmbio e as mangueiras novas estão na mão, se tudo der certo começa a remontar hoje e pego a moto amanhã ou segunda-feira.

sou brasileiro e não desisto nunca!!! rs
[s]
Bira
Harley-Davidson 883R 2009
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#10
boas surpresas...

fui hoje perto da hora do almoço na oficina pra ver como tava o andamento do serviço, na hora que eu estava estacionando o carro a menina me liga pra dizer que tá pronta.

dei uma boa volta, nada de óleo no chão. ao que tudo indica, tá jóia agora.
[s]
Bira
Harley-Davidson 883R 2009
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