Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Traseira rangendo - parece ser Pro link
#1
Olá, tenho uma Sahara 91 cinza, gostaria de saber o que causa um rangido do tipo nhéco nhéco bem alto quando a suspensão traseira trabalha... Se for Pro link dá pra lubrificar?
Obrigado!
Responder
#2
Eu acho que é o amortecedor, passa um lubrificante líquido na junção do amortecedor com o quadro pra ver se resolve.

Mas, se é uma 91 e você não deu manuntenção na suspensão, deve estar um bagaço.

A suspensão deve ser demontada completamente para lubrificação a cada 12 mil km.

Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#3
Podem ser também as buchas da balança...

Elas são de borracha, como nos carros, e as vezes ficam rangendo, qdo ressecadas!!

Vale a pena dar uma olhadela nelas também!!

Abração
Responder
#4
Ok, pelo jeito vou ter que tirar aquele eixo que segura a traseira...
Estava um pouco receoso em desmontá-lo, pois a Sahara de um amigo meu, fomos tirar o eixo e ele estava torto, demorou um dia inteiro só pra desmontar! Com muita cacetada!

Desmontarei e farei a devida manutenção... Smile

Obrigado! Big Grin
Responder
#5
depois vc relata aqui como resolveu o problema e o que era realmente, se possível com fotos...

Abração
Responder
#6
Saharentinhos:

Nhéc Nhéc na suspensão trazeira = falta de lubrificação OU PIOR: adeus buchas.

O sistema de rolamentos do garfo trazeiro é do tipo sem esferas - somente buchas e roletes - e necessita de limpeza e lubrificação, segundo o fabricante, a cada 12.000 - isso mesmo: desmontagem geral, limpeza e lubrificação.

As velhinhas XLX350 tinham um engraxador no local (mas parece que a Da. HONDA preferiu tirar este assessório pra gente ter que gastar mais...).

Eu tive esse problema aos 40.000 Km - e quando a suspensão foi aberta, estava tudo MOÍDO.

Mão de Obra + peças originais geravam um custo de mais de R$ 800,00 - pois além das buchas, roletes e retentores - que geralmente são trocadas pelo desgaste - o tempo estendido para a revisão causou o desgaste do eixo da suspensão e também do braço oscilante do amortecedor.

Como não existe o braço oscilante do amortecedor paralelo (e o custo do bichinho na HONDA é proibitivo) eu mandei para um torneiro, que refez o buraco (que tornou-se OVAL...) e embuchou para dar maior resistência. Ficou nota mil (e custou apenas R$ 45,00).

O eixo da suspensão utilizado foi de outra moto da HONDA (não encontrei o da Sassa para pronta entrega - mas no final, ficou mais barato... não me recordo com certeza, mas acredito que foi usado um de XL250).

As buchas e roletes utilizei paralelas - os retentores, originais.

Estou com 54.000 Km agora, e a suspensa tá macia e sem barulhos - no começo do ano irei desmontar para limpeza e lubrificação.

Ah! Justifico o uso das buchas e roletes paralelos: se moí os originais com 40mil (se bem que o desgaste do restante mostra que não pode ser feito dessa maneira...) e tenho que abrir tudo a cada 12-15mil, é válido usar essas peças paralelas e trocá-las sempre que revisar. O preço é baixo, e a M.O. já tá paga mesmo...

Valew - tô QUASE com a Carteira de Motorista de volta... QUASE... Me aguardem!
Responder
#7
Hum! Pelo jeito vi que vou ter um gasto a mais...

Acabei de comprar uma Sahara 94 com 60 mil km... vou pega-la hoje...

Levei a um mecanico para ver esse nheco-nheco da traseira e ele me disse que era coisa simples... mas não imaginava que pudesse ser tão caro assim...

BTW, alguém de Sampa poderia indicar uma boa oficina la na General Osório? Como trabalho perto da Consolação, fica bem fácil pra eu deixar a moto em alguma oficina por lá...

Abraços a todos!!!
Calves

Claudio Alves

Tenerezinha preta
Sahara 94 - [Tiger] Vermelha e Branca - 4Ever

[Imagem: 0km.jpg]
Responder
#8
lambuza ele todo com WD-40, acaba todo o barulho
Responder
#9
gaguinho Escreveu:lambuza ele todo com WD-40, acaba todo o barulho

O único problema é que resolve apenas por um tempo...

Depois volta tudo de novo

Abração
Responder
#10
douglasrtorres Escreveu:
gaguinho Escreveu:lambuza ele todo com WD-40, acaba todo o barulho

O único problema é que resolve apenas por um tempo...

Depois volta tudo de novo

Abração

e tome de WD-40....kkkkkkk
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)