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Dicas de Pilotagem: CURVAS
#1
Aí pessoal da Sahara:

Mais umas dicas legais que encontrei no site <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.bluriders.com">www.bluriders.com</a><!-- w --> - aproveitem e vamos melhorar a performance!

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Ao fazer uma curva, em velocidade relativamente alta - numa estrada, por exemplo - você força o guidão da moto para o lado de "dentro" ou para o lado de "fora da curva"? Esse é uma pergunta que o piloto francês Hilária Damiron, atualmente radicado no Brasil, sempre fazia quando era instrutor de pilotagem avançada na escola de campeões Dominique Sarron, na França.

Segundo Hilaire, a maioria dos alunos fica surpreso ao saber que a resposta correta é "empurrar" o guidão no sentido contrário ao da curva, ou seja para "fora". Essa manobra é chamada "contra-esterço". Ele explica que a maioria o faz inconscientemente, pois esta é uma reação natural ao efeito giroscópico das rodas.

O efeito giroscóspico surge em velocidade superior a 35 km/h e se torna mais intenso quando maior for a velocidade. É um fenômeno físico criado pelo movimento giratório das rodas da moto. Sua tendência é mantê-la em pé e rodando em linha reta enquanto existir movimento e velocidade.

A curvatura externa existe nos pneus de motos, também ajuda quando o piloto realiza o "contra-esterço", eliminando a tendência de a moto se manter em linha reta, forçando-a a inclinar-se e "deitar' para o lado de "dentro" da curva. Mas isso somente funciona quando a velocidade é superior a 35 km/h, dependendo do tipo de moto e do tamanho de suas rodas, já que quando maior for esse diâmetro maior o efeito giroscópico. Em velocidade inferiores a 35 km/h as motos reagem como uma bicicleta.

Ao forçar levemente o guidão para o lado contrário ao da curva, o piloto facilita o controle da moto, equilibrando as forças que atuam sobre ela. Parece contraditório, mas o "contra-esterço" serve para ajustar a moto à velocidade e a o raio da curva, podendo fazê-la "deitar" mais ou menos, conforme a necessidade.

Quanto mais força de contra-esterço o piloto aplicar sobre o guidão, mais a moto deitará e fechará a curva. A manobra é importantíssima para quem pilota em alta velocidade, mas também extremamente útil em situações normais.

É na hora de fazer a curva que se conhece o bom piloto, já que nas retas exige-se pouca habilidade. E cada estilo e tamanho de moto apresenta um limite diferente quando o assunto é curva.

Fazer um curva também envolve física, pois duas forças básicas atuam na moto. A da gravidade (peso da moto e a do piloto) que com a moto inclinada, a comprime contra o chão. E a força centrífuga que, devido à velocidade "empurra" a moto para fora da curva. Essas duas forças agem sobre a suspensão e os pneus. É do equilíbrio entre elas e da aderências dos pneus à superfície que depende uma curva bem feita.

Quanto maior e mais pesada a moto, mais ela sofrerá com a força centrífuga. O mesmo ocorre com a velocidade: quanto mais rápido, mais se sente o efeito da força centrífuga. Tem mais: quanto mais fechada a curva, maior será a ação da força centrífuga.

O segredo de uma curva bem feita é reduzir a velocidade antes de "entrar" - se for necessário frear, use os freios dianteiro e traseiro ao mesmo tempo, antes da curva - inclinar a moto e corpo de acordo com necessidade, manter aceleração constante e só aumentar a aceleração depois de terminada a curva.
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#2
Outro esquema bem legal, que parece besteira, mas faz uma puta diferença na hora do perreio, é nas curvas, olhar a estrada sempre o mais longe possível, em direção ao horizonte.
Quando a curva fechar mais que o esperado, nunca olhe pro chão perto da roda dianteira, senão é vaca na certa.
É a 1ª lição de downhill, de mountain bike, mas que serve pra pilotagem de moto também.
[Imagem: image009o.gif]
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#3
eu tenho outra teoria, nunca ande mais rapido do q vc consegue pilotar, senao eh chao com certeza...
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#4
Sou da mesma teoria do Gaguinho!!! Big Grin Big Grin Big Grin :twisted:

Ande na boa e fique com sua moto sem nenhum arranhão e vivo 8)
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#5
Maníacos, eu tb sou da opinião do Gago...

O grande porém da questão "curvas" - que aliás, é um grande divisor entre quem sabe ou não pilotar uma moto - é que, mesmo em baixas velocidades, é necessário alguma técnica.

Um exemnplo bem bobo: em saídas ou entradas de viadutos, geralmente temos curvas com raios bem fechados, com aclive ou declive igualmente acentuados. Normalmente, estes desvios tem indicação de velocidade máxima de 40Km/h, que já é uma velocidade relativamente pequena.

É muito comum, entretanto, nestes trechos, você encontrar motoristas embaçando o tráfego, andando a 15, 20 Km/h - às vezes, menos do que a metade do permitido. Sem o domínio de técnicas de contra-esterço, ponta-taco, inclinação do corpo e/ou da moto, vc acaba fazendo o trajeto em velocidades baixíssimas, oferecendo perigo da mesma forma!

Técnica de pilotagem não é pilotar velozmente - é justamente encontrar o seu limite dentro das condições mais próximas da perfeição em termos de segurança.
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#6
É, tô vendo que tenho muito o que aprender ainda.
Sabadão desci a serra pela rodovia dos Imigrantes, pela pista nova.
Tava indo na boa, uns 100km, 80km.
Tava eu com a minha Sahara e dois primos, cada um numa Tornado.
Daí me passa dois malucos nu CG Titan voando baixo dentro do túnel.
Os meus dois primos sairam que nem uns loucos atrás deles, e eu, fui junto.
Tava a uns 125km, passando entre os carros, e tome curva prum lado e pro outro.
Daí veio a lembrança, "motoqueiro bom é motoqueiro vivo...", ná hora diminuí.
Mano, não sei o que esses caras fazem, mais a Cgzinha tava andando muito.....rs
Tem louco pra tudo.
Yamaha Drag Star 2006 Preta
"Vida longa aos meus inimigos, para que
vejam o meu triunfo bem de perto!"
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#7
Um bom piloto se conhece nas curvas, reta não requer habilidades.

Rodrigão, comenta aí a minha técnica de fazer curvas. E olha que ando com garupa, alforjes, bauleto, trecos amarrados encima do bauleto, bla bla bla... 8) Big Grin 8) Big Grin

Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
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#8
ta se achando o cara das curvas,... cuidado pra nao escorregar no quiabo hein...rs
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#9
Concordo que reta não requer habilidade, a não ser as retas dos corredores das avenidas aqui de sampa, tenta passar lá sem habilidade pra ver não vai embora uns 30 retrovisores, mesmo sendo reta.....rs

Eu sou cagão pra caramba, curva acima de 80km/h só se for sobre 4 rodas.

Não que eu tenha medo de cair e me zuar, só não quero estragar minha Sahara.....rs
Yamaha Drag Star 2006 Preta
"Vida longa aos meus inimigos, para que
vejam o meu triunfo bem de perto!"
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#10
Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin

Pra quem gosta de fortes emoções, pilotando no estilo Martinez & Claudinei 8) 8) , vai aí ótimas pistas para arrepiar nas curvas.

- Rio - Santos;
- Estrada para Serra Negra (a melhor pela qual já pilotei);
- Serra pra chegar em Campos do Jorgão (meia boca);
- Oswaldo Cruz ( tem uma serra bem travada, animaaaaaaaaaaal);
- SP098 entre Mogi das Cruzes e Bertioga;
- Trecho entre São Vicente e Cuiabá, no Mato Grosso;
- Trecho entre Cinquentinha e Cáceres, no Mato Grosso;
- Pra quem gosta de chão, a trans-pantaneira é o bicho...

e muito mais que não me lembro ou não tive o prazer de andar, ainda.

Grande abraço a todos.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
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