18-05-2012, 06:07 PM
Prezados,
tem um negócio acontecendo aqui que tá me tirando do sério.
acho que todos acompanharam a saga da reforma da Saharna. As idas e vindas a mecânicos, etc.
Então, algumas informações:
- a corrente de comando é NOVA e ORIGINAL, tem menos de 2000km;
- o tensor é paralelo (catracado)
- a mola havia quebrado, e foi trocada há menos de 1000km.
- última troca de óleo foi a 2000km
- a moto tá com alongador, e quando parada fica um pouco "inclinada" em demasia - por isso mesmo tomo o cuidado de só dar partida no motor com ela "em pé".
Depois da troca da mola, a bateção da moto parou. Rodei quase 1000km com ela quietinha e lisinha... tirei o vazamento chato que tinha sobrado em casa mesmo (atochei de silicone de alta temperatura por fora do motor no local do vazamento, o "curativo" estancou legal o vazamento e não suja mais o chão), aí precisei deixar a moto parada por 10 dias (precisei viajar) e quando fui passear com ela no sábado da semana retrasada, no meio do caminho percebi um aumento no ruído e quando cheguei em casa notei que tava um barulhão absurdo.
uma coisa que percebi foi que no dia que começou o barulho, um pouco depois de eu sair de casa, em uma das aceleradas ela deu uma "embolada" de um segundo como se fosse uma "patinada" da embreagem e voltou a andar normal logo em seguida (que nunca mais aconteceu depois, mas pode ter sido o momento de início do ruído).
O barulho é um "tic-tic-tic" agudo e irritante, e parece que tá vindo da parte de cima do motor. Não tá mais aquele ronco "lisinho" que a moto tava depois de trocada a mola do tensor da corrente de comando. O barulho não desaparece quando a moto esquenta, ele apenas diminui bastante depois dos 3500 giros (com a moto parada e acelerando não dá pra perceber, mas andando você percebe enquanto anda que o ruído do motor está diferente do normal e mais agudo). Desempenho e consumo continuam dentro do padrão normal da moto. Só o ruído é que tá dando nos nervos.
que será esse ruído?
- corrente de comando de novo? (corrente nova, tensor catracado novo, mola recém trocada)
- será que quebrou OUTRA mola?
- será que é só ajuste do tensor?
- será que é regulagem de válvulas? (obs: regulagem total do motor feita recentemente, não vejo razão pra perder a regulagem tão cedo, se bem que já mexeu tanto que não duvido de nada)
tem um negócio acontecendo aqui que tá me tirando do sério.
acho que todos acompanharam a saga da reforma da Saharna. As idas e vindas a mecânicos, etc.
Então, algumas informações:
- a corrente de comando é NOVA e ORIGINAL, tem menos de 2000km;
- o tensor é paralelo (catracado)
- a mola havia quebrado, e foi trocada há menos de 1000km.
- última troca de óleo foi a 2000km
- a moto tá com alongador, e quando parada fica um pouco "inclinada" em demasia - por isso mesmo tomo o cuidado de só dar partida no motor com ela "em pé".
Depois da troca da mola, a bateção da moto parou. Rodei quase 1000km com ela quietinha e lisinha... tirei o vazamento chato que tinha sobrado em casa mesmo (atochei de silicone de alta temperatura por fora do motor no local do vazamento, o "curativo" estancou legal o vazamento e não suja mais o chão), aí precisei deixar a moto parada por 10 dias (precisei viajar) e quando fui passear com ela no sábado da semana retrasada, no meio do caminho percebi um aumento no ruído e quando cheguei em casa notei que tava um barulhão absurdo.
uma coisa que percebi foi que no dia que começou o barulho, um pouco depois de eu sair de casa, em uma das aceleradas ela deu uma "embolada" de um segundo como se fosse uma "patinada" da embreagem e voltou a andar normal logo em seguida (que nunca mais aconteceu depois, mas pode ter sido o momento de início do ruído).
O barulho é um "tic-tic-tic" agudo e irritante, e parece que tá vindo da parte de cima do motor. Não tá mais aquele ronco "lisinho" que a moto tava depois de trocada a mola do tensor da corrente de comando. O barulho não desaparece quando a moto esquenta, ele apenas diminui bastante depois dos 3500 giros (com a moto parada e acelerando não dá pra perceber, mas andando você percebe enquanto anda que o ruído do motor está diferente do normal e mais agudo). Desempenho e consumo continuam dentro do padrão normal da moto. Só o ruído é que tá dando nos nervos.
que será esse ruído?
- corrente de comando de novo? (corrente nova, tensor catracado novo, mola recém trocada)
- será que quebrou OUTRA mola?
- será que é só ajuste do tensor?
- será que é regulagem de válvulas? (obs: regulagem total do motor feita recentemente, não vejo razão pra perder a regulagem tão cedo, se bem que já mexeu tanto que não duvido de nada)
[s]
Bira
Harley-Davidson 883R 2009
Bira
Harley-Davidson 883R 2009