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Barulho muito estranho,que será? (UPDATE. Tá viva!!!)
#1
Prezados,

tem um negócio acontecendo aqui que tá me tirando do sério.

acho que todos acompanharam a saga da reforma da Saharna. As idas e vindas a mecânicos, etc.

Então, algumas informações:

- a corrente de comando é NOVA e ORIGINAL, tem menos de 2000km;
- o tensor é paralelo (catracado)
- a mola havia quebrado, e foi trocada há menos de 1000km.
- última troca de óleo foi a 2000km
- a moto tá com alongador, e quando parada fica um pouco "inclinada" em demasia - por isso mesmo tomo o cuidado de só dar partida no motor com ela "em pé".

Depois da troca da mola, a bateção da moto parou. Rodei quase 1000km com ela quietinha e lisinha... tirei o vazamento chato que tinha sobrado em casa mesmo (atochei de silicone de alta temperatura por fora do motor no local do vazamento, o "curativo" estancou legal o vazamento e não suja mais o chão), aí precisei deixar a moto parada por 10 dias (precisei viajar) e quando fui passear com ela no sábado da semana retrasada, no meio do caminho percebi um aumento no ruído e quando cheguei em casa notei que tava um barulhão absurdo.

uma coisa que percebi foi que no dia que começou o barulho, um pouco depois de eu sair de casa, em uma das aceleradas ela deu uma "embolada" de um segundo como se fosse uma "patinada" da embreagem e voltou a andar normal logo em seguida (que nunca mais aconteceu depois, mas pode ter sido o momento de início do ruído).

O barulho é um "tic-tic-tic" agudo e irritante, e parece que tá vindo da parte de cima do motor. Não tá mais aquele ronco "lisinho" que a moto tava depois de trocada a mola do tensor da corrente de comando. O barulho não desaparece quando a moto esquenta, ele apenas diminui bastante depois dos 3500 giros (com a moto parada e acelerando não dá pra perceber, mas andando você percebe enquanto anda que o ruído do motor está diferente do normal e mais agudo). Desempenho e consumo continuam dentro do padrão normal da moto. Só o ruído é que tá dando nos nervos.

que será esse ruído?
- corrente de comando de novo? (corrente nova, tensor catracado novo, mola recém trocada)
- será que quebrou OUTRA mola?
- será que é só ajuste do tensor?
- será que é regulagem de válvulas? (obs: regulagem total do motor feita recentemente, não vejo razão pra perder a regulagem tão cedo, se bem que já mexeu tanto que não duvido de nada)
[s]
Bira
Harley-Davidson 883R 2009
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#2
Ubira, certa vez fechei o motor de sassá, regulei tudo que tinha direito e o barulho continuava...
Fui a um mecânico, amigo meu e me disse:" Pàulinho, tira a tampa de válvulas para ver oquê acontece".
Retirei e eram os parafusos da engrenagem do eixo de comando soltos...vai vendo ae...esse barulho agudo me faz lembrar da corrente ter comido o plástico do tensor e começar a rodar sobre o bracinho do acionador...esse tal barulho agudo...hmmmmmmmmmmmmmmmmm foi bem ali na festa e despedida, no Rio de Janeiro... Big Grin Big Grin Big Grin
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#3
bom não descobri ainda o que é.

tive que vir pro trabalho hoje desligar umas máquinas pra manutenção e ia levar a danada no mecânico logo em seguida...

só que no caminho... parou. Cry

foi como se tivesse acabado a gasolina (só que o tanque tá cheio e a gasolina chega ao carburador). não pega nem com reza braba.

ignição tá jóia. centelha tudo bonitinho, fiz os testes.
gasolina tá passando.

na real? tô desconfiado que a corrente de comando saltou. Cry

larguei a moto em um posto de combustível próximo do local onde parou, vim de carona com um colega. já liguei pra mulher me buscar quando eu terminar tudo aqui, vou em casa pegar o carro e correr atrás de socorro (reboque, etc) pra levar a moto pro mecânico.
[s]
Bira
Harley-Davidson 883R 2009
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#4
Update.

deixei a moto lá no mecânico, 40 pila de reboque.

tô começando a desconfiar que a parada foi coincidência e nada deve ter a ver com o barulho.

acho que foi pane elétrica, deve ter zuado alguma coisa no chicote, me lembrei que tava subindo uma fumaça de queimado quando parei a moto.

de qq forma, amanhã tô subindo pra Manaus, e só volto pra Brasília na quarta á noite, depois de uma parada em Belém. enquanto isso o mecânico olha e me liga pra me dar as notícias.
[s]
Bira
Harley-Davidson 883R 2009
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#5
Caramba...cada coisa que acontece.

Boa sorte Bira, espero que não seja nada sério no motor da Sassá.

Abraços..... Wink
Lutar sempre, Perder uma vez ou outra, desistir jamais.

[Imagem: t7H8K3.jpg]
[Imagem: UKNDdG.gif][Imagem: mBwhX8.gif]
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#6
poisé, tô desconfiado que é parte elétrica mesmo.

começando a relembrar algumas coisas aqui, eu sei que a minha moto às vezes dava umas "falhadas" quando eu alternava entre farol alto e baixo (independente de ser usando o xenon ou lâmpada normal). alguma coisa deve estar fechando curto no chicote, especificamente na fiação do farol.

a "apagada" que deu no sábado da semana passada (na hora que começou a fazer barulho) foi bem parecida.

o que eu imagino:

1 - como o motor tava frio e em baixa rotação (eu tava saindo de uma lombada) quando deu essa "apagada", o ato de "pegar no tranco" (a moto tava engatada e andando) pode ter causado algum desajuste nas válvulas que tenha sido origem do "tectectec".
2 - hoje andando essa parte do chicote que tava fechando curto deve ter encostado em alguma coisa e aí "f*deu" de vez o chicote (por isso a fumaça e o cheiro de fio queimado)... e por isso não pega, algum dos fios que vai pra algum dos componentes da ignição deve ter zoado.

na segunda-feira vou bater um interurbano pra oficina e comentar isso com o mecânico. foram detalhes que eu só lembrei depois.
[s]
Bira
Harley-Davidson 883R 2009
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#7
Cry Cry Cry Cry Cry

acabou a brincadeira.

o que aconteceu foi o seguinte.

f*deu tudo. burrada minha mesmo. não sabia se ela tava escondendo óleo ou se o nível tava baixo. eu fiquei com medo de completar o óleo em casa por achar que ia dar excesso (Já que ela esconde óleo), no final o óleo tava era baixo mesmo. não me toquei que o barulho podia ser isso, já que tinha pouco tempo que tinha trocado a mola do tensor e imaginei que pudesse ser ela de novo.

resumindo, travou o motor. f*deu a p*rra toda.

vai comando de válvulas, balancins, pistão anel e retífica (ainda bem que eu tinha um cilindro 0.25 encostado aqui em casa, porque esse que tava nela já tava bem aberto). vai precisar trocar biela também.

tô aqui pensando:

achei um motor completo (exceto carburador) com nota fiscal , certificado de baixa, supostamente revisado e com garantia mas acredito que "la garantia soy jo" (só fhillé motopeças) por 1800 fora o frete.

tô chutando que pra consertar eu gasto mais ou menos isso, em um orçamento inicial:

- comando original usado 139,00 sem descompressor, paralelo novo com descompressor , em torno de 120,00 com frete (várias marcas, audax, etc. alguma delas presta ou é melhor ir de original usado mesmo como meu mecânico falou?)
- jogo de juntas 60 reais (paralelo - tudo valflex, juntas verdes, mais a junta da tampa de cabeçote em aço também da valflex)
- jogo de balancins 180,00 (mesmos da falcon, novos: curiosamente o kit vem 4, mas no manual de peças diz que são 6 ao todo)
- biela (TXK, isso presta?) R$ 150,00 + frete, ou uma usada original com o virabrequim por 220,00 + frete
- kit de pistão kmp + anel rick em torno de R$ 100,00 já com frete (obs: vi no ML um cara que vende camisa + pistão + anel + biela, o kit completo STD, estou só esperando ele me passar o preço pra ver se vale à pena)

só aí já vão uns 800,00, fora a mão de obra que provavelmente não vai ser pouca e outras coisas que vão com certeza ser necessárias e provavelmente dificílimas de achar.

então me restam as opções:

- plano "A": ser brasileiro e não desistir nunca, já que tá tudo desmontado, abrir e mandar consertar, com peça paralela mesmo se for o caso.
- plano "B": aproveitar que f*deu a porra toda e gastar um pouco (bem) mais, aproveitar pra colocar um kit de 375cc
- plano "C": encarar o motor usado, que por mais que tenha nota e certificado de baixa eu nunca vou ter a tranquilidade se é realmente "legal" ou se é de origem duvidosa, fora o não saber como está o motor por dentro
- plano "D": dar a brincadeira por encerrada, vender as peças boas da minha Sahara (que não são poucas) e dar baixa na motoca. Cry Cry





se partir pro plano "D", o que eu tenho:

- todas as carenagens + tanque, com pintura roxa da 99 quase nova (tem um arranhão do lado direito, pouca coisa, caí parado);
- guidão, mesas, punhos, burrinho de freio, aeroquip RCA, tudo completinho;
- parte dianteira toda: aranha, farol, bengalas em bom estado (direita com tubo externo novo), instrumentos, etc.
- duas rodas completas com aros, pneus e raiação praticamente novos;
- mais algumas carenagens paralelas novas;
- dois bancos, um original e um "confortável"
- balança traseira, amortecedor com alongador, etc.
- a parte de baixo do motor que provavelmente tá boa
- o cabeçote que meu mecânico disse que tá bom
[s]
Bira
Harley-Davidson 883R 2009
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#8
Meu amigo que ferrada...dá até coceira na cabeça...a dúvida do óleo, seria apenas esgotar e colocar 1.7litros de óleo que não passaria por esse perrengue...judiação!!
Sobre oq vc poderá fazer é oq vc decidirá fazer...boa sorte ae... Sad
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#9
Comprar motor vai cair no problema se realmente esta bom ou não.
Se vc pretende ficar com a moto ao menos 1 ano é melhor fazer, ao menos vc vai saber q ele esta bom..
Pistão KMP com anéis Rick pode por q são otimos.
Esta biela tb é boa, as Toko de caixa marron tb é boa.
Se achar um comando original usado com as medidas dentro das tolerancias, é melhor.
E NÃO coloca o descompressor.
E ja te esta aberto, troca os retentores de valvulas.

Kit 375cc só vai servir para fazer a moto beber mais e não dar lenta, sem contar q o motor vai dura bem menos.


Abraços.
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#10
Esse é meu amigo Lanterna Verde... Big Grin
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