Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como fazer um pisca-alerta simples!
#1
vamos lá, lista de material:

fita dupla-face (nao use as de espuma, pois rasgam, prefira as de gel)
[Imagem: fitaduplaface1qe3.th.jpg] [Imagem: fitaduplafacerr1.th.jpg]

espaguete termo-retrátil (encontra-se em casas de eletronica)
[Imagem: espagueteov9.th.jpg]

1 interruptor.
[Imagem: interruptor1jp9.th.jpg]

fio paralelo fino (preto, transparente, colorido, reagente à luz negra, vc escolhe...), 1 metro dá e sobra.
abraçadeiras zip-type.
ferro de solda.
solda.
alicate de corte.

Vamos aos trabalhos:

corte 3 pedaços de 2 cm do espaguete.
passe 1 pedaço do espaguete pelo fio, nao o deixe sair pela outra ponta, de um nó leve nela.
pegue a ponta sem o nó do fio e separe as pontas, com o alicate, por uns 5 cm.
passe 1 pedaço do espaguete em cada ponta.
corte a capa de cada ponta deixando o fio à mostra, 1 cm dá conta.
solde as pontas dos fios nos contatos do interruptor (se os contatos forem furados, passe o fio por dentro antes)
não deixe os contatos do interruptor esquentarem demais, faça a soldagem de forma rápida e NÃO ASSOPRE a solda.
deslize os espaguetes para cima dos contatos soldados e aqueça-os com o ferro, eles irão encolher e isolar o local.
[Imagem: interruptorjt1.th.jpg]

traga o 1º espaguete para cima dos outros dois e aqueça-o tb.
cole uma face da fita na lateral do interruptor (veja proxima foto), corte o excedente com o alicate (tesoura e estilete agarram na fita e nao cortam bem).
[Imagem: interruptor3hy6.th.jpg]

coloque o interruptor onde desejar, minha sugestão é que seja ao lado do botão das setas. passando o fio por baixo do guidon.
[Imagem: setasbm0.jpg]

use as abraçadeiras para fixar o fio no conduite dos comandos até ele chegar embaixo do painel.
[Imagem: painelsi0.th.jpg]

desfaça o no na ponta do fio.
separe as pontas uns 10 cm.
descasque cada ponta em 1 cm.
a partir daqui, NÃO DEIXE A MOTO LIGADA! VC PODE QUEIMAR ALGUM FUSÍVEL.
siga o fio de 1 pisca e solte o contato laranja ou o azul claro, dependendo do lado que escolher (o verde é o terra, nao deve ser mexido), insira uma das pontas do fio do interruptor e conecte o contato de volta, verifique se ficou firme.
repita esse passo com a outra ponta do fio do iterruptor e o fio do outro pisca, evitando o fio verde.

se tudo estiver firme, ligue a moto e teste os piscas, depois acione o interruptor e veja se as duas setas acendem ao mesmo tempo, nao importando para qual lado vc acione o pisca...

tanam, se quiser tirar depois, não terá problema, pois a eletrica da moto nao foi alterada...

dúvidas?
Responder
#2
Que beleza!!!

to seco pra fazer uma gambitech dessa na minha moto!!!

Quando tiver um tempinho, vou descolar o material e realizar o serviço.

Agora, 2 dúvidas ...

1º: O alerta só irá funcionar se o botão da seta estiver para algum lado?

2º: na Sahara, tem um conector de cada lado do fio dos piscas da carenagem frontal ... pelo o que entendi, seria só colocar uma ponta de cada fio que sai do botão do pisca alerta no positivo de cada lado ... confere?

Já agradeço pelo tutorial!
Responder
#3
confere, no caso da sahara, graças à carenagem, a dica de abrir o fio uns 10 cm nao vale, tem que abrir o quanto for necessário...

e o alerta só vai funcionar se o pisca para um dos lados (qualquer lado) estiuver acionado...
Responder
#4
.

Show de roda!!!

Gostei, tô pensando em fazer depois que me recuperar!!!

.
[Imagem: ZX2wgtg.jpg][Imagem: RSyQlcl.jpg] [Imagem: 36JJt6z.jpg] [Imagem: cehfaUi.jpg]
Responder
#5
Gostei...... simples de fazer e de se desfazer Big Grin Big Grin Big Grin

Valeu Indomado....
Lutar sempre, Perder uma vez ou outra, desistir jamais.

[Imagem: t7H8K3.jpg]
[Imagem: UKNDdG.gif][Imagem: mBwhX8.gif]
Responder
#6
Não sei se vc lembra adrian, qdo eu vi o seu alerta na moto em Guaratiba, Lembra?

Então!! seu projeto é Muuuuuuuuito simples de executar!! acho q se eu tivesse essa imaginação, não teria queimado a minha mufa num dia inteiro para fazer um alerta independente.

Final das contas, meu alerta está lá, funcionando, mesmo com a chave desligada, mas me f... todo num dia para fazer o esquema.

Porque não te conheci antes?????rsrsrs

Abração e valeu pelo capricho.
Responder
#7
OLA
Não é bem sobre piscas que desejo saber, como não tem um topico certo para isto, escrevo aqui mesmo;.
Algem sabe como deixar a luz trazeira a normal e a de freio mais fortes
Ja levei varios sustos por causa da pessoa que vem atraz e não perceber que eu freie e ela quase bate em mim
verifiquei e realmente é fraca na consecionaria dizem que é normal
e eletrecistas não mexem com este tipo de moto
Esta brava a coisa
Se alguem souber escreva para meu email
abraços
Responder
#8
Pedross Escreveu:OLA
Não é bem sobre piscas que desejo saber, como não tem um topico certo para isto, escrevo aqui mesmo;.
Algem sabe como deixar a luz trazeira a normal e a de freio mais fortes
Ja levei varios sustos por causa da pessoa que vem atraz e não perceber que eu freie e ela quase bate em mim
verifiquei e realmente é fraca na consecionaria dizem que é normal
e eletrecistas não mexem com este tipo de moto
Esta brava a coisa
Se alguem souber escreva para meu email
abraços

A sua Lâmpada traseira, deve ser fraca ou a sua lanterna está com o acrílico fosco...

tenta abrir a lanterna, soltando aqueles dois parafusos e Vê se a sua lâmpada é de 5/21w, se for, blz. E confere se estão funcionando tanto no freio, qto na lanterna e as duas juntas tbém.

Se ainda assim, tiver fraca, tente fazer um stop light, tem pelo menos 3 lá na sessão de Gambitechs.

Abração
Responder
#9
Douglas, vc e o Martinez fizeram mestrado em Sahara??



Num sei se vcs estão conseguindo ver as fotos hoje, mas tem umas que não estão abrindo. É só comigo que está acontecendo???
[Imagem: ZX2wgtg.jpg][Imagem: RSyQlcl.jpg] [Imagem: 36JJt6z.jpg] [Imagem: cehfaUi.jpg]
Responder
#10
realmente, as fotos não estão abrindo!!!

Já falei com o Indomado, e ele vai dar uma olhada!

Abração
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)