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Como comprar moto usada (G1)
#1
Cito aqui porque uma Sahara é citada na reportagem.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://g1.globo.com/carros/noticia/2012/02/veja-dicas-para-comprar-moto-usada.html">http://g1.globo.com/carros/noticia/2012 ... usada.html</a><!-- m -->

Nota-se que o colega que comprou a moto não sabia o que estava comprando. Tivesse pesquisado antes, saberia que tensor e corrente, por exemplo, é um problema comum do modelo da moto e ter que mexer com ele não indica mau uso, é apenas desgaste normal. Me parece que os 40 mil km "declarados" da moto são uma quilometragem próxima da troca mesmo.

Eu preferi pagar 1500 numa que eu sabia que tava ruim e levantar a moto aos poucos que pagar 5000 numa "supostamente boa". Pelo menos agora conheço cada parafuso da moto.
[s]
Bira
Harley-Davidson 883R 2009
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#2
ubiratamuniz Escreveu:Cito aqui porque uma Sahara é citada na reportagem.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://g1.globo.com/carros/noticia/2012/02/veja-dicas-para-comprar-moto-usada.html">http://g1.globo.com/carros/noticia/2012 ... usada.html</a><!-- m -->

Nota-se que o colega que comprou a moto não sabia o que estava comprando. Tivesse pesquisado antes, saberia que tensor e corrente, por exemplo, é um problema comum do modelo da moto e ter que mexer com ele não indica mau uso, é apenas desgaste normal. Me parece que os 40 mil km "declarados" da moto são uma quilometragem próxima da troca mesmo.

Eu preferi pagar 1500 numa que eu sabia que tava ruim e levantar a moto aos poucos que pagar 5000 numa "supostamente boa". Pelo menos agora conheço cada parafuso da moto.
É bem por ae Ubiratã, é bem por ae...
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#3
Pow, com um amigo desses é melhor não ter!!!! que FdP!!!!!! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
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#4
Betoneira_V233MC Escreveu:Pow, com um amigo desses é melhor não ter!!!! que FdP!!!!!! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Betoneira, até tchi entendo brother...O almofadinha compra por 4 mil, gasta 1500 numa motoca boa e fala merda...
Ninguém manda ser leigo no assunto, babacão... Big Grin
Além de não ter noção de dinheiro, pelamordedeeeeeeeeeeeeuuuuuuuuuuuuuusssssssssss
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#5
Alguns dias depois de ver este tópico pela primeira vez, só agora consegui ler e impossível não comentar.
Como foi dito num dos comentários sobre a matéria, este infeliz episódio envolve uma sahara apenas por coincidência, foi somente um exemplo onde poderia ser usada qualquer tipo ou modelo de moto usada. Mas nota-se que o comprador da moto além de ter um falso amigo e não ter sorte, não estava preparado pra uma compra de uma moto usada fosse ele de qualquer marca e modelo. Segue o texto da reportagem:



Veja dicas para comprar moto usada
Raspadas, gambiarra na fiação e desalinhamento podem indicar 'armadilha'.
Documentação também deve ser checada com atenção.

O instalador de acessórios automotivos Bruno Augusto Rivera pensou que estava fazendo um bom negócio ao comprar a moto usada de um amigo. Há 6 meses, ele adquiriu uma Honda Sahara 1997 com 39.000 km rodados por R$ 4 mil. “Aparentemente a moto estava em boas condições e ele me disse que precisava substituir apenas um disco de embreagem”, relata. Porém, depois de 17 dias, a moto já começou a apresentar outros problemas.
Na Sahara de Rivera havia uma série de defeitos entre tensor e corrente de comando, válvulas de cabeçote, placa de partida e bomba e filtro de óleo, que precisaram ser substituídos, além de uma retífica de pistões e anéis. “Cheguei a reclamar ao antigo dono, mas ele não quis assumir a causa. Aí preferi arcar com todo o prejuízo, que ficou em R$ 1.500, entre peças e mão-de-obra”, lamenta. Atualmente, a motocicleta de Bruno está passando por uma revisão.
O ideal, antes de comprar uma moto de segunda mão - desde que esteja em bom estado geral - é levá-la para ser avaliada por um mecânico de confiança. “Aconselho a pesquisar bastante e não comprar por impulso”, alerta João Itamar, gerente de pós-venda da concessionária Comstar, em São Paulo. Algumas "armadilhas" podem ser facilmente detectadas com uma inspeção visual no veículo. O G1 ouviu especialistas para saber quais são os pontos a checar.
A aparência vai revelar o cuidado que o atual dono teve com a moto. Por isso, a melhor maneira de descobrir o estado geral é ver se há pontos de ferrugem, raspões, riscos, trincas, manchas, opacidade dos componentes, peças e acessórios soltos e desregulados, etc. Procure também por soldas feitas recentemente e desconfie se a moto antiga estiver com a pintura muito nova, o que pode ser sinal de reforma.
Outra maneira de descobrir possíveis indícios de tombo ou batida, é checar o estado de guidão, manetes, retrovisores, escapamentos, lanternas e demais acessórios, que não podem conter riscos ou trincas. "Caso a moto estiver com qualquer um destes defeitos, aconselho a desistir da compra, pois é um forte sinal de que ela já tenha sofrido uma colisão. Qualquer desalinhamento de rodas ou suspensão, ainda que leves, no futuro pode trazer consequências ao novo proprietário", aconselha Edson Esteves, professor de engenharia mecânica do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI).
Além disso, Esteves aconselha a fazer um test drive, pois através dele é possível notar alguns problemas com desalinhamento. "Uma moto com o quadro ou suspensão empenada tende a inclinar para um dos lados ao virar o guidão e, futuramente, vai comprometer outros componentes como os pneus que vão desgastar com mais facilidade em um dos lados", explica.
Por falar neles, verifique se há desgastes irregulares, ou seja, o lado esquerdo mais gasto que o direito, por exemplo. "O desgaste tem de ser uniforme na parte central do pneu, tanto o dianteiro, quanto o traseiro", diz o empresário Robson Portela, da oficina especializada em motos nacionais e importadas LR Motos, de São Paulo . Os especialistas alertam para o fato de que algumas lojas de motos podem tentar mascarar o problema instalando pneus novos. A dica é desconfiar de motos muito usadas com pneus novos.
Outro ponto fundamental é a parte elétrica. Peça ao vendedor retirar todos os componentes que cobrem o chicote elétrico, como o assento e a carenagem plástica. A fiação precisa estar em ordem e sem emendas ou descascadas. "Aproveite e teste o funcionamento dos faróis, luzes repetidoras de direção (setas), luz de freio e buzina, completa.
Para avaliar o sistema de escapamento, a melhor forma é ligar a moto, para verificar ruídos excessivos no funcionamento, o que pode indicar furos nos canos. "Evite comprar as unidades com escapamento esportivo, pois as chances de serem reprovadas em uma inspeção veicular obrigatória, se houver no seu estado ou cidade, serão grandes", revela Portela.
O que diz o hodômetro
Nem sempre a boa aparência é garantia de aquisição segura. "Aconselho as pessoas a tomarem cuidado com motos muito rodadas. Uma moto do ano 2006 com o hodômetro marcando 50.000 km, por exemplo, já é bom fugir, pois nem sempre o antigo dono fez as devidas revisões recomendadas pelo fabricante”, explica o gerente de pós-venda, João Itamar.
Por falar em quilometragem, atenção com as motos 'pouco rodadas'. Apesar do que aparece no hodômetro, elas podem revelar a idade avançada em outros pontos, como pedaleira gasta. “Uma moto com 5.000 km, por exemplo, não pode ter este componente desgastado. Quando abaixar para ver as pedaleiras, aproveite para ver se não estão raladas, sinal de tombo”, indica Itamar.
Outra regra importante ao comprar a moto usada, principalmente de lojista, é exigir o serviço de mapeamento realizado através de um equipamento apropriado como o analisador de gases, por exemplo. Com ele, é possível diagnosticar alterações, como emissões de gases e ruídos, fora do padrão exigido, por exemplo, pela Controlar -órgão de inspeção ambiental veicular, que atua em São Paulo.
A visita ao mecânico vale para verificar itens "como as trocas de óleo do motor, freios dianteiro e traseiro, pneus etc", explica o empresário Robson. O especialista saberá verifcar o alinhamento do chassi e o conjunto da suspensão. Se qualquer um destes componentes estiver minimamente desalinhado, é possível que a moto já tenha sofrido uma colisão.
Seus direitos
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a pessoa que adquirir qualquer veículo - novo ou usado- em estabelecimentos comerciais e descobrir algum tipo de problema tem um prazo de 90 dias para fazer reclamação à loja.
“Caso o defeito não seja solucionado em 30 dias, a pessoa poderá exigir a troca do veículo por outro da mesma espécie ou cancelar a compra, com a devolução da quantia paga ou o abatimento proporcional do preço”, explica Carina Minc, assessora técnica do Procon-SP. Além da garantia estabelecida de 90 dias, a loja também poderá fornecer ao cliente uma garantia contratual, que não é obrigatória. Neste caso, o comprador poderá exigir um termo por escrito especificando quais as condições da garantia oferecida.
Para o caso de compras diretas de pessoas físicas, "a garantia é de 30 dias após a compra”, diz Carina. O negócio é regido pelo Código Civil. Se o problema não for resolvido entre as partes, a pessoa que se sentir lesada poderá procurar a Justiça.
Documentação
Outro item que merece atenção por parte do comprador é a documentação. É lá que constarão todas as informações da marca, modelo, ano/modelo, chassi, placa e cor. “É de suma importância o interessado conferir o número do chassi que é gravado no quadro da moto com a documentação. Além disso, os números precisam estar legíveis, o que garante a sua boa procedência”, alerta Portela. O número do chassi é impresso atrás do garfo.
Também é recomendável verificar no Detran se a placa bate com os números do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Outros cuidados são com relação a dívidas ou alienação junto a instituições financeiras, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), seguro obrigatório (DPVAT) etc.
Observe também se a moto possui o manual do proprietário e o livreto de manutenção do veículo. Exija do antigo proprietário estes documentos, que devem ser carimbados com as revisões obrigatórias. Caso o antigo dono diga que perdeu ou que o manual não veio quando ele comprou a moto, o melhor a fazer é desistir da compra, diz Portela. “O manual com todas as revisões mostra um dono cuidadoso. Dê preferência para os que têm os carimbos das revisões."


Seguem alguns comentários que achei interessantes:

Arisio Sousa - Belo Horizonte, MG
Essa cara da reportagem foi no mínimo inocente. Uma Sahara 97 com 39.000 Km rodados, tá na cara que é falso. Aqui em BH, eu rodo pouco, mas é uma média de uns 10.000 kms por ano. Fora isso, a moto tem que estar com uma aparência de Zero, saída da fábrica. Hoje, todo mundo volta o odometro da moto pra enganar o comprador menos atento.


Concordo com parte do que ele falou, com uma ressalva: uma moto que rodou 40 mil Km, seja em 4 anos ou em 15, não é uma moto 0 Km.

Elcio Martins - São Paulo, SP
O cara da SAHARA disse que comprou a moto de um "amigo" ? Que amigão !!! Como tem TRAÍRA por aí !


Também acho, o cara tá mal de amigo. Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin

Cleiton Batista de Araujo
MOTO USADA NENHUMA ACIMA DE SEIS MESES ATENDE A ESSES REQUISITOS "SÓ SE FICAR NA GARAGEM".


Esse foi perfeito!!!


Weliton Bezerra
gente...comprar usado o que vc nao entende, é fria.....nao é so moto..é qualquer coisa.....tem que ter uma avaliação de um especialista......as veses o vendedor tambem nao sabe do problema que esta vendendo...valeu.!!!!


É a melhor forma de proceder, mas alguns defeitos podem podem aparecer somente depois de um tempo após a compra, não sendo notado ou previsto pelo avaliador.


Nilson Castro
COMO PODEMOS DAR CREDITO A UMA REPORTAGEM ,ONDE A MOTO EM QUESTÃO E UMA SAHARA VELHA ,QUE NINGUÉM QUER MAIS ,SO UM DESINFORMADO PARA COMPRAR UMA MOTO DESSA. QUER COMPRAR MOTO EM BOAS CONDIÇÕES VÁ A UMA LOJA QUE TE DA GARANTIA DAS MOTOS OK?




O cara que escreveu isto, foi muito infeliz no seu comentário (pra não dizer que ele é um completo imbecil), este cidadão não ouviu falar de uma revenda em Campinas(entre várias outras por aí), instalada numa loja gigantesca, muito bem decorada, vendedores bem vestidos e bons de papo, uma sala de espera super confortável e etc, etc, etc, onde um colega meu de trabalho comprou uma suzuki burgmam 400 cc por um preço competitivo , porém justo para a moto em questão. Fechou negócio na moto por R$ 16.000,00, confiando nas garantias e coberturas que uma grande loja lhe daria. Ao se levar a moto numa autorizada para revisão, foi informado que a moto era ROUBADA, fato descoberto pelo nº do chassi, pois a placa estava ok (documentos falsificados por uma quadrilha que agia dentro do DETRAN) ao retornar a loja achando ser um mal entendido , encontrou a mesma vazia. Confusedhock: Confusedhock: Confusedhock: Confusedhock:
E os carros da tradicionalíssima Volkswagem de motor 1.0 e 1.6 (fox, gol, voyage...) que estavam batendo motor (bielas) com menos de 10.000km rodados, mesmo com todas as orientações do manual sendo seguidas Confusedhock: Confusedhock: Confusedhock: Confusedhock: Confusedhock: (notícia publicada numa revista especializada) E aí ????????????????????



Orang Ut
Cara, tu é uma anta! A moto "em questão" é apenas um exemplo. Haja, hein!



Isso foi para o comentário anterior.


Leonildo Soares
o sr nilson, creia, mas tem muita gente que gosta de sahara aa meu exemplo. jah tive 6 motos dessas e ja estou me preparando pra comprar outra, nao importa a idade, essa moto eh sempre especial. anda nela primeiro e depois faca seu comentario. vc deve ser usuario de titan nehh.



Isso também Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin


Bruno Falcão - Campina Grande, PB
Moto veia e dor de cabeça principalmente uma SAHARA , o cara ja devia esperar que ia ter este resultado. eu comprei uma falcon 2007 tem hora que me da um odio. SAHARA se tivesse 39mil rodado ainda tava nova, se fosse verdade a quilometragem.



Outro infeliz, desinformado. Estes caras estão precisando andar numa boa sahara antes de sair escrevendo bobagens por aí.
Responder
#6
A verdade é que compra de um veículo usado, tem grande probabilidade de dar defeito ainda mais na mão de um pessoa que não entende e se deixa enganar , agora estigmatizar uma certa marca, por um erro que o próprio, aí é fogo!!! :twisted: Big Grin
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.
Responder
#7
Em 2007 eu comprei a minha capitão 1992 com 13 mil km, comprei de uma loja, e pasmen; a km era original, a moto era toda original e eu não tive uma unica dor de cabeça com ela. Não entendia nada de motos, confiei na palavra do dono e nos meus olhos e ouvidos, porque visual ruim e barulho de motor batendo acho que todo mundo conheçe, exitem bons e maus negocios. Como diz o ditado, todos os dias um esperto e um otario se levantam e vão pra rua, quando se encontram sai negocio. O pior é quando o dito esperto usa da amizade para dar o golpe, como no caso do jornal.
Eu permito a todos ser como quiserem e a mim como devo ser.
Sahara 92 - XRE 09 - XF 650 02. TDM 850 01- CB 300 12.
FF Pouso Alegre 2008
Iron 2008
Arujá 2008
Churra Justi 2009
Arraia 2009
FF Serra Negra 2009
Delfim Moreira 2009
Lorena 2009
Arraia Itu 2010
Jaguaruna SC 2010
Cananeia 2010
Fernandopolis 2012
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#8
Eu comprei um Apollo 90 com 95mil km rodados, o antigo dono me falou que o carro estava bom de motor e câmbio, porém ruim de suspensão, negociamos o preço para descontar o conserto da suspensão e peguei o carro, até hoje realmente não tive problemas com motor e câmbio, e todos os mecãnicos que mexem nele falam que está ótimo de motor, pois faço revisão periódica já que rodo muito com o carro, e ele tem GNV, o que danifica mais ainda o motor, outra é a XLX 89 que comprei, na época com Km indefinida, pois tinha colocado painel de tornado e o painel original dela já não marcava nada, a moto me deu muitos km de alegria, e só me deu dor de cabeça depois que tive que fazer o motor pela primeira vez, mecânico incompetente fez o motor errado duas vezes, troquei de mecãnico e nada, até achar um mecânico bom, porem foi tarde, pois agora preciso vender a moto.
[Imagem: Assinatura6niver.gif]

William SS - XLX350R - Motor de Sahara
Só deixaria de andar de moto se ganhasse asas pra voar.
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