Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Faróis auxiliares em LED - Tutorial
#1
Pessoal, a única coisa que peço pra vocês é que se resolverem passar o tutorial, publicar em outros fóruns ou em seus sites particulares, que citem a fonte e o autor (eu), ok? Wink

Ainda vou melhorar o texto, colocar referências de compra do material (ebay: leds e drivers; aliexpress: dissipadores)

vamos ao tutorial.

Farol auxiliar em LEDs para moto

Como sabemos, o sistema elétrico de nossas motos é dimensionado "no talo", ou seja, sem muita margem para adicionar acessórios extras.

Os faróis originais de boa parte das motos pequenas e médias (até 500cc) do mercado é insuficiente para o uso em situações adversas,
especialmente tráfego noturno em estradas sem iluminação.

Uma das alternativas para melhorar a iluminação original é a instalação de uma lâmpada de xenon de 35W/4300K, que ajuda bastante embora seja
controversa (alguns dizem que ofusca outros motoristas, outros que não). Porém, em várias motos do mercado (dentre elas algumas 125cc) não é
possível instalar o kit xenon, pois o farol original não suporta, fora o risco de ter problemas com a fiscalização (por isso
recomendo a de 4300K, é a mais fácil de ser confundida com lâmpadas halógenas de alta performance como a Crystal Vision e a Diamond Vision da
Philips que têm temperatura de cor parecida).

Outra alternativa comum é a instalação de faróis auxiliares. Porém, faróis auxiliares geralmente utilizam-se de duas lâmpadas halógenas de 35W (uma por farol), o que sobrecarrega em demasia o sistema elétrico da moto.
Lâmpadas de "led" comumente encontradas em sites como DealExtreme e Ebay até funcionam, mas relevam os faróis auxiliares a uma função meramente decorativa, já que raramente essas lâmpadas prontas (H3, H4) em leds passam de 1W,
e são insuficientes para iluminação efetiva à frente da moto, já que são inferiores até mesmo ao farol original mais sem vergonha.

Pesquisando na Internet achei no fórum da XRE 300 ( <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.xreonline.com.br/viewtopic.php?f=5&t=635">http://www.xreonline.com.br/viewtopic.php?f=5&t=635</a><!-- m --> ) um tópico sobre milhas de LED usando LEDs de alta potência (10W), que me atiçou bastante. Um LED de 10W tem potência luminosa similar (ou superior) a de uma
lâmpada de 35W e tem baixíssimo consumo de energia (da ordem de 0,5A para um par de faróis) o que os torna ideais para a utilização como iluminação auxiliar em motocicletas.

No tópico em questão havia alguma troca de idéias e alguns projetos, mas nenhum "passo a passo" detalhado de como fazer e onde conseguir os materiais. Resolvi então compilar isso com imagens e fotos do processo.

Os faróis ainda não foram instalados na minha Sahara, pois a moto está fazendo alguns reparos na oficina, porém fiz o teste dos mesmos ligando-os a uma fonte de 12V em casa e o resultado foi excelente.

Então vamos ao tutorial.

Material necessários:

- Kit para solda (ferro de solda, solda e pasta de solda)
[Imagem: material-solda.jpg]

- 01 (um) par de faróis de milha (usei os universais da Fortluz cromados, existem também na cor preta, têm o tamanho ideal para uso em motos)
[Imagem: material-farois.jpg]
- Material para instalação (fiação elétrica, fita isolante, botão liga-desliga para os faróis)
- 01 (um) par de leds de 10W (minha escolha foi pela luz branca fria, mas tem luz branca quente, levemente amarelada também, abaixo segue foto comparando os dois tons de branco)
[Imagem: material-led10w.jpg]
[Imagem: comparacao-brancos-01.jpg]

[Imagem: comparacao-brancos-02.jpg]


- 01 (um) par de drivers de 12v para leds de 10W
[Imagem: material-driver.jpg]

- 01 (um) par de dissipadores para leds de 1W (os dissipadores para leds de 10W e 5W são muito grandes e não cabem dentro do farol... os de 1W causarão uma redução na vida útil dos leds, que cairá dos 10 anos estimados para 3 a 4 anos, acho que posso conviver com isso). NÃO use os leds de alta potência sem os dissipadores!!!!
[Imagem: material-dissipador.jpg]

- Pasta térmica
[Imagem: material-pasta-termica.jpg]

- Silicone de alta temperatura (o preto, o mesmo usado para vedação em motores)

Conhecimento necessário:
- Noções básicas de solda
- Conhecimento de instalação de acessórios elétricos em veículos

Procedimento:

Primeiro, deve-se ligar os leds aos drivers. Os drivers NÃO devem ficar dentro dos faróis, já que não há espaço. Passe dois fios (um vermelho para o positivo, um preto ou branco para o negativo) para dentro do farol.
[Imagem: passando-fio-farol.jpg]

[Imagem: passando-fio-farol-02.jpg]


Solde o fio vermelho no pólo positivo do LED, e o branco (ou preto) no pólo negativo. Na outra ponta do fio, faça o mesmo para ligar no driver.
[Imagem: fios-soldados-leds.jpg]


Coloque um pouco de pasta térmica no dissipador, e prenda o LED ao dissipador(geralmente o dissipador já vem com os parafusos para essa finalidade).
[Imagem: pasta-termica.jpg]
[Imagem: led-dissipador-farol.jpg]


Coloque um "montinho" de silicone de alta temperatura no fundo da carcaça do farol
[Imagem: silicone-alta-temperatura-fundo-farol.jpg]


e cole o dissipador (pelo lado que não tem leds, haha) no farol.
[Imagem: dissipador-led-colado-silicone.jpg]



Existem razões para o uso de silicone de alta temperatura:
1 - o conjunto de LED + dissipador esquenta MUITO, então a fixação deve suportar a alta temperatura
2 - O silicone também ajuda a amortecer o conjunto evitando danos por vibrações

Isole fisicamente o driver do ambiente externo (pode-se usar uma caixa patola pequena que se encontra em qualquer casa de material eletrônico, eu preferi usar fita isolante de alta tensão) para evitar danos por impacto ou curto.
[Imagem: isolamento-driver-fita.jpg]


Teste ligando o driver a uma fonte de eletricidade de 12V. No driver que eu comprei, tanto faz a polaridade, já que ele é feito para funcionar tanto em 12VDC quanto em 12VAC.


[Imagem: teste-farois-01.jpg]

[Imagem: teste-farois-02.jpg]

Funcionou tudo? Feche o farol (coloque a lente de volta) e pode fazer os procedimentos normais de instalação de faróis auxiliares na moto, que não vou detalhar aqui. Recomendo ligar no pós-chave. Não se esqueça do botão liga-desliga hehe.

Como comentei, ainda não montei eles na Sahara, mas seguem algumas fotos dos feitos pelo pessoal do fórum da XRE:
[Imagem: dsc07907edit.jpg]
[Imagem: dsc07908n.jpg]

Onde comprar o material? (estou indicando os vendedores de quem comprei no Ebay e no Aliexpress, mas você pode procurar por outros, ok?)

Leds:
Luz fria: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.ebay.com/itm/160584223015">http://www.ebay.com/itm/160584223015</a><!-- m -->
Luz amarelada: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.ebay.com/itm/160584389325">http://www.ebay.com/itm/160584389325</a><!-- m -->

Drivers:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.ebay.com/itm/10W-LED-Driver-DC8-26V-AC-DC-12v-10-Watt-LED-Light-/120828162080">http://www.ebay.com/itm/10W-LED-Driver- ... 0828162080</a><!-- m -->

Dissipadores (se você gosta de projetos DIY, olhe os outros produtos desse vendedor, tem muita coisa):
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.aliexpress.com/product-fm/505092830-5pcs-1W-Watt-LED-Aluminium-Heatsink-Round-wholesalers.html">http://www.aliexpress.com/product-fm/50 ... alers.html</a><!-- m -->
[s]
Bira
Harley-Davidson 883R 2009
Responder
#2
Bom trabalho Ubirata, e parabéns pelo tutorial, ficou muito fácil de entender.

abraço
[Imagem: assinaturasm5niver2.jpg][Imagem: selo6niver.jpg] [Imagem: 81798708.gif]

“Há uma alma que paira sobre duas rodas. Não tem idade, credo, idioma nem fronteira. Une desconhecidos no simples ato de compartilhar a sensação de cortar o vento com o rosto e viver de braços abertos”.
Responder
#3
.

Bira, show de bola... parabéns!!! Wink

Legal vc ter colocado os links do material... ajuda muuuuuuuuuuuuuuito!!

Valeu garoto!!

.
[Imagem: ZX2wgtg.jpg][Imagem: RSyQlcl.jpg] [Imagem: 36JJt6z.jpg] [Imagem: cehfaUi.jpg]
Responder
#4
Super legal Bira. muito interessante.


abração
Responder
#5
Ubiratamuniz legal ficou muito bom a iluminação ficou 10.

Um abraço
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.
Responder
#6
Achei o lugar ideal pra montar os faróis de milha (pelo menos os que eu comprei) na Sahara. COmo eles não são muito pesados, eu os parafusei em furos já existentes, substituindo as porcas e contraporcas da carenagem (abaixo do farol principal) peloas porcas e contraporcas do suporte dos faróis (no pictures yet).

Não liguei a fiação ainda. Preciso comprar um pouco de fio e pretendo colocar um porta-fusível (ainda que com um fusível de 1A) na instalação, por precaução.

ah, alguém sabe como faço pra identificar o pós-chave? não tenho chave teste.
[s]
Bira
Harley-Davidson 883R 2009
Responder
#7
Instalei! Depois edito a mensagem original para incluir as fotos do trabalho pronto.

Em vez de ligar no pós-chave, como a corrente é muito baixa (menos de 1A), instalei junto com o farolete. Dessa forma as milhas só são ligadas se os faroletes já estiverem ligados (como é nos faróis de neblina dos carros).

Ficou jóia. Acredito que junto com faróis originais, façam uma boa diferença. Eu diria que a luz dos faróis em LED ficou bem parecida com a do xenon de 4300K sozinho (como fiz os testes de dia e a garagem é bem iluminada não deu pra saber), só que o foco deles não é a mesma coisa do farol principal.


Ligado só o farolete e as milhas em LED:
[Imagem: DSC01650.jpg]
[Imagem: DSC01667.jpg]
[Imagem: DSC01669.jpg]
[Imagem: DSC01670.jpg]

Ligada a luz baixa (xenon 4300K) junto com as milhas em LED:
[Imagem: DSC01653.jpg]
[Imagem: DSC01658.jpg]
[Imagem: DSC01660.jpg]
[Imagem: DSC01664.jpg]
[Imagem: DSC01671.jpg]
[Imagem: DSC01672.jpg]

O botão (de acordo com o vendedor do ebay é a prova d´água e ideal para motos) instalado no painel (aceso: faróis ligados, apagado: desligados) :
[Imagem: DSC01662.jpg]
[Imagem: DSC01663.jpg]
[s]
Bira
Harley-Davidson 883R 2009
Responder
#8
Putz, tô tendo problema pra editar a mensagem original. Também não tô conseguindo postar uma mensagem "inteira" com o tutorial novo e atualizado.
[s]
Bira
Harley-Davidson 883R 2009
Responder
#9
Faça o tutorial no Word com todos os dados e depois copia e cola no site. Big Grin

Um abraço
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.
Responder
#10
Eu fiz uma mensagem nova, não consegui postar porque tava dando um erro no banco de dados do fórum. Vou tentar de novo.
[s]
Bira
Harley-Davidson 883R 2009
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)