Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Válvula de escape travou e bateu no pistão
#1
Fala Maníacos, tudo certo com vocês?
Vim buscar uma luz com os amigos mecânicos e fuçadores.

Estou com um probleminha na minha motoca...
A válvula de escape do lado direito (lado do descompressor) travou aberta e o pistão deu uma cabeçada nela. Na verdade é a segunda vez que isso acontece, porém com um intervalo de uns 5000km.
Estou pensando nas possibilidades que levaram a esse problema.

Uma delas seria a regulagem do carburador, estando a mistura com muito ar e pouco combustível o motor poderia superaquecer a travar.
Outra possibilidade seria ter pegado combustível batizado.
Penso também em algum problema com a subida do óleo para a parte de cima.

Mas estava pensando também em outra possibilidade e precisava a ajuda de vocês para saber se tem algum sentido. Como o mesmo problema ocorreu duas vezes na válvula do descompressor, será que o problema não pode ser o descompressor travando?
A minha dúvida é se o deslocamento da válvula devido ao descompressor é suficiente para que o pistão encoste nela quanto está no ponto superior. Analisando o cabeçote desmontado não consegui verificar se isso poderia acontecer.
Lembrando ainda que no caso do cabeçote da minha moto, foi feito uma vez o faceamento da superfície para retirar um vazamento de óleo pela junta.

Agradeço se alguém tiver alguma dica ou sugestão.

Um abração pessoal.
Responder
#2
Meu nobre, apenas dar geral no cabeçote, guias de válvulas, limpeza, retentores novos...reassentamento das válvulas...não tem segredo... :roll: :roll:
e o pistão, será que não danificou? :roll: :roll:
Descompressor, deixa ele trabalhar lá no telhado do banheiro da oficina do Mauro Lima... Big Grin
ou aqui comigo mesmo... Big Grin
A primeira vez que desmontei as duas saharas, descompressor fora...
Bom divertimento ae... Wink
Responder
#3
Fala grande Paulinho, tudo beleza?

Vou seguir sua sugestão e sacar fora o descompressor. Se eu não gostar eu coloco de volta...
Mas diga aí Paulinho, e aquele furo no cabeçote onde vai o pino do descompressor? Largou ele lá ou tampou?

Um tempinho atrás eu comprei uma arvore de comando nova, paguei caro! Depois descobri que tinha um maníaco vendendo pelo mesmo preço, mas incluindo o descompressor no pacote. Fiquei puto.
Responder
#4
Amigo tudo bem?
Apenas tirei o descompressor e nunca reparei em nada não...
Já vi postagem a respeito de tapar furo, mas apenas li... :oops:
E rodo com sassá hein...todo o dia...e tudo bem... Wink
Sei que, quando dei partida sem a tampa de válvula, jogou óleo por tudo, tá loco meu...que chuva...
de óleo................
Abraço!!
Responder
#5
Opa, valeu pela dica Paulinho.

Só para confirmar, são somente essas peças em azul a serem removidas?

[Imagem: Descompressor.png]

Abração pessoal
Responder
#6
Creio que sim...é um conjuntinho charmozinho o danadinho...kkkkkkkkkkkk
Responder
#7
Pessoal, só para atualizar a novela...
Estou com quase tudo pronto para a montagem. Vou mesmo retirar o descompressor e ver como fica. Se o problema do atropelamento de válvulas ocorrer de novo, eu descarto a possibilidade de defeito no descompressor e coloco ele de volta.
Como a árvore de comando é novinha, optei por não tampar os furos com solda, desta forma fica mais fácil reverter a modificação. Estou então aguardando uma buchinha de alumínio ficar pronta para que eu instale no lugar do descompressor.

Acredito que na semana que vem eu consiga colocar o motor para funcionar de novo.

Um abraço pessoal.
Responder
#8
Melhor SÓ retirar o descompressor, esta buchinha pode soltar dentro do motor quando ele aquecer e fazer um estrago ...

Abraço...
Responder
#9
Opa, valeu pela dica.
Mas vou fazer uma bucha no torno, sem emendas. Ela não tem como se soltar do eixo.
Responder
#10
Pessoal, a bucha de alumínio para tampar os furos de lubrificação do comando ficou pronta hoje.
Seguem algumas fotos para vocês verem como ficou:

[Imagem: IMG_2657.jpg]

[Imagem: IMG_2658.jpg]

[Imagem: IMG_2661.jpg]

[Imagem: IMG_2654.jpg]

Não me agrada a ideia de não usar o descompressor, mas vou testar assim por um tempo para saber se o problema realmente era o descompressor.
Agora mais dois dias e acho que coloco o motor para funcionar de novo.


Abração amigos e obrigado mais um vez pela grande ajuda.
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)