Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como lubrificar os cabos da moto?
#1
Daê....

Seguinte, o mec disse que se você lubrificar os cabos (acelerador, embreagem)
a cada 12 mil km já ajuda.
Entretanto, eu os troquei a cerca de 4 mil km e já estão meio duros novamente.

Tem um jeitinho fácil de lubrificar?
Qual óleo usar?

Abraços e bons ventos.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#2
martinez Escreveu:Daê....

Seguinte, o mec disse que se você lubrificar os cabos (acelerador, embreagem)
a cada 12 mil km já ajuda.
Entretanto, eu os troquei a cerca de 4 mil km e já estão meio duros novamente.

Tem um jeitinho fácil de lubrificar?
Qual óleo usar?

Abraços e bons ventos.

Vaselina Sólida!! ou óleo10 (Máquina)

Eu particularmente prefiro a Vaselina, pois dura mais e não escorre!! mas não tem como colocar lá dentro se não retirar os cabos, então, a melhor opção é o óleo de máquina ou o 20w50 msm!! mas não pode colocar muito, senão escorre e faz uma cagada danada!!

Abração
Responder
#3
Cara eu fiz o seguinte: (mas não pretendo fazer novamente Big Grin )

Cabo da embreagem: soltei a ponta do manete, peguei um funil, passei a ponta do cabo e da capa pelo funil, taquei fica crepe para vedar a ponta do funil, coloquei um pouco de óleo de motor no funil até submergir a ponta do cabo, e pela outra extremidade do cabo movimentei o danado várias vezes, mas que lambança Big Grin
No dia seguinte tinha um pouco de óleo escorrido pelo motor no final do cabo, sinal de que funcionou, bastou limpar e pronto, cabo molinho, molinho Big Grin

Para lubrificar o cabo do acelerador estou pensando em usar uma seringa com agulha, e injetar oil nos cabos. Lembrem também de lubrificar com graxa o mecanismo no punho ai fica melzinho na chupeta tmb. Wink
Roberto
DagoMBB
Sahara97
Responder
#4
Valeu, mas não tinha que ser um óleo mais grosso que o 20W50 pra fazer melhor efeito,
tipo o 90, esse que a gente compra pra relação?

Seria um pau danado pra passar ele, só tirando o cabo mesmo...

Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#5
eu ja coloquei oleo 90 nos cabos de aço, bastou fazer um funil com papel aluminio, pra ser mais especifico, usei aquele aluminio que vem nas tampas das latas de nescau e leite em pó...

deixei entrar umas gotas de oleo e movimentei o cabo dentro do conduíte, continei fazendo isso até sair a maior parte da sujeira que estava lá dentro...

claro que depois vai pingar no motor, seja por escorrer, afinar com o calor ou pela vibração do motor, mas o benefício vale, e o pinga-pinga acaba logo.
Responder
#6
Fala Martinez,

Acho que a viscosidade do óleo não influencia na maciez do acionamento, o que eu acho é que um óleo mais fino lubrificará por menos tempo que um óleo grosso.
Mas se a motoca fica no coberto ou pega pouca chuva isso dura uma barbaridade.
Roberto
DagoMBB
Sahara97
Responder
#7
dagombb Escreveu:Acho que a viscosidade do óleo não influencia na maciez do acionamento, o que eu acho é que um óleo mais fino lubrificará por menos tempo que um óleo grosso.

Exatamente, se vai fazer, faça bem feito.
E como vou rodar 10 mil no final do ano, já viu né?

Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#8
Big Grin
O funilzinho com papel grosso ou alúminio Nescau é mais prático.Enche o funil de óleo(usava óleo 30, 2T ou óleo de máquina) `a noite,e deixa escorrendo até o dia seguinte,para limpar a lambança.Depois,exercita o cabo.Faz isso com todos,inclusive velocímetro e odômetro,evita quebras.

Não pode usar WD-40 ou equivalente porque endurece com o tempo e prende o cabo.

Outra ideia é usar uma agulha presa numa seringa com óleo fino colocada na vertical no cabo.A seringa funciona como funil.Se o êmbolo descer rápido demais,tira ele e deixa o óleo descer pelo proprio peso.Nunca fiz isso não,imaginei isso agora,mas vou fazer com meus cabos.para ver se dá certo.O material eu tenho. Wink Wink Lembro só que os cabos,debaixo da capa preta,são de metal,o que pode dificultar passar a agulha.Melhor soltá-los na origem.
Motociclismo é uma doença crônica,contagiosa e incurável!.
[Imagem: Diversos2011279.jpg]
Responder
#9
martinez Escreveu:Daê....

Seguinte, o mec disse que se você lubrificar os cabos (acelerador, embreagem)
a cada 12 mil km já ajuda.
Entretanto, eu os troquei a cerca de 4 mil km e já estão meio duros novamente.

Tem um jeitinho fácil de lubrificar?
Qual óleo usar?

Abraços e bons ventos.

Eu uso silicone spray........limpo......não mela tudo.......fácil de aplicar......não gruda poeira............porém.......um pouco caro

Abraços,
Rá-1000-ton
=================================================================
Responder
#10
Hamilton Escreveu:Eu uso silicone spray........limpo......não mela tudo.......fácil de aplicar......não gruda poeira............porém.......um pouco caro
Abraços,

E aplica como o silicone?

Eu fiquei quase 3 horas pra conseguir lubrificar o cabo da embreagem e os
2 cabos do acelerador, puta trampo Big Grin Big Grin Big Grin
Comecei querendo usar óleo 90, esqueça, nem pense nisso.
Depois usei o 20W50, pois não tinha outro à mão....
Mas na próxima que for fazer isso, vou seguir o conselho do Douglas e usar óleo10 de máquina.

Abraços
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)