Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
XRE 300 X TENERE 250
#1
Honda XRE 300 x Yamaha XTZ 250 Ténéré

Honda XRE 300 x Yamaha XTZ 250 TénéréAfinada com as demandas do público e com autonomia de estradeira, a Ténéré 250 é a aposta da Yamaha para desbancar a líder Honda XRE 300 27/01/2011 17:55 - Por Rafael Paschoalin
Foto: Christian Castanho RelacionadasFicha técnica: Yamaha XTZ 250 Ténéré Ficha técnica: Honda XRE 300 Galeria: Yamaha XTZ 250 Ténéré Galeria: Honda XRE 300 Hoje eu fiquei com vontade de comprar a Yamaha XTZ 250 Ténéré. Isso não ocorre sempre: geralmente é preciso mais que um rostinho, ou melhor, uma carenagem bonita para convencer alguém que está habituado a pilotar quase tudo o que anda sobre duas rodas e tem motor.

Não que a carenagem não seja bonita. E é até acompanhada de boas novidades – e poucas características negativas, heranças da predecessora XTZ 250 Lander. O preço estimado pela Yamaha até o fechamento desta edição girava em torno de 13000 reais. A julgar pelo porte, a Ténéré aparenta custar mais.

Com tudo isso, o lançamento, que parece atingir o centro do alvo, tem suas ressalvas. A primeira voltinha mostrou que algumas coisas não mudaram. O câmbio mantém engates duros e imprecisos, algo que já deveria estar solucionado. O ruído característico de máquina de costura da vovó também continua no cabeçote do motor. Será a Ténéré uma Lander fantasiada de faraó?



Segundo a Yamaha, ela é outra moto, diferente, com novos pontos de fixação (de tanque e banco) no chassi etc. Sei, sei... Está certo que o curso de suspensões foi alterado, o freio dianteiro está melhor e o painel é agora o melhor da categoria, herdado da FZ6. Mas dizer que se trata de outra moto é forçar um pouco. É uma versão melhorada, diferenciada e com novo apelo da Lander.

A Honda XRE 300 é o alvo dessa mini-Ténéré exclusiva para o mercado brasileiro. (Lá fora, encontram-se as versões 660 e 1200, que no início de 2011 chegam por aqui também.) Acompanhe qual a melhor em diversos aspectos. Se está na dúvida entre qual delas comprar, nós vamos ajudá-lo.

NO ASFALTO
Ténéré significa deserto na linguagem tuaregue, dos nômades do deserto do norte da África. Embora o nome dê a ideia de aventura e longos ralis, esta XTZ 250 foi desenvolvida para viagens de médio curso e vai melhor no asfalto. Essa também é uma característica da Honda XRE, que, apesar de ter pneus mais adequados ao off-road, ficou mais urbana. E é nos pneus que a Yamaha larga na frente: a maioria dos usuários dessas motocicletas raramente enfrentará um trecho difícil de terra, em que o pneu faria diferença. No asfalto, em velocidades elevadas, o Metzeler que equipa a XRE (e a Lander) é barulhento. Já a Ténéré se equipa com o Pirelli Scorpion MT 90, que apresenta grande aderência em trechos de asfalto seco ou molhado sem comprometer a dirigibilidade em pisos de terra seca.

Nos trechos sinuosos de asfalto, a Ténéré leva vantagem, em parte graças à nova medida de cáster e à calibragem de suspensão. Na prática, ficou mais intuitiva para inclinar nas entradas de curva. A XRE, por outro lado, é mais firme, aceita melhor as irregularidades e diferenças de asfalto.

Os freios são superiores na Honda – bastante. E não estou falando apenas do sistema ABS que equipa a XRE avaliada. Esse é sem dúvida um anjo da guarda em situações de pouca aderência e sua presença distancia um sistema de outro. Contudo, é preciso frisar que mesmo a versão sem esse tipo de assistência tem freios superiores aos da Yamaha. Os freios da Ténéré melhoraram em relação aos da Lander.

A agilidade é importante nesse tipo de moto e, levando em conta o peso a seco de cada motocicleta, a vantagem é da Yamaha. Se você encher o tanque com os 16 litros, pode apostar que ambas ficarão parelhas. A Ténéré pode rodar até 400 km sem ter de parar para abastecer, o que pode ser útil em regiões mais isoladas do país.

Em conforto, ambas são semelhantes, mas a Yamaha possui assento mais largo e guidão mais alto, sem contar a proteção aerodinâmica do para-brisa. O funcionamento do motor com quatro válvulas e duplo comando da XRE é superior não só em rendimento como também em vibração.

Com pista limpa e céu de brigadeiro, a nova Yamaha está na dianteira. Hora de ingressar nos literalmente árduos caminhos do off-road.

Ambas são capazes de levar piloto e garupa até o sítio, através de uma estrada de terra, ou mesmo por aquela trilhazinha fácil. Sob chuva e lama, o páralama dianteiro colado ao pneu impossibilitou o movimento da roda dianteira, transformando-se literalmente em um “para-roda-com-lama”. O ABS da Honda também não é lá essas coisas em situações em que é bom ter a roda traseira travada (não é possível desativar o sistema). Nas descidas mais lisas, a solução foi desligar a moto com a primeira engatada e tudo ficava um pouco mais fácil.

No fim, como diz o ditado, deu tudo certo e, depois de um dia cheio de aventuras, fizemos com a Honda XRE 300 e com a Yamaha XTZ 250 Ténéré o que entusiastas aventureiros fariam. Em muitos aspectos, é possível fazer dois tipos de avaliação sobre as máquinas aqui comparadas. Se você conduzir e escrever como um piloto profissional, as vantagens técnicas da Honda serão visíveis, e o resultado final pode ser bem próximo. Avaliando não apenas como piloto/repórter especializado, mas usando a emoção proporcionada no teste e os números de seguro e preço de aquisição de cada motocicleta, a vantagem é maior para a Yamaha. Sem contar o belo painel de instrumentos, com equipamentos digitais e analógicos, e também o excelente nível de acabamento.

O preço sugerido da Ténéré (cerca de 13000 reais) ainda é anúncio provisório da Yamaha, enquanto a versão da XRE com ABS custa 15390 reais. Sem o evoluído sistema de freio, o preço da Honda em São Paulo cai para 12890 reais (sem frete e seguro). Entre as versões de preço igual, a Ténéré é mais interessante e vale cada centavo investido




--------------------------------------------------------------------------------


HONDA XRE 300

TOCADA
A XRE funciona perfeitamente bem, é confortável, ágil e fácil de ser conduzida, além de mais forte.
★★★★

DIA A DIA
Ideal para ir ao trabalho todos os dias e curtir pequenas viagens nos fins de semana. Muito visada pelos amigos do alheio.
★★★★

ESTILO
Bonita e bem cuidada. Diante do lançamento da Ténéré, seu painel perdeu a graça.
★★★★

MOTOR E TRANSMISSÃO
O motor é esperto e fluente, graças ao bom acerto da injeção eletrônica. Dá pena o câmbio, que era tão bem escalonado na Tornado e agora tem apenas cinco velocidades.
★★★★

SEGURANÇA
Os freios são totalmente eficientes e o ABS é muito bem acertado, superando até sistemas de motos maiores.
★★★★

MERCADO
Como a maioria das motocicletas Honda, a XRE é um bom negócio na compra, durante a utilização e também na venda.
★★★★★






--------------------------------------------------------------------------------


YAMAHA XTZ 250 TÉNÉRÉ

TOCADA
A Ténéré traz acerto de suspensões macio, novo cáster e posição de pilotagem confortável. Ficou ótima para a cidade e para viagens e não foi totalmente prejudicada no fora de estrada.
★★★★

DIA A DIA
Aparência gigante, mas é extremamente fácil de ser levada e também roda bem entre os carros.
★★★★

ESTILO
Visual arrebatador na parte frontal. Farol duplo, tanque e carenagem merecem nota máxima. Traseira esquisita, parece ter sido adaptada.
★★★

MOTOR E TRANSMISSÃO
O monocilíndrico OHC é barulhento, porém eficiente. Tem pistão forjado e cilindro com revestimento cerâmico. O câmbio de cinco velocidades deveria ser revisto, pois segue impreciso e duro.
★★★

SEGURANÇA
O freio dianteiro evoluiu com a adoção de tubulação com alma de cobre e está melhor.
★★★★

MERCADO
O menor índice de roubo é característica importante que as Yamaha têm sobre as motocicletas Honda. ★★★★



DE ZERO A DEZ

PERFORMANCE:

- “Motor: XRE (9,0) – XTZ (8,0);
- Câmbio: XRE (7,0) – XTZ (7,0);
- Freio Dianteiro: XRE (9,0) – XTZ (7,0);
- Freio Traseiro: XRE (9,0) – XTZ (9,0);
- Susp. Dianteira: XRE (9,0) – XTZ (9,0);
- Susp. Traseira: XRE (9,0) – XTZ (9,0);
- Acabamento: XRE (7,0) – XTZ (10,0)”.

PILOTAGEM:

- “Posição: XRE (9,0) – XTZ (9,0);
- Agilidade: XRE (8,0) – XTZ (9,0);
- Instrumentos: XRE (8,0) – XTZ (9,0);
- Ruído: XRE (7,0) – XTZ (7,0);
- Conforto: XRE (8,0) – XTZ (10,0)”.

BOLSO

- “Mercado: XRE (8,3) – XTZ (8,5)”.

OUTRAS CARACTERÍSTICAS

XRE 300:

“Confortável banco de dois níveis”.
“Bagageiro e piscas brancos”.
“Pinça de três pistões, só com ABS”.
“Painel digital, mas de difícil leitura na XRE; motor eficiente, com 4 válvulas e duplo comando, bloqueador a chave”.

XTZ 250:

“Banco largo e macio na Ténéré”.
“A traseira destoa do conjunto”.
“Freio melhor que o da Lander”.
“Ténéré tem painel completo a com ótima visualização; motor bom, mas barulhento e mola com ajustes mais fáceis”.

VALOR APROXIMADO

- “XRE 300: R$ 15.390;

- XTZ 250: R$ 13.000 (preço estimado)”.
Nega ..... Tereza...... e a vez da La Nona !!
Responder
#2
Ainda prefiro a Sahara Big Grin
Saudades de minha Sahara 91 Prateada
[Imagem: lavusca.jpg]
[Imagem: sahara200.jpg]

"O Presente passa rápido, o passado só aumenta e o futuro nunca chega"

Júnior Lavusca
Responder
#3
Pois é gente, também estou neste impasse.
Não saí da sahara para buscar uma moto de menor potência.
Devido ao perigo de nossas rodovias aqui do Paraná, ter uma moto melhor ou maior não é uma regalia e sim, símbolo de segurança.
Estou com um consórcio contemplado de R$ 13,000,00 e estou a procura de uma Shadow ou uma XT 600.
A briga está no pagamento da diferença da mesma.
Aceitam alienar moto usada com apenas 6 anos de uso com o desembolço de 30% do valor.
Quanto a moto nova, (seria a XRE 300 ou a Teneré 250) alienam o valor total.
Estou no impasse mas estou sem pressa para resolver para não se arrepender.
Terei muitos gastos no final do ano com a formatura e não quero entrar em dívida.
Assim que decidir, relato a vocês.
Abraços.
"Se alguém cortar a frente:
Não bato......eu atravesso"
  [Imagem: logo_maniacos_3D1.gif][Imagem: BannerFaixa-1.jpg]
[Imagem: assinaturaSM5niver2-1.jpg]
Responder
#4
Quem assina o texto? Vi que o que esta escrito, e os numeros finais tem varias contradiçoes, os freios por ex. no texto diz que o da XRE é muito superior, mas a nota final e semelhante. Enfim, os numeros não mentem a XRE vende muito mais que a T 250, anda mais, freia mais, acho que o conforto é semelhante, na terra se sai melhor, tem um projeto mais moderno e arrojado, não é apenas uma moto com uma roupagem nova, perde no consumo e autonomia por conta do motor mais potente e o tanque menor, e o melhor de tudo; é uma Honda.
Eu permito a todos ser como quiserem e a mim como devo ser.
Sahara 92 - XRE 09 - XF 650 02. TDM 850 01- CB 300 12.
FF Pouso Alegre 2008
Iron 2008
Arujá 2008
Churra Justi 2009
Arraia 2009
FF Serra Negra 2009
Delfim Moreira 2009
Lorena 2009
Arraia Itu 2010
Jaguaruna SC 2010
Cananeia 2010
Fernandopolis 2012
Responder
#5
Ulisses Barros Escreveu:perde no consumo e autonomia por conta do motor mais potente e o tanque menor, e o melhor de tudo; é uma Honda.

Sinceramente Ulisses.Tenho as minhas dúvidas!!!!!!!


abração
Responder
#6
Xiiiiii..... isso é igual a time de futebol, vai ter o que falar. Big Grin
Saudades de minha Sahara 91 Prateada
[Imagem: lavusca.jpg]
[Imagem: sahara200.jpg]

"O Presente passa rápido, o passado só aumenta e o futuro nunca chega"

Júnior Lavusca
Responder
#7
Engraçado, também tenho minhas dúvidas, com relação aos últimos lançamentos, nessa faixa de cc.

Sem demagogia e sem saudosismos, mas prefiro a minha falcon, ainda injetada e carburada e com tancão. Big Grin
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.  Rolleyes
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.






Responder
#8
Com 42 mil km rodados entre longas e pequenas viagens, estradas de terra, brita, asfalto bom e pessimo, areia, e uso na cidade todos os dias, eu não tenho duvidas.
Eu permito a todos ser como quiserem e a mim como devo ser.
Sahara 92 - XRE 09 - XF 650 02. TDM 850 01- CB 300 12.
FF Pouso Alegre 2008
Iron 2008
Arujá 2008
Churra Justi 2009
Arraia 2009
FF Serra Negra 2009
Delfim Moreira 2009
Lorena 2009
Arraia Itu 2010
Jaguaruna SC 2010
Cananeia 2010
Fernandopolis 2012
Responder
#9
CG Fan 125 x Ybr 125
Twister x Fazer
Tornado x Lander
Teneré 250 x XRE 300
GS 500 x CB 500

Até quando o povo vai ficar discutindo qual delas é melhor, sempre vai acabar o proprietário de uma achando os defeitos das outras, só pra dizer qual delas é melhor, o importante é que não dê problema, e que ande te leve pra onde quiser, acho legal colocar as especificações, e considerações, assim cada um tira sua conclusão, pro pessoal que é proprietário de uma coloca uma conclusão, por exemplo achei legal o tópico do Ulisses comparando a Sahara com a XRE, pois são motos de épocas diferentes, e pode-se dizer o que as montadoras cagaram, e o que melhoraram, agora comparar duas concorrentes de igual qualidade, e com motos brigando no mesmo nicho de mercado, acaba sendo uma guerra sem fim.
[Imagem: Assinatura6niver.gif]

William SS - XLX350R - Motor de Sahara
Só deixaria de andar de moto se ganhasse asas pra voar.
Responder
#10
Não desmerecendo a T 250, entre qualquer moto yamaha e honda, eu prefiro a honda, especialmente por morar aqui no Brasil, onde a participaçao de mercado o numero de cc, faz muita diferença. Mas isso é uma questão de gosto pessoal. Por exemplo eu gosto mais de BMW do que KTM, gosto muito das motos da Kawasaki e Ducati. No final cada um define seu estilo, marca, modelo, cor, etc. O mais importante é estar feliz em cima da moto, passeando com segurança e conforto, conhecendo lugares e fazendo novas amizades.
Eu permito a todos ser como quiserem e a mim como devo ser.
Sahara 92 - XRE 09 - XF 650 02. TDM 850 01- CB 300 12.
FF Pouso Alegre 2008
Iron 2008
Arujá 2008
Churra Justi 2009
Arraia 2009
FF Serra Negra 2009
Delfim Moreira 2009
Lorena 2009
Arraia Itu 2010
Jaguaruna SC 2010
Cananeia 2010
Fernandopolis 2012
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)