Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Novo Óleo motor Honda
#1
Gostaria de saber se alguem esta usando o novo oleo semi sintetico da honda. Eu sempre usei o mobil preto, mas agora estou indo pra terceira troca do semi sintetico, notei que a embreagem ficou mais macia, mas o motor esta mais barulhento, alguem notou o mesmo, ou sera que encanei?
Eu permito a todos ser como quiserem e a mim como devo ser.
Sahara 92 - XRE 09 - XF 650 02. TDM 850 01- CB 300 12.
FF Pouso Alegre 2008
Iron 2008
Arujá 2008
Churra Justi 2009
Arraia 2009
FF Serra Negra 2009
Delfim Moreira 2009
Lorena 2009
Arraia Itu 2010
Jaguaruna SC 2010
Cananeia 2010
Fernandopolis 2012
Responder
#2
Ulisses,

E negócio de óleo é complicado. Aproveitando o seu próprio termo, eu fiquei encanado no dia que resolvi pesquisar sobre óleos.

Estou aproveitando a oportunidade pra expor algumas conclusões. Sei que você não falou nada disso, mas o assunto pode levantar muita polêmica. Seria muito interessante que antes de polemizar, tentássemos fazer uma pesquisa sobre a composição dos diversos óleos. No fim das contas, poderemos chegar ao mesmo entendimento. E não há razão para se cobrar óleo de moto mais caro que o de carro.

Alguns tabus cairão por terra. Óleo de moto ou de carro? É a mesma coisa. Não se pode misturar óleo. Mentira! Não importa se você tem um óleo 10x40, 20x40, 20x50, os chamados multiviscosos, podem ser misturados. Você mudará muito pouco na característica do óleo se efetuar a mistura. Lógico, óleo para motores 4 tempos. Big Grin

Óleo mineral não pode misturar com sintético. Mentira! Veja que você está usando um semi sintético. O que é isso? Wink

Também é verdade que certas motos comportam-se melhor com determinadas marcas. Isso pode ser devido a pequenas diferenças em suas composições. Pequenas. Por exemplo, em minha falcon usei o Actevo pra ir a Mogi. Na volta, após cerca de 1200 kms, completei quase 0,4 l. Isso é normal, quando expomos o motor a altos giros, por período prolongado. E vi um relato idêntico no fol, relativo ao Actevo, algo que não ocorria quando usava o Mobil. Agora, quando fui pro arraiá usei um BR pra carro mesmo. Não houve alteração de nível, mesmo tendo rodado um pouco mais que pra Mogi. Vai saber... :roll:

A troca do filtro de óleo também influi no comportamento da moto. A moto fica com o seu "sangue" mais limpo, mais aliviado.

Voltando ao assunto do óleo honda, dizem que é o mesmo Mobil de antes, apenas com outra embalagem. Não sei se isso é verdade.
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.  Rolleyes
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.






Responder
#3
Não é não, agora o óleo é da Ipiranga, apesar da Honda manter o Mobil preto nas prateleiras, concordo com voce, mas eu particularmente prefiro usar os minerais. Meu carro vinha com semi de fabrica, um óleo da Total, mais de 50 dilmas o litro e sempre baixava meio litro na troca. Passei a usar o mineral da shell e nunca mais baixou óleo, alem de ser mais barato. Apesar da XRE estar fora da garantia, so faço serviços de manutençao na cc, por isso acabei usando o óleo recomendado por eles, mas acho que vou voltar pro mineral.
Eu permito a todos ser como quiserem e a mim como devo ser.
Sahara 92 - XRE 09 - XF 650 02. TDM 850 01- CB 300 12.
FF Pouso Alegre 2008
Iron 2008
Arujá 2008
Churra Justi 2009
Arraia 2009
FF Serra Negra 2009
Delfim Moreira 2009
Lorena 2009
Arraia Itu 2010
Jaguaruna SC 2010
Cananeia 2010
Fernandopolis 2012
Responder
#4
Ei Jotacê!!!
Voce só pode usar oleos automotivos em motos onde a embreagem seja isolada do motor e/ou não seja mergulhada em óleo.
O óleo automotivo não tem a propriedade de necessária para evitar o patinamento excessivo das embreagens mergulhadas.
Num primeiro momento sua moto pode até andar bem, mas vai contaminar seus discos de embreagem, vão patinar e terão que ser substitídos antes de seu desgaste.
Responder
#5
Ja ouvi dizer para não misturar óleo por conta dos aditivos detergentes que os mesmos contém, que são de formulação diferente e podem causar borra no motor. Quanto ao 100% sintetico, tambem dizem que estragam os discos de embreagem, como comentou o Evandrop.
Eu permito a todos ser como quiserem e a mim como devo ser.
Sahara 92 - XRE 09 - XF 650 02. TDM 850 01- CB 300 12.
FF Pouso Alegre 2008
Iron 2008
Arujá 2008
Churra Justi 2009
Arraia 2009
FF Serra Negra 2009
Delfim Moreira 2009
Lorena 2009
Arraia Itu 2010
Jaguaruna SC 2010
Cananeia 2010
Fernandopolis 2012
Responder
#6
A especificação que trata da questão da embreagem é a JASO-MA, óleos que não atendem a essa especificação não podem ser usados em motores com embreagem de discos banhados em óleo (do próprio motor).
Isso é fato comprovado por mim mesmo, que na época que tinha uma XLX 250R usava o mobil da embalagem cinza, que era pra carro, mas vendia na loja de motos e o vendedor me disse que era o memso óleo, só que não tinha a marca da Honda por isso era mais barato.
FURADA...... A minha embreagem não durou nada e quando eu sibi ao pontilhão da ferrovia, ela patinava legal, foi quando me aprofundei nas pesquisas sobre óleos e descobri que não era bem como disse o vendedor.
Então fiquem atentos...

FUI
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder
#7
Sempre usei o Yamalub, ele acaba sendo um pouco mais caro que o Mobil, mas nunca fiquei na mão com ele. Big Grin
Saudades de minha Sahara 91 Prateada
[Imagem: lavusca.jpg]
[Imagem: sahara200.jpg]

"O Presente passa rápido, o passado só aumenta e o futuro nunca chega"

Júnior Lavusca
Responder
#8
Pessoal, essa é uma questão muito pessoal.

Sempre usei o Mobil preto em minhas motos. XLR e agora a Sahara.
Mas depois de muito ler, resolvi colocar o Havoline 4t para motos. Aquele que diz a lenda ser o mesmo do Yamalube.

Nao sei se a lenda é verdadeira, mas percebi uma melhora incrível na moto.
O motor está muito mais silencioso, mais "solto". As trocas de marcha também estão mais suaves.
Fiquei muito satisfeito com o resultado. Parece outra moto.


abs
Responder
#9
Não é lenda não honda e yamaha não fabricam óleos, no caso da Honda os novos óleos são da Ipiranga, o Mobil continua, e a yamaha havoline/texaco, que segundo a lenda, tambem é Ipiranga.
Eu permito a todos ser como quiserem e a mim como devo ser.
Sahara 92 - XRE 09 - XF 650 02. TDM 850 01- CB 300 12.
FF Pouso Alegre 2008
Iron 2008
Arujá 2008
Churra Justi 2009
Arraia 2009
FF Serra Negra 2009
Delfim Moreira 2009
Lorena 2009
Arraia Itu 2010
Jaguaruna SC 2010
Cananeia 2010
Fernandopolis 2012
Responder
#10
Finalmente resolvi trocar a marca do óleo, estou usando o Motul 3000, ja nos primeiros km deu pra notar a diferença no barulho do motor, muito mais suave agora, A noticia ruim ficou por conta da tampa do filtro de óleo que estava espanada( 1 parafuso apenas), provavelmente serviço feito na honda que o mexanico deixou bem quietinho e eu descobri agora que troquei numa oficina multimarcas. Resultado, na proxima troca vou ter que tirar a tampa toda e mandar fazer uma nova rosca, ja aproveito e mando ver os discos de embreagem, pois a moto ja passou de 43 mil km e ja aproveito e faço o serviço completo, quanto ao óleo devia ter trocado a marca logo depois da garantia vencer.
Eu permito a todos ser como quiserem e a mim como devo ser.
Sahara 92 - XRE 09 - XF 650 02. TDM 850 01- CB 300 12.
FF Pouso Alegre 2008
Iron 2008
Arujá 2008
Churra Justi 2009
Arraia 2009
FF Serra Negra 2009
Delfim Moreira 2009
Lorena 2009
Arraia Itu 2010
Jaguaruna SC 2010
Cananeia 2010
Fernandopolis 2012
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)