Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Farol de Milhas de Xenon
#1
Ola pessoal, nao sou muito de entrar no forum, mas depois de muito pesquisar aqui e nao achei nada parecido, acabei abrindo esse topico. A historia e o seguinte: Quase todo sabado a noite vou pra casa da minha sogra que mora em Braganca Paulista e metade desse percusso e feito em mao dupla e toda hora levo XENONZADA NOS OIOS dos carros que vem contra ( o perigo e tao grande que em uma curva fico completamente sem visao de nada.... so branco do xenon ) como e proibido tem xenon nos farois das motos, pensei em colocar nas milhas ( ou milha ).

A ideia seria fazer um circuito independente do principal, cujo a alimentençao se daria por uma bateria auxiliar que estaria ligado ao xenon por um rele, e a bateria auxiliar ligado em paralelo com a bateria principal sendo carregada pelo gerador da moto, para impedir que as duas bateria roubem energia uma da outra, colocaria um diodo para limitar o sentido da corrente. Antes que me perguntem onde vou colocar a bateria auxiliar, pensei no lugar da cx. de ferramentas, e so soldar um suporte por ai...

Minhas duvidas:
- Que bateria usar, ja que a corrente inicial do xenon e alta de mais e eu nao tenho a duracao dela, pensei usar uma de 4A de biz
- Qual diodo que aguente essa capacidade de carga
- Se preciso mandar reformar o gerador para liberar mas energia para compensar a energia gasta;
- Se eu nao to com ideia de girico mesmo....

Onde e como usaria e Porque:
- Usaria na rodovia de mao dupla focado para baixo.

Objetivo:
- Nao sobrecarregaria o sistema principal, se esgotasse a energia da bateria auxiliar, so perco o xenon da neblina, e quando desligada a gerador ia carregar ela...

Derem as suas opinioes, dependendo delas irei continuar o projeto....

Abracos a todos...
Responder
#2
chrischu Escreveu:Ola pessoal, não sou muito de entrar no forum, mas depois de muito pesquisar aqui e não achei nada parecido, acabei abrindo esse topico. A historia e o seguinte: Quase todo sabado a noite vou pra casa da minha sogra que mora em Braganca Paulista e metade desse percusso e feito em mao dupla e toda hora levo XENONZADA NOS OIOS dos carros que vem contra ( o perigo e tao grande que em uma curva fico completamente sem visao de nada.... so branco do xenon ) como e proibido tem xenon nos farois das motos, pensei em colocar nas milhas ( ou milha ).
...

Chrischu,

Você tem a opção das "visions" da vida. Oferecem boa iluminação nos faróis originais.

Até pouco tempo era possível a legalização do Xenon. O procedimento seria igual ao da instalação do kit gás. E toma burocracia: instalação, vistoria da instalação, vistoria de detran... Confusedhock:

Agora a coisa ficou complicada. Veja esse trecho de postagem de um membro do falcononline:

Acredito que à partir de agora não será mais possível a legalização de iluminação atrvés de Xenon nos veículos, e consequentemente deverá haver um aumento da fiscalização com relação ao assunto

RESOLUÇÃO CONTRAN Nº 384, DE 2 DE JUNHO DE 2011

Altera a Resolução nº 292, de 29 de agosto de 2008, do CONTRAN, que dispõe sobre modificações de veículos previstas nos arts. 98 e 106 da Lei nº 9503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro e dá outras providências.

O Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, usando da competência que lhe confere o artigo 12 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro - CTB, e conforme o Decreto nº 4.711, de 29 de maio de 2003, que dispõe sobre a coordenação do Sistema Nacional de Trânsito,

Considerando a necessidade de estabelecer requisitos mais seguros para alteração do sistema de iluminação e sinalização de veículos automotores;

Considerando o constante nos processos nº 80001.003214/2008-22, resolve:

Art. 1º Acrescentar o inciso V e parágrafo único ao art. 8º da Resolução nº 292/2008 - CONTRAN, com a seguinte redação:
(Apenas para que fique bem claro, vou disponibilizar aqui o teor do artigo citado na referida Resolução 292/2008:
"Art. 8º Ficam proibidas:....................

V - A instalação de fonte luminosa de descarga de gás em veículos automotores, excetuada a substituição em veículo originalmente dotado deste dispositivo.

Parágrafo único. Veículos com instalação de fonte luminosa de descarga de gás com CSV emitido até a data da entrada em vigor desta Resolução poderão circular até a data de seu sucateamento, desde que o equipamento esteja em conformidade com a resolução 227/2007 - CONTRAN."


Se quiser ver a postagem na íntegra, consulte:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.falcononline.com.br/forum/index.php?topic=14348.0">http://www.falcononline.com.br/forum/in ... ic=14348.0</a><!-- m -->

PAZ NO TRÂNSITO, IRMÃO.
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.  Rolleyes
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.






Responder
#3
A questão da legalidade da instalação, vou colocar na milha não vai ser lampada branca (6k), mas sim amarelada (4,3k), e fazer a instalação conforme a lei da milha ( vi isso no forum, mas não me lembro onde...), então não vou fazer a vistoria, vou tentar passar batido, já que eles não vão pensar que eu to usando xenon na milha por causa da tonalidade da milha.
Quanto a troca da lampada também to providenciando isso, inclusive chegou ontem o farol original (cibie) e a lampada que irei colocar sera a osram nigth breaker plus (top na Europa, concorrente direta das visions, só que mais barata... já conheço elas na época que morava fora do pais... )
Responder
#4
Boa a sua dica.

Depois posta onde comprou e quanto.

Abração.
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.  Rolleyes
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.






Responder
#5
Quanto ao material ainda nao cheguei a cotar os valores gastos, ainda to procurando um diodo que aguente essa quantidade de energia, o farol comprei no mercado livre, a lampada eu ja tinha uma faz tempo que trouxe da europa e tinha colocado na minha XRinha, e depois achei outras 3 no mercado livre, mas de der uma procurada na net acaba achando elas....
Responder
#6
Olha só.

Há um tempão comprei um kit xenon H4-3 de 4300k, a idéia era instalar na Bandit, mas vendi a Bandit antes e então instalei na Sahara.

Ele não é amarelado não. Ele é um branco levemente azulado, mas não é igual lâmpada comum não. olha aí:
[Imagem: 9e35109f.jpg]

esse amarelado na luz é da lâmpada pingo do farolete. Sem ela, fica branco-azul, nada amarelo mesmo.


Essa H4-3 que eu comprei é interessante porque ela tem um dispositivo "anti-ofuscamento", uma espécie de refletor na frente da lente da lâmpada que "devolve" o facho pro refletor , ou seja, não vai aquela luz do xenon "direto" como nos kits mais vagabundos, quem manda a luz pra fora do farol é o refletor do farol, como deveria ser. ainda preciso testar de noite pra ver como ficou a iluminação hahahahaha mas parado na frente da moto parada mesmo com a cara a um metro do farol, a luz NÃO ME INCOMODA.

mas fica o alerta, se tá achando que 4300K passa por lâmpada comum,não passa, a luz dela não tem NADA de amarelado, ela só é UM POUC MENOS azulada que a de 6000k (que eu já tive na bandit e não gostava). eu que vou me arriscar de andar assim, e se tomar multa eu tiro...kkkk
[s]
Bira
Harley-Davidson 883R 2009
Responder
#7
E por isso que vou colocar na milha, o risco e menor, vai dar trabalho montar... vai...

Atualizando os dados... achei um diodo que aguente a corrente, mas e industrial e o olho da cara, ainda to procurando alternativas viaveis, na semana que vem vou parar a sahara para resolver um vazamento, como vai tirar a bolha e o tanque ai eu ja tenho uma ideia da onde vou passar os fios e o suporte para bateria extra....
Responder
#8
Hoje percebi uma coisinha interessante no 4300.

Ele é mais azul quando tá "frio". Depois que o reator/lâmpada chega às condições normais de funcionamento (+/- 30 segundos a 1 minuto depois de ligar), fica bem brancão (leia-se quase sem azul) mesmo.
[s]
Bira
Harley-Davidson 883R 2009
Responder
#9
Eu uso Xenon 4300 em minha Prateada a mais de 1 ano e nunca tive problemas nem com bateria e muito menos com "Policia"... eu não volto para lampadas normais nunca mais, a qualidade do Xenon é maravilhosa, basta manter o farol bem regulado e usar Xenon próprio para moto. Big Grin
Saudades de minha Sahara 91 Prateada
[Imagem: lavusca.jpg]
[Imagem: sahara200.jpg]

"O Presente passa rápido, o passado só aumenta e o futuro nunca chega"

Júnior Lavusca
Responder
#10
lavusca Escreveu:Eu uso Xenon 4300 em minha Prateada a mais de 1 ano e nunca tive problemas nem com bateria e muito menos com "Policia"... eu não volto para lampadas normais nunca mais, a qualidade do Xenon é maravilhosa, basta manter o farol bem regulado e usar Xenon próprio para moto. Big Grin

lavusca, uma pergunta

o teu farol de xenon "oscila" com a aceleração da moto?
[s]
Bira
Harley-Davidson 883R 2009
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)