Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Trocar a relação compensa???
#1
A pergunta da página pode e deve ter gerado alguma dúvida para alguns. Vamos tornar claro. Confusedhock:

No tópico "Relação" vemos referências à "troca da relação", como sinônimo de efetuar a troca do pinhão, da coroa e da corrente, normalmente desgastados pelo uso.

Não é a isso que me refiro. Quero dizer trocar a relação (proporção), entre pinhões e coroas. Então, colocar "dentes" a mais ou a menos.

Exemplo:

Coroa de 38 dentes (original sahara) e pinhão de 14 dentes (também original). Relação: 38/14 = 2,71 (arredondando).

Normalmente vemos a turma SM manter a coroa original e trocar o pinhão para 15 dentes, provocando um comportamento mais alongado, onde o motor gira em menor velocidade, mais aliviado, para manter determinada velocidade. Relação: 38/15 = 2,53

Mas poderíamos colocar uma coroa com mais dentes, ou ainda um pinhão com menos dentes, para gerar mais força. Exemplificando o uso de um pinhão com 13 dentes: 38/13 = 2,92

Bem, quanto maior a relação (coeficiente da divisão), mais força, com sacrifício da velocidade final. E comportamento contrário para menores coeficientes.

Falando da falcon, que é o meu caso, com ótima saída e pequena final, também temos diversas combinações possíveis de ralação:

Coroa 40 dentes e pinhão de 15 dentes: 40/15 = 2,66 (original)
Coroa 40 dentes e pinhão de 16 dentes: 40/16 = 2,5
Coroa 38 dentes e pinhão de 15 dentes: 38/15 = 2,53
Coroa 38 dentes e pinhão de 16 dentes: 38/16 = 2,37

Não existe solução mágica. Ou se ganha força ou velocidade, claro, dentro de limites razoáveis. Alguns reclamam da perda de torque, etc. Mas, com o motor da falcon com suas características peculiares, resolvi extrapolar. Como a corrente já anda meio bêbada, com elos meio tortos, e como não sou exigente em termos de velocidade, optei pela composição 38/16. Depois que instalar comento o resultado.

Ficará assim:

Coroa Vaz 38 dentes x Pinhão Vaz 16 dentes e corrente KMC com retentor 520x116, com emenda. Lógico, terei que retirar elos, algo esperado. O tamanho normal seria 520x106.

A opção pela coroa e pinhão Vaz foi porque esse fabricante é o único que disponibiliza essas relações, já para falcon, não sendo necessária qualquer adaptação.

Vamos ver.
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.  Rolleyes
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.






Responder
#2
Jotacê, sendo para a Falcon não posso opinar... Big Grin

masssss... na minha ex-red-apple-love-forever and ever tinha colocado uma relação 40 x 15 também da Vaz. Ficou show de bola. A sugestão desta relação foi dada por um certo mexânico lá do sul Confusedhock:
Meu erro foi ter comprado o kit completo da Vaz, pois a corrente é uma "perqueria". Mas o pinhão e a coroa são muito bons, duraram bastante tempo. Mas no teu caso, a corrente é da KMC e esta é "mucho" boa, dizem por aí. Big Grin

Abs.
REDy
Responder
#3
Jotinha amigão, gostei muito da postagem, usando termos técnicos e exclarecedores...
Eu tenho em sassá, relação 38-15-2.53, porém com pistão retificado de 1 mm.
Ficou com 84cm de diâmetro e o pistão da falcon, origi é de 84,1mm. A diferença
que notei foi, justamente, o câmbio.
Notei, também, quando estava indo na estrada, de Itu para Porto, uma falcon, o cara enrolou o cabo e
Eu não me lembro de ter encostado o acelerador até o final, mas logo começou a descer, notei minha velô a 120km/h e o cara manteve distância ou até aumentou, descendo e subiu, mas logo ele saiu da pista, ali perto da Schincariol e imaginei se o mesmo continuasse, deixaria-me para traz... Confusedhock:
Detalhe, ele deitado no guidão e Eu, apenas sentado confortavelmente em meu sassá... Wink
A desaceleração que ele tomou para pegar o acesso da local, eu já passei, olhei feio e fui embora... Big Grin
Tenho vontade de fazer uma arte, pegar uma falcon boa, de leilão e jogar sob sassá...
Responder
#4
REDYYYY,

Você passou de 2,71 para 2,66, o que já deu uma aliviada no motor, né? lol:
A corrente KMC não é lá essas coisas, mas dá pro gasto, lembrando que a corrente original é DID, sem emenda. Wink

Paulinho,

Você alongou, porém... Motor aumentado, né?
A falcon tem final "limitada". Segundo teste da 2 rodas, 135km foi o máximo atingido. A mesma velocidade da tornado, bem mais leve.
Mas, a finalidade que pretendo é apenas aliviar o giro do motor, assim como fazia na sahara, com pinhão 15d.

Depois que eu trocar vou tirar a dúvida. Big Grin
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.  Rolleyes
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.






Responder
#5
Estou com pinhão de 14 dentes. Que tristeza. Não achei o de 15 em Vitória-ES. O Marião até me ofereceu um mas, já tinha feito a troca da relação.
abraços.
Responder
#6
Quando comprei a Bandida ela veio com pinhão de 13..... parecia trator, subia parede, mas não desenvolvia velocidade. Agora está com 15 muuuuito melhor, é uma pena que não dá pra colocar um 16, por causa da tampa, senão acho que ficaria melhor ainda. Se na Falcon dá.... fico aqui só de olho Confusedhock: pra ver seus comentários quando trocar Jota.

Abraços.... Wink
Lutar sempre, Perder uma vez ou outra, desistir jamais.

[Imagem: t7H8K3.jpg]
[Imagem: UKNDdG.gif][Imagem: mBwhX8.gif]
Responder
#7
Grillo Escreveu:Estou com pinhão de 14 dentes. Que tristeza. Não achei o de 15 em Vitória-ES. O Marião até me ofereceu um mas, já tinha feito a troca da relação.
abraços.

Grillo,

Creio que a Vaz fabrica. Ligue pro "Compre Vaz" (grátis): 0800 144 446. Comprar pela internet é uma baita mordomia. E o frete, da forma econômica (PAC) não chega a inviabilizar a compra.

Única atenção para o fato de que o de 15 d da sahara é um pouco mais largo. Você pode encontrar alguma dificuldade pra adaptar aquela peça em forma de meia lua, da tampa do pinhão.

Atropelador Escreveu:Quando comprei a Bandida ela veio com pinhão de 13..... parecia trator, subia parede, mas não desenvolvia velocidade. Agora está com 15 muuuuito melhor, é uma pena que não dá pra colocar um 16, por causa da tampa, senão acho que ficaria melhor ainda. Se na Falcon dá.... fico aqui só de olho Confusedhock: pra ver seus comentários quando trocar Jota.

Maurição,

Esse lance da tampa, você pode usar aquelas luvas, ao invés da "meia lua", não?
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.  Rolleyes
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.






Responder
#8
Efetuei a troca do conjunto.

No site da Vaz, o pinhão 16d tinha a mesma espessura do 15d. Que nada! Propaganda enganosa. :evil:

É mais largo, precisou retirar o afastador e em seu lugar colocar uma buchinha.

Percebi de imediato a necessidade de elevar um pouco o giro pra efetuar as trocas de marchas. Nada absurdo. A moto fica um pouco esquisita, mas... Vamos aguardar.

A título de exemplo, uma comparação no giro:

Antes da troca:
90km/h Arrow 5000 rpm
100km/h Arrow 5500 rpm

Depois da troca:
90km/h Arrow +/- 4300 rpm
100km/h Arrow +/- 4800 rpm

Acho que vou acostumar. Confusedhock:
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.  Rolleyes
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.






Responder
#9
Hoje recoloquei um pinhao (15) usado que tinha guardado, até que chegue o novo.

abraços
Responder
#10
Grillo Escreveu:Hoje recoloquei um pinhao (15) usado que tinha guardado, até que chegue o novo.
abraços

Agora é só rodar e aproveirar a suavidade.

O novo você comprou onde?
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.  Rolleyes
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.






Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)