Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
duvidas sobre motor
#1
desculpem se estou postando no lugar errado

Salve maniacos,

Então pessoal, possuo uma sahara 97, ano que vem mais precisamente dia 29/09/2012 estarei partindo para uma aventura até vinã del mar no Chile, em breve estarei abrindo tópico com meu roteiro para receber algumas dicas.
Mas minha duvida hj é a seguinte, vamos em 5 motos, uma falcon, uma XT 660 , uma Hornet, uma CB500 e a minha valente sahara. Ela vai passar por uma revizão em breve, pelas mãos de nosso amigo julião ( das bolhas) .
Não fiz nenhuma viagem de longa distancia ainda com ele, no max foram 400 km ida e volta, feito em 2 dias... ela tem o pinhão 15, e ando numa boa a 100 km/h, até 120 as vezes com sobra para ir bem mais. Na viagem como são motos maiores vai ser exigido um pouco mais e os kms diarios serão em torno de 500, outros dias 600, outros 300, uma média de 500 mesmo.
Vou sosinho, tenho 1,70 e peso 65k, mais a bagagem, alforje e bau. A sahara aguenta manter uma velocidade de 120 durante este percurso, digo pela resistencia do motor , pois nao sera um dia, serão 10 dias para fazer 5.000 km, isto não judia mto dela, sera que ela da conta de acompanhar as outras ou vou acabar ficando para tras... hehehehe
Sério pessoal, minha preocupação é não judiar a valente, até pq estou a pouco tempo com ela e aprendendo um pouco a cada dia, venho de uma twister e estou mto feliz com a sahara.

Espero que entendam minha duvida.

Abraço a todos
Responder
#2
Ai Jonatan, blz.
Não vou fazer um comentário tecnico pois não tenho capacidade para tanto; mas revisão fita pelo Julio ( vejo comentarios pelo forum) e voçe de SAHARA, Essa viagem vai ser só alegrias.
abraços
# comentários técnicos tem varios feras ai no forum.
Responder
#3
Uma vez conversei de como tocar a sahara de boa...conclusão,,,6 mil giros. Se se preocupar com as demais motos, já viu hein...
Com a falcon até dá, já a 66 e hornet... :roll:
Julião é bem informado, está sussegado! Wink
Responder
#4
JONATAN , PODE VIAJAR TRANQUILO ... A SAHARA SE COMPORTA MUITO BEM EM LONGAS VIAGENS , SÓ ATENTE AO OLEO , A CORRENTE E A PRESSÃO CORRETAS DOS PNEUS , NORMALMENTE 02 LIBRAS A MENOS DO RECOMENDADO ...

SE A MOTO ESTIVER REVISADA SEM BARULHOS EXPRESSIVOS É SO VIAJAR...
E LEMBRE SEM BARULHO SEM PROBLEMAS. Wink
[Imagem: dsc09396s.jpg] [Imagem: dsc09293.jpg] [Imagem: mov090960003.jpg] [Imagem: mov088750001.jpg][Imagem: iba8020w.jpg]
Responder
#5
Jonatan,

A Sahara aguenta fácil se estiver bem revisada quanto a mecanica em geral, (pneus, corrente de comando, folgas, corrente de transmissão, suspensão, elétrica e todo o resto).

Em minha viagem ao Jalapão, devido aos poucos dias, enrolei o cabo na ida e na volta. Quarto dias de total aceleração em longas retas e de forte calor....

Tenho 1,71 de altura, na época com 110kg, mais ferramentas, e alforges com bagagens e a Sahara foi e voltou 100%....Quase sempre a 6.500RPM com pinhão de 15 dentes e a cada 300 ~ 500km lubrificação de corrente e conferencia do nível do óleo....

Deixe a moto bem revisada quanto ao motor, coloque pneus NOVOS, Relação NOVA (Corrente, pinhão e corrente), troque o filtro de Ar, o óleo e o filtro e pé na estrada sem medo!!!!

Tenho certeza e que vc só terá alegrias!!!


OBS.:

Faça o seu ritmo junto com o amigo da Falcon e não tente acompanhar os amigos de motos maiores. Combine a velocidade de cruzeiro entre a Sahara e a Falcon, deixo como sugestão 110 ~ 120km/h, e vá na fé!!!!
Vc pegará grandes retas e mantenha os 120km/h de máxima velociade, pois a Sahara aguenta os 140km/h direto, SIM, mas pra que andar a essa velocidade?! Pra forçar?! NÃO VALE A PENA!!! Poupe seu motor e curta a paisagem....


aBRoX
aBRoX a todos


Álbum de Fotos:

Fotos do Jalapão 2009
---------------------------------------------------------------------------------------------------
...Sem planejamento tambem faz-se boas viagens...
[Imagem: olha%20EU.JPG]
Responder
#6
Salve galera....
Amigo Jonatan, concordo com o Brox em relação à tocada, acho que
entre 6.000 e 6.500 rpm tá de bom tamanho para qualquer distancia.
Boa sorte e nos mantenha informados sobre a viagem. Tongue
"TER PROBLEMAS NA VIDA É INEVITÁVEL, SER DERROTADO POR ELES É OPCIONAL"
                             
Alexandre
Sahara 98 / XT 600 2002 / VSTRON 650 XT
Responder
#7
Beleza maniacos

Obrigado pela atenção de todos

Entaum... minha duvida acho que foi sanada, a questao de andar a vel. Cruzeiro de 110 km/h por varios kms ( lembrando que estara carregada e com alforges laterais) parece ser tranquilo para a sahara e esta sera a tocada da falcon tbm. Me corrijam se eu estiver enganado hehehehe.

Estou usando desde que comprei a valente o pinhão 15, ele permite andar a 110 a 5900 rpm e a 120 a 6 500 rpm, pelo que vi aqui é mais ou menos a tocada do pessoal em viagem

Tenho trocado o oleo a cada 1500 kms, e neste periodo nao apresentou mudanças no nivel, o unico vazamento que tinha era no cabo do conta giros, solucionado dias após a compra, em outubro do ano passado,. De la para ca só alegria

Tem um tec tec no motor depois que esquenta, fria nao faz barulho nenhum, o tec tec é somente depois que esquenta mesmo, deixo para o Julião dar um jeito nele hehehehe

No mais a motoca ta inteira mesmo, acredito que nao tera nenhum problema na viagem.

Comprei ela com ideia de chegar a falcon, mas estou gostando mto da valente, acho que a falcon vai esperar bastante hehehehe, Só preciso ter confiança nela pois o resto estou satisfeito.

Sobre a viagem em breve abrirei o tópico com o roteiro completo, como a viagem é somente o ano que vem vou esperar um pouco mais para postar.

Um abraço a todos e mais uma vez obrigado pela atenção
Responder
#8
jonatan grott Escreveu:Comprei ela com ideia de chegar a falcon, mas estou gostando muito da valente, acho que a falcon vai esperar bastante hehehehe, Só preciso ter confiança nela pois o resto estou satisfeito.

Jonatan, durante a viagem, se tiver oportunidade, troque de moto.... rode um trecho de estrada com a Falcon..... tenho quase certeza que se vc ainda quizer trocar de moto.... não será pela Falcon.
Já ouvi muita gente comentar que na estrada a Sahara se sai muito melhor do que a Falcon..... graças à sua carenagem.

Boa viagem, e curta muito....abraços.... Wink
Lutar sempre, Perder uma vez ou outra, desistir jamais.

[Imagem: t7H8K3.jpg]
[Imagem: UKNDdG.gif][Imagem: mBwhX8.gif]
Responder
#9
Pois é, a Sahara é uma moto que se pode manter com cuidados simples, tratando-se de motor é só atentar com o nível e troca de óleo.... Como regra em longas viagens, sempre ao final do dia confiro o nível (entre 500- 650 km diários), com 100- 150mL de óleo tenho mais um dia de viagem garantido, esse volume se encaixa com o consumo de minha moto, e pelo que vejo tu vais apenas no próximo ano, até lá terás possibilidade de fazer os testes necessários e ter um parametro para viajar tranquilo.
No mas, com o motor funcionando bem qualquer eventualidade que possa surgir pode ser resolvida.
Também de igual importância, procurar fazer a revisão com um tempo de antecedencia para poder fazer algum ajuste que seja necessário.

Abraço
[Imagem: bandeirars.jpg]
"Sirvam nossas façanhas, de modelo a toda Terra!"
Responder
#10
Fala rapaz,

fiz uma viagem de 8000km com a Sahara, <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.php?p=827909#827909">http://www.forumxt600.com.br/forum/view ... 909#827909</a><!-- m -->

minha velocidade de cruzeiro abaixo dos 3500 mts de altitude foi de 100 ~ 110 km hora. Acima dessa altitude, entre 80 e 100 km com o acelerador aberto.

O consumo na argentina, entre 2000 mts e 3500 mts, era de 15km/l +- , no brasil 20km/l no chile acima dos 3500 ia diminuido , chegando 10km/l litros no altiplano. +- 4500mts

Usei mobil e não tive problemas com óleo , mas é fundamental o monitoramento do mesmo. Usei relação 15x40 corrente com retentor e não tive que apertar nenhuma vez durantes os 8000km.

Sugiro que vc ande junto com a falcon, vc não conseguirá acompanhar as outras se eles resolverem andar acima dos 120km. E quanto mais alto , por conta do carburador.

abs
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)