Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Comprar uma sahara, quais itens olhar?
#1
O que olhar numa sahara que está à venda?

Itens como pneus e relação, a gente troca barato e rápido, mas tem coisas que acabam "encarecendo" o pós-compra, quais seriam eles?

Notei que os comandos do guidon da 91 e da 96 (por exemplo) são diferentes, (prefiro o da 96), quais outros detalhes foram aperfeiçoados entre um ano de fabricação e outro? (que valham a pena ser avaliados, claro)

Valeu galera! acho que a minha sahara vai nascer antes do previsto... Wink

Obs.: vou preferir comprar pelo menor preço, para ter o prazer de restaurar ela todinha e deixar lindona!
Responder
#2
Caracas, que legal maninho, legal mesmo, tomara que dia 16 de dezembro quando eu estiver ai já te veja montado no trator.

Seguinte, em se tratando de comprar uma moto usada, eu tenho uma opinião meio diferente da galera.

Um cara me perguntou no orkut uma vez, depois de uns 15 dias ele veio me agradecer... pena que não salvei o comentário.

O conselho foi absurdamente exagerado... mas, foi o seguinte:

"... Está negociando? Moto ok, quadro ok, alinhamento ok, bagageiro, carenagem, documentos... bla bla bla... e o motor? Pois muito bem, o motor pode estar cantando bonitinho e daqui 5 mil km pode te deixar na mão. O que fazer? Caso a moto não tenha passado por uma revisão geral recentemente (mande ele provar isso), vai na honda, manda ver em uma revi geral, geral mesmo, se possível abrir o motor. Tal revi custa R$ 140,00. Se a moto estiver ok, fica no preço combinado e vc morre com mais 140 da visão. Se a moto tiver alguma coisa comprometedora, troca e vai abatendo do valor combinado..."

Dei essa recomendação para o Andre Thomaz, ele teve problemas no motor 5 dias depois da compra, sorte que os documentos ainda não tinham sido transferidos e ele ainda não tinha quitado totalmente a moto.
Ele foi na honda, arrumou e abateu da segunda parcela um pouco do que foi gasto....

Fica ai a dica.
Grande abraço.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#3
Minha dica é com a partida, testa bastante, faz pegar várias vezes e testa também com o botão desligado.
Se fizer um estalo de vez em quando, tipo o motor de partida escapando cuidado, pode ser a embreagem de partida (ou placa de partida).
Quando comprei a minha aconteceu isso e o vendedor disse que era motor de partida. Morri com R$ 600,00.

Abraço!
XTZÃÃÃOOO TÓTÓTÓTÓTÓTÓTÓTÓ

RX 125 > RDZ 125 II > RD 135 Z > DT 180N > DT 180Z > DT 180Z > DT 200R > XR 250 TORNADO > NX 350 SAHARA > XT 600E > XR 250 TORNADO > XT 660-R > XTZ 250 Teneré > F 800 GS ADV

2007 - ARGENTINA, CHILE E URUGUAI - VEJA FOTOS EM:
http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/...=argentina

2011 - Patagônia de carro:
http://3napatagonia.wordpress.com/

2014 - Atacama e Peru (fotos):
https://www.facebook.com/valdeir.cesar.1...846&type=3
Responder
#4
Também morri com mais de 600 contos nesse mesmo problema, testa a partida mesmo... deixa o corta ignição no off e manda vê algumas partidas. Se tiver problema vc vai ouvir um estalo feio... uma pancada mesmo.

Aros empenados tb não são baratos pra trocar.


lembrando de mais coisas eu posto aí...
Responder
#5
martinez Escreveu:Caracas, que legal maninho, legal mesmo, tomara que dia 16 de dezembro quando eu estiver ai já te veja montado no trator.

Seguinte, em se tratando de comprar uma moto usada, eu tenho uma opinião meio diferente da galera.

Um cara me perguntou no orkut uma vez, depois de uns 15 dias ele veio me agradecer... pena que não salvei o comentário.

O conselho foi absurdamente exagerado... mas, foi o seguinte:

"... Está negociando? Moto ok, quadro ok, alinhamento ok, bagageiro, carenagem, documentos... bla bla bla... e o motor? Pois muito bem, o motor pode estar cantando bonitinho e daqui 5 mil km pode te deixar na mão. O que fazer? Caso a moto não tenha passado por uma revisão geral recentemente (mande ele provar isso), vai na honda, manda ver em uma revi geral, geral mesmo, se possível abrir o motor. Tal revi custa R$ 140,00. Se a moto estiver ok, fica no preço combinado e vc morre com mais 140 da visão. Se a moto tiver alguma coisa comprometedora, troca e vai abatendo do valor combinado..."

Dei essa recomendação para o Andre Thomaz, ele teve problemas no motor 5 dias depois da compra, sorte que os documentos ainda não tinham sido transferidos e ele ainda não tinha quitado totalmente a moto.
Ele foi na honda, arrumou e abateu da segunda parcela um pouco do que foi gasto....

Fica ai a dica.
Grande abraço.

Big Grin Tongue Caro Martinez,

Temos uma 96 conversível, aparentemente sem nenhum problema sério Wink , senão aqueles relacionados com a quilometragem ( 70 mil) Cry , no entanto, precisamos de um veículo confiável para viajar. 8) 8) Você acredita ser melhor uma revisão geral e eventual restauração Confusedhock: ou convém buscar uma Sahara mais nova, com baixa quilometragem e quem sabe, com pedigre (manual com todas as revisões registradas???)
:roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:
Abraços!!!

Big Grin Tongue M&C
Responder
#6
Olha, de cara, quanto mais nova melhor.
Mas, só ano de fabricação e quilometragem não dizem muita coisa.

Você pode perfeitamente fazer uma boa compra de uma 91 com 100.000
km rodados e uma péssima compra
de uma 99 com 30.000 km rodados.
Tudo vai depender de como esses quilômetros foram rodados e do zelo do dono.

Dicas:
Procure avarias em todo o quadro, trincas, soldas.
Olhe as carenagem por dentro procurando remendos e trincas
Olhe a moto por trás para ver o alinhamento.
Olhe o alinhamento do baú com a moto.
olhe o alinhamento do painel com a moto
Olhe os pontos de fixação do motor com o quasro, podem estar trincados, cuidado.
Olhe o fundo do tanque de combustível e o estado do banco.
Ande na moto e veja se puxa para o lado, se a carenagem está vibrando, se tem barulho estranho.
Faça curvas, frenagens, arranques, veja se dá lenta, comportamento em baixa, média e altas rotações.
Verifique antes o estado da relação e pneus para não tirar conclusões equivocadas.

Após tudo isso, vá na dona Honda e manda uma verisão geral, pra então chegar no preço final da moto.
Motos mais antigas com certeza tem suspensão em final de vida.
Uma troca total fica em pelo menos R$ 400,00.

Acredito eu que uma vez observados esses pontos, não terás surpresas com a moto. E mais,
pode comprar desde uma 91 até uma 99 sem sustos.

Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#7
Texto fornecido pelo nosso membro Pedross

1. VEJA O HODOMETRO, se estiver marcando 80.000 km, é porque.rodou isso. Se marcar 20.000 km, você parte para diversas outras análises, para ver se corresponde ao indicado no hodometro (avalie inclusive o proprietário, se é pessoa de idade mais avançada, pergunte porque.ele andou pouco, se é o unico dono, etc)

2. OUÇA O BARULHO DO MOTOR, se funciona "redondo", se não sai fumaça branca, se existem ruídos metalicos muito acentuados, etc. Veja o nível do óleo, se estiver baixo, o dono é relaxado e já me deixa preocupado com relação ao estado do motor.

3. VEJA O ALINHAMENTO DAS RODAS, posicione-e a uns 5 metros por trás da moto e verifique se as rodas estão alinhadas. Se a roda dianteira estiver mais para um lado, sinaliza que o quadro pode esta empenado.

4. VERIFIQUE FOLGAS NA BALANÇA, coloque a moto no descanço central e balance a roda lateralmente. Não deve ter folgas, caso contrário as buchas estão gastas e sinaliza que a moto está com bastante quilometragem.

5. SUSPENSÃO DIANTEIRA, pressione o guidão para baixo várias vezes e depois observe se na "bengala" não tem resíduo de óleo. Caso tenha, indica necessidade de troca dos retentores.

6. PARTE ELÉTRICA, verifique se tudo funciona, farol, setas, freio, alerta, buzina. Veja se a bateria está OK.

7. FERRUGEM, verifique o estado geral quanto a ferrugem nos cromados, tire o banco e veja debaixo do banco, no quadro, inclusive abra o tanque de gasolina e veja se há muita ferrugem.

8. CHICOTE ELETRICO, analise os chicotes se estão em perfeita ordem, se não há emendas, se estão com aspecto de original.

9.pneu, verifique o estado dos pneus, caso estajam muitos gastos, você pode negociar pequeno abatimento no preço. Pela foto, os pneus não parecem ser os originais da PIRELLI.

10. RELAÇÃO: Verifique os dentes da coroa (da moto), se estiverem muitos finos/pontiagudos, estão no final da vida. Negocie abatimento. Se trocar, troque tudo, corrente, coroa e pinhão.

11. DOCUMENTOS E OUTROS: Verifique a documentação, peça o manual, cobre as ferramentas, pois quem é cuidadoso, tem tudo isso.

12. FINALIZADO: Compre de preferencia moto de pessoa com mais idade, evite garotão, a não ser que seja um "Renato Bellomo" . Apos a compra, troque o filtro e o óleo, verifique as pastilhas, nivel do óleo do freio, velas (Veja o estado dos eletrodos, se estiverem muito gastos, troque), etc.
Moto Grupo Sahara Maníacos Mototurismo.
Mototurismo entre amigos!!!
Responder
#8
NÃO ESQUEÇA DOS FREIOS .PAGUEI 195,00 PILAS NO DISCO .+ 15,00DAS PASTINHAS .ESTAS NAO ERAM ORIGINAIS POIS SE FOR ORIGINAL FICA EM 195,00 .
POR FALAR NISTO ALGUEM JA OUVIU FALAR QUE AS PASTILHAS NAO ORIGINAIS COMEM MUITO RAPIDO O DISCO DE FREIO?
OU É SO PAPO DO VENDEDOR DA HONDA.
Responder
#9
ngbl Escreveu:Pessoal,

estou há mais de um ano sem moto e vou voltar à vida em duas rodas! Não aguentei ficar sem moto, e por isso estou aqui.

Preciso da ajuda do mais experientes para escolher qual vai se a minha Sasá.

Tenho andado de moto há uns 10 anos, já tive CGs, XT225 e Strada, e agora chegou finalmente a minha vez de andar com uma Sahara.

Eu gostaria de reunir algumas dicas e experiências dos problemas comuns nessas motos antes de escolher qual eu vou comprar.

Coisas básicas como verificar a aparencia da moto e se o motor esta fumando sem problemas, mas o que eu tenho que prestar atenção numa moto que esta aparentemente "bonita" ?

Quais são os defeitos mais comuns?

Quais peças podem poarecer que custam pouco e na verdade custam muito caro?

E no motor? O que eu preciso procurar além de vazamentos e barulhos "estranhos"? E quanto custaria (aproximadamente) para eu encostar uma Sahara numa oficina e mandar fazer uma retífica do motor?

E o custo de manutenção é muito alto? Quanto custa (aprox) um kit de carebnagens para a moto? E as pastilhas de freio? A embreagem?

Deculpe pela quantidade de perguntas mas eu andei vendo umas motos mas não tive segurança para comprar...

Aproveitando, se alguém tiver alguma em bom estado e esta querendo vender me mande uma MP.

Obrigado a todos!

Alexandre
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#10
Já que é para tirar dúvida vou abusar da experiência dos "mais velhos"...em Sahara, claro.

Estou olhando duas, uma 91 e outra 98, nos seguintes estados:

1991 - estado de conservação impecável, c/8.880 km (parecem originais), até o motor ainda está com aquele verniz. Poucos arranhões na carenagem e, também, no todo da moto. Apenas os piscas traseiros foram substituídos (pelos da YBR) e o interruptor do farol está quebrado. Ainda está com aqueles selos na bolha e na bengala. Cor: azul, branca e vermelha. Preço: míseros R$ 6.500,00 Confusedhock:;

1998 - bom estado de conservação, c/mais de 60 mil km (não sei precisar se são originais). O motor parece bom, assim como a carenagem (e bolha), apesar de ter vários arranhões, porém intacta. O banco está com um pequeno rasgo mas que tem de se trocar o forro. Carece de um cuidado geral para deixar a aparência bem bonita. Cor: grená c/verde. Preço R$ 5.200,00.

Nas duas se consegue uma melhora no preço pedido. A Sahara 98 já está licenciada 2008, a outra não. O dono da 98 é de um motoclube e o da 91 é um empresário do setor de transportes urbanos. O dono da 98 tem necessidade imediata de vender para fazer o up para uma Falcon, o outro quer desocupar a garagem.

Pergunta: qual dessas duas é mais negócio avançar na negociação ?
Que propo$ta ficaria legal fazer tanto na 91 quanto na 98 ?
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)