Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ferrugem no tanque
#1
Buenas pessoal,

O tanque da minha Saharna-Gorete Big Grin tá meio podrão. Por dentro tá bem oxidado, e foi isso que causou o entupimento do carburador logo que saiu da oficina a primeira vez.

Mandei colocar um filtro na linha de combustível, mas estou ciente que isso é só um paleativo.

Pergunto: Já que vou levar a moto pra pintar geral (incluindo o tanque), será que rola de pedir pro pintor dar um "trato" na parte interna do tanque, com algum produto anti-ferrugem, alguma coisa? Claro que não vai ficar "novinho",mas pelo menos vai tirar o "grosso" da oxidação. Que procediment sugerem?

Abrax,

Bira
[s]
Bira
Harley-Davidson 883R 2009
Responder
#2
Eu salvei um tanque que estava bem enferrujado. Fazem 4 meses e o tanque está este tempo todo com pouco mais de 1l de gasolina e nenhum sinal de ferrugem.

Segue o procedimento:

1L de fer-li-com (R$ 10,90 1/2 litro).
1L de ácido clorídico (R$3,35).
3L de etanol.


Durante a semana, lavei o tanque (por fora), fiz um polimento e depois cera. Isolei a parte externa dele com plástico filme utilizado em culinária. Apliquei umas 3 camadas para que não respingasse ácido na tinta.

Assim estava o meu tanque:

[Imagem: ferrugem1.jpg]

[Imagem: ferrugem3.jpg]

Um amigo dono de uma loja de tintas tinha me oferecido outro produto. Mas o produto (que ele insite em dizer que é um fosfotizante) na "bula" diz que só desoxida e teoricamente deixaria pronto pra pintura. Custava R$ 16,00 o litro.

Acabei encontrando o fer-li-com por R$ 10,90 1/2 litro. Comprei 1L dele e mais 1L de ácido clorídico (R$3,35).

O acido clorídico diluí em 2L de água.

Depois de 1H30min, tirou a ferrugem solta (casquinha) e deixou o tanque lambuzado com uma "lama" de ferrugem. Não saiu com água. Tive que colocar um pano dentro do tanque e ir esfregamdo com uma chave de fenda. Ficou limpinho, mas onde estava a ferrugem ainda ficou marron a lata. Isso mostrava que, em questão de 1 dia, voltaria a ferrugem.

Coloquei o fer-li-com (sem diluir - apenas 1L que comprei mesmo) no tanque.

Virei o tanque de posição a cada 1 hora. Na vertical, depois virado pro lado direito, depois pro esquerdo e por fim de cabeça pra baixo.

Tirei o produto, lavei o tanque duas vezes com agua e depois com uns 3L de alcool combustível (o certo teria que ser alcool mais puro, pra ajudar a secar o tanque).

O tanque ficou zeradaço, sem nenhum sinal que algum dia teve ferrugem. Ficou como se fosse uma folha de ferro galvanizado (fosco, não como um parafuso zincado novo).

Isso já eram 8 da noite. Depois do àlcool, sequei com secador de cabelos (fala séruio, 1900W, aquilo é um soprador térmico, deve dar queimadura de 1º grau, no mínimo. rsrsrrs).

Resultado do serviço:

[Imagem: tanquelimpo2.jpg]

[Imagem: tanquelimpo1.jpg]

Deixei o secador ligado na boca do tanque por uns 15 minutos. O tanque ficou quente pra caramba. Deixei ele esfriar sozinho (e seco).

Por R$ 25,15 eu consegui restaurar um tanque que eu já tinha dado por perdido. Gastei 1/3 do que ia gastar (sem contar o frete) no Tank Film que chega a ser mais "chato" de aplicar.

Quem tem problemas com ferrugem no tanque, eu recomendo o produto que usei.

Abraço!
Tudo que é bom e barato é raro.
Tudo que é raro, tende a ser caro.
Logo, tudo que é bom e barato, sai caro!
Responder
#3
boa dica, kra.

pergunta besta:

quais os cuidados que deve-se tomar nesse serviço, para evitar acidentes (queimaduras, intoxicação, etc.)? e como se livrar dos resíduos de forma correta?
[s]
Bira
Harley-Davidson 883R 2009
Responder
#4
Usei apenas luvas de borracha.

A questão maior é evitar que qualquer dos produtos toque a tinta (exterior) do tanque.

O fer-li-com não descartei. Voltou pro recipiente dele (acho que posso usá-lo de novo).

O ácido clorídrico é usado pra limpeza de calçadas. Então tá guardado pra ser usado quando precisar ou algum vizinho queira.
Tudo que é bom e barato é raro.
Tudo que é raro, tende a ser caro.
Logo, tudo que é bom e barato, sai caro!
Responder
#5
Alex Fox Escreveu:Usei apenas luvas de borracha.

A questão maior é evitar que qualquer dos produtos toque a tinta (exterior) do tanque.

O fer-li-com não descartei. Voltou pro recipiente dele (acho que posso usá-lo de novo).

O ácido clorídrico é usado pra limpeza de calçadas. Então tá guardado pra ser usado quando precisar ou algum vizinho queira.

entendi.

no meu caso nem tô tão preocupado com a pintura do tanque, afinal eu vou ter que mandar repintá-lo mesmo...

vou gastar meu tanque cheio e depois devo fazer esse trabalho em casa.

como foi o descarte da pasta de ferrugem com ácido clorídrico?
[s]
Bira
Harley-Davidson 883R 2009
Responder
#6
Big Grin
Além das luvas de borracha,use máscara,pois os vapores do ácido clorídrico são tóxicos ou irritantes das vias aéreas.
Motociclismo é uma doença crônica,contagiosa e incurável!.
[Imagem: Diversos2011279.jpg]
Responder
#7
Alex, perguntas:

1 - Onde eu compro o HCl e o Fer-Li-Com? Qualquer loja de material de construção vende ou devo procurar em algum comércio específico (loja de tintas, loja de ferragens, etc.)?
2 - O tanque tem dois furos, o superior por onde coloca o combustível, e um embaixo onde é a saída, certo? O que você usou para "fechar" esse furo pro ácido não escoar do tanque enquanto "descansa" por 1h30? O plástico filme dá conta do recado para isso? Ou você usa algum outro material? (sei lá, uma rolha)
3 - Enquanto o ácido clorídrico age, é melhor deixar o tanque totalmente fechado ou deixar algum furo para ele "respirar"?
4 - O ácido clorídrico também precisa dar umas "viradas" no tanque para agir, estou certo?
5 - A "lama de ferrugem" e o resto de ácido clorídrico deve ser despejado onde? vai no ralo do tanque mesmo?

agradeço,

abrax,

Bira
[s]
Bira
Harley-Davidson 883R 2009
Responder
#8
ubiratamuniz Escreveu:Alex, perguntas:

1 - Onde eu compro o HCl e o Fer-Li-Com? Qualquer loja de material de construção vende ou devo procurar em algum comércio específico (loja de tintas, loja de ferragens, etc.)?
2 - O tanque tem dois furos, o superior por onde coloca o combustível, e um embaixo onde é a saída, certo? O que você usou para "fechar" esse furo pro ácido não escoar do tanque enquanto "descansa" por 1h30? O plástico filme dá conta do recado para isso? Ou você usa algum outro material? (sei lá, uma rolha)
3 - Enquanto o ácido clorídrico age, é melhor deixar o tanque totalmente fechado ou deixar algum furo para ele "respirar"?
4 - O ácido clorídrico também precisa dar umas "viradas" no tanque para agir, estou certo?
5 - A "lama de ferrugem" e o resto de ácido clorídrico deve ser despejado onde? vai no ralo do tanque mesmo?

agradeço,

abrax,

Bira


Vamos lá:

1 - Esse produto foi meio difícil de achar. Nas lojas de tintas não encontrei, só achei numa loja chamada Millium, que acho que só tem em SC;

2 - No meu caso, eu fechei o bocal fazendo uma rolha de E.V.A. e um tubo de filme fotográfico. No local da torneira, eu coloquei uma torneira velha. Mas tem um detalhe: Se tu enxer o tanque com o ácido/agua até a boca, não vai precisar ficar virando o tanque (eu precisei porque coloquei pouca mistura). Aí basta vedar embaixo. O plástico filme é somente pra caso caia alguns pingos de ácido ou do fer-li-com sobre o tanque, não ataque a tinta. Ainda assim, poli e encerei o tanque antes.

3 - Eu fechei totalmente, mesmo porque quando colocar de lado, vai vazar se deixar um dos furos aberto. O tanque não esquentou (fiquei monitorando isso), então não vi problemas.

4 - Correto! A não ser que compre a quantidade suficiente pra enche-lo. Aí ao invés de manter 1 hora em cada posição (pra cima, de cabeça pra baixo, pro lado esquedo, pro lado direito - total: 4 horas), vais fazer todo o serviço em apneas 1 hora.

5 - A lama que ficoi no pano eu descartei no lixo mesmo, não tinha onde colocar. O ácido guardei porque serve pra limpar lajotas, calçadas, etc...

Qualquer outra dúvda, é só mandar, ok?

Abraço!




[Imagem: produtos.th.jpg]
Tudo que é bom e barato é raro.
Tudo que é raro, tende a ser caro.
Logo, tudo que é bom e barato, sai caro!
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)