Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
GUIA DO PNEU DA MOTOCICLETA
#11
Iaci:

Na verdade eu não escrevi o artigo; compilei diversos artigos que encontrei em sites de fabricantes e congêneres para facilitar nossa vida.

O problema da sua indagação é que o artigo foi escrito genericamente para "pneus de motos", e a "dica" acabou ficando meio que sem direcionamento - embora seja totalmente verdadeira. Vou até pensar em redigir essa parte para não confundir mais ninguém.

Visitando o site da COMPLOG - Competiton Logistics (empresa que representa as marcas Pirelli e Metzeler no campeonato inglês de Superbike) temos, na página de dicas de competição exatamente a mesma pergunta: "Porque os pilotos de competição dizem que em caso de chuva a pressão deve ser aumentada?"

A razão para isso é manter os sulcos da banda de rodagem o mais aberto possível, melhorando a drenagem da água para fora do pneu, permitindo assim que o composto do mesmo fique em contato com o asfalto, sem a película formada pela água da chuva, aumentando a tração.

Isso é fato, e técnica usada em motos que andam na chuva acima de 200 Km/h.

Então de onde a experiente Iaci tirou essa idéia de abaixar a calibragem em condições de chuva??? Ah! Eu explico...

Pneus do tipo OFF-ROAD (tipo motocross) e ON/OFF-ROAD (uso misto) não possuem design nem compostos projetados para andar em ASFALTO MOLHADO; podem ´ser e são ótimos na lama ou terra molhada. E só.

Então, como medida de emergência (já que esse tipo de pneu não é o indicado nem para o asfalto, quanto mais asfalto molhado) é esvaziá-lo, gerando maior área de contato (que já é pequena, devido aos cravos), maior temperatura (pois aumentando o contato, aumenta-se a temperatura do pneu tb) e também "amolecendo" o pneu (que tem um composto mais duro, justamente devido ao seu propósito original).

Em resumo: tudo depende do pneu que vc tem na motoca; se o pneu é do tipo asfalto, aumente sim a calibragem. Se for de design off-road ou misto, abaixe a calibragem.

Espero que tenhamos esclarecido tudo, minha amiga Iaci; no final, estávamos os 2 corretos, e os Saharamaníacos ficam mais informados ainda.

Um beijão - saudades de você, minha companheira da madruga!
Responder
#12
Big Grin Wink

Falou,Country!

Idem,idem! Wink Wink

Abração
Motociclismo é uma doença crônica,contagiosa e incurável!.
[Imagem: Diversos2011279.jpg]
Responder
#13
Pessoal, onde encontro qual deve ser a largura (polegadas) do aro para cada tipo de pneu?

Estou na dúvida se o aro de 2.5 polegadas é o melhor pra usar com um pneu de 110 de largura.

ABS.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#14
martinez Escreveu:Pessoal, onde encontro qual deve ser a largura (polegadas) do aro para cada tipo de pneu?

Estou na dúvida se o aro de 2.5 polegadas é o melhor pra usar com um pneu de 110 de largura.

ABS.

Opinião pessoal!

Na sahara, o Aro traseiro original é 2.15 e o dianteiro é 1.6 e os pneus originais, 4.60 e 3.00 respectivamente!!

Na xt600 e Falcon, os aros são 2.5 e 1.85 resp. e os pneus, 90/90 e 120 ou 130/80.

Na minha coloquei os aros de falcon e os pneus originais, e deu uma mínima alargada nos pneus, justamente por eles estarem mais abertos e deixou a moto mais larga atrás, sem comprometer a segurança. portanto, deve ter algum límite de segurança entre essas medidas, mas já dá p usar como guia, as medidas das originais...

Abraços
Responder
#15
Tem certeza Douglas?

1.6 polegadas vezes 2.54 da só 4 cm. Eu medi o meu hoje e deu 5,3cm, ou seja, 2 polegadas.

O trazeiro da CG tem 6,5cm, ou seja, 2.5 polegadas. Portanto, acho que o traseiro da sahara tem mais que 2.15 e o dianteiro tem mais que 1.6.

Vou procurar confirmar esses valores que o Douglas postou.

Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#16
Descobri:

Série (Altura) '80', '90' e '100' (por exemplo um 110/80)

--------------- Pneus convencionais ---- Pneus radiais
Largura pneu -------------- Largura do aro
----- 60 -------- 1.20" até 1.60" ------- 1.35" até 1.60"
----- 70 -------- 1.40" até 1.85" ------- 1.60" até 1.85"
----- 80 -------- 1.60" até 2.15" ------- 1.85" até 2.15"
----- 90 -------- 1.85" até 2.50" ------- 2.15" até 2.50"
---- 100 -------- 2.15" até 2.75" ------- 2.50" até 2.75"
---- 110 -------- 2.15" até 3.00" ------- 2.50" até 3.00"
---- 120 -------- 2.50" até 3.00" ------- 2.75" até 3.00"
---- 130 -------- 2.50" até 3.50" ------- 3.00" até 3.50"

Como exemplo o pneu dianteiro da Honda Twister é convencional e tem
as medidas 100/80 o que significa que o aro deveria ter no mínimo 2.15"
de largura, e no máximo 2.75".
Quanto ao pneu traseiro da mesma Honda Twister de medidas 130/70,
o aro deveria ter no mínimo 3.00" largura e no máximo 4.00"

Para a sahara, eu fui medir na minha, o dianteiro tem 2 e o
traseiro 2.5 polegadas, pelo menos a minha é assim.

Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#17
martinez Escreveu:Tem certeza Douglas?

1.6 polegadas vezes 2.54 da só 4 cm. Eu medi o meu hoje e deu 5,3cm, ou seja, 2 polegadas.

O trazeiro da CG tem 6,5cm, ou seja, 2.5 polegadas. Portanto, acho que o traseiro da sahara tem mais que 2.15 e o dianteiro tem mais que 1.6.

Vou procurar confirmar esses valores que o Douglas postou.

Abraços.

Extamente, a seção externa tem essa medida, mas a seção interna é menor, pois tem as barras que prendem o pneu no interior da roda.

Nos meus aros antigos está escrito essas medidas, na frente, 1.6x21 e atrás, 2.15x17. Esses aros antigos são originais, portanto, são com as medidas da moto!1

Os aros novos q comprei tem medidas da XT600 e Falcon, 1.85x21 e 2.5x17.

Abraços
Responder
#18
Então essa medida é feita do lado "di drentu" do aro? Não sabia.

Valeu tio.
Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#19
[Imagem: Digitalizar0010.jpg]

[Imagem: Digitalizar0009.jpg]
@ Machu-Picchu 2003 @ Atacama 2006 @ do Pantanal ao Pacifico, cruzando a Cordilheira dos Andes. Tudo na valente Sahara 97.
[Imagem: medalharo8.gif]
Responder
#20
Valeu muuuiiito Country Biker, mandou bem !!
Utilidade TOTAL !!!
Abraço.

Positive Vibration!!
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)