Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
caixa de direção
#1
Olá pessoal!
Quando passo em buraco sinto um tec na caixa de direção, não é muita coisa mais está lá!!!
Bom a pergunta é se existe alguma regulagem para retirar essa pequena folga e se existir como fazer? abs
Responder
#2
Até onde eu sei, só trocando.
Abraços,

Rafael Barros
Chopper Independente MC.
NX 350 97 Motard
Responder
#3
Sim, existe uma regulagem.
Por tratarem-se de rolamentos cônicos, há necessidade de um ajuste fino para tirar a folga se, no entanto, "enforcar" os rolamentos.
Veja que abaixo da mesa superior há uma porca castelo. É ela que faz essa regulagem.
Para fazer a regulagem:
-coloque a moto sobre um cavalete de forma que a roda dianteira fique suspensa;
-solte a porca superior da mesa;
-aforuxe os parafusos da mesa superior;
-Com uma chave de fenda bata na porca para que ela gire em sentindo horário, fazendo-a pressionar os rolamentos da mesa;
-Faça isso aos poucos e gire guidão para os lados para ver se não está ficando pesado. Se ficar, é porque tu apertou demais a porca castelo;
-Achando o ponto certo de aperto, volte um pouquinho a porca (sentindo anti horário), porque quando reapertar a porca superior da mesa, ela também vai fazer pressão nos rolamentos.
-Reaperte a porca superior da mesa;
-Reaperte os parafusos da mesa superior.

PS: Antes de fazer isso, com a roda suspensa, gire devagar o guidão para os lados, lentamente e com pouca força. Se notar que há uma resistência ao girar quando o guidão está em linha reta é porque os rolamentos já sofreram desgaste, necessitando de troca.

Abraço!
Tudo que é bom e barato é raro.
Tudo que é raro, tende a ser caro.
Logo, tudo que é bom e barato, sai caro!
Responder
#4
uma coisa que pode aparentar ser a cx de direção é a folga nas buchas da pinca de freio, dê uma verificada ali tb, só por desencargo.

as buchas são baratas e a troca é muito besta Wink
Responder
#5
Alex Fox Escreveu:aforuxe os parafusos da mesa superior

Aléx como vai? obrigado pela dica, mas me diga uma coisa:
Esses parafusos são os que prendem a mesa nas canelas? 2 de cada lado?

Indomado dei uma olhada nas buchas e está td ok! valeu!!
Responder
#6
chips Escreveu:
Alex Fox Escreveu:aforuxe os parafusos da mesa superior

Aléx como vai? obrigado pela dica, mas me diga uma coisa:
Esses parafusos são os que prendem a mesa nas canelas? 2 de cada lado?

Exatamente! o motivo de soltá-los é que regulando a porca castelo, muda a altura (mesmo que milesimamente) da mesa. Por isso solta-se eles e só por último os aperta novamente.
Abraço!
Tudo que é bom e barato é raro.
Tudo que é raro, tende a ser caro.
Logo, tudo que é bom e barato, sai caro!
Responder
#7
Outra que pode aparentar ser a caixa de direção é a suspensão dianteira, batendo na volta (óleo: falta, pouca, velha ou colocada mais fina).

Verificação da folga da caixa de direção (copiado do manual de serviço da XT600). Coloque um suporte sob o motor para lavantar a roda dianteira do solo. Segure as extremidades inferiores dos garfos dianteiros e tente movê-los para frente e para trás. Se sentir qualquer folga, ajuste a coluna de direção, a inspeção será mais fácil se a roda dianteira for removida.

Os meus rolamentos foram trocados aos 91.000km (nunca apertei ou lubrifiquei, estou com a Sahara desde os seus 20.000km mas sempre andando em área urbana) por rolamentos tipo "rolete" que são melhores que os originais esfericos (?), e o eixo - coluna de direção que estava empenado foi trocado por um paralelo.

Valeu.
Abçs!
Responder
#8
O Indomado Escreveu:uma coisa que pode aparentar ser a cx de direção é a folga nas buchas da pinca de freio, dê uma verificada ali também, só por desencargo.

as buchas são baratas e a troca é muito besta Wink

Fala indomado,

Acho que estou com problemas na minha pinça de freio.

como eu peço isso na hora de comprar para troca??

De outra mtos servem tb?? quais??
Responder
#9
Gilberto RLM Escreveu:Outra que pode aparentar ser a caixa de direção é a suspensão dianteira, batendo na volta (óleo: falta, pouca, velha ou colocada mais fina).

Verificação da folga da caixa de direção (copiado do manual de serviço da XT600). Coloque um suporte sob o motor para lavantar a roda dianteira do solo. Segure as extremidades inferiores dos garfos dianteiros e tente movê-los para frente e para trás. Se sentir qualquer folga, ajuste a coluna de direção, a inspeção será mais fácil se a roda dianteira for removida.

Os meus rolamentos foram trocados aos 91.000km (nunca apertei ou lubrifiquei, estou com a Sahara desde os seus 20.000km mas sempre andando em área urbana) por rolamentos tipo "rolete" que são melhores que os originais esfericos (?), e o eixo - coluna de direção que estava empenado foi trocado por um paralelo.

Valeu.
Abçs!

Fala Gilberto..

A frente da minha moto ta fazendo um baita barulho...

Quando passo em buracos ela faz um tec seco que não acho a folga de forma nenhuma, já fiz o teste mostrado levantando a roda da frente e forçando as bengalar mas nada de folgas.

Já fui em tres mecanicos e nada de acharem o problema.

Um cara me mostrou que quando a bengala afunda ela faz um barulho e que pode ser falta de oleo isso pode ser verdade??

Me deem opções do que fazer...

Arbaços
Responder
#10
Panezza é verdade
como relatei, anteriormente.

Se problema for mesmo a suspensão dianteira 2 soluções:

1 Troca do óleo da suspenção, conforme o manual troca a cada 12.000 km ou anualmente. Sendo sincero essa manutenção só vejo fazendo quando a suspenção bate ou quando estoura os retentores assim vai mais de 50.000km. Óleo ATF para direção hidráulico, tem ATF tipo A para direção hidráulica sua viscosidade é de 20w mais barato, um litro do Mobil específico para bengalas R$ 18,00, quanto mais grosso o óleo w mais dura fica e maior probabilidade de estourar os retentores das bengalas, tem nas medidas 5W, 10W, 15W, até 20W. Quantidade entre 435 a 483ml para cada bengala, quanto mais óleo mais dura fica também.

2 Regular ar aos bicos de válvulas de ar de pneu instalados na parte superior dos cilindros das bengalas (não tenho conhecimento que quais anos Saharas as possuem), quanto mais ar mais dura, de 0 a 15 lib/pol² no máximo, com uso de bomba manual tipo de bicicleta com manômetro (cuidado calibradores de postos de combustível o mínimo de volume de ar delas é o suficiente para estourar os retentores), normalmente se faz com a frente da moto levantada fora do chão.

ABÇ!
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)