Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
ARO / RAIOS - INOX OU ALUMÍNIO?
#1
Amigos, chegou a hora de trocar o pneu trazeiro.
Estava pensando em colocar um mais largo, mas para isso o correto seria tb mudar o aro (para 2.5).

Já ouvi comentários positivos sobre o aro de alumínio da Three Heads ou Enico. E o jogo de raios da Enico.

Mas qual o melhor material: alumínio ou inox?

Acho que já houve alguma discussão sobre isso aqui... mas procurei bastante e não consegui encontrar... :oops:
"Good girls go to heaven, biker girls go anywhere."

"Meu caminho é cada manhã
Não procure saber onde vou
Meu destino não é de ninguém
Eu não deixo meus passos no chão..."
Responder
#2
tambem estou querendo trocar a minha roda traseira...
ouvi dizer que os raios de inox quebram muito facil, é verdade??


vamos aguardar respostas dos gurus maniacos!
Yan Espinola

FLICKR - FOTOS
Responder
#3
Sandra Escreveu:Amigos, chegou a hora de trocar o pneu trazeiro.
Estava pensando em colocar um mais largo, mas para isso o correto seria também mudar o aro (para 2.5).

Já ouvi comentários positivos sobre o aro de alumínio da Three Heads ou Enico. E o jogo de raios da Enico.

Mas qual o melhor material: alumínio ou inox?


Acho que já houve alguma discussão sobre isso aqui... mas procurei bastante e não consegui encontrar... :oops:

Calma aí Sandrinha... acho que vc misturou os materiais aí..... ou eu não entendi direito a pergunta...... seguinte....

Aros: podem ser de ferro, ou Aluminio.... os mais novos são de Aluminio (A Sahara saída de fábrica com aros de ferro). Quando estava caçando aros para a Bandida, tive informações que os Aros Eninco são melhores que os Three Heads (que não são ruins). Agora tem outras marcas, que os trilheiros usam que são melhores que os Eninco, só que são bem difíceis de encontrar....e bem carinhos tb... :?

Raios: Podem ser Zincado, Cromados ou Inox..... bom... Zincado é o que sai de fábrica, a galera não gosta muito porque eles são meio amarelados, mas são mais resistentes que os cromados à ferrugem.
Os cromados são mais bonitos.... brilham, e tal... mas..... se não tiver o cuidado de estar sempre limpando... rapidinho eles enferrujam, e os Inox, bom, esse não enferrujam e são mais caros.... já lí em outros tópicos que eles quebram fácil.... mas andei conversando com um rapaz que monta, alinha, rodas, e ele me disse...." claro que vai muito da marca que vc compra, mas vai tb de como o piloto "toca" sua moto.... se o piloto pega tudo que é buraco, "rampa" tudo que é lombada, vive batendo roda na guia pra subir e coisas desse tipo, é claro que os raios não vão aguentar muito tempo.... pode ser do material que for....." Big Grin Big Grin Big Grin

Então.... Aros - Aluminio (Eninco, Three Heads ou outras marcas utilizadas por trilheiros)
Raios - Zincado, Cromado ou Inox (Eninco, DDL, não conheço outras marcas :? )

Galera se escrevi besteira.... por favor me corrijam.... Sandrinha...acho que é isso aí..... Big Grin Big Grin Big Grin

Abraços..... Wink
Lutar sempre, Perder uma vez ou outra, desistir jamais.

[Imagem: t7H8K3.jpg]
[Imagem: UKNDdG.gif][Imagem: mBwhX8.gif]
Responder
#4
BOM PESSOAL EU NÃO RECOMENDO RAIOS DE INOX...............DE MARCA NENHUMA JA COLOQUEI TODAS AS MARCAS DISPONIVEIS E TODAS ESTÃO DEIXANDO A DESEJAR..............POIS O QUE PARTE NA VERDADE NÃO É OS RAIOS EM SI..............MAS O TERMINAL DELES QUE NÃO TEM A MESMA DURABILIDADE E NÃO USAM OS MESMOS MATERIAL USADO NOS RAIOS.............
VOLTEI A USAR OS DE FERRO.
NA ULTIMA VIAGEM ATÉ CANANÉIA ESTIVEMOS UM BAITA TRABALHO EU E A ELÔ PRA CHEGAR,TUDO POR CAUSA DOS BENDITOS RAIOS DE ALUMINIO.

UM ABRAÇÃO
AO INFINITO E ALEM.........COM UMA SAHARA
Responder
#5
Olha já ouvi falar muitoooo também sobre raios, tem gente que coloca o de inox fala que é bom ooutros não . . . é dificil de achar uma Sahara aki na região onde more que tenha, estou querendo trocar a raição das duas rodas o Aro ta perfeito, mas a raição já está estranha, também fico pensando em quebra, alem de você pagar um material caro e se romper.

O Rapaz aki me Cobrou R$ 100,00 cada roda com inox . . . só que le mostrou uma marca desconhecida.
Vou procurar a Enico e ver se acho mais grosso o raio.
Estarei mesmo assim aguardando opções.

Obrigado
Silva,Gabriel F.
Sahara 1998
Responder
#6
Big Grin
Sandra:

Sempre troquei os aros de minhas XLX350 e Saharas por aros de alumínio da Three Heads e nunca tive problemas.Mesmo quando passei num buracão na Bahia e saí voando,sem cair(estava a 80Km/h e não freei,só fiquei em pé pois era noite e só vi o buraco quando estava em cima)os aros viraram corações,principalmente o dianteiro,mas não quebraram,não quebrei raios(originais)e não furaram os pneus.A 13 Km dali,havia um posto 24h onde um "chapista",como os baianos chamam o funileiro,desamassou como pode as rodas,o que me permitiu chegar em casa(Lençois) e prosseguir até Fortaleza,onde um tal de Luizinho do Aros zerou as rodas.
Atualmente,meus aros são também Three Heads.

Na viagem para o Arraiá,em julho,quebrei tres raios que se somaram a dois que já estavam quebrados(porém amarrados),da roda traseira.Eram raios cromados Eninco.
Confesso,entretanto,que tenho deixado de fazer a manutenção deles,o que sempre fiz em outras épocas:ver se estavam frouxos e reapertá-los.Nunca antes,em muitos anos de moto e muitas motos,havia quebrado nem um raio.
Motociclismo é uma doença crônica,contagiosa e incurável!.
[Imagem: Diversos2011279.jpg]
Responder
#7
Big Grin
Sandra:

Verifiquei meu aro traseiro e é 2.15X17.
Motociclismo é uma doença crônica,contagiosa e incurável!.
[Imagem: Diversos2011279.jpg]
Responder
#8
<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.saharamaniacos.com.br/forum/viewtopic.php?f=33&t=7920&hilit=+raios">viewtopic.php?f=33&t=7920&hilit=+raios</a><!-- l -->

Sandra nesse tópico tem bastante coisa, eu pessoalmente prefiro aros de alumínio, mas creio não ter muita diferença pros de aço, porém raios, não recomendo à ninguem os de inox, já usei diversas marcas, e não fui feliz, prefira os de aço, com bitola maior e cromado, duram mais.
[Imagem: Assinatura6niver.gif]

William SS - XLX350R - Motor de Sahara
Só deixaria de andar de moto se ganhasse asas pra voar.
Responder
#9
na minha sassázinha (que Deus a tenha) coloquei aros de aluminio e raios inox, nunca quebrou nenhum em 2 anos de rodagem.

na tornadinha, guerreira velha, centenária, os raios são de inox há pelo menos 4 anos e tb, nunca quebraram, os aros já são de aluminio de fabrica.

um detalhe que quebra muito raio é o processo de alinhamento, tem de se respeitar a tensão exercida sobre o raio e seu niple (a peça de cobre rosqueada no raio) com a roda alinhada, nenhum raio deve estar excessivamente tensionado, TODOS devem estar praticamente com a mesma tensão Wink
Responder
#10
Não tive sorte com a raiação inox da Eninco...por 3 vezes quebraram vários niples, na última vez fiquei na linha amarela com 9 raios quebrados na roda trazeira.
Troquei pelos cromados e até agora estão ok.
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)