Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Técnica do Contra-esterço
#1
Salve maníacos...

Vou narrar um fato que me aconteceu ontem (21/12)...
Andando pela Rio-Santos, eis que me preparo e entro em uma curva à direita, fechada... inclinei a moto e lá fui eu, vejo um carro (Gol) se aproximando em sentido contrário e tudo bem... tudo normal... de repente aparece na minha frente (na minha mão) um outro carro (Fiat Fiorino) ultrapassando o Gol que citei acima, em plena curva... e para evitar uma colisão de frente só tive tempo de realizar o contra-esterço, o que acabou salvando minha vida. Esta técnica é a seguinte... no caso de curva à direita com a moto já inclinada, apliquei uma pressão com a mão direita no guidom, fazendo-o girar para a esquerda, isto faz com que a moto se incline imediatamente para a direita, a nível de física, deslocando-me para a direita (aonde eu queria estar). A moto nestas condições, não exige que o piloto tenha que perder tempo em reposicionar o corpo, forçar inclinação e usar freios... ela simplesmente se inclina no sentido oposto ao da força aplicada no guidom. Deus me intuiu e esta técnica me salvaram.
Portanto amigos, procurem aí no Google a técnica do Contra-esterço... ela foi fundamental neste momento de terror que passei... estou até agora tremendo... :oops:
Feliz Natal e muita saúde para todos Big Grin
Responder
#2
Muito bom, Marcelo!

Essa técnica, na verdade, é útil pra qualquer tipo de curva, não somente pra emergências. O fato é que em uma emergência você tem que cair com mais força no guidão e deitar a moto mesmo, como vc fez! Mas no dia-a-dia da normalidade trivial, rsss, um leve empurrãozinho na direção contrária da curva já dá conta do recado.

Pra mim, que sou leve, por exemplo, é sempre muito mais fácil usar o contra-esterço do que o meu peso inclinado para realizar qualquer tipo de curva. Quando estou com garupa e carregado, então...

E embora se fale muito pouco do contra-esterço, é fato que muita gente utiliza essa técnica inconscientemente. De qualquer jeito, o importante é fazer a curva!! Big Grin Big Grin

Abraço,

Fabra
Responder
#3
Êta sustos que nos fazem improvisar cada uma...
Beleza amiguinho... Wink
Responder
#4
Técnica sempre utilizada por pilotos de moto velocidade, e que pode sempre ser aplicado em altas velocidades , e de preferencia por motos com pneus mais largos, pois em motos com pneus mais finos tem que se fazer com mais cautela pois podem sair lateralmente.
[Imagem: Assinatura6niver.gif]

William SS - XLX350R - Motor de Sahara
Só deixaria de andar de moto se ganhasse asas pra voar.
Responder
#5
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=KIbQPABQU8g">http://www.youtube.com/watch?v=KIbQPABQU8g</a><!-- m -->

Seria isso.
Creio que tem que ter muita técnica e sangue frio para que no momento do desespero conseguir fazer uma manobra radical destas.
Abraços.
"Se alguém cortar a frente:
Não bato......eu atravesso"
  [Imagem: logo_maniacos_3D1.gif][Imagem: BannerFaixa-1.jpg]
[Imagem: assinaturaSM5niver2-1.jpg]
Responder
#6
Muito interessante essa técnica, eu não a conhecia.
Abraços,

Rafael Barros
Chopper Independente MC.
NX 350 97 Motard
Responder
#7
Sekoto[youtube Escreveu:http://www.youtube.com/watch?v=KIbQPABQU8g[/youtube].

Essa até que merece ficar por aqui e todos acessarem...caracóles... Confusedhock: Confusedhock: Confusedhock:
Responder
#8
Caraca a moto desse vídeo tem vida própria e se revoltou com o piloto Big Grin Big Grin
[Imagem: Assinatura6niver.gif]

William SS - XLX350R - Motor de Sahara
Só deixaria de andar de moto se ganhasse asas pra voar.
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)