Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Sahara vs XT 600 Z Ténéré
#1
Caico1983 Escreveu:O Martinez, aproveitando o assunto da falta de carenagem das XTs, qual é sua opinião a respeito das Ténérés XT 600 Z, aquelas que lembram pra caramba as SAHARAS?
Não que eu queira me desfazer da minha NX 350, isso de jeito nenhum, mas estava vendo umas fotos pela net, acho q deve ser uma boa máquina.

É uma puta sacanagem, mas a pedido do tio Caio, estou abrindo esse fórum.

Bom, primeiramente olhem esses links

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.bikez.com/motorcycles/yamaha_xt_600_z_tenere_1989.php">http://www.bikez.com/motorcycles/yamaha ... e_1989.php</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.bikez.com/motorcycles/yamaha_xt_600_z_tenere_1991.php">http://www.bikez.com/motorcycles/yamaha ... e_1991.php</a><!-- m -->

São 189 kg a seco e 148 km/h de final.
O thãn com certeza são os 46 HP e o tanque de 23 litros.
Entretanto, temos poucas rodando. Pelo que sei, a mecânica é meio
complicada. Vi relatos (acho que aqui mesmo no fórum) de que é
ruim de curva (talvez por ser pesada e muito alta).
Amigos, não quero fazer a caveira da moto. Nunca possui uma e não
tenho experiência com ela. Apenas conheço a moto por
dar voltas em tenerés de amigos.


Bom, opinião pessoal minha, vamos lá.
A ténéré carenada, se não me engano, fabricada entre 89 e 91 com a carenagem semelhante
a da sahara, o motor tem taxa de compressão baixa e é OHC, além de apenas um único cilintro de 595 cc (tremedeira).
Tem 5 marchas; é demasiadamente alta e final baixo para
a cilindrada que tem (148 km/h). A sahara, a título de comparação, tem
339 cc, 31,5 HP e final de 135 km/h, com um consumo por volta de 21 km/L,
não sei o consumo dessa tenéré... com certeza é bem abaixo de 19 km/L. Neste link
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.php?t=11571&highlight=xt600z">http://www.forumxt600.com.br/forum/view ... ght=xt600z</a><!-- m -->
tem um relato de que faz 16 km/L.

Bom, em resumo:

TÉNÉRÉ:
46 HP, 5 marchas, 189 kg, 148 km/h, 16 - 18 km/L, mecânica imagino ser um pouco mais complicada.

SAHARA:
31,5 HP, 6 marchas, 154 kg, 135 km/h, 21 - 23 km/L, mecânica relativamente fácil.

Comparativo das duas
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.xt600.com.br/php-off/materia.php?mat_id=9">http://www.xt600.com.br/php-off/materia.php?mat_id=9</a><!-- m -->


Só uma ressalva; invonveniente das duas:
-ambas fora de linha.
-ambas tem banco ridículo.

Contento da sahara: facilidade de peças originais, na té não sei, mas por ser
uma moto com mais de 15 anos, acho meio complicado.

Agora, viajar de Ténéré é um tesão, não tenha dúvidas...

Grande abraço saharento.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#2
Fala Martinez,

Só uma pequena correção, as Tenéres 88 e 89 não possuiam carenagens, tinhan um farol quadrado e paralama dianteiro alto. As carenadas com dois farois e paralamas baixos, foram fabricadas de 90 a 94 se não me engano.
Como toda boa Yamaha, ela tem muito problema de CDI e Estator, pelo menos todos que conhecia que tinham estas motos reclamavam disto.

Sds Saharentas.

Rogerio
Responder
#3
Schuwarz Escreveu:Fala Martinez,
Só uma pequena correção, as Tenéres 88 e 89 não possuiam carenagens, tinhan um farol quadrado e paralama dianteiro alto. As carenadas com dois farois e paralamas baixos, foram fabricadas de 90 a 94 se não me engano.
Como toda boa Yamaha, ela tem muito problema de CDI e Estator, pelo menos todos que conhecia que tinham estas motos reclamavam disto.
Sds Saharentas.
Rogerio

Então, se é de 89 a 91 ou de 90 a 94, não sei. Pesquisei um pouco mas
é uma confusão danada. No site <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.bikez.com">www.bikez.com</a><!-- w --> deu a entender que era de 89 a 91, pelas fotos.

Quem souber ai, esclareça a dúvida.

Abs.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#4
Sei lá galera, é q eu estava vindo de uma viajem de Curitiba, e quando parei no Rudnick para comer um pão de queijo, havia uma XT 600 Z Ténéré parada ... e como eu normalmente viajo com a SAHARA com o bauleto cheio, mala no tanque, digníssima na garupa, cachorro, papagaio, gaiola, peixinho no aquário, e o escambau, minha moto fica entre 100 e 110 Km/h na estrada, e para passar disso é um parto normal com complicações ... por isso, resolvi comprar um filtro de ar original e levá-la para um mecanico de minha confiança para dar um trato, trocar vela, regular carburador ... o unico problema é que esse mecanico mora em Gaspar/SC, então essa semana minha querida esta com ele, vou pegar só no sabado.
Voltando ao assunto, comecei a pesquisar pela Té se de repente não seria uma moto mais forçuda, e dentro da minha limitadíssima receita, para enfrentar os retões que cruzam a Argentina (um plano meu para o futuro) com todo esse peso que normalmente levo na viajem, porque afinal, vendo uma reta interminável, te chama a enrolar o cabo.
Responder
#5
Martinez como pretendo talvez pegar uma, tive fazendo tbm umas pesquisas, e a 89 q vc postou no link, uma azul e amarela, realmente é 89, mas é a versão japonesa, repare q ela tem freio a disco atrás e tem a carenagem lateral traseira mais longa. A vermelha e branca 91 já é assim no Brasil, com a diferença tbm do disco traseiro e da carenagem mais longa.
No tópico do Clube da XT, ele diz que atualmente ela está gastona, fazendo em torno de 15 a 16km/l, mas que com uma boa regulagem deva chegar nos 19 a 20km/l. Sem contar que eles estavam fazendo um teste para o filtro MoldSpuma, para ver as reações.
O pior ou melhor sei lá, é que antes de ver este tópico, como eu jah estava a procura de informações sobre ela, perguntei a meu mecanico.
Ele me disse que é uma boa moto, e que se bem regulada faz realmente algo em torno de 20km/l. Disse tbm que o maior problema com o motor dela é na placa de partida, que costuma dar problema.
Oque me chama bastante a atenção nela, é o tamanho do tanque... sentei em uma pra ver, e é GIGANTESCO... pelo menos poderei ser o carro pipa de alguns em viagens...
Quanto a velocidade final, não tem muita importancia, pois se eu quisesse correr mais, na verdade naum venderia minha CB 500, e viajava com ela...hehehe...
Bom, isso foi oque descobri sobre ela, quem sabe seja minha nova aquisição, ai posto aki as impressões e medidas dela...

Abraços,

Fuis 8)
[Imagem: cilindro.gif]
"Fazer um amigo é um Dom, Ter um amigo é uma Graça, Conservar um amigo é uma Virtude;
Mas... ter EU como amigo, P... QUE PARIU, fala sério, É uma Honra!!!"
Responder
#6
Ice, como já foi dito anteriormente tome cuidado especial com a parte eletrica e motor de partida, não é facil depois que dá defeito arrumar faltam pecas de reposição, se der problema na carburação vai ter que trocar por um da XT, estes problemas foram os ultimos que amigos meus ralataram sobre suas tenere. Fique de olho antes de comprar

Ate

Adriano
Responder
#7
Obrigado pela dica Adriano, com certeza verificarei issu antes de adquirir uma...

Abraços,

Fuis 8)
[Imagem: cilindro.gif]
"Fazer um amigo é um Dom, Ter um amigo é uma Graça, Conservar um amigo é uma Virtude;
Mas... ter EU como amigo, P... QUE PARIU, fala sério, É uma Honra!!!"
Responder
#8
Eu falo com segurança, pois já tive a possibilidade de ter uma
92, branca, azul e lilas, com motor de XT-600, coroa menor e
chegava a 170 km/h de final...isso porque para ultrapassar
uma dt200 azul a 160km/hs, tive que acelerar até o fim...

Viagem de Porto Feliz a Barra Bonita fêz média de 22km/l ,
até fiquei surpreso, andando a média de 110km/h.
Dentre as duas, estou satisfeito com a sassá que é bem
mais leve e fácil tocada e agilidade, também, qto no consumo.

Detalhe, soube que ténéré foi até 93, já 94 teremos a
XT-600.
Responder
#9
matou a pau, na minha opinião... dada as diferenças de motor

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.xt600.com.br/php-off/materia.php?mat_id=9">http://www.xt600.com.br/php-off/materia.php?mat_id=9</a><!-- m -->
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#10
Poxa, matou a pau esse comparativo ... a Sahara manda muito bem, com praticamente metade da cilindrada da Tenere.
Minha Sahara não é a moto mais econômica, não é a mais bonita e muito menos a mais rápida,
porém a tenho desde zero e no dia 11-4-2009 completou 100.000 km comigo,
sem nunca ter me deixado na estrada com qualquer problema mecânico.
Isso a faz a melhor moto do mundo para mim.
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)