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Aro das rodas, a sua moto ainda tem os originais???
#1
Caríssimos,

Estou abrindo este tópico para alertá-lo da importância de verificar a condição que se apresenta o aro das rodas. Muito provavelmente, assim como a minha, os aros e raios ainda são os originais de fábrica, e portanto, com no mínimo 10 anos de uso. Semana passada furou o meu pneu e eu pude constatar que o meu aro, embora ainda bom, apresenta visíveis sinais de podres nos encaixes com os raios, e muito em breve ele terá que ir para o lixo.

Faço esse alerta e espero de bom agrado que meus amigos levem o alerta a sério, visto que alguns dos nossos já se viram em problemas devido ao estado das rodas. Se bem se lembram, o Adriano e a Viviane se acidentaram a mais de 100 km/h indo para o niver em Morretes. A Iaci também teve que trocar a roda no arraial em Itú e voltou para o Rio de Janeiro com a roda do Edinho, já que a sua estava imprestável.

Pessoal, uma roda nova não é o olho da cara, e a sua troca implica diretamente para a segurança pessoal do mociclista, bem como dos demais que o acompanham, quer seja na sua garupa ou em outra moto imediatamente atrás. Vamos ser responsáveis e realizar esta importante manutenção.

Bons ventos a todos.
Martinez
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
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#2
E algumas dicas ainda, se for trocar, já coloquem aros de alumínio, se acharem D.I.D. melhor ainda, que é a original da tornado, os raios, nunca coloquem de inox, prefiram os de aço com a bitola maior, são mais seguros, em relação ao mechânico que for trocar, tome cuidado, muitos deles montam a roda até em bicicletarias, aproveitem e revisem as condições do cubo traseiro, se estiver gasto demais, aproveitem e troquem, afinal segurança nunca é demais.
[Imagem: Assinatura6niver.gif]

William SS - XLX350R - Motor de Sahara
Só deixaria de andar de moto se ganhasse asas pra voar.
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#3
Sem dúvida, esse é um ponto importante.

Recentemente dei uma geral "de cabo a rabo" na Camuflada e tive esse cuidado, mandando limpar e pintar internamente o aro, o qual já apresentava pontos de ferrugem.

Valeu rapaziada !
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#4
Como sempre, dica importante, com certeza é esta verificação é exteemamente necessária, a minha não dava para perceber o problema, o dono anterior tirou a fita original e colocou uma feita de camara de ar, tava podre por dentro, por fora nada se percebia, ainda mais que ele pintou o aro de preto.
Como um feliz proprietário de uma 92 - Capitão América eis meu lema: Depois dessa, só outra Sassá....
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#5
CUIDADO
CUIDADO
Tens razão na manutenção do aro, mas cuidado , tive a terrível experiencia de trocar o aro e os raios, e pensando na durabilidade troquei por raios inox. Pura decepção, pois a resistenica dos raios inox é inferior aos de aço, sendo assim me deixaram na estrada a caminho de Tiradentes, a roda dianteira sem problemas, mas na traseira... eles quebram com a tração, CUIDADO
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#6
.

As rodas da Capitão são de aluminio, e quando troquei os pneus pelo primeira vez fiz uma verificação. Os raios eu troquei e ainda estão bons... mas talvez na próxima troca de pneus eu troque os raios.

Belo tópico Wink

.
[Imagem: ZX2wgtg.jpg][Imagem: RSyQlcl.jpg] [Imagem: 36JJt6z.jpg] [Imagem: cehfaUi.jpg]
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#7
ESTÃO TODOS CORRETOS NOS SEUS RELATOS.......DEVEMOS SIM VERIFICAR OS AROS E OS RAIOS,PROCURAR NA HORA DA TROCA DE PNEUS E NO CONSERTOS DOS MESMOS,PROCURAR ESTAR PRESENTE PARA AVERIGUAÇÃO............TROQUEI OS RAIOS PELOS DE INOX E NÃO RECOMENDO NINGUEM A FAZER A MESMA BOBAGEM,ELES PARTEM NA PARTE MAIS FRAGIL QUE SÃO NOS PARAFUSOS.VOLTEI A COLOCAR DE AÇO,DURABILIDADE SUPERIOR.

UM ABRAÇÃO A TODOS..................................
AO INFINITO E ALEM.........COM UMA SAHARA
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#8
Big Grin Big Grin Big Grin VALEU A DICA... Big Grin Big Grin Big Grin

VOU APROVEITAR QUE A MINHA JÁ ESTA NO OFICINA E VOU PEDIR PRA DAREM UMA REVISADA NOS AROS..


OBRIGADO SAHARA MANIACOS!!!!!!!!!!!!!!!
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#9
Big Grin
Minha roda era de alumínio,meus raios Eninco,cromados.5 raios da roda traseiro quebraram,primeiro 2,que estavam amarrados,e,depois mais 3 contíguos,na ida para Itu.Quebraram na altura do cubo,provavelmente por excesso de tensão.
Já tive moto velha,a CB350 e uma Sahara que enferrujaram os aros e furavam a camara onde não adiantava usar reparador instatâneo,em que tive que lixar os mesmos ,passar zarcão e trocar as fitas protetoras para não me aborrecer mais.Nenhum enferrujou a ponto de alargar o furo dos raios,provávelmente porque cuidei antes.A CB 350 rodou 110 mil KM,85 comigo,em 4 anos,com os mesmos aros.
Quem puder trocar por aro de alumínio,mesmo Three Heads,que o faça.Fica mais leve,mais resistente e mais fácil de trocar o pneu,além de mais bonita.

E verifiquem sempre se todos os raios estão com tensão semelhante, após algum tranco em buraco ou toda vez que fizer revisão,em casa mesmo.Isso se faz percutindo os raios e...ouvindo.E,depois,apertando ou afrouxando.Todos devem ter um som aproximado.O raio ajustado tem som agudo.O frouxo,som grave ou chôcho,e o tenso demais é mudo,ou quase.Se a diferença for muito grande,é porque a roda empenou,então mande desempenar.Quebrei ,pela primeira vez em 30 anos,os raios de uma roda ,provávelmente porque me esqueci de fazer isso,ou tive preguiça de checar.Ainda bem que não me acidentei.
Motociclismo é uma doença crônica,contagiosa e incurável!.
[Imagem: Diversos2011279.jpg]
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#10
Laranja Big Grin

Neste link tem o que você precisa. Tem um excelente texto na primeira mensagem e uma postagem minha na segunda página que responde a sua pergunta.

<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.saharamaniacos.com.br/forum/viewtopic.php?f=7&t=63&p=375#p375">viewtopic.php?f=7&t=63&p=375#p375</a><!-- l -->

Abração.
Martinez
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
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