Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Pilotagem, como fazer curvas.
#21
Vale a pena assistir e curtir.
Se fizer, melhor... kekeke

[youtube]http://youtube.com/watch?v=v7ON1HGsdbE[/youtube]
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#22
Martinez Escreveu:Vale a pena assistir e curtir.
Se fizer, melhor... kekeke

No curso de aperfeiçoamento de pilotagem, mostraram também este vídeo e pediram para prestarmos atenção no ângulo da cabeça do piloto, para notarmos que ele sempre olha "bem a frente" de onde está. Nunca olha proximo da curva e sim adiantando bem, para mentalizar o traçado do caminho.

Abraço
Responder
#23
bom se ajudar esse programa passou no auto esporte de domingo !!!!
[youtube]http://youtube.com/watch?v=BM3QekuiNHs[/youtube]


Responder
#24
Muito úteis as dicas para mim que sou iniciante no motociclismo.

Pelo menos no carro também sempre segui a dica de reduzir em linha reta antes, entrar na sem frear ou acelerar e começar a acelerar a partir da metade da curva, a sensação de que o carro "gruda" no chão é perceptível, dá bem mais segurança.

Com a moto ainda preciso "testar", não tenho confiança ainda pra deitar, a idéia é ir devagar a aprendendo/aperfeiçoando sempre. Respeitando os meus limites primeiro.
Responder
#25
Olá pessoal!
Já que o assunto é curva, existe um livro chamado "A Twist of the Wrist vol. II" e há algum tempo achei este site http://www.suzukionline.org/t12450-tradu...wrist-vol2 com a tradução dele (com alguns errinhos de português). Talvez alguém ache alguma utilidade.

Pra quem duvidar da tradução, o link do arquivo do livro em inglês é achado facilmente no gugou.com. Wink

Tem algumas dicas e alertas bem interessantes, mas uma me ajudou muito pra deixar um pouco de lado o receio de fazer curvas mais longas, que é não ficar ereto e com as costas curvadas quando somos atingidos pelo vento dentro da curva.

Quando isso ocorre, somos obrigados a segurar com mais força o guidão, deixando as mãos momentaneamente (ou reiteradamente) sem oxigenação, o que pode causar a sensação de formigamento. :?

Além disso, como a parte superior do corpo está sendo atingida pelo vento, acabamos nos tornando uma espécie de vela de barco. Daí a moto começa a mudar de direção, o que pode ser um risco. Um piloto relaxado e abaixado na moto reduz o efeito do vento. Se aumentarmos o arrasto aerodinâmico produzido pelo conjunto piloto-moto dentro da curva, elevando o corpo, pode ser gerada uma situação um tanto arriscada. :? :?

Por fim, com as mãos formigando, justamente por estarmos segurando firmes demais, a vibração da moto é transferida com mais intensidade ao nosso corpo, o que nos leva a segurar o guidão com mais força pois a sensação de formigamento aumenta, e nos dá uma sensação errônea da velocidade que realmente estamos imprimindo. Tudo dentro de uma curva. :!: :!:

Isso tudo sempre dentro dos limites de cada um, dos limites da motoca e levando em conta as condições externas (tempo, terreno, trânsito, etc). Avaliar tudo isso da forma correta e no tempo certo é algo que os livros não ensinam, só o tempo de estrada. Wink

Tem mais dicas lá: como entrar na curva, manter velocidade, a questão das retomadas, inclinação, suspensão, etc.

Espero ter contribuído de alguma forma.

Abraço geral.
Responder
#26
E aqui que encontramos uma coisa que tenho visto que preciso praticar continuamente.

Tô sofrendo horrores para fazer as curvas e as vezes vejo que entro nelas muito devagar e aí como a segunda faixa da via ou então me complico toda.

Claro que, com tanta experiência que tenho (500 km) obviamente que compreensível que isso será melhorado com tempo e treino.

Contudo, uma leitura nos fóruns, nos livros, uma olhada no Youtube sempre ajuda. E é o que estou fazendo.

Valeu mano neto_ba85 pelas dicas e um revival do post! 8)

F@vero, meu moderador preferido (hehe), vc postou o link do Autoesporte - num post de 2012, mas acho que ele sumiu.

Procurei no YouTube e achei o novo link.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ogAtXRN9PKk[/youtube]

Vamos lá galera, quero ver meu escape todo arranhado! (brincadeira, brincadeira) Big Grin Big Grin Big Grin
A melhor parte da viagem, não é o destino e sim, o percurso.

Projeto Rumo ao Deserto do Atacama 2012
Veja em https://www.facebook.com.br/ProjetoRumo

[Imagem: 6253840627_cb0d692cda_t.jpg]      [Imagem: 6253843269_e63f06184d_t.jpg]    [Imagem: 6253843421_fc5acbe312_t.jpg] [Imagem: 6436295301_b13dc621be_t.jpg][Imagem: 7471987328_5584673c1e_t.jpg]
Responder
#27
Brochadinha Escreveu:(...) Valeu mano neto_ba85 pelas dicas e um revival do post! 8)
(...)
Procurei no YouTube e achei o novo link.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ogAtXRN9PKk[/youtube]

Vamos lá galera, quero ver meu escape todo arranhado! (brincadeira, brincadeira) Big Grin Big Grin Big Grin

Nada! Big Grin
Aos poucos vou concatenando as idéias e lembranças e postando na medida do possível.
Pelo revival do post, os créditos são do colega fgrillo. Wink
Abração!!
Responder
#28
Olá galera que gosta da adrenalina das curvas, eu sempre uso mesma tática com o carro e com a moto, sempre reduzo a velocidade antes de chegar na curva, depois estabilizo acelerando. sinto que tanto o carro como a moto grudam no chão, claro que não dando acelerações bruscas, mas constantes,saindo com firmeza para a reta.

Um abraço a todos !!!!
Responder
#29
neto_ba85 Escreveu:
Brochadinha Escreveu:(...) Valeu mano neto_ba85 pelas dicas e um revival do post! 8)
(...)
Procurei no YouTube e achei o novo link.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ogAtXRN9PKk[/youtube]

Vamos lá galera, quero ver meu escape todo arranhado! (brincadeira, brincadeira) Big Grin Big Grin Big Grin

Nada! Big Grin
Aos poucos vou concatenando as idéias e lembranças e postando na medida do possível.
Pelo revival do post, os créditos são do colega fgrillo. Wink
Abração!!
eu ainda não tinha visto este video mas interessante. Wink
Sergio Cargnin
19 98436-8621
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)