Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Motoqueiro x Motociclista
#1
Trabalho na área de saúde (mais especificamente, na ortopedia) e vejo quase que diariamente pessoas que sofreram acidentes com motos.Quando as pessoas descobrem que tenho moto, me chamam de maluco.Ainda mais por eu ver o resultado final dos motoqueiros.Só que eu discordo das pessoas que seguem essa linha de raciocínio.Sem nenhum tipo de preconceito eu separo as palavras "motoqueiro" e "motociclista".Também ando com a minha Sahara diariamente e enfrento aqui no Rio o trânsito turbulento e caótico como em qualquer cidade.Sei de todos os riscos que corro diariamente.E sabendo disso, faço a minha parte aplicando a direção defensiva.Até hoje, graças a Deus só bati uma vez com uma Capitão América que tinha quando passava no corredores e um passageiro de um carro abriu a porta direto no meu joelho, o que me serviu de lição para a diante sempre buzinar excessivamente para anunciar a minha presença.Embora eu não seja nenhum piloto fera na direção, me coloco na posição de motociclista, ou melhor, associo a palavra "motociclista" aos amantes do motociclismo, a quem tem uma motocicleta e zela por ela assim como zela pelas vidas em jogo.Tento ser o mais prudente possível.Estou sempre de olho nos retrovisores para não ser atropelado por nenhum irresponsável, evito ficar no "bibibi" passando voado entre os corredores em movimento (para tomar um fechada é mole), mantenho sempre a distância do veículo da frente (regra básica), enfim, não sou um motoqueiro abusado e sim um motociclista consciente.Mesmo que para isso eu me passe como "bolinho" para os que se julgam safos.As vezes o excesso de confiança é que gera os acidentes em motoqueiros experientes.E o discurso é sempre o mesmo: A culpa foi do carro.Pode até ser que sim, mas se eu fizer a minha parte, terei uma grande probabilidade de escapar dos erros que outros venham a cometer e me prejudicar.Não dá nem para imaginar uma carenagem de Sahara ao chão, muito menos uma tíbia e fíbula fraturada.
Responder
#2
tá certíssimo!

temos de estar sempre 110% atentos, sempre com distancia segura, sempre com a melhor visibilidade posivel (nao ficar atras de veiculos altos), sempre com a moto em plenas condições de frenagem ou arrancada.

de moto, devagar tb se chega antes. Wink

faça o que eu digo, mas nao faça o que eu faço... Big Grin
Responder
#3
Valeu Rogério, seja muito bem vindo a família, concordo muito com todas suas palavras. Você é de que bairro do Rio? Apareça no aeroporto Santos Dumont (SDU) qualquer quintq feira dessas pra conhecer a turma. Agora desde já te aviso que os ministérios da saúde e dos transportes advertem: OS SAHARA MANÍACOS DO BRASIL PODEM CAUSAR DEPENDÊNCIA.
Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin
Agora Indomado seu cara de pau, se safou com a frase final, de faz o que eu digo mas não faça o que eu faço (Campo Grande x Centro do RJ em 30 min. ) TU É DOIDO RAPA???
Responder
#4
Prefiro sempre a 2ª fila.
Quando um sinal de trânsito fecha, na distância que estou, vou reduzindo as marchas e torcendo para que até eu chegar na faixa de pedestre o sinal abra e eu arranque sem ao menos precisar parar totalmente a moto.Mas as vezes não dá.O que eu acho desnecessário é quando um motoqueiro se contorce todo com sua moto para estar 5 metros a frente do que estaria se não tivesse se contorcido.Aí eu penso comigo:valeu esse esforço todo para ficar um pouquinho a frente ?Quando não dá, não faço tanto esforço assim, prefiro ficar na 2 ª fileira.Só assim não fico tanto em evidência para os bandidos ou guardinhas mandando eu encostar.Hoje mesmo indo trabalhar, um cara com uma hondinha se enfiou entre 2 carros parados e ficou preso nos dois retrovisores, quando o sinal abriu o carro passou por cima do pé dele.
Responder
#5
Indomado é fera.Já fiz esse trajeto, é muito chão.Campo grande é muito chão.Não é que eu ande a 20km/h, as vezes é necessário correr mesmo.Lembro que a pouco tempo tinha que estar no cartório para consolidar a minha união estável num horário tal e se eu não dou uma acelerada boa, ia deixar a minha companheira na mão.
Outro dia na estrada botei 130 km no velocímetro, a Sahara começou a tremer toda.Não tive mais coragem de ir adiante e nem sei se ela iria.
Responder
#6
Big Grin
Estava ventando?Seu pneu dianteiro está bom?Sua roda está empenada?Há quanto tempo VC não troca o óleo da suspensão?
Minha Sahara não treme toda a 130 e,muito menos,a 140(quando chega Big Grin )
Benvindo ao grupo.
Direção defensiva é uma obrigação para sobreviver no transito.Em 35 anos de motociclismo,só tive um acidente com outro veículo,no meu quinto ano com moto.As outras quedas,caí sozinha.

Concordo com o Henrique:de que vale o esforço para andar mais dois ou tres metros,se o risco aumenta muito?Fico ali atrás,viro carro,se necessário.
Motociclismo é uma doença crônica,contagiosa e incurável!.
[Imagem: Diversos2011279.jpg]
Responder
#7
Não sei se faz alguma diferença, eu estava com garupa e bagagem.Acho até que 130 Km está de bom tamanho para a minha Sahara.
Responder
#8
Rogério Weimann Escreveu:Quando as pessoas descobrem que tenho moto, me chamam de maluco.
Rogério,

Daqueles que me conhecem a muito tempo quase todos me chamam de maluco quando me vem de motocicleta.

Rogério Weimann Escreveu:Sem nenhum tipo de preconceito eu separo as palavras "motoqueiro" e "motociclista".
Rogério Weimann Escreveu:me coloco na posição de motociclista, ou melhor, associo a palavra "motociclista" aos amantes do motociclismo, a quem tem uma motocicleta e zela por ela assim como zela pelas vidas em jogo.Tento ser o mais prudente possível.
Digamos que motoqueiro me lembra mais quem anda de motoca, e motociclista quem pilota motocicleta.
Como eu tenho e piloto uma motocicleta, então sou motociclista.

Rogério Weimann Escreveu:mantenho sempre a distância do veículo da frente (regra básica)
Para este ponto começa um dos problemas.
Também sempre procuro manter uma distância segura do veículo a minha frente, distância que dê tempo de frear e desviar caso o veículo da frente páre de repente, ou mesmo caso eu me distraia por um motivo qualquer.
O que muitas vezes acontece é que sempre vem um "engraçadinho" que estava andando atrás de mim, força a passagem e entra no vão que eu tinha deixado de segurança. E se abrir novamente mais um espaço, logo vem outro, e mais outro, e mais outro.
Quando estou de carro, quanto mais perto um veículo fica na minha cola, mais lento vou andando na estrada, principalmente se for no período noturno.
De motocicleta, nesta situação, infelizmente eu confio mais em mim ultrapassando que os "engraçadinhos" forçando a passagem.

Felipe.
[Imagem: 5736907.jpg?album=34987]
Responder
#9
O Indomado Escreveu:sempre com a moto em plenas condições de frenagem ou arrancada.
Indomado,

Está aí uma coisa que não pode ficar de lado, e tem me custado caro ultimamente.
Como prometi para minha querida esposa, Dalma, que a nossa Sahara não iria ficar com nada pendente, e como não tenho tido tempo de fazer a manutenção eu mesmo, lá se vai ela para a oficina, mesmo que seja para uma simples troca de óleo.

Felipe.
[Imagem: 5736907.jpg?album=34987]
Responder
#10
Rogério Weimann Escreveu:Prefiro sempre a 2ª fila.
Quando um sinal de trânsito fecha, na distância que estou, vou reduzindo as marchas e torcendo para que até eu chegar na faixa de pedestre o sinal abra e eu arranque sem ao menos precisar parar totalmente a moto.Mas as vezes não dá.O que eu acho desnecessário é quando um motoqueiro se contorce todo com sua moto para estar 5 metros a frente do que estaria se não tivesse se contorcido.Aí eu penso comigo:valeu esse esforço todo para ficar um pouquinho a frente ?Quando não dá, não faço tanto esforço assim, prefiro ficar na 2 ª fileira.Só assim não fico tanto em evidência para os bandidos ou guardinhas mandando eu encostar.Hoje mesmo indo trabalhar, um cara com uma hondinha se enfiou entre 2 carros parados e ficou preso nos dois retrovisores, quando o sinal abriu o carro passou por cima do pé dele.
Rogério,

Ainda tem o ponto que pilotando desta maneira contribui para economia de combustível, freios, pneus.
É o primeiro passo para conseguir chegar perto das médias de 30 km/l do Jotace!

Felipe.
[Imagem: 5736907.jpg?album=34987]
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)