Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Painel de Falcon na Sahara - Adaptação Concluída !
#1
Bom galera, minha mais nova façanha foi, ou melhor, está sendo colocar o painel da Falcon na Sahara, digo está pq ainda não acabei, mas já vou colocar algumas fotos aqui.
A historia é a seguinte, há tempos venho querendo mudar o painel da minha sahara, principalmente pra tirar o conta-giros mecânico e colocar um eletrônico, mais preciso e constante. Entre as opções tinha o painel da falcon e o da XRE300, porém esse último, não sei se funcionaria da mesma forma, além do que ele é mais caro.
Então optei pelo da Falcon, que é mais barato, tenho certeza que funciona (já tinha feito um teste, vide este tópico Clique aqui.). Achei no mercadolivre um por R$200,00 já incluso o frete, que aqui para o TO fica em torno de R$25,00.
Fiz os devidos testes, adaptei o chicote, não precisa mudar muita coisa, inclusive o plugue é o mesmo, tendo apenas que alterar a posição dos fios e colocar mais um que é o fio do gerador de pulsos, que faz o conta-giros funcionar.
Feito isso, comprei o material necessário para a adaptação. Devido as diferenças obvias, o painel da Falcon não encaixa de modo algum na aranha da Sahara, então optei por fixa-lo na carcaça do painel com resina e fibra de vidro. Comprei então 1L de resina, 400g de manta de fibra e os catalizadores por R$33,00.
Acabei esquecendo de tirar a foto da carcaça recortada, mas não tem muito o que ver, usei uma faca quente pra ir recortando o plástico de acordo com o painel da falcon.
Coloquei então na moto alinhei e fixei em três popntos com cola quente, removi e comecei a aplicação da fibra.
Segue então as fotos que tirei, me desculpem a qualidade, mas as primeiras tirei pelo celular.

Aqui foi a parte de aplicar a resina e a fibra. É resina e fibra, resina e fibra e por ai vai...
[Imagem: painel05.jpg]
Por dentro ...
[Imagem: painel06.jpg]
Por fora...
[Imagem: painel07.jpg]
[Imagem: painel08.jpg]
Aqui fiz um reforço nos pontos de fixação da carenagem, já que agora ele vai segurar o painel.
[Imagem: painel09.jpg]
Nesse ponto já foi lixado e dado o acabamento em fibra...
[Imagem: painel10.jpg]
[Imagem: painel11.jpg]
Aqui já é com a massa plástica aplicada e lixada...
[Imagem: painel12.jpg]
Já tá no ponto de pintar
[Imagem: painel13.jpg]
E vamos a pintura, não tinha como eu fotografar a pintura em andamento, então aí já está pintado...
Utilizei uma tinta a base de água que tem ótima aderencia em plásticos, foi a mesma que utilizei na minha caixa de ferramentas e está perfeito até hoje. Link para a caixa de ferramentas. Pra não dar diferença, pintei tb as abinhas laterais.
[Imagem: painel14.jpg]
Bom, aqui tá ta montado na moto, só faltando as carenagens...
[Imagem: painel15.jpg]
E agora o trabalho totalmente terminado...
[Imagem: painel16.jpg]
[Imagem: painel17.jpg]
[Imagem: painel18.jpg]
[Imagem: painel19.jpg]

A parte da ligação elétrica do tacômetro é simples:
No painel da Falcon o tacômetro tem 3 conectores, 1 verde, 1 preto e 1 amarelo.
Verde = Terra (negativo da bateria)
Preto = Positivo (positivo da bateria)
Amarelo = Pulso (ligar ao fio Azul com Amarelo do CDI da Sahara)

O positivo e negativo pode-se utilizar os mesmos que alimentam o painel, é só juntar os fios. E o amarelo tem que conectar junto ao fio Azul/Amarelo do CDI.

É simples assim!

Adicionando um vídeo.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ziS_B3UNWbw[/youtube]
FUI
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder
#2
.

Fuinessa Escreveu:Assim que tiver novas fotos e informações posto pra vocês.
Por hora é só.

Caraca, tô gostando de ver. Quem sabe a gente não se entusiasma e faz tb.

Parabéns Fui... esse painel vai ficar show. Seria muito legal se vc pudesse postar passo a passo, assim todos que pensarem em trocar de painel teriam um tutorial e poderiam seguir a sua idéia.

Abração meu amigo... e aguardamos novas postagens com as fotos e informações. Wink

.
[Imagem: ZX2wgtg.jpg][Imagem: RSyQlcl.jpg] [Imagem: 36JJt6z.jpg] [Imagem: cehfaUi.jpg]
Responder
#3
Muito legal a idéia e a execução, só que agora vc ficou com o marcador de combustível aí na cara, sem funcionamento... Aposto que vai ser o próximo passo.

abraço
[Imagem: assinaturasm5niver2.jpg][Imagem: selo6niver.jpg] [Imagem: 81798708.gif]

“Há uma alma que paira sobre duas rodas. Não tem idade, credo, idioma nem fronteira. Une desconhecidos no simples ato de compartilhar a sensação de cortar o vento com o rosto e viver de braços abertos”.
Responder
#4
Marião Escreveu:.
Parabéns Fui... esse painel vai ficar show. Seria muito legal se você pudesse postar passo a passo, assim todos que pensarem em trocar de painel teriam um tutorial e poderiam seguir a sua idéia.
.
Marião, eu esqueci de tirar as fotos antes da colagem, então não tenho como mostrar, mas está descrito no texto acima. Mas antes disso só tinha a carcaça recortada.

eduardo cintra Escreveu:Muito legal a idéia e a execução, só que agora você ficou com o marcador de combustível aí na cara, sem funcionamento... Aposto que vai ser o próximo passo.
abraço
Não Eduardo, já pensei nisso mas não vale a pena, teria que furar o tanque e colocar uma bóia e sem saber se ia dar certo pelo formato do tanque. Então no lugar do marcador vou colocar um relógio digital, só não coloquei ainda pq não achei um que de certo alí.

Hoje vou comprar a massa plástica para finalizar o acabamento aí posto mais fotos.
T+
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder
#5
Quero ver pronto como vai ficar, pois é uma idéia bacana e acredito que var ser uma das melhores adaptações.

At+
Visite o nosso site <!-- m -->http://www.doisdeouros.com.br<!-- m -->

[Imagem: xt600ztnravatar.jpg]
Responder
#6
.

Fuinessa Escreveu:Marião, eu esqueci de tirar as fotos antes da colagem, então não tenho como mostrar, mas está descrito no texto acima. Mas antes disso só tinha a carcaça recortada.

Nessa parte tá sussa... mas falei no sentido de vc postar as alterações que serão necessárias pra deixar o painel funcionando, que seria da parte elétrica.

Aí sim fica perfeito.

Abraçooooooooooooooooooooooooooo

.
[Imagem: ZX2wgtg.jpg][Imagem: RSyQlcl.jpg] [Imagem: 36JJt6z.jpg] [Imagem: cehfaUi.jpg]
Responder
#7
Marião Escreveu:mas falei no sentido de você postar as alterações que serão necessárias pra deixar o painel funcionando, que seria da parte elétrica.
Aí sim fica perfeito.
.
Ah tá, acho que já tinha feito isso no outro tópico que linkei no texto, mas vou enriquecer e transcrever pra cá.
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder
#8
Terminei a parte de "lixamento" em fibra, agora tenho que aplicar a massa plástica e lixar novamente para o acabamento final, depois é só pintar.
O problema é que a Nívea e o Vinícius voltaram de viagem ontem (segunda), aí já viu neh, não sobra mais tempo pra nada, vou torcer pro rapazinho dormir mais cedo hoje pra eu fazer essa parte.
Quero acabar logo pra ver o resultado e tb pq estou andando com a moto sem carenagens, sem painel, só aranha e farol mesmo.
Seguem mais duas fotos.

[EDITADO]
Movi as fotos para a primeira postagem pra ficar mais organizado.

Depois quero colocar os LED's na iluminação do painel, assim como fiz no original da Sahara, só preciso encontrar onde comprar isso aqui em Palmas. Mas isso é um outro passo, a iluminação do painel da Falcon apesar de ser lâmpadas incandescentes normais, é bem nítida.
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder
#9
Caramba Fui, tá ficando muito bom......e vendo assim no passo a passo, dá mesmo pra se pensar seriamente em meter a mão na massa, no plástico, e nos fios.... Big Grin Big Grin Big Grin

Continuamos de Confusedhock:

Abraços..... Wink
Lutar sempre, Perder uma vez ou outra, desistir jamais.

[Imagem: t7H8K3.jpg]
[Imagem: UKNDdG.gif][Imagem: mBwhX8.gif]
Responder
#10
Atropelador Escreveu:Caramba Fui, tá ficando muito bom......e vendo assim no passo a passo, dá mesmo pra se pensar seriamente em meter a mão na massa, no plástico, e nos fios.... Big Grin Big Grin Big Grin
Continuamos de Confusedhock:
Abraços..... Wink
Pois é cara, não é difícil viu, dá um pouco de trabalho sim, mas é tranqüilo. Eu nunca tinha mexido com esses materiais antes, fibra de vidro, resina, massa plástica, etc...foi meu primeiro trabalho com isso, e modéstia a parte, acho que vai ficar show.
Nesse sábado agora com certeza eu termino tudo e monto, aí veremos o resultado final, se der já coloco no mesmo dia as fotos aqui. A parte elétrica é a mais fácil de tudo, muito simples mesmo.
Caracas não tinha nem notado, agora sou Mestre Sahara Maníaco >>>>>>>>

FUI
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)