Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Novos Comandos de Punho na Sahara
#1
Saudações pessoal, já fazia um bom tempo que eu não colocava nada aqui, então vamos lá.
Desde que comprei minha Sahara ano 95, nunca gostei dos comandos de punho originais, se fossem os da 98/99 até que vai lá, mas esses antigos das Saharas até 97 é são horrorosos, são os mesmos das antigas Turunas e das XL.
Então venho ao longo desses anos observando outras motos a fim de achar uma que me agradasse pra fazer a adaptação.
Pois bem, dentre várias, a que achei mais interessante e melhor custo benefício foi a da CBX200 Strada, que seriam os mesmo da Twister, se não fosse a ausência da chave de luz no punho direito da Twister.

O punho esquerdo eu comprei usado em Ribeirão Preto da última vez que fui lá, paguei R$30,00, fiz a adaptação pouco depois de retornei de viagem... Mas ainda não estava contente, pois tive que fazer uma gambiarra para acender o farol, mencionado nesse tópico (<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.saharamaniacos.com.br/forum/viewtopic.php?f=9&t=884&hilit=lampejador+ybr&start=30">viewtopic.php?f=9&t=884&hilit=lampejador+ybr&start=30</a><!-- l -->).
Coma já precisava de umsa coisinhas fechei um pacote com o nosso amigo Alex que vende peças originais mais em conta aqui pelo fórum e comprei o punho direito novo, todos os cabos, tubo do acelerador e o cabo do afogador original.
Comprei também a chave de ignição por uma moderna, usado nas novas motos da Honda.

O resultado da gambitech está exibido abaixo da maneira como os saharentos mais gostam. FOTOS,FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS.....

A nova chave de ignição
[Imagem: punho03.jpg]
[Imagem: punho04.jpg]
[Imagem: punho08.jpg]
[Imagem: punho07.jpg]

O punho do lado esquerdo, que agora tem acoplado o afogador.
[Imagem: punho02.jpg]
E tambám o lampejador...
[Imagem: punho05.jpg]

O punho do lado direito, com interruptor de emergência, luzes e partida.
[Imagem: punho01.jpg]

Agora uma visão geral de como ficou...
[Imagem: punho06.jpg]

Observações:
Como não especifiquei que chave queria, ele me mandou da Titan nova com Injeção e este miolo não tem os quatro fios que tem na Sahara, então pra que tudo funcionasse adaptei um relé NF (normalmente fechado) uma vez que o desligamento do motor sedá pelo aterramento da bobina. (Acredito que o miolo das últimas Titans carburadas devem ser idênticos ao da Sahara.)
A chave de luz deixei junto com a lanterna, então acende farol e lanterna juntos.
Tive que fazer uma adaptação no cabo do afogador pois é totalmente diferente do da Sahara em tamanho e espessura.
Também tive que cortar um pedaço do cabo do acelerador da CBX que é um pouco maior (apenas o cabo interno)
E claro algumas modificações na parte eletrica pra que os novos comandos funcionassem.

Um inconveniente foi ter que ficar com duas chaves, pois pra economizar R$100,00 eu não comprei o kit completo de travas, que vem o miolo, a tampa do tanque e a trava de capacete (q nao serve na Sahara).
Agora me arrependo de não ter comprado o kit, andar com duas chaves é um saco. (Bem que um amigo me avisou, mas em nome da economia me fu......
Mais pra frente eu compro só a tampa e mudo o segredo pra usar a mesma chave....

Deu um bom trabalho, mas ficou show de roda, mais moderno, mais prático e com um visual bem melhor.

Até a próxiam pessoal!
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder
#2
Cara.
Ficou muito show de roda essas adaptações.
E a viva a Sahara moderna.
Assim que me sobrar tempo e dinheiro vou tentar fazer algumas modificações na minha saharita, mas pena eu não poder colocar a mão na massa por causa das mãos(quem trabalha na enfermagem deve ter as mãos limpas e sem lesões).
Parabéns.
"Se alguém cortar a frente:
Não bato......eu atravesso"
  [Imagem: logo_maniacos_3D1.gif][Imagem: BannerFaixa-1.jpg]
[Imagem: assinaturaSM5niver2-1.jpg]
Responder
#3
Mais uma vez Leandro e suas inovações.

Concordo com vc. Os punhos das saharas antigos são horríveis. Quando der vou trocar também.

Parabéns pela iniciativa.

gde abraço.
"De repente a gente vê que perdeu
Ou está perdendo alguma coisa
Morna e ingênua
Que vai ficando no caminho... "
Responder
#4
JA EXISTIAM TOPICOS REFERENTES A TROCA DE COMANDOS:
<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.saharamaniacos.com.br/forum/viewtopic.php?f=15&t=6770&hilit=comandos">viewtopic.php?f=15&t=6770&hilit=comandos</a><!-- l -->
<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.saharamaniacos.com.br/forum/viewtopic.php?f=24&t=3192">viewtopic.php?f=24&t=3192</a><!-- l -->
@ Machu-Picchu 2003 @ Atacama 2006 @ do Pantanal ao Pacifico, cruzando a Cordilheira dos Andes. Tudo na valente Sahara 97.
[Imagem: medalharo8.gif]
Responder
#5
Perdão Pastor, fiz uma busca rápida e o que vi foi um tópico falando sobre o da YBR, que inclusive eu comentei...esses outros eu não vi mesmo.
O moderador se achar necessário pode mover o conteúdo pra um desses e apagar o que eu criei.

pastor_edu Escreveu:JA EXISTIAM TOPICOS REFERENTES A TROCA DE COMANDOS:
<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.saharamaniacos.com.br/forum/viewtopic.php?f=15&t=6770&hilit=comandos">viewtopic.php?f=15&t=6770&hilit=comandos</a><!-- l -->
<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.saharamaniacos.com.br/forum/viewtopic.php?f=24&t=3192">viewtopic.php?f=24&t=3192</a><!-- l -->
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder
#6
saudações tio fuinessa ....
eu uso esse tipo de punho na minha saharita faz dois anos , e recomendo tanto pela praticidade em desligar o farol ao lado do starter quanto para acionar o afogador sem precisar levar a mão la no painel ...
não esquecendo do lampejador hehehehehe

uma coisa que na epoca não fiz foi postar o esquema de ligação ...
seria de grande ajuda a futuros instaladores se tú tivesse tal esquema , pois eu não os tenho mais ...
forte abraço Wink
[Imagem: dsc09396s.jpg] [Imagem: dsc09293.jpg] [Imagem: mov090960003.jpg] [Imagem: mov088750001.jpg][Imagem: iba8020w.jpg]
Responder
#7
Fuinessa Escreveu:Observações:

Um inconveniente foi ter que ficar com duas chaves, pois pra economizar R$100,00 eu não comprei o kit completo de travas, que vem o miolo, a tampa do tanque e a trava de capacete (que não serve na Sahara).
Agora me arrependo de não ter comprado o kit, andar com duas chaves é um saco. Mais pra frente eu compro só a tampa e mudo o segredo pra usar a mesma chave....

LEANDRO VOCÊ NÃO PRECISA COMPRAR OUTRA TAMPA DO TANQUE, NEM MESMO A TRAVA DE CAPACETE. UM BOM CHAVEIRO PODE MUDAR O SEGREDO DAS PEÇAS ORIGINAIS, FIZ ISSO NA MINHA XT, E O CUSTO É BEM MENOR. NO MEU CASO GANHEI UM DESCONTO DE 100% POIS O CARA É MEU CUNHADO E NÃO ME COBRA, MAS ACREDITO QUE NÃO CHEGUE A METADE DO VALOR CITADO A CIMA.
BOA SORTE!!!!! E PARABÉNS FICOU SHOW DE BOLA.

Até a próxima pessoal!
Responder
#8
Fuinessa, é outra moto? voce trocou de moto? essa tua moto está lindona, nova...o painel é novo, ou voce passou algum produto? as carenagens não sofrerama a ação dos raios UV, é alguma cera especial?
Ah, sim, o Rafe da Venezuela, me pediu que lhe envia-se o comandos modelo original da Sahara, lá pra Caracas. Eu indiquei estes topicos alternativos, mas, ele insiste em só usar os "originais". Mas, na Venezuela não tem..e eu não sei como fazer para enviar de aqui ( eu mesmo quando precisso de peças, sou ajudado pelo Atropelador que me manda de São Paulo)..O Rafe oferece me mandar dolares como pagamento...mas, para mim está dificil fazer isso desde o Mato Grosso do Sul. Aqui, no sul do Estado, tem mais bois do que gente. Alguem se habilita a ajudar o Rafe?
@ Machu-Picchu 2003 @ Atacama 2006 @ do Pantanal ao Pacifico, cruzando a Cordilheira dos Andes. Tudo na valente Sahara 97.
[Imagem: medalharo8.gif]
Responder
#9
EDINHO TORNADO Escreveu:saudações tio fuinessa ....
eu uso esse tipo de punho na minha saharita faz dois anos , e recomendo tanto pela praticidade em desligar o farol ao lado do starter quanto para acionar o afogador sem precisar levar a mão la no painel ...
não esquecendo do lampejador hehehehehe

uma coisa que na epoca não fiz foi postar o esquema de ligação ...
seria de grande ajuda a futuros instaladores se tú tivesse tal esquema , pois eu não os tenho mais ...
forte abraço Wink
Pois é meu caro, muito melhor assim.
Quanto ao esquema eu não tenho, até porque eu não faço esquemas, rsss. Vou analisando na hora e ligando e tal, quando vejo já está pronto.
É só ir ligando de acordo com as fuções.
A dica que eu dou é que o fio que alimenta o lanpejador tem que vir direto do chicote, não pode aproveitar o mesmo que liga o farol, pois se não, o lanpejador só funciona com o farol ligado. (Eu cometi essa falha, por isso dou a dica).

Henrique Lemos Escreveu:LEANDRO VOCÊ NÃO PRECISA COMPRAR OUTRA TAMPA DO TANQUE, NEM MESMO A TRAVA DE CAPACETE. UM BOM CHAVEIRO PODE MUDAR O SEGREDO DAS PEÇAS ORIGINAIS, FIZ ISSO NA MINHA XT, E O CUSTO É BEM MENOR. NO MEU CASO GANHEI UM DESCONTO DE 100% POIS O CARA É MEU CUNHADO E NÃO ME COBRA, MAS ACREDITO QUE NÃO CHEGUE A METADE DO VALOR CITADO A CIMA.
BOA SORTE!!!!! E PARABÉNS FICOU SHOW DE BOLA.
Sei disso, aliás eu mesmo faço esse tipo de serviço, (aqui eu só não faço dinheiro), Mas acontece que os tipos de chaves são diferentes, se reparar na quarta foto, verá que os sulcos da chave original é bem diferente da nova, por isso não da certo, a chave nem entra no miolo, se não meu caro, já teria feito na mesma hora.

pastor_edu Escreveu:Fuinessa, é outra moto? voce trocou de moto? essa tua moto está lindona, nova...o painel é novo, ou voce passou algum produto? as carenagens não sofrerama a ação dos raios UV, é alguma cera especial?
Ah, sim, o Rafe da Venezuela, me pediu que lhe envia-se o comandos modelo original da Sahara, lá pra Caracas. Eu indiquei estes topicos alternativos, mas, ele insiste em só usar os "originais". Mas, na Venezuela não tem..e eu não sei como fazer para enviar de aqui ( eu mesmo quando precisso de peças, sou ajudado pelo Atropelador que me manda de São Paulo)..O Rafe oferece me mandar dolares como pagamento...mas, para mim está dificil fazer isso desde o Mato Grosso do Sul. Aqui, no sul do Estado, tem mais bois do que gente. Alguem se habilita a ajudar o Rafe?

Sim é a mesma moto, o painel não é novo, não passei nenhum produto, não passo cera ha muito tempo viu, rsss
Eu não disponibilizo os meus antigos, pois eu tive que ocupar os chicote original, logo tive que canibalizar os comandos originais.
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder
#10
Fuinessa, gostei a adaptação. Ficou muito prática e bonita.
O conjunto da partida já troquei faz um tempinho.
Qualquer hora vou fazer um orçamento para ver quanto custa estas adaptações na minha, que é uma 95 vermelha também. Smile
O problema é "entender" as ligações dos trocentos fios.
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)