Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
MANCAL com defeito
#1
Salve!

galera, minha Sassá estava com pequeno vazamento na junta do cabeçote. Reclamei com o mecânico que estava fazendo um barulho estranho na parte de cima (achei que seria uma simples regulagem de válvulas). Ao abrir a tampa do motor, o mecânico disse que "os mancais estão com problema".

Fiquei na dúvida e disse pra ele não fazer nada. Resolvi conversar com quem entende de Sahara: VOCÊS!

E aí, o que me dizem:
- pode ser isso mesmo?
- existe MANCAL na Sahara? (no manual de manutenção essa peça não aparece)

Obrigado,
1abraço,
Gustavo.
Responder
#2
Bom Gustavo, não sei ao certo, mas talvez seu mecânico quando disse mancal, queria dizer a árvore de comando.
[Imagem: Assinatura6niver.gif]

William SS - XLX350R - Motor de Sahara
Só deixaria de andar de moto se ganhasse asas pra voar.
Responder
#3
Existe mancal sim. É no mancal que se apoiam os rolamentos dá árvore de comando. Como é uma peça fundida juntamente com o cabeçote, fazendo parte desse, ela não consta em nenhum manual de peças. Talvez alguma retífica faça o enchimento e usinagem no mancal defeituoso. A minha também apresenta leve desgaste no mancal central, mas como é algu muito suave, não há necessidade de reparo.
É por esse tipo de problema, principalmente no cabeçote, e pela dificuldade cada vez maior de se encontrar peças de qualidade pra Sahara que estou inclinado a, quando minha situação financeira melhorar, trocar por uma moto mais nova. Sei que perderei principalmente no motor, mas, nada no mundo é perfeito, né?
Boa sorte aí e manda notícias da motoca!
Abraços
Arias
NX350 Sahara '94
Responder
#4
[quote="Arias"]Existe mancal sim. É no mancal que se apoiam os rolamentos dá árvore de comando. Como é uma peça fundida juntamente com o cabeçote, fazendo parte desse, ela não consta em nenhum manual de peças. Talvez alguma retífica faça o enchimento e usinagem no mancal defeituoso. A minha também apresenta leve desgaste no mancal central, mas como é algu muito suave, não há necessidade de reparo.



Arias,

se o mancal está gasto e é nele que estão apoiados os rolamentos, então seria melhor trocá-los também?
Responder
#5
Não necessariamente. Isso precisaria de uma avaliação do estado dos rolamentos. Se apresentam calos, folga... Agora, como geralmente é uma mão-de-obra que não é barata, pega os rolamentos, leva numa casa especializada, compra rolamentos novos de mesma especificação de marcas boas como NSK ou SKF e monta. Fora da Honda esses rolamentos, de boa qualidade, não devem ser caros.
Abraços
Arias
NX350 Sahara '94
Responder
#6
ALÍVIO....!!!

Tirei a moto da mão do mecânico e levei numa concessionária MUITO COMPETENTE da Yamaha, em RIO PRETO (SP), onde fui prontamente atendido.
Novo mecânico, novo diagnóstico: ele abriu o motor e me mostrou o esticador de corrente SEM OS ROLETES!!!!
É brincadeira? @!?!??@##$*&$!!

não dá mais pra confiar em mecânicos "amigos"!
o cara que tinha mexido nela antes tem mais de 30 (TRINTA!) anos de "experiência"... Já ouviram falar num mecânico de Araras (SP), chamado Bicudo? pois é... foi ele que fez o "serviço (de porco)"!


agora vamos lá. vou atrás de um esticador novo...

1abraço,
valeu!
Responder
#7
Cara, que maravilha!!!!
Por mais que o esticador não seja barato, muito mais barato que um cabeçote com certeza é!!!
Não se assuste, não sei se o esticador é caro ou não...
Pois é, cara, cada vez tá pior de achar mecânico de verdade... Por isso que cada vez menos minha moto visita oficina, e quando visita, só de um cara que eu sei que é gabaritado, já fez vários serviços pra mim e a moto sempre saiu 100%!!!
Abraços
Arias
NX350 Sahara '94
Responder
#8
Arias,

o esticador de corrente na Honda demora 21 dias pra chegar... (que beleza! :evil: )
aí fui na baixada que tem aqui em Ribeirão e comprei um paralelo por R$60,00, mais a molinha R$10,00.
Agora vou no correio mandar pro mecânico lá em Rio Preto.

Quando for buscá-la coloco aqui como ficou o serviço.

1abraço!
Gustavo

Obs.: código da peça na Honda (14512-KF0-000) preço: R$180,00
Responder
#9
:oops: :oops: :oops: :oops: Ja passei por esses mechanicos, e cada um de arepiar os cabelos!!!, se precisar de peças tem um ferro velho aqui em Pomedore-SC chama-se Aldeia Ferro Velho tel(47)3334-4097 contato Amaro/Denise ,inclusive a pouco tempo comprei 1 kit completo ( placa de partida+engrenagem+outra peça que faz parte deste conjunto no qual não me recordo no momento ) + velocimetro, agora ela esta legal. Floripa ja... 5° Niver.

Abraço
NILSON KARIOKA-POMERODE
[Imagem: Z1j5zhw7.jpg?ver=1332981885]
Responder
#10
nilson pereira ribeiro Escreveu::oops: :oops: :oops: :oops: Ja passei por esses mechanicos, e cada um de arepiar os cabelos!!!, se precisar de peças tem um ferro velho aqui em Pomedore-SC chama-se Aldeia Ferro Velho tel(47)3334-4097 contato Amaro/Denise ,inclusive a pouco tempo comprei 1 kit completo ( placa de partida+engrenagem+outra peça que faz parte deste conjunto no qual não me recordo no momento ) + velocimetro, agora ela esta legal. Floripa ja... 5° Niver.

Abraço

Opaaa Nilson, aproveitando sua indicação, você sabe se eles tem um cabeçote de Sahara, pode ser sem as válvulas, porém sem trincas. Abç
[Imagem: Assinatura6niver.gif]

William SS - XLX350R - Motor de Sahara
Só deixaria de andar de moto se ganhasse asas pra voar.
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)